Growth hacking é o nome dado ao marketing orientado a experimentos, que tem como principal objetivo encontrar oportunidades que ajudem a empresa a se desenvolver de maneira rápida.
O objetivo de qualquer organização é crescer, principalmente aquelas que estão iniciando suas atividades no mercado agora, por essa razão, procuram maneiras de potencializar esse crescimento. É aqui que o growth hacking se encaixa.
Essa expressão se tornou muito conhecida nos últimos anos e se mostrou como a solução ideal para qualquer negócio que queira crescer.
Podemos dizer que essa estratégia abrange uma nova forma de pensar sobre marketing digital, e ajuda as organizações a alcançarem aquilo que elas desejam, com mais rapidez e economia.
Todo gestor de marketing sabe o quanto é importante para as empresas investirem na divulgação de sua marca, produtos e serviços. É dessa forma que elas chegam a um número maior de pessoas e aumentam as vendas.
Uma companhia que vende gera lucros, e isso representa o crescimento dela no mercado em que atua.
Para ajudar os gestores nesse processo, vamos explicar o que é growth hacking, como ele pode ajudar as companhias em seu amadurecimento, além de dar algumas dicas para implementá-lo nas estratégias de marketing.
Entendendo o que é growth hacking
O growth hacking veio para mudar a maneira como os negócios adotam estratégias voltadas para seu crescimento. Por meio dele, esse processo é mais acelerado, visto que é capaz de identificar os pontos críticos da empresa.
Ao implementar essa prática, é necessário realizar experimentos, por isso, as equipes precisam elaborar hipóteses, verificar a validade delas, fazer testes e a partir disso descobrir oportunidades e brechas de crescimento.
Qualquer tipo de organização, como uma confecção de camiseta personalizada para casal, pode investir em growth hacking, também conhecido como marketing orientado a experimentos.
Essa definição partiu de Sean Ellis, um profissional que usou essa prática em startups que hoje são gigantes do mercado.
Os pontos críticos são identificados por meio de indicadores-chave (KPIs), que são usados para medir fatores como:
- Sucesso;
- Tráfego;
- Leads;
- Vendas.
Logo, se o tráfego foi identificado como um ponto crítico, o growth hacking faz experimentos para que o site consiga atrair mais visitantes.
A definição dos indicadores-chave depende do conceito atribuído pelo negócio à palavra sucesso. Por exemplo, existem empresas que têm como seu principal KPI o número de vendas, e ele pode dar origem a outros indicadores.
Agora, no caso de um site monetizado por anúncios, o sucesso é ter um tráfego grande, o que exige planejamento para definir os anúncios.
Em vista dessa primeira definição, alguns empreendedores se perguntam qual é a diferença entre o growth hacking e as técnicas de marketing voltadas para o crescimento do negócio.
Em primeiro lugar, uma empresa de serviço de motorista precisa entender que nem todas as técnicas se focam nos KPIs, o que faz com que muitas empresas desperdicem esforços com ações que não levam aos seus objetivos.
Por outro lado, eles são exatamente o que o growth hacking procura. No entanto, o diferencial que mais se destaca é o fato de que tudo isso é feito de maneira ágil e pouco custosa.
Isso se dá por meio dos métodos de experimentos que validam diferentes hipóteses, e é assim que uma marca descobre como crescer de maneira rápida e sem gastar muito.
Contudo, é um erro achar que esse método faz milagres, visto que é necessário investir em ferramentas voltadas para os processos de automação e os experimentos em si, além da necessidade de montar times preparados para encontrar boas soluções.
De modo geral, para trabalhar com o growth hacking, é necessário passar por um passo a passo, que envolve o objetivo, que serve para definir o que a estratégia deve alcançar.
Outro ponto é a hipótese, que nada mais é do que elaborar, por meio do know-how e a intuição dos profissionais, as principais hipóteses.
Os experimentos, por sua vez, são a realização de testes que comprovam a eficiência da hipótese elaborada. Por fim, temos as ferramentas de teste, de automação e o próprio Google Analytics.
Como o growth hacking ajuda uma empresa?
Organizações dos mais variados tipos, como uma empresa de monitoramento eletrônico residencial, podem questionar as fórmulas de marketing mais antigas.
Antigamente, a marca precisava entrar em contato com os veículos de comunicação tradicionais e levantar os custos das estratégias de publicidade.
