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Como os micro-momentos impactam na jornada de compra?

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Como os micro-momentos impactam na jornada de compra?
Agência Gentileza
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13 de julho de 2021

Os micro-momentos são frações de tempo que acontecem durante a jornada de compra, e são, na maioria das vezes, relacionados ao uso de smartphone.

Os hábitos de consumo vêm mudando constantemente, então, muitas decisões de compra acontecem por impulso, para suprir necessidades pontuais.

Em vista disso, podemos dizer que não existe mais uma hora certa para comprar.

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Em alguns momentos, as pessoas acabam comprando mais, como acontece em datas sazonais, como Black Friday, Natal e assim por diante.

No entanto, nesses casos, a decisão de compra é mais pensada e menos impulsiva, situações em que os micro-momentos ocorrem com menos frequência.

Entretanto, quando o cliente está vendo um produto na loja virtual, e de repente, decide comprá-lo, então, essas “brechas” podem ocorrer e influenciar a jornada de compra do consumidor.

São situações que tiram a atenção do lead e podem fazer com que ele desista ou até se esqueça de uma compra. Essa situação não é boa para os negócios e devemos lidar com elas.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que são micro-momentos, por que são importantes para o marketing digital e como podem impactar em uma jornada de compra.

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O que são micro-momentos?

De acordo com o Google, 79% das pessoas que utilizam smartphone querem receber respostas imediatas, cada vez que fazem uma pesquisa na internet.

Portanto, seu negócio deve estar sempre pronto para ajudar o lead quando ele precisar.

Os micro-momentos, também de acordo com o Google, podem ser divididos em outras 4 categorias. São elas:

  • Eu quero saber;
  • Eu quero ir;
  • Eu quero fazer;
  • Eu quero comprar.

O momento “eu quero saber” caracteriza-se pela satisfação de uma curiosidade, por exemplo, quando um usuário quer confirmar o endereço de uma assistência técnica Apple Iphone.

O momento “eu quero ir” é quando as pessoas usam as ferramentas de localização, como o Google Maps.

Já o momento “eu quero fazer” diz respeito às informações sobre como fazer alguma coisa, como:

  • Receitas;
  • Maquiagem;
  • Cortes de cabelo;
  • Decoração.

Por fim, nos momentos “eu quero comprar”, o usuário está buscando informações sobre determinado produto ou serviço antes de comprar.

Sendo assim, já se sabe o que são e quais são os micro-momentos, no próximo tópico, vamos explicar qual é a importância deles para as estratégias de marketing digital.

Relevância dos micro-momentos para o marketing digital

No que diz respeito ao marketing digital, os micro-momentos acontecem quando o lead busca alguma informação no Google, sobre um produto ou serviço, antes de efetuar a compra.

Todas as interações digitais que ele tiver vão influenciar em seu processo de compra, como acontece com a presença física de um vendedor.

Um consultório de cirurgia dentária estética pode fazer pesquisas de personas e entrevistas com consumidores, para que assim seja possível compreender os hábitos de consumo.

A partir disso, todas as suas estratégias de marketing digital serão fundamentadas em dados realmente relevantes para o negócio.

Como os micro-momentos interferem na jornada de compra

Os micro-momentos são decisivos para que as marcas possam atingir seu público-alvo.

Uma das razões para isso é que eles trazem oportunidades de formas as preferências dos usuários e influenciar decisões de compra favoráveis.

No que diz respeito ao consumidor, podemos dizer que esses momentos são necessidades instantâneas de fazer uma pesquisa na internet.

Trata-se de uma ação que pode ser desencadeada a qualquer momento e que não pode esperar, ela precisa acontecer.

Isso nos mostra uma postura mais imediatista dos usuários e a necessidade de uma conexão móvel.

Assim, a pessoa pode pesquisar o que ela quiser, a qualquer momento e de qualquer lugar.

No entanto, precisamos nos lembrar que há muitas chances de isso acontecer enquanto a pessoa realiza outra atividade no smartphone.

Por exemplo, enquanto alguém pesquisa sobre centro automotivo 4×4, essa pessoa pode estar trocando mensagens, mexendo em seu perfil nas redes sociais, assistindo um vídeo, respondendo um e-mail, dentre outras possibilidades.

É por isso que os micro-momentos também são brechas na atenção do usuário, em que as empresas podem tirar proveito para se aproximarem.

No que diz respeito às marcas, é essencial que elas entendam muito bem sobre os micro-momentos de seus clientes em potencial.

