Saber criar o CTA ideal é muito importante para as estratégias de marketing digital e valorizar todos os investimentos da marca em suas práticas de divulgação.
Esta é uma sigla para Call To Action, que, em português, significa “chamada para ação”, um recurso fundamental que pode ser aplicado em praticamente todos os lugares. Afinal, a marca sempre espera que o visitante realize uma ação específica.
Por exemplo, em um anúncio, o objetivo é fazer com que a pessoa clique para saber mais, e a melhor forma de induzir essa ação é comunicá-la para as pessoas.
Só que não basta apenas falar para o usuário que ele precisa fazer, tendo em vista que a chamada precisa ser criativa e realmente instigar uma atitude por parte da pessoa.
Só que muitos gestores e empreendedores têm dúvidas sobre como criar o CTA perfeito e até mesmo como utilizar essa estratégia. Embora exija muito conhecimento, é possível colocá-lo em prática, entendendo um pouco mais sobre o assunto.
Visto isso, neste artigo, o leitor vai descobrir o conceito de CTA, como ele funciona, ver algumas dicas para criar a chamada ideal, ideias de textos e onde inseri-lo.
O que é e como funciona o CTA?
A chamada para ação é uma mensagem que indica para o usuário o próximo passo que ele deve realizar. Está presente em diversas estratégias digitais, como:
- Site;
- E-mail;
- Blog;
- Redes sociais;
- Anúncios.
Para atrair os usuários, o texto é inserido dentro de um botão ou por meio de um link, instigando as pessoas a clicarem e levando-as para as próximas etapas de uma estratégia de marketing.
Uma clínica veterinária para cães pode usar CTAs primários que representam o objetivo final da página. Um bom exemplo de seu uso está nas plataformas e-commerce, por meio de um botão escrito “compre agora”.
Outra opção são os CTAs secundários, voltados para ações que complementam o objetivo principal da conversão. A clínica veterinária usada no exemplo anterior também pode investir nessa opção para convidar o visitante a baixar o material.
É importante dizer que as chamadas para ação possuem objetivos variados, portanto, a conversão em vendas é apenas um exemplo.
O negócio pode chamar as pessoas para fazer um orçamento, assinar a newsletter, se inscrever para uma live, dentre outras possibilidades.
Na prática, essa estratégia é inserida nos conteúdos, usando-se um texto com hiperlink ou um botão colorido e que se destaque do restante da página.
Para que ele realmente funcione, é fundamental priorizar a escolha de verbos no imperativo, como “conheça”, “acesse”, “inscreva-se” e assim por diante.
Se um estúdio fotográfico de ensaio gestante moderno quiser saber se a estratégia está atingindo os objetivos propostos, pode fazer o teste dos 5 segundos.
Convide uma pessoa que ainda não conhece o site ou o material e peça para que ela observe o conteúdo. Depois de 5 segundos, minimize a página e pergunte o que ela viu e o que escolheria como ação.
Se a pessoa souber responder qual seria o próximo passo, como baixar um conteúdo ou preencher um formulário, é bem provável que o CTA esteja funcionando perfeitamente.
Agora, se a pessoa não souber responder, procure fazer algumas melhorias na estratégia, pois algumas mudanças simples, como a cor do botão, podem fazer toda a diferença para alcançar os resultados.
Dicas para criar o CTA ideal
Quem está começando a trabalhar com essa estratégia agora tem muitas dúvidas sobre como criar o CTA ideal e fazer as conversões. Existem algumas práticas que podem ajudar nesse sentido, são elas:
1. Conteúdos para diferentes fases do funil
O funil de vendas é uma ferramenta importante que determina em que parte da jornada de compras o lead se encontra. Entre essas etapas, um conteúdo leva a outro e é importante usar um bom CTA para que isso aconteça.
Mas, se uma confecção de camisa off road personalizada quiser que as chamadas realmente funcionem, é fundamental fazer com que os conteúdos sejam voltados para diferentes fases do funil.
É assim que você vai guiar o usuário durante toda a jornada de compras e convertê-lo em cliente para a empresa.
2. Ser claro e direto
Uma boa chamada para ação não pode deixar dúvidas para os usuários, pois depois ele precisa ouvir ou ler o comando, entender o que ele disse e fazer o que foi proposto.
