Gentileza Agência de Marketing Digital Natal RN Gentileza Agência de Marketing Digital Natal RN
Faça um Diagnóstico
  • Inicial
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
Fale Conosco
Natal/RN, Brasil
(84) 99637-5333
Acompanhe:
Fale Conosco
Gentileza Agência de Marketing Digital Natal RN Gentileza Agência de Marketing Digital Natal RN
  • Inicial
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Clientes
  • Blog
  • Contato

Conheça as vantagens do Buzz Marketing

  1. Blog / Novidades
  2. Atração
  3. Conheça as vantagens do Buzz Marketing
Conheça as vantagens do Buzz Marketing
Agência Gentileza
AtraçãoDigitalEngajamentoGentilezaMarketing DigitalPlanejamentoTendências
22 de abril de 2021

O buzz marketing ou marketing de burburinho é uma importante estratégia de engajamento que busca captar a atenção do público e chamar a atenção para sua empresa ou marca. A ideia do buzz marketing é gerar discussões relevantes sobre o produto.

Uma marca precisa ser lembrada para continuar relevante no mercado. Quanto mais as pessoas falam sobre ela, mais é possível entrar na mente das pessoas e utilizar os gatilhos mentais de forma vantajosa.

Por isso, é importante criar estratégias que permitam uma geração de resultados maior e melhor. O buzz marketing nada mais é do que estimular assuntos que possibilitam esse tipo de ação para sua empresa.

Notícias Do Marketing Digital: Mantenha-Se Atualizado E Saia Na Frente Da Concorrência!

Notícias do Marketing Digital: Mantenha-se atualizado e saia na frente da concorrência!

Receba as últimas notícias, tendências e novidades do marketing digital em primeira mão. Esteja sempre um passo à frente dos seus concorrentes e explore novas oportunidades.

Saiba Mais!

Uma sugestão é criar um buzz em cima de aula de canto iniciante, por exemplo, para impulsionar sua escola de música.

Se destacar é uma das principais vantagens comerciais hoje em dia, e é preciso ser criativo e inovador para conseguir ficar na boca do povo, de forma que todos estejam falando sobre sua marca ou um produto em particular.

Afinal, o que é buzz marketing?

O termo buzz vem do inglês e tem seu significado definido como “burburinho, falação, agitação”, embora esta não seja uma tradução literal. É claro que existe uma vertente negativa nesse tipo de situação, mas não é o caso do buzz marketing.

Isso porque as ações são estrategicamente calculadas para apresentar o conteúdo. Não se trata apenas de deixar as pessoas falando sobre seu produto ou marca desenfreadamente, o ideal é que se estabeleça um diálogo sobre o item.

Para conseguir um bom efeito de buzz, é necessário ter algo interessante nas mãos. Você deve ser capaz de se destacar, agir de forma interessante e criativa para que o público comece a ter mais atenção ao que você tem a dizer.

Fique Antenado: Aprenda Com Especialistas E Domine O Marketing Digital!

Fique Antenado: Aprenda com especialistas e domine o marketing digital!

Participe desta jornada de aprendizado para usuários e empresários que desejam se destacar no mercado por meio do marketing digital. Tenha acesso a recursos exclusivos e aprenda as melhores estratégias aplicadas por experts do mercado.

Saiba Mais!

Um comercial de TV sobre limpeza de bancos automotivos pode não gerar um resultado tão surpreendente ou interessante se não tiver algum elemento que se destaque e chame a atenção do público, levando-o a se interessar por esse tipo de conteúdo.

É importante pensar que existe um foco para o buzz marketing. O objetivo é alcançar as pessoas certas. Claro que há muito benefício no caso de a ação viralizar e alcançar um grande número de pessoas, mas este não é o principal.

Na verdade, a ação de buzz marketing tem um objetivo muito mais estratégico, encaixando-se com a certeza de que as pessoas certas estão sendo atingidas pelo material e conversando a respeito.

As ações que geram diálogo e discussão têm um grande potencial de engajamento, mas devem ser feitas com cautela e muito estudo de personas e de seu público-alvo. Afinal, se não houver um estudo do impacto da ação, isso pode acabar sendo visto de forma negativa.

Os efeitos colaterais de uma ação de buzz marketing podem ser devastadores. É importante pensar que um erro na produção pode fazer as pessoas falarem negativamente da empresa, diminuindo muito os acessos.

