Sem dúvidas, manter uma empresa é uma tarefa complexa para os âmbitos físico e digital, mas principalmente para este último, pois é uma tendência em desenvolvimento. Apesar de contar com alguns desafios, o gerenciamento de um empreendimento digital é dinâmico.
Muitos empresários atualmente sinalizam o interesse no rompimento com os padrões tradicionais de gestão e na forma de fazer negócios propriamente dita. Este fator é decorrente do choque de gerações, somado aos avanços tecnológicos.
Se antes para realizar a venda de câmera de segurança externa wifi as empresas contavam com o espaço físico, panfletos, anúncios em rádios e TV, hoje é possível concentrar todas as ações de divulgação em apenas uma solução.
Assim como a tecnologia em geral, a internet deve ser compreendida como uma criação voltada para a apresentação de soluções que facilitem atividades cotidianas, considerando cenários distintos.
Com a internet, é possível que o dono de um pet encontre serviços específicos como banho e tosa gato e o acompanhe e o processo, quebrando as barreiras de questões como o espaço, através das videochamadas.
De mesmo modo, podemos ver negócios varejistas presenciando o constante alcance de metas de compras realizadas sem a necessidade de um espaço físico para estoque, mostruário e atendimento, contando somente com a versão digital.
A pluralidade da internet para diferentes linhas de negócio
Para alguns negócios, o conceito de marketing digital era uma verdade muito distante da realidade, em decorrência de um tabu perpetuado e reforçado pela sociedade.
Este diz respeito à discriminação entre modelos de negócio, determinando previamente que certas estratégias não deveriam ser utilizadas por serem modernas demais para serviços essenciais, sendo exclusividade de umas e outras marcas.
Mas esse é um tabu erroneamente perpetuado quando o fundamento do marketing digital é analisado, que se refere a ações de promoção feitas digitalmente, com a finalidade de gerar vendas.
Apesar de haver linhas de negócio com maior facilidade de adotar os mecanismos propostos pelo marketing digital, na verdade o termo é adaptável para os mais diversos modelos de negócio existentes.
Considerando que parte do mundo gira em torno da internet, a gestão de empresas com certeza não iria ficar de fora dessa solução amplamente adotada. Acontece que o estranhamento está na dualidade da internet, no que tange ao seu uso.
Assim como uma loja de departamento pode usufruir das mídias digitais para promover produtos campeões de venda ao cliente final, como uma colcha de cama franca, um fabricante de insumos pode usar as mídias para fortalecer suas conexões.
A oportunidade de aplicar as estratégias de gerenciamento de negócios nos veículos de comunicação digitais é algo que já não causa estranhamento, principalmente quando a questão é o uso das redes sociais nos negócios.
Mas, em alguns casos, as redes sociais são majoritariamente usadas por pessoas físicas se conectarem com outros indivíduos e por muitos anos a sua finalidade foi tão somente essa.
Para as empresas cabia somente contar com um blog de difícil acesso no sentido de layout e responsividade para o usuário, em que uma interface nada moderna tinha utilidade de apenas mostrar os dados de contato da empresa e descrever rapidamente sua história.
Todavia, os avanços tecnológicos vieram justamente para revolucionar os padrões estabelecidos por outras gerações, tendo em vista que a discrepância nos processos de gestão em função da modernidade era muito grande.
De fácil aplicação para variadas linhas de negócio, como uma empresa de lavagem tapete a seco, não restringindo por tamanho e tampouco segmento, o marketing digital é a opção mais assertiva desenvolvida até o momento atual para a gestão de empreendimentos.
Por que modernizar os negócios?
É normal que as pessoas tenham resistência para aceitar e implementar novas tendências, posto que há sempre um receio de investir e não obter retorno, ou mesmo acabar sendo prejudicado por indivíduos mal-intencionados.
Porém, o meio digital funciona de maneira diferente. Certamente que o respeito às normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, a LGDP, deve ocorrer para que usuários e empresários estejam em um ambiente digital seguro.
Durante a busca por uma clínica de estética que realiza a promoção de aplicação de botox bigode chinês através da internet, o usuário deve estar atento para divulgar dados pessoais como informações bancárias, número de CPF e telefone de contato.
A presença de sujeitos mal-intencionados no meio digital, com os chamados hackers, é uma preocupação válida entre empresas e clientes, mas é importante ter em mente que com os devidos cuidados em conformidade com as normas, os riscos são minimizados.
Ainda nas redes sociais, local que na maioria das vezes abriga os métodos de gestão de empreendimentos digitais, é possível contar com o suporte no que tange aos cuidados com a segurança da informação.
Afinal, as redes sociais são plataformas com equipes qualificadas de desenvolvimento e tecnologia da informação nos bastidores, que, inclusive, são reguladas por acordos internacionais celebrados em prol da proteção intelectual e da tecnologia.
