Os 8P ‘s do marketing digital já são de conhecimento dos profissionais da área, mas também precisam ser dominados por gestores e empreendedores dos mais diferentes tipos de empresas.
O objetivo de qualquer organização é gerar mais oportunidades de negócios e isso por si só já é um grande motivo para investir em marketing. Só que atrair mais clientes no ambiente digital exige esforços diferentes.
As estratégias digitais são mais avançadas do que as estratégias tradicionais, por essa razão, ao invés de trabalhar apenas os 4 Ps de marketing, é necessário trabalhar os 8 Ps.
Quando a marca deseja promover produtos e serviços e se comunicar melhor com o público, precisa pensar em maneiras de potencializar seus resultados, e o marketing digital oferece ações compatíveis com esse objetivo.
Por meio de um trabalho bem planejado e eficiente, a marca consegue se destacar em meio aos concorrentes, além de fazer parte do dia a dia dos consumidores, nos principais canais usados por eles.
Pensando nisso, neste artigo serão apresentados quais são os 4 Ps do marketing, quais são os novos 4 Ps e quando se torna necessário pensar nos 8 Ps.
Quais são os 4 Ps de marketing
Os 4 Ps de marketing são fundamentais porque todas as estratégias se desenvolvem tendo um único objetivo, que nada mais é do que melhorar os resultados obtidos pela organização, tanto em relação às métricas quanto ao desempenho dos negócios.
Esses elementos são conhecidos como pilares porque eles formam um conjunto voltado para o público-alvo e seus desejos. São eles:
- Preço;
- Produto;
- Praça;
- Promoção.
Para uma gráfica especializada em plotagem banner, eles são fundamentais porque ajudam a criar uma estratégia eficaz e que consiga impactar os potenciais clientes.
No mercado atual, não é fácil alcançar as pessoas, tendo em vista a necessidade de saber como se posicionar no mercado. O mix de marketing é fundamental para uma boa estratégia, pois mostra caminhos que ajudam a alcançar os objetivos.
O conceito foi popularizado por Philip Kotler mostra tudo o que deve ser pensado para criar uma abordagem de sucesso dentro de um empreendimento.
O preço nada mais é do que o valor cobrado pelo produto ou serviço, a praça está relacionada ao ponto de venda e de que maneira o produto é colocado no mercado.
O produto, como o próprio nome sugere, é aquilo que a empresa vende, enquanto a promoção está relacionada às estratégias de divulgação.
Mas com a popularização da internet e a chegada de novos canais de comunicação, foi necessário começar a trabalhar outros elementos para embasar com um bom planejamento de marketing.
Quais são os novos Ps de marketing?
Além dos 4 Ps mostrados anteriormente, uma empresa de lavagem de cortinas a seco pode e deve trabalhar outros 4 elementos do marketing, que são:
- Pessoas;
- Processos;
- Posicionamento;
- Performance.
As pessoas são importantes para saber onde a marca será divulgada e de que maneira ela vai chegar até o público.
A comunicação precisa chegar até a audiência e mais do que isso, deve servir como base para atendê-las bem. O consumidor deve ser bem recebido, ter suas necessidades ouvidas e encontrar uma solução para elas.
Em linhas gerais, é indispensável criar empatia com o público, portanto, a preocupação com as pessoas é fundamental para qualquer negócio.
Os processos representam o fluxo de trabalho, metodologias e procedimentos adotados pelo negócio. Vários aspectos precisam ser analisados, como a importância de atender bem o cliente, promover uma boa experiência e encantá-lo.
Eles são importantes internamente porque determinam quem é responsável pelo que, quando as atividades devem ser realizadas e de que maneira colocá-las em prática.
É com base nos processos que as pessoas saberão o que deve ou não ser feito e ajudam a alcançar um nível de padronização nas entregas, tanto internas quanto externas.
O posicionamento também é conhecido como palpabilidade ou evidência física, ajudando a observar o ambiente onde o produto é vendido ou o serviço é prestado.
Vários aspectos devem ser considerados, como apresentação visual, interação com o cliente, equipamentos, insumos materiais, entre outros.
Um fabricante de eletrocalhas galvanizadas deve decidir qual será o posicionamento estratégico, pois quando um produto é de baixo custo, talvez seja melhor vendê-lo em grandes volumes.