Por isso, é essencial possuir um alto nível de responsabilidade quando você decide empregar as técnicas de buzz marketing. Uma piada mal colocada, um assunto complexo ou uma abordagem errada podem ser fatais para sua empresa.

Toda vez que você coloca as pessoas para discutirem sobre sua marca, é a identidade de sua empresa que está em jogo e pode acabar sendo muito prejudicada neste tipo de ação.

Por isso, você deve tomar todo o cuidado possível para evitar que o buzz reverta-se contra você. Portanto, para fazer um buzz sobre controle de portões, pense em características positivas que possam ser exploradas.

Se não houver um tom negativo ou preconceituoso, a polêmica pode até servir como um impulsionador da ação. Muitas empresas trabalham esse recurso provocando outras marcas, sejam elas concorrentes ou de outros setores.

Assim, elas incentivam a discussão e ainda possibilitam que a outra empresa utilize os mesmos recursos para gerar o seu próprio buzz.

Principais gatilhos do buzz marketing

Compreender o buzz marketing exige uma série de detalhes que devem ser calculados para conseguir aproveitar o melhor dessa técnica sem se prejudicar no futuro.

Por isso, é importante saber como e quando utilizar os gatilhos dessa ferramenta. Uma empresa de instalações hidráulicas prediais pode se beneficiar da utilização correta destes fatores.

Dentre os principais gatilhos que sua marca pode utilizar para gerar a discussão e ser colocada em foco, podemos citar:

  • Tabu;
  • Incomum;
  • Extraordinário;
  • Choque.
  • Segredo;
  • Hilaridade.

Escolher quais destes pilares serão utilizados em sua estratégia é fundamental para conseguir utilizar o buzz marketing de forma assertiva, possibilitando que você se torne um destaque entre o consumidor moderno.

1 – Lidando com o tabu

O tabu vem do conceito de algo “proibido”, que deve ser evitado e que não se deve falar a respeito. Vale lembrar que o tabu não lida com elementos que agridam a lei, sendo muito mais ligados à controvérsia.

Um assunto considerado tabu é aquele que as pessoas podem escolher lados e debater. Entretanto, muitos assuntos que são considerados tabu podem ofender minorias sociais, religiões ou outros grupos de pessoas.

Por isso, é essencial ter cuidado com as ações que deseja organizar, principalmente se elas envolvem a quebra de um tabu.

Ao lidar com questões sensíveis, você pode explorar o tabu para gerar questionamentos. É uma excelente maneira de engajar seu serviço de licenciamento ambiental cetesb, por exemplo.

É preciso ter sua estratégia muito bem definida para não sofrer nenhum tipo de represália quando abordar o assunto.

2 – Conhecendo o incomum

O incomum é aquilo que se destaca por escapar dos padrões que estamos acostumados, o que pode ser representado tanto por algo completamente novo quanto por um conceito que revoluciona o padrão.

Seu destaque não precisa ser algo polêmico, bastando apresentar uma nova forma de interação que seja surpreendente e única. Entretanto, o incomum precisa ter consistência para que você consiga utilizar esse gatilho de forma correta.

Quando você apresenta seu protocolo de qualificação de operação, deve torná-lo diferenciado de outras empresas para conseguir um bom resultado.

Uma vez que sem qualidade na ação de engajamento, o buzz dificilmente se sustentará por muito tempo. É preciso aproveitar o choque do incomum para gerar discussões duradouras e interessantes.

3 – Trabalhando o extraordinário

O extraordinário é um dos gatilhos mais positivos que existe no buzz marketing. Isso porque quando você explora as qualidades que tornam seu produto ou serviço algo único, é muito mais fácil aproveitar esse tipo de discussão.

O extraordinário então é algo que tem os mais variados elementos positivos e deve ser exaltado sempre que possível. Existem diversos modelos de explorar o extraordinário, tanto na campanha de marketing em si, no produto ou na própria marca.

O importante nestes casos é aproveitar o conceito de algo único e extraordinário para gerar interessantes discussões sobre o potencial criativo do produto ou serviço.

4 – Chocando seus consumidores

Este é o elemento mais comum do buzz marketing. O choque é parte natural da vida, e normalmente acontece quando um evento inesperado se apresenta. Neste caso, sua empresa consegue um bom efeito de choque que gera discussões sobre o acontecido.

O efeito de choque deve sempre levar o cliente a se questionar, e questionar os outros à sua volta. Assim, geram-se debates que fazem as pessoas conversarem sobre suas empresas de instalação elétrica, bem como suas qualidades e benefícios.