É dessa forma que seu negócio vai estar mais perto dos consumidores em potencial, em momentos em que ele demonstra qualquer intenção que favoreça a marca.

A partir do momento em que as companhias conseguem entender o comportamento dos usuários, sendo capazes de lidar com suas expectativas e a atenderem bem às demandas deles, terão mais oportunidades de se destacar nos resultados de busca.

Os micro-momentos podem se tornar excelentes recursos para melhorar as iniciativas de marketing das organizações, devido à força do Google como fonte de pesquisa para os usuários, e de tráfego para os sites.

Sendo assim, agora que você já sabe como eles podem interferir na jornada de compra do consumidor, no próximo tópico, vamos mostrar como uma escola de aula de pilates clássico pode usá-lo.

Micro-momentos: como usar a favor do empreendimento?

Se você gostaria de aumentar seu reconhecimento de marca, intensificar a geração de leads e aumentar as vendas, os micro-momentos podem ajudar a chegar lá.

As divisões desses momentos, como vimos anteriormente, ajudam a conduzir o usuário até o site da companhia.

Portanto, se forem usadas do jeito certo, é possível até mesmo melhorar a comunicação com o público-alvo.

Em outras palavras, sua organização será útil para as pessoas quando elas mais precisarem, por meio de respostas relevantes e experiência positiva.

Isto posto, para fazer tudo isso, algumas estratégias são importantes, como:

Verificar os hábitos de busca dos usuários

Usando a ferramenta do Google Search Console, temos acesso a um relatório do Search Analytics que ajuda a descobrir termos de busca para os quais suas páginas aparecem como resultados.

Uma joalheria, por exemplo, deve identificar qual é a intenção de uma pessoa ao pesquisar sobre “corrente de ouro branco feminina”.

Ademais, deve-se analisar como as palavras-chave usadas se encaixam aos micro-momentos.

Outro ponto a ser considerado é analisar quais são os dispositivos mais usados pelas pessoas para encontrar a empresa, como tablet, celular, computador, dentre outros.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil buscar padrões de comportamento e entender melhor o público-alvo.

Otimizar as páginas para dispositivos móveis

Se o site ou blog do seu negócio ainda não é otimizado para os aparelhos mobile, está na hora de torná-los responsivos.

Visto que isso ajuda a empresa a usufruir ainda mais dos micro-momentos.

Esteja atento à velocidade de carregamento do seu domínio, experiência do usuário e design responsivo, além de investir em AMP (Accelerated Mobile Pages).

Se uma assistência técnica de informática computador deseja saber se o seu site é compatível com esses gadgets, basta fazer um teste de compatibilidade por meio de algumas ferramentas.

Rever a produção de conteúdo

Se você já sabe como é o comportamento de busca dos usuários, vai poder otimizar o conteúdo para melhorar o posicionamento do negócio nos resultados de busca, e usar os termos mais adequados em cada material produzido.

De qualquer forma, verifique se os materiais que a sua marca pública atende, de fato, aos interesses das pessoas que constituem o seu público-alvo.

Mais do que isso, confirme se eles são úteis em cada micro-momento.

Nesse caso, uma empresa especializada em destruição documentos pode revisar seus conteúdos e avaliar se é interessante criar materiais mais ricos.

Desse modo, será capaz de atender às necessidades dos usuários e torná-los mais engajados com as informações confiáveis e que eles precisam.

Esse é o objetivo da produção de conteúdo quando nos referimos a uma das principais estratégias de marketing digital.

Mas, eles podem ser potencializados quando trabalhados de modo a aproveitar esses momentos.

É uma forma de impulsionar a jornada de compra, possibilitando que seu negócio aproveite as brechas durante as pesquisas realizadas pelos usuários.


Conclusão

Estamos vivendo a era da informação e em um mundo cada vez mais conectado.

Assim, quando uma pessoa precisa de banner com foto, por exemplo, basta pesquisar no Google para encontrar uma série de empresas que oferecem o produto.

Mas, pelo fato de as pessoas estarem cada vez mais conectadas e a internet cada vez mais lotada de conteúdo, captar a atenção dos usuários se tornou uma tarefa cada vez mais difícil.

Sendo assim, os micro-momentos entram como um diferencial para que as estratégias de marketing de uma empresa tenham mais sucesso e sejam mais assertivas.

Portanto, neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre eles e de que forma podem ser usados para melhorar ainda mais a jornada de compra dos consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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