A Comunicação Integrada de Marketing (CIM) é uma estratégia reconhecida por sua essencialidade em meio a campanhas feitas por marcas nos mais variados formatos de conteúdos, e também em diferentes canais de comunicação com o público.
A integração, neste caso, diz respeito à unidade que as mensagens repassadas nesses espaços têm diante de todos que as recebem, de modo a serem sempre compreendidas.
Um bom exemplo que pode nos ajudar a entender é a partir da ação de promoção de Dia das Mães em um distribuidor de hortifruti, que passa a informar suas condições e também um slogan da campanha dentro de diferentes canais de comunicação.
Ainda que os formatos sejam diferentes, bem como os lugares onde o público consome os conteúdos da campanha, é de extrema responsabilidade da marca que haja uma continuidade do propósito onde quer que ele esteja, sendo muitas vezes complementado.
Abaixo vamos entender mais sobre o CIM para além do exemplo da distribuidora hortifruti, trazendo algumas formas de colocar em prática e quais as principais vantagens.
O que é a CIM?
A CIM – Comunicação Integrada de Marketing é uma constante preocupação dentro de empresas, desde as menores até aquelas mais reconhecidas.
Essa estratégia se baseia em uma continuidade e unidade em relação à mensagem entregue por uma empresa.
Para entendermos melhor sobre o que se trata e como ela pode ser feita, é importante lembrarmos que hoje em dia as empresas têm inúmeras opções de contato com o público.
Um bom exemplo disso são os múltiplos canais de oferecimento de uma marca.
Se antes só existiam banners, outdoors, veículos de televisão, rádio e jornal, hoje, com a tecnologia, é possível propagar uma loja de equipamentos para cozinha industrial em:
- Redes Sociais;
- Aplicativos;
- Páginas da internet;
- Anúncios em vídeos.
Em meio a isso, podemos dizer que hoje as marcas têm a possibilidade de chegar ao seu cliente por diferentes ferramentas, dispostas em pontos totalmente distintos.
Além disso, os formatos de conteúdo nesses espaços muitas vezes variam, tendo em vista que cada lugar apresenta uma funcionalidade e até mesmo um benefício diferente, como o caso dos stories do Instagram e dos vídeos animados em sites e plataformas na web.
Dessa forma, para a empresa de carimbo de madeira personalizado fica muito mais complicado em otimizar as comunicações, fazendo com que todas elas se tornem uma só.
Nesse sentido, é preciso trabalhar a integração de uma campanha, de modo que, independente do espaço onde ela está sendo veiculada, ela seja bem compreendida por todos que fazem parte do público da empresa, e tenham um ponto em comum.
Podemos citar como exemplo, uma empresa de aluguel de impressoras SP que faz uma propaganda na televisão sobre seus serviços, utilizando uma linguagem e até mesmo um formato visual diferente da internet.
Ainda assim, ambos os espaços possuem unidade. Essa unicidade está justamente no que a empresa está comunicando, o que ela deseja passar para seu cliente e de que forma ela se conecta com o seu público.
A diferenciação nesse caso deve ocorrer em questões específicas, trabalhando cada diferenciação dos meios, como a linguagem de um público-alvo que está na internet, que é diferente daquele que está na rádio ou que vê um anúncio em um banner na rua.
Ainda que pareça fácil, é essencial que haja um cuidado próximo com o andamento de uma campanha, tendo em vista que todas as peças produzidas devem seguir uma mesma linha.
Ao alcançar esse ponto, uma empresa de recarga para extintores consegue tanto se fazer entender da melhor forma possível para o cliente, quanto propor experiências entre os diferentes meios de comunicação, como o caso de uma propaganda com QR Code.
De que maneira colocar em prática?
Abaixo vamos entender algumas das melhores formas de colocar em prática a CIM dentro da realidade da sua empresa, seja qual for o ramo de atuação, focando estritamente em pontos básicos que vão fazer sua comunicação com o público ser a melhor possível.
Propósito alinhado
No início de uma campanha integrada de comunicação, o melhor a fazer é encontrar o objetivo da sua empresa.
Por exemplo, vender mais, chamar mais pessoas para suas redes sociais ou conversar com seu público para fortalecer a fidelização dele.
