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O que é Wireframe?

O que é wireframe? Saiba, nesse artigo,  o que é e como colocar em prática esse excelente recurso para o sucesso na criação de sites e aplicativos.

Um wireframe é um excelente recurso para o sucesso na criação de sites e aplicativos. Isso porque é necessário fazer um planejamento para elaborar qualquer projeto, e este é o objetivo deste protótipo.

Nos anos 1990, os sites eram repletos de animações em flash e componentes coloridos. Mas, felizmente, isso mudou, e tal “bagunça” deu lugar a estratégias que se preocupam com a experiência do usuário.

Atualmente, os portais possuem uma interface mais clean, e isso só foi possível por conta dos wireframes. Páginas amadoras são cada vez menos comuns, e quando um website ou aplicativo é bem estruturado, ele alcança bons resultados.

Se o proprietário tem alguma dúvida, ele só precisa consultar os dados referentes a ela no Google Analytics. Obviamente, não se deve fazer as coisas de qualquer forma, abrindo espaço para erros, só porque depois é possível consertá-los.

É exatamente por isso que existe o protótipo, visto que ele vai guiar e direcionar todo o trabalho de criação do site ou aplicativo, minimizando erros.

Por esse motivo, é essencial que você saiba o que é wireframe, como ele deve ser trabalhado e quais as vantagens de adotá-lo, e é sobre esse assunto que vamos abordar neste artigo. Portanto, se você tem dúvidas, leia até o final.

Conceito de wireframe

O wireframe também é chamado por alguns profissionais de “prototipação”, mas estamos falando de um tema mais abrangente, como um protótipo da página de um aplicativo ou site.

Em outras palavras, antes de elaborarmos o layout um rascunho é feito, o que nos permite enxergar o resultado. Se percebemos que tem algo errado, o esboço pode ser ajustado.

O wireframe pode ser considerado um guia que auxilia na diagramação da página, e mesmo sendo muito usado no início dos projetos, ele pode ajudar se algumas alterações forem necessárias.

Exemplo disso é quando uma empresa de aluguel de stand para divulgação quer incluir uma nova funcionalidade em seu aplicativo.

Então, é possível elaborar o wireframe de muitas maneiras, usando um software ou até mesmo papel e caneta. O importante é a ideia e o modo como ela será executada, e não a ferramenta usada.

Agora que você já sabe o que é wireframe, no próximo tópico, vamos mostrar como ele pode ser criado.

De que maneira colocar em prática?

Mesmo que o intuito desse escopo seja dar um ponto de partida a um projeto, é necessário ter cuidado ao elaborá-lo.

Ter um planejamento bem executado facilita a execução e faz com que tudo flua com mais facilidade. Por isso, ao trabalhar o seu protótipo, considere os seguintes pontos:

1 – User Experience (UX)

Além de considerarmos os pontos mais importantes mostrados pelos clientes, é preciso garantir uma boa experiência para o usuário.

Antes de inserir qualquer elemento ou fazer uma ação de marketing promocional, é necessário fazer alguns testes de usabilidade, inclusive com o próprio wireframe.

Peça a ajuda de alguém que esteja envolvido no projeto e diga para realizar algumas ações. Veja se ele consegue executá-las sem precisar de auxílio externo.

É preciso ter em mente que não basta ter um site ou aplicativo bonito: eles precisam ser funcionais acima de qualquer coisa. Em outras palavras, mais do que agradar aos olhos, eles precisam ser intuitivos.

2 – Considere os feedbacks

Solicite feedbacks ao longo de todo o projeto de criação, e aqui nos referimos aos clientes e à equipe. Quando nos debruçamos sobre um trabalho, temos dificuldade em enxergar problemas que são óbvios para quem está de fora.

Lembre-se: uma cabeça pensa mais do que duas. Sendo assim, ao coletar os feedbacks, você consegue melhorar os resultados.

Ao invés de sobrecarregar uma única pessoa com todo o trabalho, estabeleça um processo colaborativo. Por exemplo, uma pessoa do atendimento pode dizer como está o site de uma empresa de vistoria de transferência para carros, em relação a:

  • Posicionamento do menu;
  • Cores usadas;
  • Velocidade do carregamento;
  • Qualidade das imagens.

São informações simples, que qualquer pessoa que já tenha visitado um bom site na internet pode responder.

3 – Criação de um briefing

Faça um briefing com o cliente, mas caso o projeto for para o seu próprio negócio, reúna todas as informações em um documento.

É dessa forma que você vai guiar suas ações ao começar o processo de elaboração dos seus wireframes.

