A consultoria de marketing ajuda a avaliar os planos ou trabalhos conectados ao marketing da empresa.
Além de ajudar a fazer o ajuste dos erros, avaliar a eficácia das estratégias e criar formas para chegar a certas metas que devem ser alcançadas, para atingir o sucesso.
É necessário saber, que nem todos os negócios precisam de uma agência de marketing digital ou consultoria de marketing. Uma empresa de vibrador linear, não necessariamente precisa fazer uma consultoria de marketing, mas muitas outras podem precisar delas.
Portanto, a depender de certas condições relacionadas a conhecimento, tamanho do time, porte, tecnologias, investimento e vários outros elementos, é totalmente possível contar só com os trabalhos in house ou com o auxílio de alguma consultoria.
A depender do caso, uma empresa de treinamentos de brigada de incêndio pode necessitar dessas consultorias.
Entretanto, vários negócios não têm a capacidade necessária para fazer uma autoanálise de todas as suas campanhas de marketing, e aí, precisa da consultoria.
Uma consultoria serve justamente para isso, resolver algo bem específico, diferente de um curso ou contratação de uma mentoria. Se uma empresa de projetos 3D estiver necessitando de um profissional para ajudar a planejar as estratégias, deve fazer isso.
Vários empreendedores têm medo de contratar uma empresa totalmente especializada em dar consultorias de marketing, principalmente, pelo motivo de ter que terceirizar uma área.
Se uma empresa que vende tanques de queijo não precisa ter medo disso, os negócios focados em dar consultoria, são totalmente preparados para isso, que é auxiliar outros negócios.
Porque, quando a pessoa age sozinha ou está adentrando no mercado, pode ser que ainda não saiba todas as estratégias de marketing, que podem ajudar com que elas se destaquem em sua área e, auxilie o seu time de marketing a trabalhar no dia a dia da empresa.
Por exemplo, uma empresa de rastreamentos veiculares pode estar precisando desses conhecimentos, por isso, contratar os serviços de consultoria, pode ser uma decisão muito sábia.
Se esse é o caso da sua empresa, e há dúvidas sobre se deve ou não contratar um negócio de consultoria de marketing, continue a leitura desse artigo, para conhecer como esse tipo de serviço age e se essa é mesmo a melhor escolha para o seu negócio.
Conceito de consultoria de marketing
A consultoria de marketing é um tipo de serviço que tem como meta ajudar empresas na hora de optar por melhores estratégias de divulgação, para seus negócios.
Geralmente, esse tipo de trabalho é contratado quando um negócio não tem um setor de marketing.
Por exemplo, uma empresa de usinagem, normalmente, essas empresas não possuem um setor de marketing bem estruturado, por isso, contratar uma consultoria é interessante.
Isso pode ocorrer principalmente quando a empresa está iniciando e seus setores são mais privados ou por o empreendedor achar que é bom contratar uma empresa já focada nesta área do que treinar e ter que contratar pessoas especializadas em marketing.
Mas, de modo diferente do que algumas pessoas pensam, a consultoria de marketing é um tipo de serviço, que vai só guiar uma empresa a respeito das escolhas e caminhos que ela precisa tomar para que suas estratégias de divulgação e propaganda tenham eficácia.
Já se a sua meta é ter um especialista para monitorar, do início do planejamento até a implementação e metrificação dos resultados de suas ações de marketing, a pessoa precisaria, portanto, ter uma assessoria de marketing, o que passa muito da consultoria.
Normalmente, no interior do marketing digital, os consultores fazem todo o seu trabalho com as seguintes áreas:
- Anúncio pago e ajudar a criar os anúncios;
- Conteúdo de marketing e também, fluxos de nutrição;
- Investir nas redes sociais;
- Fazer a definição do público-alvo e o posicionamento no mercado;
- Por fim, estruturar o blog e melhorar as palavras-chaves.
Pode-se ver que é como um receituário esteticista, o consultor vai prescrever coisas que devem ser melhoradas nas suas ações de marketing, para melhorar todos os resultados.
O consultor tem uma função muito importante dentro das empresas. Afinal de contas, se o negócio está começando o setor agora, não consegue ainda acompanhar todas as melhoras do marketing digital e dos canais de comunicação usados.
A consultoria, na maioria das vezes, tem um time maior por trás, que pode monitorar e agregar os conhecimentos precisos em marketing.
