A publicidade é uma área muito importante para as empresas, afinal, como você já deve saber, ela impulsiona as marcas e faz com que um número maior de consumidores conheça suas soluções, neste blog iremos ver algumas dicas para criação dentro da publicidade.
Também é um setor onde os profissionais podem atuar em diferentes frentes, pois dentro de uma agência há o atendimento, a seção de criação publicitária, o pessoal de mídia, pesquisa, planejamento e produção.
Cada um desses setores possui suas próprias particularidades e os profissionais precisam de algumas habilidades. Quando uma pessoa se forma em publicidade, pode também se especializar em diferentes áreas.
É por isso que este setor possui uma das rotinas mais dinâmicas do mercado, podendo desenvolver novas habilidades e assim contribuir com novos caminhos aos seus profissionais.
Por essa razão, tanto empresas quanto profissionais precisam conhecer todas as possibilidades e, mais do que isso, saber de que maneira a publicidade pode criar campanhas ricas e bem elaboradas.
Se você se interessa pela área ou tem uma empresa, leia este artigo. Vamos explicar o que é a criação publicitária e como essa etapa pode ser desenvolvida, além de algumas dicas para melhorá-la. Confira!
O que é o setor de criação, afinal?
O setor de criação de uma agência de publicidade é formado por diferentes profissionais, que são:
- Designer gráfico;
- Redator;
- Diretor de arte;
- Fotógrafo;
- Produtor de conteúdo.
O designer gráfico (ou apenas designer) ajuda a criar a comunicação visual das peças publicitárias e tira as ideias do papel. Ele costuma trabalhar junto com o diretor de arte e redação, fazendo ilustrações e animações, além do design de produtos.
Dentro de uma empresa especializada em chave codificada preço, ele precisa ter um cuidado extra com a estética, acompanhar tendências de design e outros campos visuais.
O redator, por sua vez, faz o uso da comunicação verbal de peças publicitárias, assim sendo, é um profissional que possui boa capacidade linguística e elabora materiais persuasivos e cativantes.
Ele também identifica quando uma peça funciona melhor sem redação ou com uma quantidade mínima de textos. Além disso, seu trabalho deve estar alinhado com o do diretor de arte e do designer.
Para ser um bom redator, é necessário conhecer as estratégias de marketing digital, principalmente de SEO (Search Engine Optimization).
Já o diretor de arte é responsável por conceituar as campanhas publicitárias e o caminho que as peças precisam seguir. É dessa forma que ele é capaz de criar uma campanha compreensível, com foco no aspecto estético.
Esse profissional atua como o “cabeça” por trás do trabalho do designer e do fotógrafo, podendo até mesmo operar dentro dessas áreas.
O fotógrafo cuida de toda a parte fotográfica, que costumam ser esboçadas pelo diretor para a campanha de uma empresa de compactador de solo sapo, dentre muitas outras.
Mas ele também pode se responsabilizar pela criação dessa parte, visto que é capaz de comunicar uma mensagem de maneira assertiva, por meio de uma imagem.
Por fim, como o nome já diz, o produtor de conteúdo, trabalha com Marketing de Conteúdo, criando materiais relevantes, tais como:
- E-books;
- Publicações;
- Artigos;
- Blogs;
- E-mail.
Tudo é feito para um público segmentado, e pelo fato deste cargo ser um pouco recente, existe muita demanda por profissionais capacitados.
Além de contar com todos esses especialistas na área, é fundamental saber como desenvolver a criação dentro da publicidade, e é sobre isso que vamos abordar a seguir.
Como desenvolver a etapa de criação?
Para trabalhar bem a etapa de criação dentro da publicidade, existem alguns passos fundamentais, e dentre eles, estão:
Analisar a situação da companhia
É fundamental fazer uma análise da situação atual da empresa, nesse sentido, é preciso elaborar um diagnóstico que abrange tanto a organização quanto o mercado em que atua.
Por exemplo, se você estiver elaborando a campanha de um fabricante de trena digital portátil, faça um levantamento sobre as questões que oferecem uma dimensão mais ampla da corporação.
Procure saber, por exemplo, sobre o volume de vendas, lucros, nível de satisfação dos clientes, faturamento, market share, fluxo de trabalho, posicionamento dos concorrentes, e assim por diante.
Para se dar bem nesse processo, procure usar ferramentas como a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) e fazer pesquisas de mercado.