É importante evitar a todo custo o choque negativo, uma vez que este pode ser bastante prejudicial para seus negócios. O choque negativo é quando o impacto da ação acaba prejudicando algum grupo de pessoas.

5 – Contando segredos

Apelar para a curiosidade humana é um dos principais meios de gerar buzz. Somos criaturas naturalmente curiosas, e qualquer pessoa gosta de vasculhar pistas e dicas de segredos bem guardados.

Por isso, é possível criar diversas ações de impacto trabalhando em cima do conceito de descoberta e de segredos.

Oferecer algumas informações sobre o serviço de análise de água potável, mas manter um certo segredo, pode acabar atraindo muito mais clientes para o seu negócio.

Então, é possível fazer ações interativas, instigando o público a participar e fazer parte desse tipo de evento, o que possibilita novas interações.

6 – Uma boa risada

Trabalhar a hilaridade em suas ações de buzz marketing pode ser uma excelente estratégia, mas aqui também é necessário ter responsabilidade e cuidado. Isso porque as pessoas gostam de interações que as façam rir.

Entretanto, o tipo de humor utilizado deve ser cuidadoso para não ser ofensivo. Se você conseguir esse resultado, pode acabar criando um material único, repleto de interações divertidas que podem ficar marcadas.

Considerações finais

Utilizar estratégias de marketing é um passo fundamental para que sua empresa seja reconhecida e se torne relevante no mercado. Por isso, é essencial compreender quais são os melhores movimentos para esse tipo de ação.

O buzz marketing entra como uma ferramenta interessante, principalmente se você tiver a possibilidade de aproveitar toda a discussão e o engajamento para conseguir explorar seu material.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

atração ferramentas leads marketing negócios onboarding software tendências
-
Agência Gentileza
agenciagentileza.com.br

A agência gentileza planeja e desenvolve campanhas digitais para seu negócio sair na frente. Comunicar é muito mais do que transmitir informações. Nosso trabalho é simplificar os processos para que você e sua empresa possam chegar cada vez mais perto dos seus clientes e futuros clientes. E como fazemos isso? Entendendo sua marca e conhecendo seu público. Seu negócio precisa da linguagem certa e nós vamos ajudar você nisso. #EspalheGentileza com a gente!

Share on Facebook Share on X
Categorias
Jornada Marketing
Seu Guia Definitivo para o Marketing Digital

Jornada Marketing

Confira agora!

Posts recentes

  • Como o Monitoramento de SEO Garante Crescimento Sustentável e Tráfego Qualificado
  • Estratégias Eficientes de Tráfego Pago: Como Gerenciar Campanhas com Resultados Reais
  • 10 Estratégias de Marketing Digital para Empresas de Energia Solar Conquistarem o Topo do Google e Bing
  • Manutenção de Sites: O Que É, Por Que Fazer e Como Garantir um Site Saudável e Atualizado
  • Seo para sites que converte: estratégias testadas e aprovadas
Tags
agência de marketing Agência de marketing digital full-service Agência de marketing digital Natal RN Agência de marketing online Natal RN Agência de publicidade digital em Natal RN Agência especializada em Google Ads Natal Campanhas de Google Ads otimizadas Campanhas digitais eficazes Natal RN Consultores de marketing digital em Natal RN Consultoria de marketing digital em Natal Consultoria em marketing digital personalizada Consultoria SEO para empresas Criação de conteúdo otimizado SEO Criação de sites profissionais Natal RN Desenvolvimento de sites WordPress Desenvolvimento web focado em SEO Desenvolvimento web Natal RN Design responsivo para sites Especialistas em Google Ads Brasil especialistas em marketing Especialistas em marketing digital Natal RN Estratégias de marketing digital inovadoras Estratégias de marketing digital para PMEs em Natal gentileza Gentileza Marketing Digital Gentileza Marketing Digital serviços Gestão de Google Ads em Natal marketing digital Marketing Digital especializado em SEO Marketing digital focado em resultados Natal RN Maximização de orçamento em marketing digital Melhores agências de marketing digital em Natal Melhoria de tráfego orgânico site Otimização de SEO em Natal Parceiro Google para gestão de Ads Planejamento de marketing digital em Natal Planejamento estratégico marketing digital Sebrae RN Segurança avançada para sites WordPress SEO Serviços de marketing online em Natal Serviços de SEO avançados Brasil Serviços de SEO em Natal RN Soluções completas em marketing digital Soluções digitais personalizadas Natal RN
Social Links

Continue Reading

Previous post

Como criar uma Loja no Instagram?

