No marketing digital, não é só o visual que conquista o público – o texto é tão importante quanto. Por isso que as pessoas buscam se aprimorar na técnica de copywriting para produzir um texto persuasivo, profundo e fluído em sua leitura.
E não importa o canal onde ele vai ser utilizado: Google, Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, sites, comerciais etc. – tudo precisa de um texto efetivo e bem pensado. Para a sua sorte, há uma série de estratégias para produzir isso.
Por isso, prossiga com a leitura do artigo e veja como criar um bom copywriting!
Antes de tudo, o que é o copywriting?
“Escrever não é usar palavras difíceis para impressionar. É usar palavras simples de uma forma impressionante.” (fonte: Sierra Bailey)
O copywriting se trata do processo de criação de texto para ações no marketing digital e tradicional. É conhecida como escrita persuasiva, pois tem o objetivo de engajar ou aproximar o público de uma ação do seu interesse.
Essa ação não necessariamente é converter uma venda – pode ser também a inscrição numa lista de e-mails, o download de um material explicativo, etc.
Além disso, o copywriting para marketing digital não é apenas sobre escrever um texto publicitário, é sobre escrever do jeito certo para o público certo.
O que é uma boa copy para anúncios?
Uma boa copy para anúncios é aquela que ajuda o anúncio e o marketing da empresa a alcançar um objetivo. Ela deve engajar o consumidor a realizar uma ação, que pode ser uma venda, uma inscrição, um acesso, etc.
Se quer ter uma copywriting para vendas excelente, é necessário:
- Um objetivo para o anúncio e o marketing da empresa em geral
- Transmitir a personalidade da marca na linguagem do texto
- Saber qual é o público-alvo para falar do jeito certo com as pessoas certas
- Ter uma proposta de valor, ou seja, alguma relevância para o público
- Analisar as estratégias de mercado das concorrentes
- Ter referências criativas para o texto
- Um canal para a veiculação do texto
- Uma página de destino para onde o texto vai direcionar!
Como criar um copywriting: qual é o passo a passo do copywriting de sucesso?
Como criar um copywriting de sucesso? Bem, além de adotar todas as características citadas anteriormente, o seu copywriting para vendas deve seguir a metodologia AIDA: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
Através dessa sequência de ações, você consegue levar o usuário ou consumidor a fazer exatamente o que deseja. Mas como adotar essa metodologia? Para isso, aqui vão algumas dicas!
1. Chame a atenção com impacto
Considerando que as pessoas são bombardeadas por informações a todo instante, você precisa captar o olhar dos usuários em segundos. Isso pode ser através de uma frase de impacto no começo, emojis, letras iniciais maiúsculas, dados e números, etc.
Também pode personalizar o texto com o nome do usuário, dependendo de onde o texto de venda está sendo veiculado.
2. Seja objetivo
Para ter o impacto no texto de vendas, é necessário escrever de forma objetiva. Quando aposta num texto muito longo, acaba perdendo a atenção do usuário que havia conquistado na primeira frase do texto.
Contudo, o fato de ser sucinto não significa que não possa ser criativo – o texto deve ter algo de diferente, enquanto é impactante e objetivo.
3. Não esqueça da proposta de valor
A proposta de valor é parte essencial do copywriting para vendas, já que é o elemento que entrega algo de relevante para o público. Também é aquilo que diferencia o seu texto (e o anúncio) de tantos outros já feitos.
Lembre-se: a melhor forma de se destacar é criando algo diferente!
4. Explore uma dor do público
O seu copywriting no marketing digital deve tocar em algum ponto profundo do público, que pode ser uma dor ou necessidade. Quando há essa relação mais próxima entre anúncio e lead, fica mais fácil de despertar o desejo de saber mais.
Além disso, é a partir de uma dor ou necessidade que você consegue elaborar o seu gatilho mental.
5. Use os gatilhos mentais com sabedoria
Os gatilhos mentais se tratam de técnicas que atuam no inconsciente dos potenciais clientes, provocando neles ações automáticas. Alguns exemplos clássicos são o de:
- Urgência (“a oferta vai acabar em 24h”)
- Escassez (“restam apenas 10 unidades”)
- Exclusividade (“desconto apenas para os assinantes do clube”)
- Autoridade (“Somos a empresa número 1 no mercado”)
- Retribuição (“Receba gratuitamente esse conteúdo”)
- E por aí vai
6. Tenha uma chamada para ação
Se o copywriting no marketing digital tem o objetivo de persuadir o leitor, a chamada para ação tem o papel de dar uma ordem. Ela existe para guiar de forma direta o cliente em potencial para a ação de seu interesse e aparece na forma de:
- Um botão
- Link
- Frase dentro do texto
Alguns exemplos são o “marque a sua consulta agora”, “arrasta pra cima” e por aí vai!
7. Revise o texto
Com um texto já pronto, edite ele quantas vezes for necessário, chegando ao ponto de produzir mais de uma versão. Depois, se afaste dos textos por algumas horas ou dias para revisar depois sem o olhar viciado.
8. Realize os testes A/B
Por fim, realize um teste A/B com as diferentes versões do seu texto, de forma a ver qual tem o melhor desempenho com o público.
Conclusão
Apesar de muitos encararem o copywriting como um mistério, a verdade é que ele é bem simples de fazer quando se tem a prática. Como qualquer criação de texto, você precisa escrever muito para finalmente aprender a fazer.
Porém, você também pode contar com a experiência da Agência Gentileza na criação do copywriting. Consulte um de nossos especialistas para conhecer as nossas soluções em marketing digital para o e-commerce de Natal/RN!