Desenvolver e manter um posicionamento de marca se tornou fundamental com o crescimento da competitividade do mercado e presença de uma economia globalizada, uma vez que influencia na qualidade das estratégias aplicadas.
É muito importante que esse recurso seja criado e aplicado constantemente no negócio, não necessitando ser algo imutável, mas deve sempre lembrar os consumidores sobre essas características do negócio.
Ao que se refere o posicionamento de marca?
De acordo com a definição criada por Philip Kotler, considerado como o pai do marketing, o posicionamento de marca se refere ao desenho da oferta comercial de modo a ocupar um lugar essencial na mente dos compradores.
Logo, é uma ferramenta que envolve questões de visibilidade, conexão com os consumidores e compreensão do estado da empresa em relação ao mercado e aos gostos do seu público-alvo.
De forma mais simplificada, o posicionamento de marca está relacionado com a forma com a qual as empresas são percebidas pela audiência, gerando uma influência direta no desenvolvimento e qualidade das estratégias de marketing.
Portanto, é uma forma de demonstrar as características de uma instituição e o que ela deseja oferecer, o que consegue ficar perceptível por meio de seus produtos ou serviços, fora o fato de funcionar como base para as campanhas e estratégias.
Um exemplo, um negócio de serviço de segurança para eventos que se posiciona como uma marca de exclusividade, conforto e proteção, o que precisa ficar claro em seu web site e nas campanhas de seu serviço, focando nessa ideia.
É tudo uma questão de conhecer o público, saber como e para quem se posicionar, baseando-se nos valores que fazem com que a empresa seja diferente dos outros negócios concorrentes.
Deve-se destacar que esse é um recurso essencial para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou segmento, havendo sempre um momento e oportunidade de sucesso disponível a ser alcançada.
O foco do posicionamento de marca não está especificamente no produto, mas sim na forma com a qual o consumidor percebe a empresa e o comércio em si. Então, é algo muito mais amplo do que apenas promover um serviço.
Essa é a informação e característica que explica a necessidade de manter uma continuidade na sua aplicação e desenvolvimento.
Portanto, a base para o desenvolvimento de um posicionamento de marca está voltada para a união entre segmentação e diferenciação, a partir do oferecimento de algo diferente para os consumidores, fazendo com que eles optem por ela.
Dessa maneira, essa é uma ferramenta utilizada por muitas marcas famosas, investindo de forma pesada na sua divulgação, para que os consumidores consigam mantê-la na mente por essas características e de fato pensar nela assim, tendo mais sucesso.
Um outro exemplo, um negócio de transporte fretado para empresas que tem seu posicionamento voltado para o estabelecimento de uma relação mais próxima com o consumidor e na certificação de uma experiência de uso de maior qualidade.
Portanto, a base para a criação de um posicionamento de marca eficiente precisa ser nas opiniões e visões dos compradores, para que ela consiga se instalar de fato na mente deles, tornando o conceito tão complexo.
É importante ter em mente que a concretização completa do posicionamento de marca só acontece quando ela consegue se intensificar no imaginário de sua audiência, misturando-se com seus valores e sentimentos e instalando-se como lembrança imediata.
Portanto, essencialmente, é um recurso que deve estabelecer uma conexão com os consumidores, garantindo total compreensão e entrega das soluções que eles buscam.
Quais as vantagens do posicionamento de marca?
Sendo assim, quando o posicionamento de marca consegue ser realizado da forma correta, funcionando como um lembrete nos valores e lembranças do seu público, ele pode gerar diversos benefícios, como os analisados a seguir.
Vendas constantes
Primeiramente, tendo em mente que o conceito de posicionamento de marca se refere à forma com a qual os clientes veem uma empresa e como ela quer ser vista por eles, fazendo com que ela se torne relevante para eles, ela trabalha com associação.
Consequentemente, ela será lembrada pelos consumidores por pequenas características instaladas em sua memória, fazendo com que os clientes se tornem fiéis e as vendas não parem de acontecer, sempre relembrando alguém para fazer a compra.
Por exemplo, se uma pessoa vê o posicionamento de marca de uma empresa terceirizada de portaria e a relaciona com conforto, privacidade e segurança, quando precisar de um serviço desse, ela se lembrará dele por essas características, contratando-a.
No entanto, o mesmo pode acontecer de forma contrária, ou seja, ela lembra da empresa ao pensar em um serviço que peça conforto, privacidade e segurança, o que também faz com que ela contrate-a.
Consequentemente a isso, as vendas do negócio se tornam constantes, uma vez que ela consegue criar essa instalação na mente do seu público completo, fazendo com que todas a guardem como lembrança e realizem a compra quando necessário.