Como Criar Uma Loja No Instagram? - Loja Do Instagram
Marketing De Relacionamento. Por Que Investir Nesse Método? - Marketing De Relacionamento
Next post

Marketing de relacionamento. Por que investir nesse método?

Related Posts
Como o Monitoramento de SEO Garante Crescimento Sustentável e Tráfego Qualificado
-
AudiênciaEngajamentoEstratégiaGentileza Marketing DigitalMarketing de ConteúdoMarketing de PerformanceMarketing DigitalPresença onlineSEOTráfegoVendas
Como o Monitoramento de SEO Garante Crescimento Sustentável e Tráfego Qualificado
Saiba como o monitoramento de SEO ajuda a garantir crescimento sustentável e tráfego qualificado com estratégias precisas, análise de desempenho e otimização contínua.
31 de maio de 2025
Read more
Estratégias Eficientes de Tráfego Pago: Como Gerenciar Campanhas com Resultados Reais
-
anúnciosAudiênciaEngajamentoEstratégiaGentileza Marketing DigitalGoogle AdsMarketing de BuscaMarketing de PerformanceMarketing DigitalTráfegoVendas
Estratégias Eficientes de Tráfego Pago: Como Gerenciar Campanhas com Resultados Reais
Descubra estratégias eficientes de tráfego pago e aprenda a gerenciar campanhas com foco em resultados reais, otimizando investimentos e aumentando a conversão.
31 de maio de 2025
Read more
10 Estratégias de Marketing Digital para Empresas de Energia Solar Conquistarem o Topo do Google e Bing
-
anúnciosAtraçãoAutomação de marketingBlogGentilezaGentileza Marketing DigitalGoogleGoogle AdsInstagraminteligência artificialInteligência ArtificialMarketing de AfiliadosMarketing de BuscaMarketing de ConteúdoMarketing de DiferenciaçãoMarketing de InfluênciaMarketing de Performance
10 Estratégias de Marketing Digital para Empresas de Energia Solar Conquistarem o Topo do Google e Bing
Nos últimos cinco anos, as buscas por “empresas de energia solar” cresceram mais de 70% no Brasil, refletindo a escalada do interesse por soluções sustentáveis e tecnologias fotovoltaicas. 🚀 Se você atua no mercado de energia solar e marketing digital,...
30 de maio de 2025
Read more

Descubra Mais no Nosso Instagram!

Conecte-se com a Gentileza Marketing Digital para Inspiração e Inovação Diárias

Siga-nos no Instagram! Explore as últimas tendências, dicas de marketing digital, e veja nossos projetos em ação. Clique e junte-se à nossa comunidade criativa!

This error message is only visible to WordPress admins
Houve um problema com seu feed do Instagram.

Curta agora no Instagram!
Gentileza Agência De Marketing Digital Natal Rn - Agência Gentileza Marketing Digital Natal Rn. Aumente Suas Vendas Com Inbound Marketing, Criação De Site, Google E Seo Pra Ficar Em Primeiro.
Gentileza Agência De Marketing Digital Natal Rn - Agência Gentileza Marketing Digital Natal Rn. Aumente Suas Vendas Com Inbound Marketing, Criação De Site, Google E Seo Pra Ficar Em Primeiro.

Não há limites para o que podemos criar juntos.

Se você quer ver suas ideias ganharem vida, junte-se a nós e vamos torná-las realidade!
Vamos conversar?
Image Link

Desde 2010, a Gentileza Marketing Digital vem sendo sinônimo de transformação, dando vida e energia a cada projeto!

Certicados e Parceiros
Certicado Google
Sebrae Rn
Acesse agora:
Quem SomosClientesServiçosOrçamentoBlog GentilezaContatoJornada Marketing
Nossas Soluções:
Google AdsSEOWebsitesBrandingE-CommerceConsultoria
Atendimento:
WhatsAppDiagnósticoContatoPrivacidadeTermos e Condições
ServiçosAtendimentoSuporte

Gentileza Marketing Digital © Todos os Direitos Reservados – Natal – RN / Brasil. (84) 98147-9454 (84) 99637-5333 CNPJ: 11410604/0001-22

Compartilhe & Espalhe:

plugins premium WordPress