Por isso, a evolução e as melhorias do seu negócio devem ser mais rápidas. A consultoria, lhe dará o caminho a ser percorrido.
E o que faz um consultor
O consultor de marketing, é chamado quando o negócio está no início das suas atividades no mercado ou não tem uma equipe de comunicação, tendo como meta criar e fortalecer a conexão da empresa com os seus consumidores. Observe o que faz o consultor:
1- Entende a empresa
Ao ser chamado, o primeiro objetivo do consultor de marketing é entender todos os setores do negócio e como eles funcionam.
Esta fase é de essencial importância, para que o profissional descubra se há certas questões nestes processos que possam ter influências negativas ou positivas, nos planos de marketing da empresa.
Se uma empresa que vende mesa plataforma escritório contratar uma consultoria, é isso que a consultoria vai fazer de primeira.
Afinal, não basta se comunicar bem se o serviço e produto ofertado não for de ótima qualidade. Nesta fase, além de saber o funcionamento interno e externo do negócio, fará um estudo do perfil da empresa ou também famoso por público-alvo.
Assim, poderá criar os melhores modelos de chegar ao seu público consumidor e os canais com maior força de influenciar eles.
2- Achar os erros na comunicação do negócio
O segundo passo da consultoria em marketing é realizar a identificação dos erros de comunicação da empresa, por exemplo, não ter a presença nas redes sociais ou não usar um idioma adaptado ao seu público-alvo, persona e tudo mais.
A partir disso, deve ser feito um trabalho para ajustar melhor os pontos ruins no marketing desse negócio, e buscar soluções para modificar esta situação. Transformando a comunicação em um dos pontos fortes da empresa.
Estas ações de ajustes devem ser em variadas áreas do marketing, como é o caso das propagandas, valores, distribuição, campanhas, programas de retenção, e até mesmo o bom atendimento ao cliente.
3- Gerenciamento da campanha de marketing
Realizada a criação do plano de marketing, o consultor de marketing tem como atribuição gerenciar a aplicação das campanhas de comunicação, com foco em garantir que todas as ações sejam postas em prática de acordo com o plano, além de ajustar possíveis ruídos.
Por fim, o consultor também avalia os resultados atingidos em cada campanha de marketing, apresentando a todos o que deu certo ou errado para melhorar as próximas ações.
Estes resultados precisam ser analisados tanto por estudos de números como vendas, novos clientes, lucros, métricas digitais, por perguntas feitas aos clientes e funcionários.
Qual é o seu objetivo?
O objetivo central da consultoria de marketing é desenvolver uma inovadora postura de trabalho para que seu negócio seja objetivo, certeiro e produtivo.
Assim, os consultores que farão a consultoria da sua empresa vão ser incumbidos de achar e escolher chances de mercado, ajeitar posicionamentos para, portanto, gerar estratégias eficazes de acordo com o ramo, interesses, metas e investimentos do negócio.
Isso ressalta um dos aspectos mais essenciais da consultoria de marketing, que é a personalização. A consultoria de marketing que é eficiente pode adequar-se às necessidades e problemas do segmento da sua empresa sem grandes dificuldades.
Ao realizar algo como uma imersão, no segmento querido por seu negócio, inclusive com o estudo de todas as práticas e chances adotadas por concorrentes importantes, é possível criar uma estratégia com ações personalizadas.
O que a fará muito mais segura, sem modificações repentinas no ritmo do negócio, para diminuir ao máximo os riscos do seu negócio durante o período estimado.
E como funciona?
A consultoria de marketing é feita por meio de times de profissionais multidisciplinares que recomendam ações a serem feitas em seu negócio e farão todo o monitoramento dos números por meio de métricas atuais que mostram se elas estão funcionando.
O consultor vai agir por etapas, conhecendo a empresa e preparando o terreno, pois desse modo, pode sair com mais agilidades.
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Considerações finais
Portanto, como é mostrado neste artigo, a consultoria de marketing é essencial para promover planos estratégicos que vão elevar sua visibilidade nos meios de comunicação, aprimorar os elementos e até mesmo fazer a definição melhor da sua persona.
Com todos esses benefícios, fica mais tempo para se concentrar no seu core business e ter ainda mais sucesso no mundo dos negócios. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.