Converter seus leads em clientes consiste em um longo processo, o qual implica a adoção de várias táticas de marketing, de venda e mesmo de publicidade. Mas é impossível recorrer a ele sem que antes se compreenda o conceito de leads.
Os leads são as pessoas que apresentaram um interesse inicial em um negócio, podendo ser ou não parte do público-alvo.
Normalmente, os leads são as pessoas que futuramente vão comprar seu produto. Eles são os que demonstraram interesse, mas ainda não efetuaram a compra. Por isso, as empresas podem chegar até eles para trazê-los a bordo.
Por exemplo, se alguém oferece um curso de pizzaiolo básico na internet, os leads poderão ser considerados as pessoas que fizeram a pesquisa, acessaram a página da empresa e fizeram um cadastro para o login.
Isso não significa, necessariamente, que a pessoa vai realizar a compra, significa apenas que o visitante manifestou um pequeno interesse em adquirir os produtos.
Para converter os potenciais clientes em vendas, é necessário seguir algumas etapas comerciais para conseguir convencê-lo a efetivar a compra.
O lead é uma das principais ferramentas para um plano de marketing digital, que também é conhecido como “geração de leads”. Os leads são os novos clientes potenciais para uma empresa.
Eles podem ser qualquer pessoa que tenha interesse em um produto ou serviço da empresa, ou que tenha falado sobre eles com outras pessoas.
Quando uma pessoa que se interessou por um produto ou serviço da empresa clica no anúncio na internet ou entra no site da empresa, ela manifesta interesse inicial pelo negócio.
O que são leads?
Para as empresas que estão pensando em se lançar no mundo do marketing digital agora, é preciso saber o que são os clientes alvos ou leads.
Pois o conceito de leads pode ajudar tanto empresas físicas para o varejo, quanto uma empresa de jardinagem que faz serviços terceirizados.
São leads as pessoas que estão interessadas num produto/serviço/marca. Portanto, são pessoas que possuem potencial para se tornarem clientes.
Contudo, é importante saber que potenciais clientes ainda não são clientes e, em alguns casos, nunca serão. Por isso, não adianta ter um grande número deles se um bom processo de negócio não converte-los em vendas.
Para qualquer empreendedor que quer aumentar as vendas, é importante ter uma estratégia para convertê-los em clientes e aumentar o faturamento da corporação.
Por exemplo, não adianta muitas pessoas procurarem por aluguel de estúdio para podcast se nenhuma delas fechar um contrato. Se isso acontecer, provavelmente algo está errado com o local ou com a oferta.
Um dos principais erros que os empreendedores cometem é não investir em marketing e trabalhar apenas com a capacidade de vendas.
É preciso transformar os leads em clientes. Para isso, é necessário investir na captura, atração e nutrição de leads para que as conversões de vendas aconteçam em etapas graduais.
Por que os leads são importantes no Marketing Digital
Os leads são um dos recursos que ajudam a trazer novos clientes para a empresa. Por isso, é essencial para qualquer negócio utilizar o potencial do marketing digital para atraí-los.
Uma maneira de fazer isso é por meio de táticas de marketing de conteúdo. É possível criar conteúdo interessante, que atraia o olhar do consumidor para o site.
Essas técnicas estão cada vez mais populares, mas é preciso ter cuidado para não entrar na armadilha da informação.
Os leads são importantes para qualquer negócio porque eles permanecem disponíveis para um consumo específico. Basicamente, o objetivo do marketing é fazer vender.
Para isso, é necessário um consumidor que esteja disposto a comprar um produto ou serviço que seja condizente com a informação que é divulgada no marketing de conteúdo.
Por exemplo, se uma empresa vende um controlador de acesso hospitalar, é necessário que ela produza conteúdo voltado ao produto e à oferta que será realizada.
Os leads, portanto, são a base do marketing. Quando uma empresa investe em marketing digital, o objetivo é otimizar as vendas. Essa empresa precisa ter uma lista de leads e ter um planejamento para atingir esses consumos.
Os clientes potenciais são uma forma de medir o sucesso de qualquer marketing digital. Na verdade, é a fonte de dados mais importante para uma organização. Os leads geram três bens fundamentais para qualquer negócio: clientes, dinheiro e informações.
