Copywriting é uma estratégia focada na produção de textos com o objetivo de convencer o leitor a realizar uma ação. Essa ação pode ser comprar um produto, cadastrar-se para receber um newsletter, dentre outros objetivos.
Essa tática é constantemente usada pelos departamentos de marketing e vendas, tanto nos canais online quanto offline, sendo essencial para convencer o público, por meio do uso estratégico de palavras.
Mas não são todas as empresas que conseguem fazer isso ou que são capazes de encantar o leitor, a ponto de fazê-lo seguir todas as ações indicadas.
Porém, os negócios que dominam essa habilidade conseguem resultados surpreendentes, e seus materiais fazem a diferença em suas estratégias de marketing.
O maior objetivo das organizações hoje em dia é aumentar o número de conversões, a rede de clientes e os potenciais clientes, mas antes de começar a escrever qualquer coisa, primeiro é necessário entender um pouco mais sobre o assunto.
Pensando nisso, neste artigo, será abordado o conceito de copywriting, qual seu objetivo no marketing digital, como funciona na produção de conteúdos, quais elementos ajudam a gerar vendas e como saber se o material é atraente o bastante.
Entenda o que é copywriting
Copywriting é uma estratégia focada na produção de conteúdos que convencem o leitor a realizar determinada ação. É um material de caráter persuasivo e que utiliza os gatilhos mentais para atrair o interesse do leitor.
O objetivo é gerar conversões e vendas e a estratégia é usada há um bom tempo, como no caso da redação publicitária.
Objetivo do copywriting no marketing digital
O CTA (chamada para ação) é um dos principais elementos da copy, e ao longo de toda a jornada de compra, é necessário que o leitor tome algumas atitudes, como assinar a newsletter de uma empresa de boroscopia.
No entanto, outras ações também podem ser influenciadas ao longo do material, como fazer o download de um conteúdo, permanecer no blog, ler outra publicação, dentre outras ações compatíveis com a estratégia estabelecida.
Com base nessa técnica, o conteúdo é capaz de convencer e cativar a atenção do visitante, fazendo com que ele siga todas as instruções passadas.
O profissional responsável pela criação da copy educa e capacita a persona sobre os produtos e serviços da marca, deixando claro que suas soluções são as melhores opções para o mercado.
Tudo é feito por meio da produção de materiais ricos e de qualidade, dentre os quais se destacam:
- E-books;
- Whitepapers;
- Webinars;
- Infográficos.
Porém, antes de começar a produzir os conteúdos, primeiro é imprescindível saber como funciona o copywriting.
Funcionamento da copy na produção de conteúdos
O foco do copywriting é gerar vendas, por isso uma empresa de locação rolo compactador deve considerar a jornada de compra do consumidor, desde o primeiro contato com a marca até o momento da venda.
É assim que a companhia vai envolver e persuadir seu público, e o redator deve usar técnicas para conhecer melhor o público da marca e sua persona.
Até que o usuário finalmente decida comprar a solução, o propósito do copywriting é apresentar e informar as vantagens que o consumidor terá ao adquirir a oferta, e só depois vai usar argumentos para convencê-lo de que a opção da marca é a melhor.
Nem todos os textos têm o objetivo de fazer com que o público consuma, pois muitos podem indicar outras ações, considerando a etapa em que o lead se encontra dentro da jornada de compra.
Uma pessoa que ainda não está pronta para comprar, pode baixar um ebook, sim escrever para algum evento, fazer um orçamento, entre outras possibilidades.
O que vai induzir a ação é o CTA junto com os gatilhos mentais, assim, a marca consegue persuadir o público e realizar ações por meio do uso de mecanismos mentais que facilitam a decisão de compra.
Dessa forma, o texto produzido por um fabricante de injeção de poliuretano para impermeabilização vai usar palavras e termos que vão impactar o consumidor.
Elementos para gerar vendas
Existem alguns elementos para produzir uma copy realmente capaz de gerar vendas, e dentre os mais importantes estão:
Storytelling
Storytelling é uma estratégia que conta histórias para o leitor, de acordo com o tipo de negócio. Pode ser a história da empresa, a história de um cliente com ela e assim por diante.