Com tamanha integração que conta com mão de obra qualificada, e estando em conformidade com as leis, um microempresário individual pode ter mais segurança para empreender seus serviços de higienização automotiva na internet.
Benefícios em administrar um empreendimento digital
Partindo do pressuposto da criação da internet e a transferência do âmbito corporativo para a mesma, pode-se compreender que há benefícios que refletem diretamente em aspectos sensíveis e relevantes para as empresas.
Afinal, independentemente do porte ou segmento, o objetivo de todos os negócios, sem dúvidas, é a maximização da obtenção de lucro.
Portanto, se analisada a popularidade do marketing digital, com certeza haverá percepção de que esse aspecto está sendo trabalhado.
Dados os fatos, os principais benefícios na administração digital de empresas estão atrelados com a redução de custos fixos e com o monitoramento de processos, como:
- Economia com aluguel de espaços e despesas;
- Alcance maior de público e potenciais clientes;
- Reforço da autoridade no mercado;
- Contar com estratégias modernas e de baixo investimento.
Certamente, os benefícios são vistos com bons olhos pelos proprietários de negócios, afinal, é o desejo da maior parte das corporações ter uma menor quantidade de gastos fixos e poder melhor organizar seu fluxo de caixa.
1. Economia em despesas
É preocupante para os proprietários frequentemente terem que dispor de estratégias tomadas por meio de ações obrigatórias para conseguirem fechar o balanço das finanças de um empreendimento.
Um fator que dificulta essa realidade é a quantidade de gastos fixos que uma empresa possui. Aspectos como estoque, mostruário e espaço esteticamente aceitável para atendimento são apenas a ponta do iceberg no escopo dos gastos.
Além disso, quando os empresários contam somente com negócios físicos, devem se preocupar também com as despesas que garantem o funcionamento da loja, como contas de água e luz, dificultando a gestão do fluxo de caixa.
Deste modo, a solução para economizar com os gastos fixos proporcionada pelos empreendimentos digitais torna viável a opção para os proprietários.
2. Maior alcance de público
Estar restrito a uma localidade e no público específico de uma região pode comprometer os indicadores das taxas de conversão, pois dificulta o fechamento de negócios, posto que a qualificação de clientes em potencial não se torna assertiva.
Quanto maior o público alcançado, maiores serão as oportunidades de encontrar o cliente ideal, com isso um adicional para o marketing digital é a sua amplitude ocasionada pela velocidade na divulgação de informações.
Logo, o benefício em contar com as mídias digitais para divulgar um produto ou serviço tornam mais simples os processos comerciais de uma gráfica, aumentando sua receita de vendas de adesivo 3d personalizado, tal como aplicado a outros segmentos.
3. Reforçar a autoridade no mercado
A competitividade é um elemento comum para qualquer modelo de negócio, sem filtrar o tamanho e nicho. Mas as vantagens competitivas e comparativas servem justamente como um meio de posicionamento.
Sabendo que hoje grande parte das pessoas está presente na internet, fundamentalmente nas redes sociais, a marca que se posiciona de forma direta a este público, reiterando o valor daquilo que está oferecendo, reforça seu posicionamento.
Ganhando notoriedade através de conteúdos informativos, por exemplo, uma pessoa que se dedicou para começar a prestar serviços usando as redes sociais como ponto para a divulgação de seu produto carro-chefe, que é o carimbo enfermagem personalizado.
O ato de se posicionar nas redes sociais indica se mostrar para a demanda do público e se colocar à disposição para suprir as necessidades, portanto, é uma boa vantagem para trabalhar os negócios no mundo digital.
4. Contar com estratégias modernas e de baixo investimento
Juntamente com os avanços tecnológicos, o ordenamento dos fatores sociais se tornou mais horizontal. Do mesmo modo, isso aconteceu para o contexto empresarial.
Empresas de diversos tamanhos conseguem ter o acesso às mesmas ferramentas e plataformas para direcionar investimentos de acordo com suas possibilidades, implementando os mecanismos de gestão.
Indo ao encontro com o objetivo de diminuição de gastos, o marketing digital é uma solução que requer baixo investimento, possibilitando então que os proprietários as utilizem para alavancar as vendas e na administração.
Considerações finais
O marketing digital é uma solução assertiva de baixo investimento voltada para empresas de segmentos e portes distintos, mas que possui seus benefícios exclusivos, os quais justificam tamanha popularidade no seu uso.
Certamente, os cuidados relacionados à LGPD devem estar enraizados na consciência de usuários e empresários, adotando políticas para a prevenção de riscos. Mas também é verdade que, com a prudência e bom senso, os riscos são amplamente minimizados.
Contudo, cabe destacar que, embora tenha dinamismo, o marketing digital não dispensa o mapeamento de processos e tampouco o levantamento de potenciais clientes, pois esses determinantes irão ditar as estratégias de um empreendimento digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.