O propósito da empresa neste sentido vai ditar todas as características do que vai ser a campanhas, mas também de que forma ela pode ser integrada dentre os canais.
Isso acontece porque os meios de comunicação disponíveis para contato com o cliente são os mais diversos, cada um entregando uma funcionalidade que pode ser importante para cumprir aquilo que a empresa de kimono Adidas judô quer alcançar de fato.
Estude a persona
A sua persona nada mais é do que o público-alvo da sua empresa com características mais palpáveis, imaginárias, porém, ao máximo próximas da realidade.
Para encontrar é preciso dispor de um personagem que identifique o consumidor ideal do seu negócio.
Isso facilita em muitas questões, sendo a principal delas a forma como a linguagem será utilizada, além da escolha do canal e do próprio tema que a campanha terá.
Por essas e outras se faz importante um estudo prévio sobre quem é de fato o cliente do negócio, algo que pode surgir a partir de informações que vêm de vendas, redes sociais, levantamentos de dados e até mesmo pesquisas de mercado e de concorrentes.
Canais e suas linguagens
Com o entendimento do propósito da campanhas e também da persona, é importante que haja a compreensão sobre os canais e as linguagens adequadas para cada um dos espaços escolhidos, lembrando que a integração passa a nascer neste momento.
O ideal é que as equipes que fazem a campanha para contratar motoboy possam trabalhar unidas, fazendo com que haja uma coesão e sobretudo uma continuidade.
Dentro desse sentido, as criações devem sempre constar conteúdos inovadores e interessantes, que venham de fato chamar atenção para o que a empresa tem a oferecer, e deseja de fato informar para toda a sua audiência comunicacional.
Ponto de união
As campanhas de integração em marketing devem ser sempre unidas, não apenas por um ponto de objetivo em comum, mas também de modo a trazer uma referência para pessoas que consomem esse conteúdo em diferentes lugares, como na internet e na televisão.
Para tal, nada mais eficiente do que trabalhar códigos de promoções, aplicados na internet mas ouvidos em um anúncio na rádio, ou um QR Code na televisão acessado pelo celular.
Ainda que haja uma informação para o público dentro do espaço onde ele está, que no caso é o meio de comunicação escolhido.
Portanto, é essencial que a empresa trabalhe a permissão de uma captação de mais informações em outros espaços, continuando uma curiosidade.
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Quais os principais benefícios do CIM?
Agora que entendemos melhor o que é o CIM e de que forma ele costuma a ser colocado em prática pelas empresas, nada melhor do que conhecer suas vantagens, que evidenciam porque essa estratégia é tão conhecida por negócios dos mais diferentes ramos.
O primeiro ponto é a potência em relação ao fortalecimento da marca. Afinal, uma campanha em tantos espaços de comunicação acaba ajudando a absorção da empresa.
Isso acontece tanto pela repetição da informação em diferentes espaços, quanto pela afirmação feita ao público, que poderá ter acesso ao que a empresa diz onde quer que ele esteja, criando então uma maior proximidade entre as partes.
Outro quesito importante no uso do CIM por empresas é a comunicação eficiente, que permite uma série de conquistas para o negócio, dentre elas a conexão com o cliente.
Para essas empresas fica muito mais fácil traçar um caminho que possa resultar em uma fidelização e uma participação ativa quando ambas as partes se comunicam bem.
Por fim, o aumento de vendas é um ponto importante e altamente benéfico como resultado de uma CIM, caso esse seja o principal foco da empresa no momento.
Quando mais se ouve falar da marca e em meio a um contato constante, mais os produtos e serviços oferecidos se tornam uma opção válida e frequente, impulsionando as escolhas de clientes, principalmente, em momentos de dúvidas.
Considerações finais
A Comunicação Integrada em Marketing é uma das formas de fazer com que uma empresa se comunique bem com seu cliente nas mais diferentes formas de comunicação disponíveis nos dias de hoje, matando uma continuidade e coesão da informação.
Como vantagens estão o fortalecimento da marca, o aumento de vendas e também a melhor comunicação com o cliente, o que pode trazer futuras vantagens.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.