Você tá abrindo um negócio e não sabe como começar e implementar uma estrutura digital para atrair clientes e se relacionar com eles? Já tem um negócio físico e se vê atualmente na obrigação de possuir uma presença online para se adaptar às necessidades de mercado, mas não sabe como fazer essa mudança nem por onde deve começar? Então fica comigo, que nesse artigo vou te dar dicas de como começar seu Marketing Digital do Zero.
Se você está lendo esse artigo, é porque provavelmente você já sabe a importância do Marketing Digital para o crescimento e o sucesso dos negócios na atualidade. Com ele, é possível estar perto do seu cliente mesmo estando distante, principalmente, em tempos como esse que vivenciamos.
É possível ser visto, atrair e converter visitantes do seu site em novas oportunidades, se relacionar com seus clientes atuais e potenciais clientes, educar seu mercado consumidor, aumentar sua produtividade, VENDER e muito mais!
Por isso, criamos um passo a passo para te guiar e ajudar no processo de implementação do Marketing Digital do seu negócio.
Faça seu planejamento de marketing digital
O planejamento é a primeira e uma das mais importantes etapas desse processo. É nela que os objetivos que seu negócio deseja alcançar são definidos. Um bom Planejamento de Marketing Digital é fundamental para direcionar o caminho da empresa para conseguir alcançar os resultados esperados. Do contrário, qualquer caminho e resultado serve, e as atividades diárias acabam se tornando irrelevantes para o seu sucesso.
No seu planejamento, você deverá documentar:
● o propósito ● a análise do cenário ● objetivos e metas ● público-alvo ● jornada de compra do consumidor ● o que será ofertado ● os canais a serem utilizados ● as ações necessárias ● o que será mensurado.
Após documentar esses pontos, ficará mais fácil elaborar estratégias que mais se adequem ao seu negócio para alcançar.
Crie sua Identidade visual
A Identidade Visual de um negócio consiste no nome, logotipo, fonte, cor e o estilo próprio do negócio. É a essência da história de uma empresa e dos valores que ela deseja transmitir para o mercado. É extremamente importante para a afirmação da marca tanto no ambiente off quanto no online ou digital. Além disso, é um dos pilares de sustentação da estratégia de comunicação. Não concorda?
Um dos elementos mais importantes da identidade visual é o logo, pois ele permite que a marca seja reconhecida e lembrada de forma eficiente e poderosa. Veja o exemplo da Nike: todo mundo que se depara com imagem do logotipo dela imediatamente já faz a conexão à marca não é mesmo?
A criação de um logo deve ser pensada de forma estratégica e você deve investir em designers profissionais para desenvolvê-lo.
Crie seu website
A criação do website deve estar no centro de suas estratégias digitais. Deve ser pensado de acordo com os objetivos de sua empresa, conter um blog com conteúdo relevante e proporcionar a melhor experiência ao seu público alvo.
Com um site ou blog, sua empresa pode ser encontrada na internet quando alguém interessado estiver pesquisando em alguma solução que você oferta ou problema que seu produto ou serviço resolva… é a presença mínima obrigatória na web para todo negócio, qualquer que seja o tamanho dele.
Mesmo que as pessoas não comprem o seu produto ou serviço quando estiverem navegando pela web, elas vão tomar conhecimento e, quem sabe, possam vir a comprar futuramente. Dessa forma, as possibilidades são inúmeras, você não pode ignorá-las.
Ou seja, desenvolver um site não é mais um luxo para poucos, mas sim um investimento necessário para que seu negócio posso se manter no mercado e alcançar sucesso.
Além disso, um site bem desenvolvido e estruturado irá proporcionar os seguintes benefícios para o seu negócio:
- Maior visibilidade
- Passa credibilidade e profissionalismo
- Possibilidade de atrair e gerar muito mais conversões
- Seu negócio acessível 24h por dia
- Competitividade no seu mercado
- Ótima alternativa à publicidade tradicional
- Interação com as mídias sociais
- Possibilita avaliação dos seus clientes
- Permite a mensuração do desempenho
Você pode criar seu website em plataformas gratuitas ou contratar uma agência para desenvolver seu projeto. Lembrando que é um ativo importantíssimo que você não pode negligenciar no seu negócio.
Otimize seu site com SEO
SEO significa otimização para motores de busca e é um conjunto de técnicas para otimização de sites, blogs e páginas na web cujo objetivo é alcançar bons rankings na busca orgânica e, assim, criar tráfego para te ajudar a vender mais.
Se valendo dessas técnicas de forma estratégica, você poderá melhorar o seu ranqueamento no Google para chegar ao TOPO das buscas, aumentando sua visibilidade para vender mais.
