Gerar leads é uma ação fundamental para qualquer empresa. É dessa forma que as companhias são capazes de manter contato com pessoas realmente interessadas em seus produtos e serviços.
O marketing digital trouxe uma forma diferente de divulgar marcas, soluções e de se comunicar com os consumidores. Isso aconteceu por conta da necessidade de se adaptar a todas as mudanças trazidas pela internet.
Tal transformação inseriu a sociedade em uma era de informação rápida e de fácil acesso e, por conta disso, os consumidores tornaram-se mais exigentes e bem informados.
Antes de comprar qualquer produto ou serviço, as pessoas procuram informações nos buscadores, como o Google. No entanto, elas não querem saber apenas sobre preço ou marca, mas sim, elementos reais e construtivos, que agreguem conhecimento valioso.
Com isso surgiu o marketing de conteúdo, que foi pensado justamente para entregar materiais relevantes para o público-alvo. Eles atraem a atenção dos consumidores e possibilitam o início de um relacionamento promissor.
Quando uma pessoa visita o site de uma marca e se interessa por um material, ela está disposta a trocar algumas informações pessoais para ter acesso ao conteúdo. A partir disso, a empresa gera um lead (potencial cliente).
Para você entender melhor como isso funciona, neste artigo, vamos explicar por que adotar a estratégia de marketing de conteúdo, como ele ajuda a gerar leads e qual a importância deles para os negócios.
Por que apostar em marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia utilizada para atrair os consumidores, por meio de materiais de valor, que podem assumir diferentes formatos, como:
- Textos;
- Vídeos;
- Imagens;
- Áudios;
- Infográficos.
Seu funcionamento é muito simples: por exemplo, se uma pessoa pesquisar sobre personal trainer academia, vai encontrar como resultado os anúncios e conteúdos sobre o assunto.
Esses materiais são de autoria de empresas e profissionais do setor, e podem abordar a pauta sobre diversos aspectos.
Ou seja, os conteúdos podem falar sobre a vantagem de contratar um personal trainer, o que esse profissional faz, como ele pode ajudar a emagrecer, e daí em diante.
Só que, além de entregar para o seu público informações relevantes, investir em marketing de conteúdo também compensa porque ele é muito mais barato do que outras estratégias.
Criar anúncios pela internet é muito importante, mas eles demandam investimento constante para permanecerem ativos. Ou seja, se você parar de pagar por esses anúncios, eles vão desaparecer.
Por outro lado, você vai investir uma quantia para criar seus conteúdos, mas eles ficarão disponíveis em seus canais por tempo indeterminado.
Em outras palavras, com um único investimento, é possível manter pelo período que quiser os textos, vídeos e outros materiais em suas plataformas.
Mas é essencial dizer que a empresa, como uma loja de conserto de aliança, precisa apenas atualizar esses materiais, se houver necessidade. Caso contrário, eles sempre estarão disponíveis para seus visitantes sem nenhuma atualização.
Ademais, o marketing de conteúdo ainda ajuda as organizações a se tornarem referência e a construírem sua autoridade no mercado.
A partir do momento em que você aborda um assunto com propriedade, o público entende que seu negócio tem conhecimento sobre o assunto. Isso é ainda mais importante para profissionais autônomos, para demonstrar seu domínio e gerar confiança.
Agora que você já sabe por que deve investir em marketing de conteúdo, no próximo tópico, vamos mostrar como ele pode ser um auxílio na geração de leads.
Como essa estratégia ajuda a gerar leads
Como falamos anteriormente, o marketing de conteúdo é utilizado para atrair pessoas, e isso acontece porque você oferece informações de qualidade em seus canais, conseguindo ajudá-las de alguma forma.
O objetivo dessa estratégia é auxiliar as pessoas antes mesmo que elas comprem algo de você e, quando isso acontece, a empresa pode fazer muitas coisas.
Em primeiro lugar, você se posiciona como autoridade no mercado e nos assuntos relacionados às suas soluções. Isso vai construir uma reputação positiva que vai conquistar a confiança dos consumidores.
Você já demonstrou conhecimento e forneceu meios para que as pessoas possam resolver seus problemas, sem pedir nada em troca.
Se uma fábrica de brindes ensina, por exemplo, como fazer um chaveiro personalizado e os indivíduos colocam em prática suas sugestões, elas descobrem que o que você diz tem valor, e então começam a confiar mais no negócio.
