O conceito de criar um relacionamento envolve interações entre pessoas que podem ser de um modo pessoal ou profissional, após serem unidas por um interesse em comum que funcionará como um laço.
E no mundo dos negócios não é muito diferente, afinal, é o elo entre empresas e consumidores que faz o empreendimento girar.
Se relacionar bem com o cliente é um conceito de marketing que tem o objetivo de fidelizar por meio das conexões que são estabelecidas, preferencialmente, com um vínculo tão forte que possa torná-lo um defensor do produto do qual consome.
Por exemplo, uma empresa que realiza a instalação da persiana romana, se o seu cliente tiver um bom relacionamento, desde a contratação do serviço até a sua satisfação com o que foi instalado, automaticamente ele desenvolve uma boa relação com a empresa.
Que pode ser ainda mais fortalecida com alguns métodos de manter a fidelização do consumidor e não fazê-lo se esquecer do negócio.
Quanto mais clientes uma empresa conquistar por meio do seu produto e do seu conteúdo, maior serão as chances de ter altos percentuais de vendas e de consolidação no mercado.
O software CRM e seus benefícios
Um software que ajuda a gerenciar as informações dos clientes, o CRM ou Customer Relationship Management é uma ferramenta que armazena dados que podem ser valiosos quando se trata de montar estratégias de marketing e acompanhar os consumidores.
Pois os dados que são levantados podem fornecer uma análise melhor sobre como os clientes vêem determinado produto, propaganda, páginas da empresa e até mesmo, o canal de atendimento que lhe é oferecido.
Limpeza de colchão a seco, por exemplo, uma empresa que utilizar o CRM neste modelo de serviço pode entender melhor os clientes que já possuem e como conseguir novos ao ponto deles se converterem.
Uma ferramenta de software como essa também pode medir a satisfação ou insatisfação de um cliente, um dado que deve ser monitorado diariamente para se buscar melhorias no que não está sendo aceito.
Podendo ser instalada no formato nuvem ou local, o CRM se torna um software fácil de ser entendido e gerenciado, com informações detalhadas sobre o que o empreendimento deseja focar.
O CRM também proporciona um serviço de definição de atendimento ao cliente com o modelo de atendimento de 360°, ficando disponível durante o tempo todo para que o consumidor possa entrar em contato.
O que pode ser um ponto positivo no termo de atendimento ao cliente.
A área do CRM relacionada no pós-venda está ligada na parte do atendimento ao cliente, uma etapa que pode ser planejada para que a experiência de relacionamento se estabeleça e gere a possibilidade futura de retorno do cliente.
Calibração de termômetro infravermelho, por exemplo, após o serviço, o CRM pode analisar e gerar as informações sobre o que o consumidor acha, suas avaliações e se há um possível retorno.
O CRM também pode ter a métrica de gerar uma visão integrada sobre as expectativas que os consumidores possuem.
Desenvolvendo um relacionamento com o cliente
A forma que uma empresa trata o seu cliente pode ser a definição entre o sucesso e o número de reclamações crescentes nas caixas de mensagem.
Por isso, algumas dicas de como se desenvolver uma relação saudável com o cliente devem ser levadas em conta, como:
- Empatia;
- Confiança;
- Resolução de problemas;
- Feedback;
- Oportunidades exclusivas.
A empatia pode ser a peça-chave quando se planeja estabelecer uma relação com o cliente, pois ao se parar para analisar além das necessidades de venda, há a questão de como o consumidor gostaria de ser tratado.
O que pode também definir, muitas vezes, na finalização de uma compra e na fidelização de produto ou serviço como a instalação de corrimão tubular de ferro.
Ouvir o cliente é uma prática que pode ajudar, seja por meio de canais digitais ou de feedbacks que são postados nas redes sociais ou na página da empresa, pois os comentários dos clientes podem moldar a qualidade da empresa.
Mesmo se for algo negativo, o feedback de um consumidor pode ser transformado em uma crítica para melhorar a qualidade da empresa, mas deve-se ter em mente de que problemas relatados através de feedbacks devem ser resolvidos.
Seja com a troca do produto ou a melhoria do serviço, tendo em conta que deixar o cliente zangado não será algo benéfico.