Sabe o que é melhor? Não é necessário investir em mídia! Isso porque o Google se baseia em otimizações nas suas próprias páginas e no relacionamento com outros sites para melhorar a experiência de busca e navegação dos usuários.
Para que sua estratégia de SEO tenha sucesso, você precisa pesquisar e identificar quais os termos de busca são melhores para seu negócio de acordo com os volumes de buscas, conversões e competitividade. Com isso, você poderá ter um “norte” no desenvolvimento dos seus conteúdos.
Dessa forma, as palavras-chave são indispensáveis na estratégia de SEO uma vez que refletem os termos que nossa persona procura na internet.
Crie presença e gerencie as Redes Sociais
As redes sociais são plataformas de grande alcance, proporcionado o acesso a um público extremamente amplo para seu negócio. Por essa razão, elas são muito importantes para suas estratégias de Marketing Digital, indispensáveis para a comunicação direta com o seu público.
Contudo, você não precisa estar presente em todas, mas precisa saber qual delas são mais relevantes para você e focar nelas.
De acordo com os seus objetivos, devem ser elaboradas estratégias para suas ações nas redes sociais. Estar presente nessas plataformas é obrigatório para a divulgação da marca e o bom gerenciamento delas irá colocá-la em evidência, promovendo ações que farão com que as pessoas se aproximem da marca.
Além disso, é possível gerenciar crises e solucioná-las sem desgastes, através de uma boa comunicação, mas saiba que o trabalho de gestão nas redes sociais deve ser contínuo e humanizado para fortalecer os vínculos entre marcas e clientes.
Produza Conteúdo de qualidade
Através da produção de conteúdo relevante é possível atrair mais pessoas ao trazer soluções para os problemas delas, envolver e gerar valor para elas de forma que seja criada uma percepção positiva da sua marca e você consiga gerar mais negócios com o tempo.
Os conteúdos relevantes podem ser difundidos por meio de blogs, ebooks, webinars, infográficos, podcasts etc… sempre direcionado para um público específico e com alguma finalidade.
Não é suficiente apenas garantir uma presença online estruturada se você não produzir conteúdo de valor para seu público-alvo. É por meio da produção de conteúdo relevante que você ganhará a atenção dele e se destacará em meio à concorrência, que com certeza já está de forma massiva online.
Conheça alguns benefícios de usar a produção de conteúdo rico nas suas estratégias de marketing:
- Gera Reconhecimento para sua marca;
- Aumenta o tráfego do seu site
- Engaja e Cativa;
- Educar o mercado;
- Impulsiona a geração de leads
- Gera mais vendas;
- Diminui o custo por venda;
- Aumenta o lifetime-value.
Invista em mídia paga
De forma sucinta, a mídia paga consiste em você pagar para expor de sua marca em alguma plataforma de grande alcance como, por exemplo, o Google. Nesse caso, funciona de tal forma que você desenvolve um anúncio que será exibido nas primeiras posições dos resultados de uma busca.
O Google é fantástico! Uma verdadeira máquina de vendas que se diferencia de muitas plataformas devido ao grande volume de tráfego na rede de pesquisa – 90% dos usuários da internet utilizam.
Além do mais, os anúncios nas mídias sociais, como Facebook e Instagram, são cada vez mais usados pelas marcas para aumentar o alcance de suas postagens.
O melhor de tudo é que você consegue definir bem o público que você quer seja impactado pelos seus anúncios através de uma segmentação e também pode mensurar com frequência os resultados e, assim, realizar ajustes rapidamente caso seja necessário.
Estude e não terceirize tudo para uma agência
Deu para perceber que marketing digital não se resume a postar nas redes sociais não é mesmo? É uma série de estratégias e ações que devem ser bem pensadas para que, assim, resultem em sucesso.
Contudo, se você for uma pessoa focada e está disposta a mergulhar nesse mundo de conhecimento, não é difícil aprender e aplicar. Só exige um pouco de dedicação e esforço, como em quase tudo na vida!
Caso não tenha tempo ou não esteja disposto a botar a “mão na massa”, então você pode optar por contratar uma agência de marketing digital! Isso é maravilhoso desde você nunca terceirize todo seu marketing para ela.
É necessário que você tenha um conhecimento mínimo, até para poder cobrar resultados a ela, bem como se envolva com sugestões e insights que, muitas vezes, só você conhecerá a nível do seu negócio.
Agora é só decidir dá o start e , se precisar, conte conosco para te ajudar.
Você quer fazer um RaioX gratuito do seu marketing para saber como ele tá?
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