Mas não havia nenhuma garantia de que a campanha afetaria as pessoas certas, colocando em xeque o retorno esperado.
O próprio consumidor começou a questionar essas ações, fazendo com que a publicidade criasse outros meios para convencer as pessoas que não acreditam apenas no que a marca diz.
Tudo isso fez com que investir em publicidade tradicional se tornasse algo inviável e, por essa razão, as empresas desenvolveram novas maneiras de obter resultados com o marketing.
Nesse processo, o growth hacking chegou trazendo soluções rápidas e muito mais baratas do que o marketing tradicional.
Negócios dos mais variados tipos, como uma clínica de exames ocupacionais, se tornaram mais escaláveis, repetíveis e sustentáveis.
A prática exclui tudo o que não oferece retorno garantido, que não pode ser transformado em processo e exige muito trabalho manual ou que demanda muito tempo e recursos.
Ela olha para as atividades do negócio e pergunta como elas podem ser feitas em escala, de maneira repetível e que não demande muito tempo ou investimento. Com isso, as oportunidades de crescimento aumentam.
É dessa forma que o growth hacking ajuda as empresas e é um motivo pelo qual tem sido muito aplicado pelas startups.
Elas utilizam a técnica para crescer rapidamente e com poucos recursos, provando aos possíveis sócios e investidores que é capaz de se expandir e impactar o mercado.
A boa notícia é que negócios de todo tipo e tamanho, como um empreendimento de salgados para festa infantil, pode utilizar essa prática, seja para lançar um novo produto ou qualquer outra necessidade.
Como implementar o growth hacking ao seu negócio
Existem várias estratégias que ajudam a implementar o growth hacking aos negócios, e dentre as que mais se destacam estão:
1 – Investir no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes para as empresas que querem aumentar o tráfego no site. Se o canal possuir materiais de qualidade, certamente vai atrair um número maior de pessoas.
Mas apenas publicar conteúdos relevantes não é o suficiente, sendo necessário adotar outras estratégias dentro do marketing de conteúdo.
Por exemplo, as publicações de um escritório de locação de sala comercial por hora devem ser otimizadas por meio do SEO. Outra prática importante é o guest post, que consiste na formação de parcerias para a criação de conteúdos fortes e relevantes.
Para as empresas que querem adquirir mais leads, é necessário aplicar outros elementos de captura, como chamadas para ação (CTAs), banners e formulários.
2 – Utilizar o princípio da escassez
A escassez é um dos gatilhos mentais mais utilizados pelo growth hacking e motiva as pessoas a comprar um produto ou serviço imediatamente. Isso acontece porque ele transmite a ideia de que a solução é escassa e valiosa.
Ao perceber que o produto está acabando ou se destina apenas a algumas pessoas, o consumidor sente a necessidade de adquiri-lo.
Dessa forma, um fabricante de rótulo adesivo personalizado consegue acelerar a aquisição de clientes, sem que para isso seja necessário investir mais em publicidade.
3 – Apostar no marketing de referência
O marketing de referência é utilizado por grandes empresas e pelos principais nomes do mercado, visto que é uma das estratégias de visualização mais importantes para o growth hacking.
Trata-se de transformar os clientes de uma empresa em promotores da marca. O funcionamento é bem simples, pois o usuário indica alguém para ser cliente e recebe uma recompensa por sua indicação.
Por meio dele, a companhia incentiva o marketing boca a boca, reduzindo o custo de aquisição de clientes, potencializando o crescimento da companhia e alavancando sua base de usuários.
Uma empresa de polimento de mármores pode relacionar o marketing de referência com o marketing de fidelização. Clientes que recomendam o produto ou serviço para seus conhecidos, portanto, podem fazer parte dos programas de fidelidade.
Conclusão
O growth hacking se preocupa com o alcance dos indicadores-chave, pois seu objetivo é fazer com que eles funcionem de maneira rápida e econômica. Para isso, identifica brechas de crescimento para o negócio.
Utilizar essa prática ajuda a validar ideias escaláveis, repetíveis e sustentáveis. Assim sendo, se uma estratégia não possui essas características ou não pode desenvolvê-las, é automaticamente descartada pelo growth hacking.
Quanto antes ele fizer parte da mentalidade da companhia, melhores serão os investimentos e o tempo dedicado ao marketing digital. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.