Por que se preocupar com a conversão de leads
Como o mercado de trabalho tem se tornado competitivo, muitas empresas buscam por dicas para a conversão.
De acordo com uma pesquisa, a taxa de conversão de leads na área de comércio eletrônico é de apenas 2% a 5%. Porém, com certas dicas, é possível aumentar esta taxa.
Ao monitorar números crescentes de leads convertidos no site, é possível notar se as pessoas estão realmente interessadas no produto ou serviço ofertado.
Por isso, as empresas se preocupam com a conversão de leads, pois assim elas podem medir a relevância no mercado e calcular com maior precisão o Market Share do empreendimento.
É importante prestar mais atenção na conversão de leads, pois é ela que irá tornar o ciclo de vendas sustentável para manter os balanços da empresa saudável.
Por exemplo, uma empresa que esteja vendendo um quarto planejado solteiro com escrivaninha tem oportunidades infinitas e recorrentes se conseguir produzir conteúdo e alcançar as buscas de todo o Brasil.
A conversão de leads é um termo que significa que a empresa está aumentando a chance de um potencial consumidor virar um cliente.
6 dicas para converter leads em vendas
Para converter clientes em leads, é fundamental possuir certa estrutura digital e ter paciência para produzir conteúdo que atraia pessoas:
- Ter um site institucional;
- Fazer ofertas nos blog posts;
- Abrir um E-commerce;
- Oferecer condições especiais para compra digital;
- Criar redes sociais diversas;
- Fazer ofertas personalizadas por e-mail;
Se uma empresa já possui um bom site, é possível que esteja perto de alcançar essa meta. Mesmo sem precisar de endereço comercial pessoa física, o site é uma ótima maneira de apresentar ofertas e se relacionar com os visitantes.
Para converter leads em vendas o segredo está em oferecer um bom conteúdo para os clientes. Este conteúdo precisa ser de qualidade e útil, para que o cliente possa aprender, comparar produtos e serviços, fazer compras e trocar experiências.
Com um site de vendas on-line, é provável que um bom número de leads visitem a página todos os dias. Porém, fazer um bom negócio com esses leads pode ser um desafio.
Para que se possa garantir que os leads se convertam em vendas, é importante que se tenha uma estratégia bem definida.
Uma dica muito importante para converter leads em clientes é encontrar a solução que atenda às necessidades do cliente. É preciso entender o que ele quer para assegurar a conversão do lead em um cliente ao solucionar o problema que ele procurava.
Para isso, é fundamental saber o que o cliente está procurando. Somente assim uma empresa terá a chance de fazer uma boa proposta para conquistar um novo cliente.
Por exemplo, para fazer uma boa oferta, é necessário entender o porquê do cliente procurar por um controlador de acesso noturno. Na maioria das vezes, os clientes projetam desejos e expectativas em produtos que acreditam que podem ajudar.
Para transformar um lead em cliente, é preciso criar um contato direto, personalizado e relevante para capturar a atenção do usuário e conquistar a confiança dele. O que torna o contato relevante é a linguagem utilizada, que deve ser direta e objetiva.
A dica é sempre mostrar para o lead o real interesse na negociação para deixar evidente o ganho que ambas as partes podem obter.
Assim, ao mostrar disposição em ajudar e orientar, os vendedores podem ganhar a confiança do lead para que possa fazer uma venda do produto.
A palavra de ordem é sempre apoiar. Mas, se ele não estiver mais interessado na conversa, é importante seguir em frente e não insistir em fechar a venda no momento exato.
Considerações finais
As empresas devem investir em seus funcionários, para que estejam preparados para atender qualquer demanda, dessa forma, aumentando o potencial de venda.
É importante que os funcionários estejam preparados para entender as necessidades dos clientes e oferecer algo que esteja no mesmo nível.
Para conseguir um cliente, é importante construir uma base de leads para aproveitar melhor os atendimentos de cada contato com uma empresa de auto escola, por exemplo.
Pessoas que não têm muita experiência no mercado de vendas podem achar que o processo de conversão é o último passo.
De fato, ele pode ser o final do processo, mas deve ser nutrido desde o primeiro passo. O primeiro passo, muitas vezes, é o necessário para realizar outros passos em seguida.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.