Se o propósito é alcançar uma diferenciação, além de prezar pela qualidade, o valor cobrado será um pouco mais caro.
Por fim, a performance está relacionada à produtividade e à qualidade, e com esse item, a organização consegue avaliar se está tendo sucesso ou não.
A primeira coisa que ela precisa fazer é definir os indicadores chave de performance (KPI), que serão mensurados ao longo de ciclos, que podem ser mensais, diários, trimestral e assim por diante.
Um dermatologista particular deve perseguir esses indicadores no dia a dia para saber se está ou não alcançando seus objetivos em relação a todos os Ps de marketing.
Se o gestor perceber que o negócio não está no caminho certo, por meio dos indicadores, vai ter uma ideia do que precisa fazer e para onde deve ir.
Geralmente, as metas de um negócio costumam estar relacionadas ao financeiro, como aumentar as vendas, melhorar a receita, mas também pode estar relacionado a outros pilares.
Quando pensar nos 8 Ps de marketing?
Quem está abrindo um negócio ou reformulando uma empresa, tem como foco o plano de negócios. Esse documento ajuda a estabelecer algumas questões básicas que aumentam as chances de sucesso do empreendimento.
Elas estão relacionadas a informações financeiras, humana e de marketing, e no que diz respeito ao planejamento de marketing, várias informações precisam estar presentes e é justamente aqui que entram os 8 Ps.
Por meio deles, uma empresa de consegue planejar seu negócio e tudo aquilo que estiver relacionado com seu produto ou serviço.
Sem um produto, não existe uma empresa, visto que ele é a razão da existência de qualquer organização e saber planejá-lo é crucial para o sucesso da marca.
Só que mais do que planejar, tudo o que for decidido precisa ser colocado em prática para assim saber o que funciona e o que não funciona, além de definir se a empresa deve continuar no mesmo caminho ou fazer algumas modificações.
Também existem algumas situações onde esses elementos são essenciais direcionando melhor as descobertas e caminhos com os quais a organização deve trabalhar.
Entretanto, as estratégias de marketing digital são os principais pontos de conexão com o cliente, e por meio dos 8 Ps, a marca consegue escolher melhor os canais de comunicação para promover suas soluções e aumentar as vendas.
Se alguém está pensando em abrir um negócio, por exemplo, um estabelecimento de espetinhos para festa de aniversário, também pode usar esses elementos para descobrir tudo o que é necessário no início de uma empresa.
Para os novos empreendedores, não existe uma análise melhor e mais aprofundada do que essa, pois permite uma resolução com todas as ações cabíveis e necessárias para a companhia.
Os 8 Ps podem ser usados em diferentes estratégias, portanto, estão totalmente à disposição de quem precisa utilizá-los. Os resultados se mostram completos e a utilização faz sentido em diferentes propostas.
Uma empresa de jateamento abrasivo úmido só precisa fazer uma análise robusta com todos os dados e informações sobre o próprio negócio.
Importância dos 8 Ps
A verificação e o uso de todos esses elementos ajudam a compreender vários aspectos, desde aqueles que consideram o cliente, até o que é oferecido, os meios de comunicação e o próprio mercado.
Não existe outra estratégia de marketing que consiga trazer tantos resultados e uma compreensão tão ampla como o mix de marketing.
Seu uso é fundamental para que a empresa tenha acesso a todos os dados e informações que possam melhorar o negócio e seus resultados. Em outras palavras, ele ajuda a escolher melhor os caminhos.
As decisões de uma empresa de conserto máquina vidro elétrico, por exemplo, serão mais fundamentadas com base em ações e estratégias que entregam tudo o que for necessário para que ela alcance seus objetivos.
Até mesmo os colaboradores melhoram sua produtividade, uma vez que compreendem melhor os processos e de que maneira executar as atividades com mais agilidade.
Considerações finais
Os 8 Ps de marketing são pontos de análise que mostram um viés específico, ao mesmo tempo em que formam uma campanha bem-sucedida, considerando o produto, o cliente e as estratégias realizadas.
Levá-los em conta antes, durante e depois de criar um empreendimento é fundamental e traz mais clareza em relação às mudanças. Além do mais, vai permitir que as estratégias de marketing sejam muito mais inteligentes e eficientes. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.