Aumento da fidelização
Outro fator proveniente da capacidade de fazer com que os compradores se lembrem da empresa por características positivas é o aumento da fidelização, ou seja, dos compradores com frequência e que defendem a marca.
Dessa maneira, além de eles fazerem mais de uma compra, eles a deixam em destaque, pois não a trocam por um negócio concorrente, fazendo com que o seu público fique concentrado nela, ganhando cada vez mais relevância no mercado.
Isto é, se uma empresa especializada em limpeza de vidros se mantém na mente dos seus consumidores, ao pensar neste tipo de serviço, ele pensará diretamente nela, sem procurar por novas opções ou mudar de instituição.
Ademais, possuir clientes fiéis e que se lembram da sua empresa faz com que eles realizem o marketing boca a boca, o qual é conhecido por ser mais eficiente do que o normal, uma vez que aumenta a credibilidade e confiança.
Um exemplo prático, se um usuário contratou um serviço de revitalização de piso laminado e se sentiu muito satisfeito com o resultado, ele falará com seus amigos e conhecidos sobre a qualidade e o recomendaram.
Isso aumenta a confiança na hora de um novo cliente contratar o serviço, porque foi indicado por alguém que testou, teve a experiência de fato, e mesmo assim, deixou bons comentários sobre.
O mesmo acontece com o posicionamento de venda, uma vez que, se uma pessoa pergunta por indicações de determinado produto ou serviço, por estar na mente de um deles, rapidamente ela aparecerá como lembrança e será citada como indicação.
Diminuição do CAC
CAC é a sigla para Custo de Aquisição do Cliente, referindo-se exatamente a essa informação, o valor que uma empresa gasta para adquirir um novo comprador, o que pode ser algo muito alto se ela possuir baixa fidelização.
Isso acontece porque, se uma empresa não possui clientes fiéis, significa que sua única fonte de retorno financeiro é proveniente de novos clientes, o que a obriga a investir sempre na atração de funcionários para conseguir lucrar.
Já quando ela possui um público fiel, ela não precisa focar tanto os seus investimentos nesse ponto, pois parte das pessoas que comprar dela, fazem outras compras no futuro, sem precisarem ser atraídas e passadas pelo funil de vendas, processo longo e caro.
Por exemplo, se uma empresa de zeladoria e portaria possui grande parte de seus compradores como clientes fiéis, ela os terá comprando outras vezes no futuro e realizando o marketing boca a boca, atraindo mais clientes sem a necessidade de campanhas.
Quando a empresa consegue instalar um posicionamento encantador para o seu público-alvo, juntamente a um serviço ou produto de qualidade, a probabilidade de manter seus clientes fiéis aumenta de forma significativa.
Como consequência, ela consegue manter as suas vendas acontecendo constantemente pelos clientes antigos e diminui os gastos para a aquisição de novos, afinal é mais fácil manter um consumidor do que atrair novos.
Aumento do lucro
Como consequência de todas as outras vantagens citadas acima, a empresa consegue ter acesso a um lucro maior, uma vez que consegue aumentar suas vendas, diminuir os gastos, aumentar o seu alcance, passar maior credibilidade e muito mais.
Dessa forma, ela consegue se desenvolver com maior qualidade, desencadeando outros inúmeros benefícios, como aumento de destaque no mercado, consideração como referência, diminuição da perda das concorrentes, basicamente, crescendo mais.
Como demonstrar o posicionamento de marca?
Portanto, ficou muito claro que é muito importante desenvolver o posicionamento de marca com qualidade e empenho, contudo ainda podem ser muito abstratas as formas de demonstrar essa posição para o público.
Por isso, seguem algumas delas:
- Campanhas com os valores desejados;
- Apelo a valorização dos ideais;
- Frases de efeito que explicitam o valor;
- Uso de adjetivos;
- Propagandas com pessoas expressando os resultados;
- Design do site;
- Diferenciais de destaque, como escrever o nome no pedido.
Portanto, por exemplo, uma loja de camiseta de uniforme para empresa que deseja o posicionamento de parceria e união pode criar um vídeo com diversas pessoas felizes e se juntando, utilizando ao final a frase “A união faz a força”.
Dessa maneira, ela consegue deixar claro os valores que deseja que o cliente absorva ao ver suas campanhas e como ela quer que ele a guarde na memória, tornando-se um posicionamento muito eficiente.
Conclusão
Logo, o posicionamento de marca é a forma como uma empresa deseja ser vista pelos consumidores, garantindo um lugar na sua mente, o que é imprescindível para toda e qualquer empresa, seja ela uma loja de brinquedos ou de divisória de vidro escritório.
Quando implementado da forma correta, ele se torna um recurso extremamente benéfico para o desenvolvimento do negócio e a garantia de resultados essenciais e esperados, como foi destacado ao longo deste artigo. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.