Uma das questões mais importantes que uma empresa tem que resolver para maximizar as suas vendas é conhecer o seu público. Para resolver essa demanda, a Buyer Persona se posiciona como uma ferramenta muito eficiente e assertiva.
Buyer Persona é um conceito que pode ser traduzido como “persona do comprador” ou simplesmente “persona da marca”. É possível definir essa ferramenta como o processo de levantamento de informações e criação de um arquétipo para os seus clientes.
As personas são um conjunto de dados reunidos em um único avatar, ou seja, uma reunião de informações sobre a base de consumidores que cria um personagem que apesar de fictício, unifica uma identidade existente de forma difusa no seu público.
Essa persona, criada a partir do seu público, vai servir como base e inspiração de guia para todas as ações de marketing, comunicação, vendas e design de produtos, por isso, é fundamental que ela saia do raso e tenha a profundidade real de um personagem.
Uma empresa especializada em higienização poltrona deve ter uma persona bem definida para que o relacionamento com o cliente seja melhor gerido, afinal, quando se sabe com quem está falando ou com quem se quer falar, tudo fica mais fácil.
É com esse entendimento que as empresas desenvolvem suas personas e geram estratégias que visam a atração, a retenção e, por fim, a conversão desse visitante do espaço físico ou digital de uma marca em um consumidor recorrente.
Para isso, a empresa deve conseguir identificar as características, hábitos e interesses do público-alvo da sua marca, entender o que ele precisa ou deseja é o primeiro passo e afeta desde a criação do produto até o discurso final de persuasão e venda.
A persona é uma ferramenta de marketing que gera benefícios desde a criação do seu produto ou serviço até a definição do modelo de venda, adequações na identidade e segmentação da atividade da empresa.
O que é uma Buyer Persona?
É possível definir uma Buyer Persona, a persona do comprador como o processo de criação de um avatar do grupo de consumidores mais lucrativos para uma empresa de espelho de mão com cabo e esse conceito é cada vez mais necessário no atual cenário de marketing.
Essa persona com a configuração de avatar se apresenta como um personagem criado a partir de informações, gostos, hábitos, desejos e demandas do público-alvo. A identidade é fundamental por isso as personas têm nome, idade, rotina e até uma foto bem definida.
A base de um Buyer Persona bem estabelecida está na realização de pesquisas bem elaboradas que saiam das perguntas protocolares e capazes de extrair dos consumidores entrevistados as respostas que vão enriquecer a identidade da persona da empresa.
A persona de uma empresa de capinha de celular com popsocket é profundamente diferente de outros mercados, não só porque o público é diferente, mas porque o elo de conexão entre a empresa e seus clientes também é diversa e dependente do nicho.
Para definir uma Buyer Persona eficiente, é possível se guiar por informações e por um passo a passo que resulta em um avatar bem completo e assertivo para guiar as suas ações de marketing. Entre esses passos, estão:
- Definição das perguntas que serão feitas na entrevista;
- A escolha do método de contato com o público;
- A curadoria das respostas dadas;
- A construção da persona com base nos dados;
- A validação da persona interna e externamente.
Nesse desenvolvimento todas as informações presentes na pesquisa podem ser agregadas às pessoas, esse fator é fundamental para entender a identidade e valorizar as respostas colhidas, mesmo que ela gere mais de uma persona.
Diferença entre Buyer Persona e público-alvo
As personas de uma marca são personagens fictícios, mas que podem ser tratados também como semi fictícios porque apesar de ser criado dentro do setor de marketing de uma empresa especializada em persiana romana,sua base parte da realidade objetiva.
O processo de desenvolvimento de uma persona passa por garantir que as empresas entendam e acolham as necessidades, demandas, objetivos e até padrões de comportamento que podem ser colhidos em entrevistas ou observações no dia a dia.
A persona é mais que apenas um conceito, mas sim uma ferramenta muito utilizada por empresas que querem garantir os melhores resultados a partir de um reconhecimento mais profundo do seu público e suas demandas diante da marca.