A confiança deve ser a base do negócio tal como laje nervurada com isopor deve ser a base de um teto.
Demonstrar em um relacionamento com o cliente que há confiança no que está sendo oferecido pode demonstrar a importância dele e não quebrar o contato após a finalização da compra é ainda mais vital, pois assim pode se estabelecer uma relação.
Oportunidades exclusivas é algo que estabelece uma relação de confiança mútua entre cliente e empresa.
Aluguel de munck, dando como um exemplo, uma oferta para conseguir mais caminhões com um preço mais baixo é certamente algo mais atrativo para o cliente.
E como resultado, se torna mais fácil do consumidor indicar para os familiares, amigos ou até para conhecidos que possam também utilizar o serviço.
Os benefícios de um bom relacionamento
Qualquer relação bem estabelecida pode gerar frutos e as estratégias de marketing que englobam essa boa parceria, e que podem gerar para uma empresa:
- Fidelização de clientes;
- Aumento no número de vendas;
- Ganho de autoridade;
- Satisfação do cliente.
Podemos comparar o cliente até mesmo como um instalação hidráulica aparente, que garante o funcionamento de todo um sistema de uma forma benéfica.
Relacionamento Business-to-Business
Também conhecido como B2B, o relacionamento de cliente de uma empresa para a outra também pode ser planejado para gerar uma cativação e se estabelecer com eventos ou ações como almoços de negócios, reuniões, visitas e até happy hours.
Pois da mesma maneira que o modelo de empresa para consumidor deve ser bem estabelecido, o B2B também deve, se tornando um pouco mais fácil para a empresa conquistar o mercado do ramo.
Citando, por exemplo, empilhadeira a gás, a empresa que contratar os serviços do veículo pode acabar se tornando um networking para o crescimento da contratada.
Cuidados que deve ter com o marketing de relacionamento
Embora haja muitos prós no que se refere ao marketing de relacionamento com os clientes, deve-se ter algumas atenções para que a estratégia e o planejamento não tome o objetivo oposto ao de ajudar.
Como se concentrar somente nos clientes existentes e gastar um orçamento maior do que o previsto sem ter a chance de interagir e conquistar novos consumidores, podendo até mesmo arriscar uma estratégia com um novo público-alvo.
O feedback negativo também pode ser algo que atrapalhe e desmotive na continuação do empreendimento, já que pode acabar gerando um efeito dominó somente um comentário na rede.
Porém, isso deve ser visto como algo construtivo e uma forma de que a estratégia deva ser retirada e repensada.
Engajamento com clientes
Gerar algum modo de relacionamento e saber engajar ao ponto dos clientes se sentirem motivados a comprar pode ser um desafio, porém, o engajamento pode acabar sendo favorável para os negócios.
Quando já se possui algum engajamento, os gastos do que se é investido em marketing podem sofrer uma queda por conta dos clientes fiéis, que já possui e que são consumidores assíduos, diferentemente de quando se está tentando conquistar o público.
O que pode elevar o valor da marca. A propaganda que os consumidores farão será quase automática e com isso, uma reputação é erguida sob o empreendimento fazendo com o que também se torne mais fácil para ter novos consumidores.
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Considerações finais
Portanto, ter bons relacionamentos no mercado pode ser algo que impulsione um negócio, seja com parcerias de negócios do mesmo segmento e principalmente, com os consumidores, pois são eles que levam o empreendimento adiante.
Por mais que algumas relações possam ser feitas por meio da internet, a falta de tato não deve virar um empecilho para atrair o consumidor e muito menos abandoná-lo após a compra.
Por isso, deve-se mantê-lo cativado durante todo o processo e o pós, porque assim a fidelização se torna mais recorrente de acontecer.
Demonstrações de que está aberto a um diálogo também pode ser algo atrativo para o consumidor, seja para tirar dúvidas ou até mesmo fazer ofertas generosas que podem prendê-lo sem prejudicar a receita do negócio.
Pequenas ações como monitoramento dos resultados e a criação de canais de comunicação com conteúdos ou dados relevantes para o cliente, acabam se tornando peças que fazem a diferença entre uma simples compra e uma consolidação de lead.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.