É por essa razão que muitas empresas B2B (Business to Business) estão investindo cada vez mais em marketing de conteúdo.
No entanto, é essencial garantir a relevância desses materiais porque se eles não estiverem resolvendo o problema dos leitores, eles não terão razões para acreditar que o que você oferece é valioso para eles.
Por outro lado, se os seus materiais oferecem informações relevantes para a audiência implementar em seu dia a dia, eles geram resultados e as pessoas começam a ver o seu negócio com bons olhos.
Quando você oferecer um conteúdo mais aprofundado, como um e-book, em troca de algumas informações de seus visitantes, eles vão fornecer esses dados, pois sabem que os seus materiais realmente têm qualidade.
O seu material vai gerar leads e é com essas pessoas que é possível começar a estabelecer um relacionamento até a abordagem de vendas.
Mesmo as empresas de licenciamento ambiental, assim como qualquer outra, precisam gerar leads, sendo vital compreender os motivos.
Importância dos clientes em potencial para os negócios
Gerar leads é fundamental por diversos motivos, e um deles é o fato de que esses potenciais clientes ajudam a acelerar o tempo da venda.
Quando reduzimos o tempo que o consumidor leva para fechar uma venda, diminuímos os esforços necessários e reduzimos os investimentos para conquistar esse cliente.
Um trabalho muito extenso na jornada de vendas acumula as despesas e o lucro tende a cair. Por outro lado, se você consegue atrair um número maior de potenciais clientes, consegue fechar vendas em menos tempo.
O objetivo da geração de leads para qualquer empresa, como no caso de uma escola infantil integral, é fazer com que o número de clientes cresça.
Para que isso aconteça, a quantidade de leads atraídos e convertidos deve ser maior do que a parcela de clientes que saem do seu negócio.
Ademais, se você não conseguir superar o número de clientes que saem, pelo menos precisa conquistar clientes melhores. São aqueles que compram com mais frequência ou que gastam valores maiores com seus produtos e serviços.
Esse trabalho demanda investimentos em duas frentes, que é a atração e a fidelização. Cabe ao setor de marketing desenvolver métodos para atrair os leads, além de criar estratégias para manter os clientes que a marca já tem.
Assim, quando uma empresa especializada em reforma de lojas comerciais investe em marketing de conteúdo para gerar leads, ela consegue aproveitar melhor suas oportunidades.
O mundo empresarial muda quase que constantemente, tendo em vista que o comportamento do consumidor também é mutável, portanto, sua empresa precisa se adaptar.
Um exemplo disso é quando a base de clientes atual deixa de ser rentável ou o interesse das pessoas se volta para outro contexto.
É por conta disso que muitos especialistas recomendam que os negócios procurem leads em novos públicos e busquem acompanhar o ritmo do mercado.
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Nesse sentido, uma loja de notebook novo pode descobrir um novo grupo de clientes que são mais rentáveis, ou ainda, consiga migrar o negócio para outras demografias.
Não podemos deixar de mencionar que prospectar uma pessoa que manifestou interesse em seu produto ou serviço é muito mais produtivo do que argumentar com consumidores que não têm nenhum tipo de interesse.
Otimizar o trabalho da sua equipe comercial é poupar tempo e dinheiro, já que eles não precisam se esforçar para argumentar com uma pessoa que não vai gerar lucros.
Desse modo, você vai fazer valer a pena todos os seus investimentos em conversões. Isso acontece porque, quando vendemos para uma pessoa que já demonstrou interesse no produto, estamos fazendo um trabalho muito mais simples.
Nesse sentido, qualquer negócio, como uma escola de aula de violão, terá mais chances de converter um potencial cliente em um cliente de fato.
Os leads são contatos exclusivos do seu negócio já que eles não serão compartilhados com outras empresas que vendem as mesmas soluções que você.
Entretanto, isso só é válido para as companhias que geram seus próprios leads, uma vez que comprar uma lista pronta não traz a mesma efetividade nos resultados.
Conclusão
Os leads são potenciais clientes que já demonstraram algum tipo de interesse por seus produtos e serviços, quando preencheram um formulário de contato em troca de um material no seu site.
Esse material faz parte das estratégias de marketing de conteúdo, portanto, para falar com pessoas que realmente têm chances de se tornarem seus clientes, é preciso produzir conteúdo de qualidade.
Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o poder do marketing de conteúdo para gerar contatos promissores ao seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.