Nem todos sabem, porém os cookies, tema que este artigo vai abordar, fazem parte da área de informática e ficam localizados dentro do site de uma empresa.
Os cookies são partes de um código que proporcionam a um site um tipo de memória de curto prazo, permitindo que essa memória colete pequenos pedaços de uma informação de navegação realizada por algum internauta.
Essas informações podem ser o login de entrada no site, bem como as preferências de navegabilidade, para que a experiência do navegador seja mais personalizada.
Esse pedaço de código é armazenado no disco rígido dos computadores e é utilizado para que o despachante CNH suspensa, por exemplo, consiga identificar e armazenar os dados dos visitantes.
Os cookies armazenados conseguem recomendar produtos baseados nas buscas da última visita realizada pelo internauta, como também armazenar os produtos que foram ou não adicionados aos carrinhos.
Assim, quando o próximo acesso do internauta for realizado, essas informações retornam e melhoram a sua navegação no site de banqueta para lanchonete, e permitem um relacionamento mais assertivo com a marca desse produto.
O e-commerce se utiliza muito dos cookies, porque quando uma visita ao site for feita novamente, eles são capazes de oferecer um produto ou serviço que pode ou não ter sido adicionado anteriormente ao carrinho de compras.
Para que servem os cookies?
Em geral, os cookies servem para aprimorar a experiência do usuário quando o mesmo navega pela web.
No entanto, eles podem atuar de diferentes maneiras no site de uma fábrica de cloro para piscina, por exemplo, são usados em diferentes quesitos, conforme mostra a lista abaixo:
- No registro de informações e preferências do usuário;
- No aumento da segurança do site;
- Na análise do perfil dos visitantes;
- Na exibição dos anúncios mais relevantes de cada usuário;
- Na personalização de conteúdos e ofertas.
Os cookies conseguem registrar as informações dos usuários, por meio do preenchimento dos seus dados em formulários, pelas senhas de acesso ou pelos produtos adicionados no carrinho de compras.
Eles ainda armazenam as preferências de opção dos idiomas, as configurações de acesso ou a permissão dada pelo usuário para que os cookies sejam coletados e, nesses casos, eles são classificados como cookies de funcionalidade.
Os cookies são usados para aumentar a segurança do site e, à medida que o usuário interage com um site de alarme monitorado residencial e preenche as suas informações, eles garantem a autenticação do usuário.
Dessa forma, eles evitam spam, fraudes e ataques cibernéticos criminosos, porque são capacitados no reconhecimento verdadeiro das solicitações feitas por uma pessoa, durante a sua navegação pela internet.
Os cookies entendem a forma como os usuários interagem com páginas e sites e sabem quais são as suas principais características no perfil preenchido, como a sua localização, o dispositivo usado, as páginas acessadas e o local de origem das visitas.
Com essas informações, a empresa de retoque de pintura automotiva passa a conhecer melhor o seu público, ajustando os conteúdos para os seus reais interesses e pode planejar mais adequadamente as estratégias de marketing.
Os cookies que são mais utilizados e analisados são os do Google Analytics, que pega informações dos visitantes de um site, sem as suas identificações individuais e oferece relatórios estatísticos sobre o uso deste site.
Além de permitirem um melhor conhecimento dos visitantes, os cookies são utilizados na publicidade, pois podem fornecer os anúncios mais relevantes para cada tipo de usuário. O projeto de climatização industrial para a pessoa certa.
Os cookies publicitários ainda podem personalizar os anúncios, direcioná-los para o remarketing, limitar suas exibições para um usuário e medir a sua eficácia, já que eles são coletados por terceiros e por isso muitas vezes podem ser usados indevidamente.
Quanto aos cookies de personalização de conteúdos e ofertas, armazenam as informações coletadas dos usuários durante a sua navegação e as utilizam para fazer recomendações personalizadas de produtos ou serviços.
A plataforma do YouTube consegue registrar pesquisas anteriores e vídeos de músicas, por exemplo, que são assistidos anteriormente para recomendar novos conteúdos que estejam alinhados aos interesses do usuário.
Como os cookies funcionam
Os cookies funcionam da seguinte maneira: eles são enviados pelo servidor do site para o navegador do usuário, com informações sobre as suas interações com as páginas, sendo identificados com um código exclusivo, associando-o ao usuário.
Quando o usuário volta para visitar o mesmo site, o navegador envia os cookies de volta para o servidor do site que utiliza e exibe as informações armazenadas, sem que seja necessário o usuário informá-las novamente.
