Idealizar uma campanha de marketing, pensando em cada detalhe, faz parte de uma meticulosa e necessária estratégia, onde as marcas e a equipe de comunicação devem se atentar a todos os detalhes, desde o público-alvo até a localidade desses compradores.
Ainda que nem sempre esse seja o foco, ter a preocupação com a disponibilização regional de uma campanha de marketing diz muito sobre assertividade e domínio da estratégia.
Afinal, em países como o Brasil, onde cada estado possui sua própria cultura e modos de vivência em sociedade, é importante saber mais sobre o assunto, conhecendo além da superficialidade e buscando a identificação completa das pessoas que ali estão.
Caso contrário, a campanha pode vir a falhar, principalmente se ela utilizar diálogos e formatos comunicacionais que não sejam uma realidade no contexto daquele espaço.
Neste artigo, vamos entender um pouco sobre aquilo que envolve o estudo feito previamente em uma campanha, mostrando algumas dicas para colocar em prática e também cuidados, para o caso dos anúncios regionais. Acompanhe!
Por que estudar o local em uma campanha?
As campanhas de marketing englobam uma série de estratégias e ações definidas por empresas e equipes de comunicação, com o intuito de colocar em prática o cumprimento de um objetivo específico da empresa diante do seu público-alvo.
Essas prioridades e objetivos, geralmente, estão relacionados com as vendas, mas também pode apresentar pontos como:
- Maior engajamento;
- Agregação de valor;
- Aumento de seguidores;
- Direcionamento para um site.
Ou seja, esse foco está mais atrelado ao próprio desejo da marca e de suas prioridades do que realmente outro tipo de motivação. Por isso, entender como constituir essa campanha está ligado diretamente com a conexão da marca consigo e seus desejos.
Em meio a todo esse estudo, um ponto de destaque surge como uma grande preocupação, mas que muitas vezes pode ser deixado de lado em todo o processo: o local de distribuição da campanha de marketing.
Para compreender melhor esse aspecto, é preciso saber que uma empresa pode atuar tanto internacionalmente, ou seja, fora do seu país; nacionalmente, em um sentido geral de país, e também regionalmente, em algumas cidades dentro da nação.
Em cada uma dessas três especificações existe um tipo de caminho que deve ser seguido pela comunicação, tendo em vista que o público-alvo, ainda que tenha pontos em comum em todos os espaços, se torna diferente sempre que a campanha se movimenta.
Ou seja, durante a promoção de uma empresa de ultrassom dentário veterinárioem uma única região do país onde o negócio tem filial, é preciso ter atenção na forma como ocorre a comunicação, deixando qualquer tipo de distanciamento e falta de conhecimento de lado.
Afinal, ao falarmos de uma campanha de marketing de nível regional, estamos à frente de uma maneira específica de vivência e consumo daquele lugar, e quanto mais próxima a empresa for dos consumidores, melhor ela consegue entregar a sua proposta.
Em um exemplo prático, é possível entender que uma empresa de plano de manutenção preventiva ar condicionado que faz uma campanha focada no regional passa a conversar com o público com jargões e informações que só quem mora naquela cidade conhece.
A partir dessa conexão próxima e direta, ocorre uma compreensão melhor sobre aquilo que é tratado na campanha, bem como a proximidade devida para essa relação.
De que maneira realizar esse estudo?
Até aqui você entendeu que estudar mais sobre a questão regional na hora de criar e colocar para o mundo uma campanha de comunicação é um ponto essencial, e deve ser bem alinhado com todas as pessoas e etapas em meio a esse processo.
Para ajudar você a ter uma maior compreensão neste sentido, separamos algumas etapas que podem ser seguidas que podem turbinar sua campanha de venda de disk bateria. São elas:
1 – Contratar consultores regionais
O primeiro ponto e talvez o mais importante, é ter o entendimento de que, se sua empresa é de fora da cidade de onde será feito o anúncio, é mais do que necessário trabalhar com pessoas que são daquele local, e que podem trazer um olhar de consultores.
Essa é uma das principais falhas em empresas ao fazerem campanhas regionais, muito por acharem que não é necessário ter essa compreensão geral do regional.
