Hoje em dia, muitos empresários e gestores de marketing se perguntam como conseguir se diferenciar na internet. Certamente, uma boa resposta precisa incluir a importância de ter um blog como estratégia mais abrangente, por isso neste blog veremos como converter visitantes de um blog em consumidores de uma marca.
De fato, quanto mais rápido os responsáveis pela marca perceberem isso, melhor vai ser e mais rapidamente os resultados começarão a surgir. Inclusive, isso serve para mostrar que já se foi o tempo em que bastava ter um site no ar.
Enquanto algumas empresas ainda não conseguiram nem cumprir com esse requisito mínimo, já vivemos um momento em que o website institucional não passa de algo como um cartão de visitas. Ou seja, apenas o começo do contato com o cliente.
Neste sentido, ele não pode ser apenas um panfleto digital, mas ir muito além em termos de interação e geração de valor. Se o segmento é tenda cristal, por exemplo, é fundamental ter um blog com artigos e postagens constantes sobre o tema.
Alguns desses textos serão a base da educação do público, como modo da marca levar ao conhecimento geral quais são as utilidades do seu produto ou serviço. O que, ao mesmo tempo, já fortalece a marca e prova que ela sabe do que está falando.
No fundo, se a evolução da internet nos últimos anos provou algo, é que a concorrência pode ser tão grande quanto queira, mas aquela empresa que sabe se diferenciar no meio da multidão sempre vai conseguir se destacar e sair na frente.
Outro elemento fundamental nisso tudo é o marketing de conteúdo e o perfil das novas gerações. Isso inclui até mesmo um blog de uma oficina que faz conserto compressor de ar, afinal, a questão teórica vem antes do prático.
Ou seja, a geração de conteúdo funciona como um marketing ou isca que atrai as pessoas para aquela prestação de serviço, justamente porque as novas gerações têm essa demanda por atenção, customização e a busca de experiências memoráveis.
Neste sentido, antes de sair correndo para fazer a venda, a marca se vê obrigada a gerar algum valor para os leads e contatos comerciais, só depois se esforçando para que eles realmente venham a se tornar consumidores satisfeitos e fidelizados.
Claro que ninguém é obrigado a fazer isso, pois cada marca se posiciona como bem entender perante o público, a clientela e o mercado como um todo. Mas a verdade é que essas novas tendências podem ser a diferença entre crescer ou fechar as portas.
Inclusive, um ponto bem bacana que entra aqui é o fato de que hoje os blogs podem ajudar qualquer empresa a conseguir mais vendas, seja uma loja de bateria de 60 no varejo ou uma loja virtual de produtos populares como roupas e calçados.
Por isso decidimos aprofundar o tema neste artigo, explicando melhor o que é ou o que deve ser um blog, como exatamente essa ferramenta pode ajudar a captar leads e transformá-los em compradores, e qual a importância disso no médio e longo prazo.
Dito isto, se o seu interesse como leitor é compreender a fundo como uma estratégia simples e acessível a todos pode mudar a história da sua empresa, fortalecendo a marca e aumentando os resultados gerais do seu negócio, basta seguir adiante na leitura.
Afinal, o que é um blog?
Assim como as redes sociais, os blogs causam algumas confusões em quem nunca estudou o assunto. A opinião geral é que eles se limitam a algo como um diário digital, ou então um modo de compartilhar fotos pessoais e passeios com os colegas.
Na verdade, assim como com as mídias sociais, o que as empresas logo perceberam é que esses veículos são fantásticos em termos de tráfego. Isto é, a quantidade de gente que “passa” por ali é enorme, tal como antes ocorria em uma avenida movimentada.
Com isso, os blogs se tornaram uma ferramenta de marketing, com um alto poder de atração de visitantes, leads, contatos comerciais e novas oportunidades constantes.
Isso se mostra ainda mais verdadeiro quando a empresa lida com algo como licença ambiental cetesb, que exige bastante explicação e teorização. Deste modo, artigos como “X razões para ter sua licença ambiental” atraem multidões de leitores.
Isso é precisamente o que se convencionou chamar de marketing de conteúdo ou inbound, como algo que atrai os visitantes com o intuito de torná-los futuros clientes, não apenas satisfeitos e fidelizados, mas dispostos a indicar a marca para mais pessoas.