A ideia por trás disso é mostrar para o leitor de que modo os produtos e serviços são capazes de mudar sua vida, ou seja, como a realidade dessa pessoa pode mudar para melhor.
Usar o storytelling na hora de escrever textos é muito melhor do que simplesmente descrever os produtos, pois envolve uma narrativa cativante e com a qual o público se identifica.
Gatilhos mentais
Um fabricante de escada de mármore travertino deve inserir os gatilhos mentais em seus textos, por meio do uso de termos e expressões que causam emoções e sentimentos específicos no leitor.
Isso ajuda a potencializar o poder das técnicas de persuasão, e um dos gatilhos mais usados é o de urgência. Ele se caracteriza pelo estímulo de pressão no público, por exemplo, dizendo que uma oferta acaba em X dias.
Também existe o gatilho de escassez que está diretamente relacionado com as táticas usadas por grandes lojas do comércio eletrônico. Com ele, a empresa ativa o senso de perda e faz com que a pessoa aproveite as ofertas.
O gatilho do comprometimento induz o indivíduo a fazer uma promessa, enquanto o de aprovação social se baseia em depoimentos que mostram para os consumidores as experiências positivas vividas por outros clientes.
Quando alguém fala que gostou do produto vendido por uma confecção de uniforme social preto, outras pessoas passam a se interessar mais por ele, mesmo porque o consumidor acredita muito mais no que os clientes falam do que no que a empresa fala.
Oferta de valor
Para uma copy capaz de vender, também é muito importante fazer uma oferta irresistível, algo que se consegue por meio de algumas técnicas, como agregar valor ao produto.
Ele não deve ser vendido apenas como uma mercadoria ou serviço, mas como uma verdadeira solução. É necessário mostrar para as pessoas de que forma o produto em questão vai mudar a vida delas.
É necessário falar sobre seus benefícios, qualidade, funções, usos e tudo aquilo que mostre o valor da oferta.
Garantia
Oferecer uma garantia é uma estratégia muito comum e muito bem vista aos olhos dos consumidores, além disso, dependendo da solução que a marca vende, é obrigado oferecer uma garantia.
Se um fabricante de manipulador telescópico agricultura oferecer esse benefício para seu cliente, vai fazer com que o consumidor se sinta mais seguro na hora de comprar.
Ele sabe que se não gostar do produto pode receber o dinheiro de volta, sem maiores transtornos. Essa vantagem é praticamente irresistível, principalmente no comércio eletrônico.
CTA
Por fim, outro elemento que não pode faltar em uma copy vendável é o CTA, afinal, é responsável por orientar o usuário naquilo que ele deve fazer em seguida, como assinar a newsletter, comprar o produto ou qualquer outra coisa do desejo da marca.
O CTA usado no site de uma empresa de compensado naval 25mm deve usar poucas palavras e linguagem no imperativo, por exemplo, “Baixe Aqui”.
A chamada para a ação é muito importante porque conscientiza o visitante acerca daquilo que ele precisa fazer e induz uma decisão. Mesmo parecendo algo muito simples, é capaz de aumentar as vendas da copy.
Como saber se o conteúdo é atraente
Para saber se o conteúdo criado é atraente o bastante, primeiro é necessário verificar se ele transmite sensação de urgência para o prospect, mostrando o quanto a solução pode resolver seu problema.
A marca também deve ter certeza de que seu material é único, ou seja, que não é facilmente encontrado pela internet e algo que as pessoas realmente gostam de ler e ver.
A utilidade também deve ser questionada, afinal, ninguém tem tempo a perder com materiais de baixa qualidade. Assim sendo, uma empresa de reparo de parabrisa trincado deve transmitir os benefícios para o leitor e como a informação resolve seu problema.
Garanta que o material seja específico, pois o maior erro durante a produção de uma copy é tentar agradar todas as pessoas. A marca não deve tentar falar sobre tudo, mas, sim, focar em algo específico.
Considerações finais
A estratégia de copywriting deve ser usada pelas empresas porque ao mesmo tempo em que leva informação útil para os usuários, ainda é capaz de gerar vendas.
Desde que conte com os elementos certos, trará ótimos resultados para o negócio em relação aos seus lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.