O Google ADS é uma plataforma criada pelo próprio buscador para que empresas e pessoas possam criar anúncios patrocinados, que são exibidos de várias formas. Atualmente, o recurso é a principal fonte de renda no buscador.
Todo empreendedor precisa conhecê-la, já que tem um poder inigualável de alavancar os negócios e seus resultados. Por meio desses serviços, os usuários têm acesso a links patrocinados relacionados aos termos procurados.
Gestores e empreendedores precisam entender seu funcionamento e suas vantagens, pois é dessa forma que vai criar anúncios competitivos e que realmente sejam capazes de atrair clientes.
O objetivo das marcas é impactar as pessoas, entregando as soluções certas para as suas necessidades, e um dos principais recursos para fazer isso é o Google Ads. Ao usar essa ferramenta, a companhia tem mais facilidade para captar leads.
Entretanto, mesmo estando presente no dia a dia das pessoas e empresas, muitos ainda têm dúvidas sobre seu funcionamento e se de fato investir nessa estratégia é realmente uma boa escolha.
Para esclarecer os questionamentos, vamos explicar o conceito de Google Ads, por que as empresas devem usar essa ferramenta, além de algumas dicas para criar anúncios na plataforma. Confira!
Entenda o que é Google Ads
Até 2018, essa ferramenta era mais conhecida como Google AdWords. Contudo, ainda que seu nome tenha mudado para Google Ads, esta continua sendo a plataforma de anúncios online que mais gera receita ao buscador.
Seu objetivo é exibir anúncios relevantes para os usuários, entregando exatamente aquilo que as pessoas procuram. Isso acontece quando o usuário pesquisa uma palavra-chave relacionada ao negócio anunciante.
Por exemplo, se alguém pesquisar sobrevaral de corda retrátil, vai encontrar conteúdos sobre o assunto e links de empresas que anunciam esses produtos.
O usuário vai acessar a fonte que melhor atende suas necessidades, afinal, sempre que alguém pesquisa algum assunto na internet, existe uma intenção por trás. Pode ser que ele queira apenas se informar sobre o assunto, mas também pode ser que deseja comprar.
Para atender todas essas necessidades, as empresas podem trabalhar com diversos formatos de anúncios, como:
- Campanhas de pesquisa;
- Campanhas locais;
- Vídeos;
- Anúncios em aplicativos;
- Rede de display.
Essas e outras possibilidades ajudam a levar respostas para os usuários, posicionando o seu negócio entre os primeiros resultados da pesquisa, para que ele tenha a chance de atrair mais pessoas.
A diversidade de formatos é algo muito positivo porque, além de entregar a resposta certa para as pessoas, ainda mostra o conteúdo com um formato que mais agrada. O objetivo é fazer com que a prospecção seja mais assertiva.
Por que usar o Google Ads?
Ao anunciar no Google Ads, tanto uma loja de acessório para piscina quando quaisquer outros tipos de empreendimentos tem acesso a uma série de vantagens, como:
Aumenta o reconhecimento de marca
Antigamente, as empresas trabalhavam o reconhecimento de marca por meio de métodos pouco mensuráveis, como no caso da publicidade tradicional em canais como TV, rádio, jornais e revistas.
Com a chegada do marketing digital, principalmente após o Google Ads, as empresas passaram a adotar outro tipo de divulgação. Agora, elas conseguem anunciar para seu público e aparecer para as pessoas certas nos momentos mais oportunos.
Esse recurso possibilita aumentar o tamanho da audiência ao segmentar o público em outros sites, por meio da rede de display. A companhia aumenta seu reconhecimento de marca porque as pessoas visualizam a empresa em vários lugares.
Acesso às melhores estratégias
Supondo que uma marca desenvolva um novo produto ou então que sua solução possua um recurso que seja capaz de atrair novos clientes. Ela fala sobre isso em seu anúncio e atualiza as informações na landing page.
Ao mesmo tempo, resolve testar uma estratégia de lance automático, com o objetivo de melhorar as conversões. Depois de 30 dias, a empresa nota melhoras no número de conversões.
Assim sendo, decide implementar a mesma estratégia sobre o auto transformador 1000 kva em outras campanhas, mas precisa descobrir o que realmente funcionou, se foi o novo anúncio ou os lances automáticos.
Usando o Google Ads, a companhia tem a opção de experimentar as duas alterações e testá-las durante certo período. Trata-se dos testes A/B, que também garantem que os dados do experimento sejam estatisticamente verificados.