O comando para que essa operação aconteça deve constar no cabeçalho do código do site sobre letreiro em acrílico com led, por exemplo, com informações que trazem instruções para o navegador, como o domínio e a data de expiração do cookie.
Dependendo do tipo de cookie, eles podem ficar arquivados só enquanto o usuário navega pelo site, são os cookies de sessão, ou permanecerem gravados mesmo após o fechamento da janela, os cookies persistentes.
No caso dos cookies persistentes, eles ficam armazenados até o seu prazo expirar ou até o momento em que o usuário limpar seus dados no navegador.
Os usuários podem controlar os cookies que querem que fiquem armazenados, com relação às suas atividades durante a navegação.
A maioria dos navegadores oferece opções de controle quando o usuário assiste um vídeo sobre uma primeira aula de habilitação, mas quando o Google Chrome é utilizado, ele pode optar pelos seguintes tipos de controle:
- Exibir todos os cookies;
- Bloquear cookies de terceiros na navegação anônima;
- Bloquear cookies de terceiros;
- Bloquear todos os cookies (não recomendável).
É totalmente comum quando o usuário visitou diversas vezes a mesma página, receber automaticamente a informação se ele aceita ou remove os cookies anteriores ou até mesmo se ele quer ou não padronizá-los de acordo com a sua necessidade.
Aceitar ou rejeitar os cookies?
A maioria dos usuários não sabe exatamente o que fazer nessa situação, ou seja, se devem ou não aceitar os cookies.
A mensagem exibida durante a navegação em um site oferece a opção de aceitá-los, mesmo que não se tenha conhecimento em detalhes do que isso significa.
Se eles forem aceitos, como acontece na maioria das vezes, o usuário pode se deparar com alguns desses problemas:
- Suas informações podem ser utilizadas por pessoas mal intencionadas;
- Empresas espiãs podem coletar informações pessoais do usuário;
- As preferências pessoais registradas nos cookies podem ser compartilhadas;
- Propagandas não autorizadas podem ser veiculadas.
É importante ressaltar que os dados armazenados nos cookies são confidenciais e somente com a autorização do usuário é que eles podem ser utilizados. Porém, quando as pessoas os aceitam não têm conhecimento dessas informações.
Em contrapartida, quando há a resposta dos usuários e eles rejeitam os cookies, a navegação pelo site fica mais difícil, porque as informações da última visita não ficam registradas e os próximos acessos serão bem diferentes dos primeiros.
Porém, cabe ao usuário decidir se os rejeita ou se os aceita, mesmo porque essa opção sempre vai aparecer, se a empresa for idônea e seguir o procedimento legal, mostrando isso ao usuário quando ele visita um site.
É muito comum quando o usuário percorre mais de uma vez um site, realizando compras ou apenas pesquisando algo, a opção de aceitação ou não ser mais apresentada.
Isso porque ele já decidiu em uma visita anterior e, seja quantas vezes ele realizar mais visitas, não será mais preciso fazer nenhum tipo de opção.
Vantagens e desvantagens dos cookies
Com o surgimento da publicidade online, o uso de cookies tornou-se uma ferramenta essencial para o funcionamento dos serviços realizados pela internet.
Na verdade, a publicidade online é a mantenedora de muitos sites e serviços gratuitos como o uso do Google, Twitter, Facebook ou Instagram e eles são necessários para a sobrevivência do ambiente digital.
A maior vantagem do cookie é que ele registra as informações dos usuários quando ele navega em sites pela internet. Eles podem ou não serem apagados por parte do usuário, porém, ao desautorizá-lo ele torna a navegabilidade mais difícil nas próximas visitas.
Porém, de um outro lado, os cookies que são aceitos, podem ficar disponíveis para pessoas de má fé os acessarem, tendo posse de informações confidenciais do usuário, que são registradas diante de um cadastramento em um site.
Portanto, existem os prós e contras. A menos que o usuário confirme a autorização de uso para cada tipo de cookie, não há como garantir que ele esteja sendo usado de forma correta.
A única coisa que pode garantir a sua boa utilização são as regras de condutas contidas em páginas que determinam as políticas de seu uso e elas podem ser aceitas ou não por parte dos usuários.
Considerações finais
Os cookies nada mais são do que informações registradas durante a navegação de uma pessoa por um site, seja para comprar ou apenas pesquisar.
Eles podem ser aceitos ou negados, como também apagados por parte do usuário. Existem prós e contras nesse sentido, mas a decisão final é apenas do usuário.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.