As melhores chamadas para ação são curtas e diretas, tendo em vista que o ideal é ir direto ao ponto e não enrolar. Uma frase muito longa pode fazer com que o visitante se sinta confuso e até mesmo desestimulado a cumprir as instruções.
3. Cuidar da ortografia e gramática
Assim como no caso dos outros conteúdos e estratégias de marketing da empresa, é fundamental tomar cuidado com erros de ortografia e gramática.
Se a estratégia de um estúdio música for impecável, além de estimular a ação do visitante, transmite confiança e profissionalismo. Por outro lado, erros de gramática e ortografia passam impressão de desleixo.
4. Investir nas cores certas
O botão do CTA precisa se destacar do restante da página e a melhor forma de fazer isso é escolhendo uma cor de destaque.
Uma das cores mais escolhidas é o vermelho, porque é capaz de se destacar em páginas com qualquer tipo de cor ao fundo. Outros tons muito aplicados são o azul e o amarelo, mas, para escolher, considere o propósito da estratégia e as cores da página.
Dicas de texto para o seu CTA
O texto que vai indicar a ação do usuário precisa seguir alguns parâmetros importantes. Em primeiro lugar, uma empresa de qualificação de desempenho de equipamentos precisa usar palavras conectadas com a necessidade do usuário.
Quando você está navegando em um site, pode ser que algumas perguntas surjam, por exemplo, sobre o preço do produto e onde estão as opções de cores. E, criar um CTA voltado para essas questões, é a melhor forma de induzir o visitante.
Por exemplo, a empresa pode criar um botão com a frase “veja o preço”, ou então “confira as cores aqui”. Outra coisa muito importante é ser explícito e evitar os tons que não dizem o que tem por trás do link.
Agora, se o CTA for “leia mais”, automaticamente, o visitante saberá que se trata de um material complementando a informação que ele já está acessando.
Mesmo sendo um texto muito pequeno, é importante que ele seja bem elaborado, e uma das formas de fazer isso é oferecer um benefício.
Um fabricante de tapete para sala grande deve mostrar para as pessoas por que elas devem clicar em um botão e o que o usuário vai receber em troca disso.
Por fim, evite chamadas que exijam muito comprometimento por parte do visitante, dessa forma, ao invés de criar um botão com a palavra “compre”, prefira a opção “adicionar ao carrinho”.
Onde inserir o CTA?
A inserção do CTA pode ser feita em vários lugares, como na página principal ou em outras páginas do site. Toda vez que uma pessoa acessa a plataforma, possui um objetivo em mente, como saber mais sobre a marca ou até mesmo comprar alguma coisa.
Assim sendo, nada mais natural do que inserir um CTA nas páginas para sugerir determinada ação.
Uma pessoa pode acessar o site de uma empresa de sistema de som ambiente sem fio para saber um pouco mais sobre a solução, fazer um orçamento, procurar uma informação, dentre outras possibilidades.
Diante disso, nada mais natural do que inserir um botão compatível e, com essas possibilidades, levando em conta as ações que o negócio espera que os usuários realizem.
Outra opção é utilizar o CTA em postagens no blog, já que cada artigo publicado possui um objetivo diferente, que pode ser atrair mais visitantes e até mesmo estimular a venda de uma solução.
Essa estratégia vai mostrar para o usuário o que ele precisa fazer a seguir, sendo indispensável alinhar as chamadas com o objetivo da postagem.
Um fabricante de rack para servidor torre pode usar textos para levar os visitantes a outras publicações, inserir banners ao longo do conteúdo, oferecer materiais complementares, entre outros.
Além disso, o CTA também pode ser usado nas redes sociais, sendo mais uma forma de mostrar para o público o que eles precisam fazer, como compartilhar a postagem com os outros seguidores.
Considerações finais
O CTA é uma ferramenta versátil que também pode ser usada no e-mail marketing, em anúncios, vídeos criados pela empresa e outros materiais ricos.
Independentemente de qual seja a plataforma usada pelo seu negócio, o tipo de conteúdo que ele produz e o seu objetivo, é fundamental usar essa estratégia para alcançá-lo.
É uma forma de induzir as pessoas a realizarem uma ação específica, que vão ajudar a organização a alcançar os propósitos de suas estratégias de marketing digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.