É importante entender que a persona não é apenas uma descrição de quem é o seu consumidor, e sim uma síntese das características de um grupo consumidor dentro de uma única identidade criada a fim de exemplificar esses detalhes.
O processo de criação de uma persona de uma empresa de rastreamentos por GPS passa por duas fases: uma análise e uma síntese. Antes de mais nada, a empresa colhe as informações por entrevistas e observações e passa a analisar essa base coletada.
A partir disso, as empresas fazem dessas informações um tratamento visando associar as informações coletadas para dentro de um ou mais perfis de compradores em potencial, quanto mais detalhes, maior será a profundidade e a assertividade desse desenvolvimento.
Diferente do público-alvo, a persona é desenvolvida pela empresa a partir da observação do mercado e a realização de pesquisas e entrevistas com a sua base consumidora. O público-alvo, por sua vez, é determinado pelo mercado.
Aqueles consumidores que mais usufruem dos benefícios de um produto ou serviço são os que vão definir o público-alvo da sua marca. Do ponto de vista prático, o público alvo tem menos complexidade e reúne menos informações do que a ferramenta de persona.
Benefícios de desenvolver uma Buyer Persona
Entendendo o que é a Buyer Persona, ou a persona do comprador, e o que diferencia esse conceito da ideia de público-alvo, resta identificar como uma empresa de automatização de portão pivotante gera benefícios no dia a dia de trabalho de marketing da empresa.
A persona da empresa faz parte de um processo desenvolvido dentro dos setores de marketing das empresas, contudo, se engana quem acha que os seus resultados acabam dentro desse setor da organização sem efeitos para além dele.
A criação de um avatar semi fictício de público consumidor de uma marca é fundamental também para aprimorar diversos processos dentro do setor de vendas como uma continuidade do trabalho de marketing e também no desenvolvimento de produtos.
Enquanto o time de marketing de uma empresa de sistema gerenciamento clubes utiliza uma persona bem desenvolvida para gerar uma identidade e um conteúdo personalizado e segmentado, as vendas buscam criar ofertas de valor que atraem, engajem e convertem.
Mais do que desenvolver uma persona, é fundamental que a empresa e seus setores relacionados às vendas e aos processos de comunicação e marketing compreenda profundamente a persona e suas características.
A persona deve ser humanizada, uma vez que, além de um personagem vazio, ele também é um representante do público que consome e interage com a marca da empresa do seu dia a dia, esse olhar tem um alto poder de persuasão, relacionamento e conversão de venda.
Mais do que um guia, as Buyer Personas servem como elo de ligação entre setores que trabalham para o mesmo público em elos diferentes da cadeia que envolve a jornada de consumo de uma estratégia de marketing e vendas.
new RDStationForms(‘form-blog-gentileza-afiliados-4ac345d11f3546f826ac’, ‘UA-114965972-2’).createForm();
Considerações finais
Por muito tempo, as marcas focaram apenas em apresentar seu produto ou serviço, em um segundo momento surgiu a ideia de público-alvo para empresas de persiana vertical preta e de diversos outros mercados.
O conceito de público-alvo é percebido a partir do momento que a empresa define qual o cliente que ela quer alcançar, ou seja, como a marca pensa o seu mercado de dentro para fora de maneira ideal, não só como alvo, mas também como uma meta a ser alcançada.
Essa ideia parece insuficiente para muitas organizações que querem aprimorar seu entendimento de mercado para que a corporação possa criar estratégias mais direcionadas e que alcancem o público certo.
Por sua vez, o conceito de Buyer Persona, em tradução livre para o português “persona do comprador”, é uma imagem mais real do seu consumidor geral. Isso acontece porque ele é desenvolvido de fora para dentro, se baseando de forma material sobre o seu mercado.
A persona pode ser entendida como o consumidor ideal do seu negócio, ou também como um avatar que reúne informações gerais dentro do padrão das empresas. O consumidor que gera a persona a partir das informações coletadas durante o contato com a empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.