Os profissionais contratados, além de repassarem para a equipe de comunicação uma imagem e as dicas de como se relacionar com as pessoas daquela cidade, podem auxiliar na hora de construir a própria linguagem e direcionamento daquela campanha de marketing.
2 – Entender as características do público
O público regional com certeza terá características diferentes daquele considerado nacional, muito pelo lugar onde se encontram, sobretudo pelos seus costumes, comportamentos, objetivos, estilos de vida e a própria vivência com a cidade e com o mercado que as cerca.
Para uma fabricante de torre de iluminação móvel que decide trabalhar neste local, saber mais sobre esses pontos permite criar uma comunicação aliada ao que é necessário.
Sem essa pontuação devida, além de cada vez mais distante da realidade do consumidor local, a empresa se apresenta como uma marca que não conhece seus alvos, o que pode se tornar um ponto negativo na própria imagem para aquele mercado.
3 – Conhecer o regionalismo
O público, sua experiência e vivência com a cidade também faz parte de um processo de estudo feito por uma marca de bateria 12v para moto na hora de colocar em prática uma campanha. Porém, é essencial aprofundar ainda mais no regionalismo.
Ou seja, sempre que possível, permita com que sua empresa entenda mais sobre a cultura e a disposição social do local, aprenda seus costumes e conviva com pessoas da região.
Essa naturalidade que surgirá em meio à pesquisa pode ajudar a constituir uma campanha bem melhor, mais humana, atenta à realidade e às necessidades de cada consumidor e ainda presenteia os profissionais com uma experiência dentro de outro espaço.
4 – Estudar o próprio Google Ads
Muitas pessoas não sabem, mas o Google Ads, que é utilizado nas campanhas para direcionar o foco e o público em uma estratégia de comunicação online, pode servir ainda como instrumento de estudo regional para companhias como as de atacado de carne.
Isso porque, na própria plataforma, é possível entender mais sobre as palavras-chave daquela região, páginas que são acessadas por moradores e também os formatos de anúncios mais desejados, como o caso dos aplicativos e do YouTube.
A partir dessa composição, fica muito mais prático entender de que forma construir uma boa campanha, mas sobretudo, entender a configurar a ferramenta propriamente dita.
Alguns cuidados em anúncios regionais
Acima pudemos ver mais sobre como estudar o regionalismo antes mesmo de colocar em prática uma campanha de comunicação. Agora, vamos ver alguns dos cuidados na hora de construir anúncios, que fazem parte das campanhas e são as publicidades da marca.
O primeiro ponto a ser destacado é a linguagem e as próprias palavras utilizadas. Ainda que a empresa foque no regional, é preciso entender se o cliente da marca vai aderir a um comercial ou anúncio local e, para isso, o ideal é estudar mais a respeito.
Ainda que utilizar em abundância os jargões locais possa parecer interessantes para uma empresa de instalação gnv, é sempre bom saber se não existe um exagero.
Além disso, a informação e utilização devida de todos os termos e frases que remetem a um símbolo regional devem ser bem estudadas pela equipe da campanha de marketing.
Existem casos de trabalho em marcas com foco no regional que se tornaram engraçados em uma comunidade pela falta de estudo e, consequentemente, mau uso de gírias locais.
Uma segunda dica que merece a atenção das pessoas que estão envolvidas na criação da comunicação de um anúncio regionalizado é pensar na humanização e na representação de pessoas reais da cidade, que podem ser as chamadas embaixadoras.
Essa representação pode ser não apenas um influenciador ou uma pessoa símbolo da cultura, que apareça junto à empresa de carteira de motorista categoria b, mas também um cidadão, que mostre aquilo que a marca e que a cidade tem em comum.
Por fim, é preciso atentar às configurações do próprio Google Ads, ferramenta de anúncios que promove uma ligação da empresa e do cliente por mecanismos da web.
O ideal é pensar em como a estratégia pode chegar ao público-alvo, principalmente por meio da máxima especificação, como faixa etária e bairros de clientes.
Considerações finais
O regionalismo é um dos pontos mais interessantes a serem investidos em uma empresa, ainda que seja, sem dúvidas, o mais complicado e trabalhoso.
Afinal, trata-se de públicos específicos, que trazem consigo uma bagagem cultural e social individual, o que aponta para as companhias um estudo e esforços focados na compreensão.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.