Geralmente, as etapas ou estágios que o cliente percorre dentro dessa estratégia são os seguintes:
- A descoberta da dor;
- O estudo e aprendizado;
- O reconhecimento pessoal;
- A consideração de comprar;
- As dúvidas mais teóricas ou técnicas;
- Negociação de preços e prazos;
- Prospecção e negociação;
- Fechamento e fidelização;
- Evangelização do cliente.
Esse último termo pode parecer exagerado, mas é isso mesmo o que as grandes marcas do mundo buscam atualmente. Essa maneira de evangelizar o cliente no sentido de fazer com que ele saia por aí indicando e até defendendo a marca perante os outros.
A estratégia do blog depende profundamente dessa compreensão das etapas listadas acima, que vistas pela ótica da empresa compõem o funil de vendas, e pela ótica do cliente forma o que se chama jornada de compra.
Sobre conteúdos de qualidade
Como vimos, o blog nada mais é do que parte do marketing de conteúdo, portanto, é realmente imprescindível que ele seja capaz de agregar valor ao dia a dia do público, resolvendo alguma dor bem específica.
Na prática, isso significa ter conteúdos de qualidade, originais e gratuitos. Ou seja, nada de apenas copiar o material de outros blogs, ou de escrever apenas por escrever.
Assim, uma empresa que fabrica ou vende mini aparelho auditivo precisa investigar as expectativas do seu público-alvo, definindo dois ou três perfis semi fictícios para os quais cada novo texto deverá ser criado, com a máxima assertividade possível.
Esse é um dos principais elementos que vão permitir que a empresa realmente capte mais leads e converta esses visitantes e consumidores efetivos.
Alguns ficam com medo de gerar conteúdo gratuito, mas a verdade é que isso estimula o cliente a pagar pelo que realmente importa, seu serviço ou produto. No fundo, ele pensa algo como: se o material gratuito é tão bom, imagine o material pago.
Gatilhos mentais e emocionais
Se deixar de gerar conteúdo é algo negativo, por ir direto à venda e inibir os novos perfis de compradores, não saber chamar para a compra também é ruim.
Trata-se de encontrar um equilíbrio ou bom senso. Algo que ajuda muito nisso são os famosos gatilhos mentais ou emocionais
O maior deles é o da escassez, como quando uma loja que vende malha pop 20×20 anuncia em seu blog que este produto em específico está para acabar e a reposição pode demorar tempo indeterminado.
Para não perder a chance, muitos acabarão comprando mais rápido. Outro gatilho é o da prova social, que é a antiga fila cheia, que demonstra que aquele produto ou serviço tem forte apelo entre os clientes.
Hoje em dia, você pode ativar esse gatilho simplesmente criando um campo de feedbacks no seu blog, trazendo ali os testemunhos dos clientes satisfeitos e aumentando as vendas futuras.
Por dentro dos famosos CTAs
Falando em chamar para a compra, existe uma estratégia cujo nome é este mesmo: CTA (Call to Action), ou seja, Chamado para Ação.
Acredite, às vezes o cliente deixa de fazer um download, preencher um formulário, compartilhar seu site com alguém ou abrir uma página de venda simplesmente porque você se esqueceu de pedir para que ele faça isso.
Então, se o blog lida com toldo para porta, crie um botão que chama o cliente para deixar seus contatos, ou para baixar o portfólio sem custos, ou mesmo para ir a uma landing page ou à loja virtual para realizar a compra.
Amplie de verdade o tráfego
Por fim, se o seu blog funciona como uma vitrine, é preciso que o máximo possível de pessoas passe por ele, tal como seria em uma loja física.
No caso da internet, isso implica fazer com que seu blog apareça com destaque nos motores de busca. Assim, quando a pessoa pesquisa por algo como catraca academia, seu site aparece na primeira página, multiplicando suas chances de venda.
Um modo de colocar seu blog ali é pela otimização de páginas (SEO), que faz com que sua página tenha sinergia com os parâmetros do buscador. Outro modo é pagando para isso, por meio do Link Patrocinado, que também tende a aumentar as vendas.
Considerações finais
Falar em blog e marketing de conteúdo equivale a tratar de uma das estratégias mais buscadas no mundo, por empresas de todos os tamanhos.
Acima demos dicas e conselhos práticos sobre como converter os leads e visitantes do blog em consumidores de uma marca.
Seja por meio de conteúdos únicos, gatilhos, CTAs, SEO ou anúncio, após fazer isso, sua marca atingirá um nível maior de maturidade, aumentando os resultados gerais da empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.