Vincular o Google Ads e com o Google Analytics
Também é possível vincular as contas do Google Ads e Google Analytics, pois enquanto no primeiro a empresa faz seus anúncios, no segundo consegue saber tudo o que elas fizeram depois de clicar neles.
Dessa forma, fica mais fácil entender quanto tempo o visitante permaneceu na página, quais e quantas páginas foram visitadas, taxa de rejeição da página de destino, além de detalhes sobre novos visitantes e sobre os recorrentes.
Vincular essas duas contas é a melhor maneira de uma empresa de asfalto a frio em saco 25 kg ter acesso há muito mais informações. Além de avaliar o desempenho das campanhas, também é possível experimentar diferentes variações.
Ambas as plataformas ajudam a criar conteúdos usando palavras-chave de excelente desempenho, e com elas, não é possível melhorar o resultado no ranking de pesquisas orgânicas.
Incentiva o público a comprar
Dificilmente as pessoas fornecem seus dados de contato ao visitarem uma página pela primeira vez. Isso acontece porque as informações estão disponíveis o tempo todo, visto que, antes de tomar uma decisão, o consumidor faz muitas pesquisas.
O papel das marcas nesse processo é influenciar a decisão de compra de quem visitou o site, o mais rápido possível. Uma das maneiras de fazer isso é por meio das campanhas de remarketing no Google Ads.
Além disso, os usuários que visitaram o site de uma empresa de impermeabilização box banheiro por meio de qualquer fonte podem ser categorizados em diferentes públicos-alvo.
Esse recurso permite que as pessoas recebam mensagens segmentadas pela marca, em diferentes sites que pertencem à rede de display do buscador. Mas, para aproveitar todas essas vantagens, é necessário saber usar a ferramenta.
Passo a passo para criar anúncios no Google Ads
Para criar anúncios no Google Ads, é necessário seguir alguns passos importantes, assim você garante bons retornos para o seu investimento. São eles:
1 – Criar uma conta
O primeiro passo é criar uma conta, bastando acessar o site da ferramenta e clicar na opção “começar agora”. Após isso, insira as informações solicitadas sobre a empresa e crie uma campanha-teste para testar as funcionalidades da plataforma.
Também é neste momento que o anunciante insere informações sobre a forma de pagamento. Depois de cumprir todas essas etapas, o cadastro é criado e o anunciante já pode começar a atrapalhar as ações de marketing.
2 – Definir o orçamento
Depois de criar a conta, um fabricante de cabos 4mm deve determinar um orçamento que vai limitar a exposição dos anúncios.
Outra vantagem do Google Ads é que suas campanhas são escaláveis, portanto, é possível começar com um valor mais baixo e ajustá-lo conforme suas necessidades.
3 – Segmentar os clientes
A segmentação dos clientes é definir as características do público, com base em critérios como informações geográficas, os dados demográficos, faixa etária, entre outras.
O objetivo é atingir o público certo, independentemente de sua quantidade. Depois, ao falar com as pessoas certas, a marca conversa com quem realmente pode se tornar cliente, o que torna os resultados efetivos.
4 – Escolher o tipo de anúncio
Um fabricante de adesivo para comércio personalizado pode escolher entre diversos formatos de anúncios para impactar o público.
Na rede de pesquisas, a resposta vem em formato de links que os usuários podem clicar, enquanto que na rede de display, o anúncio é veiculado em diferentes plataformas, como sites e blogs.
Também é possível optar pelo Google Shopping, em que toda vez que o usuário fizer uma pesquisa, o buscador exibe as mercadorias para que a pessoa possa fazer uma comparação de preço.
Do mesmo modo, existe a possibilidade de anunciar em formato de vídeo que será exibido no YouTube, além das campanhas transmitidas em aplicativos, como jogos, entre outros.
5 – Escolher a palavra-chave
Por fim, escreva a palavra-chave que melhor descreve aquilo que o seu negócio faz. Por exemplo, o negócio que terceiriza o serviço de motoboy pode optar pelo termo “empresa de entrega motoboy” para criar os anúncios.
Lembre-se de que a escolha da palavra não é algo aleatório, mas baseada nas características do seu público. Feito isso, a empresa já está pronta para criar suas campanhas Ads.
Considerações finais
O Google Ads é uma excelente plataforma para anunciar na internet e impulsionar a presença da sua marca nos canais digitais.
A ferramenta oferece diferentes recursos e formatos para que a marca consiga impactar seu público do jeito certo. Seguindo as dicas que passamos aqui, é possível criar uma excelente campanha e obter ótimos retornos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.