Determinar o objetivo da campanha
É fundamental saber qual é a motivação da campanha publicitária, como o lançamento de um produto ou serviço, ampliação do público-alvo, reforço de imagem institucional, expansão da marca, entre outros.
O objetivo é saber quais são os indicadores-chave e qual será o tipo de campanha publicitária da companhia.
Definir os indicadores-chave de performance (KPI)
Procure saber quais os objetivos que você quer alcançar com a campanha. Tenha em mente que eles precisam ser específicos, mensuráveis, relevantes, alcançáveis e terem um prazo definido.
Um exemplo disso é uma clínica de inseminação artificial que deseja aumentar em x% a quantidade de pacientes que procuram este tratamento com ela.
Determinar o público-alvo da campanha
É necessário identificar para quem o conteúdo é destinado, assim você saberá com quem a empresa quer se comunicar. Caso não tenha o público-alvo bem definido, a mensagem pode não ser entregue, o que prejudica o alcance dos resultados.
Para determinar com precisão o público-alvo da campanha, é possível contar com alguns recursos tecnológicos, uma vez que eles também potencializam o sucesso da campanha publicitária.
Criar o conteúdo
Agora que você já sabe quem é o público-alvo, está na hora de criar o conteúdo da campanha. Nesse sentido, faça um esboço, que pode ser de um anúncio, uma animação ou qualquer outra possibilidade.
Feito isso, comece a fazer alguns testes para adequar o material aos objetivos da campanha. Mas tenha em mente que o objetivo é reunir todas as informações necessárias para criar um material assertivo.
Como melhorar a etapa de criação publicitária
Seja para trabalhar na etapa de criação da campanha de um fabricante de copo com canudo personalizado ou qualquer outra empresa, existem algumas estratégias simples que podem melhorar muito esse processo. São elas:
1. Ter um bom banco de imagens
As agências de publicidade precisam ter um bom banco de imagens ou estrutura suficiente para criar um. Isso é necessário porque o ser humano é extremamente visual e as imagens tornam as campanhas mais atrativas.
Se a imagem tiver boa qualidade, os resultados das ações serão muito melhores. Mas lembre-se de que você não pode usar qualquer imagem que encontrar na internet, pois isso pode trazer problemas com direitos autorais.
Assim sendo, busque conteúdos nos bancos de dados públicos e gratuitos, visto que eles contam com imagens de alta qualidade e que podem ser usadas sem nenhum problema.
A agência também pode comprar bancos de dados na internet para criar campanhas de diversas empresas, como uma especializada em projeto combate a incêndio.
Você só precisa estar atento e se certificar de que eles atendem aos critérios estabelecidos, portanto, procure usar os sites mais famosos.
2. Saiba aceitar críticas e sugestões
É muito importante buscar e aceitar feedbacks de terceiros, principalmente daqueles que são mais experientes do que você.
Ninguém sabe tudo nessa vida e os profissionais estão em constante evolução. Nesse sentido, é possível aprender sempre mais, e juntamente com outras pessoas há sempre a possibilidade de evoluir ainda mais.
3. Saber se autoavaliar
É normal entregar um trabalho que poderia ficar melhor, visto que somos capazes de sentir quando algo pode ser mudado.
Além disso, quando se está na etapa de criação de uma campanha para um fabricante de Persiana para Janela Pequena, por exemplo, também é normal termos uma grande ideia, mas não haver tempo de implementá-la.
Quando isso acontecer, procure reunir os insights que obteve e usar em suas próximas peças. Não é necessário mostrar todo o seu talento em uma única campanha, afinal, é necessário um tempo para que ela funcione.
4. Saber usar as cores
As cores são fundamentais para qualquer campanha publicitária e a interpretação delas varia de cada pessoa e de cada tipo de público.
Entretanto, o ideal é buscar o equilíbrio entre todas e a melhor forma de fazer isso é ter um conceito estabelecido.
Antes de colorir uma peça de qualquer jeito, lembre-se de que, depois de imprimir, pode ser que ela fique diferente do projeto no computador.
Desse modo, quando estiver fazendo uma campanha de locação caminhão munck, por exemplo, procure definir a identidade visual de seu cliente e seguir esse padrão.
Conclusão
A etapa de criação de uma agência publicitária é fundamental para o sucesso das estratégias. É ela que define vários aspectos desse trabalho, incluindo seu propósito e suas características.
Por essa razão, é fundamental que ela seja constantemente melhorada, e por meio das dicas que apresentamos neste conteúdo, a etapa de criação de sua agência pode contar com novos recursos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.