4 – Cores e posicionamento

Todas as informações devem ser hierarquizadas, de acordo com os objetivos do site. Por exemplo, no caso de um fabricante de estrutura aço galvanizado para telhado, é importante deixar o formulário de orçamento ou os contatos bem visíveis.

Outros aspectos que influenciam muito nesse sentido são posicionamentos, cores e tamanhos dos elementos. Se a estrutura de uma página é formada por cabeçalho, corpo e rodapé, é nela que vamos nos basear para posicionar os botões e informações.

As cores devem ser harmônicas e ter contraste, visto que, desse modo, todas as outras informações poderão ser facilmente visualizadas.

Para fazer uma boa combinação de cores, pode-se usar ferramentas, entretanto, se o domínio for para uma empresa que já tem uma identidade visual bem trabalhada, é necessário se basear nela.

Tipos de wireframes

Como já dissemos, é possível criar um wireframe com lápis e papel ou usando uma ferramenta específica. Mas o mais recomendável é usar os recursos em conjunto para se obter resultados ainda melhores.

Logo, ao elaborar o site de uma empresa de automação elétrica industrial, você pode fazer o protótipo no papel e passá-lo para a ferramenta. É possível seguir tipos diferentes de wireframes, a começar pelo de alta fidelidade.

Este é um modelo que se aproxima mais fielmente do resultado. Mas, para isso, é necessário usar um software que permita a interação.

No entanto, um wireframe não precisa ser tão bem desenvolvido, contando com a versão final do layout, por exemplo.

Aqui, a ideia é mostrar de maneira clara como será a estrutura do site ou aplicativo, pois o objetivo dele é guiar o trabalho de maneira ágil, e não fazer você perder tempo com um simples protótipo.

Na outra ponta das possibilidades, há o wireframe de baixa fidelidade, feito com recursos mais simples, sem cores ou detalhes, e, geralmente, é feito à mão.

Por fim, o wireframe anotado é o tipo meio termo entre os dois anteriores. No entanto, ele apresenta elementos visuais organizados, de modo a simular uma página. Ainda é possível incluir legendas e descrições.

 

Vantagens do wireframe

Toda empresa, como uma de equipamento para laboratório autoclave, precisa de um site, mas ele precisa ser bem elaborado. Por isso, ao usar o wireframe para esboçar um aplicativo ou o domínio, temos acesso a vantagens, como:

Melhora da usabilidade

O wireframe mostra como o site vai ficar em relação ao seu layout. Sendo assim, os profissionais envolvidos na criação podem decidir melhor de que modo vão disponibilizar os recursos para melhorar a usabilidade da plataforma.

Esse protótipo mostra se existem erros na arquitetura do site ou aplicativo, se ele precisa de recursos específicos e se tudo está disposto de modo a facilitar o uso.

Economia de tempo

Ao construir o portal de umhotel cachorro, o wireframe mostra aos profissionais o que exatamente eles estão criando. Esta é uma forma de melhorar a produtividade da equipe.

Embora as pessoas consigam compreender informações complexas, é muito mais fácil quando elas são expostas de maneira visual.

Também é um meio de evitar erros na arquitetura do projeto, uma vez que tudo é programado, tornando a produção de conteúdo mais clara.

Ademais, o wireframe melhora a comunicação entre o desenvolvedor e seu cliente, permitindo que o projeto caminhe com mais rapidez e harmonia.

Expõe a arquitetura e os recursos

Os profissionais assimilam com facilidade os termos técnicos utilizados na hora de construir o site ou aplicativo de uma escola de aula de pilates. No entanto, não é assim que funciona com quem é leigo no assunto.

O wireframe mostra uma visualização completa do projeto, incluindo todos os recursos que ele vai possuir. É assim que você e seu cliente vão se entender, considerando os aspectos que fazem sentido, além de compreender melhor cada informação.

Facilita as atualizações

Por meio do wireframe, podemos saber como o site vai ficar com lançamentos em larga escala, como no caso da postagem de novos materiais para marketing de conteúdo.

Outro exemplo é uma loja e-commerce de roupas, que no momento possui X modelos de peças, mas dentro de alguns meses terá mais um determinado número de tipos diferentes.

Por meio da prototipação, podemos saber como será a disposição desses itens e de que forma o visitante pode interagir com eles.

Conclusão

Ter um site é fundamental para um negócio, mas ele precisa ser bem planejado para trazer bons resultados. Uma forma de fazer isso é por meio do wireframe.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre ele e de que maneira precisa ser trabalhado para que o seu projeto digital seja um sucesso, atenda às necessidades do cliente e garanta uma boa usabilidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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