Você sabia que, a cada ano que passa, a Black Friday bate seu recorde de vendas do ano anterior? No último período, o aumento foi de mais de 20%, o que chega a representar um total de movimentação na casa de R$ 3 bilhões.
Isso mesmo, em reais, não em dólares. O número se refere apenas ao Brasil, e foi levantado por pesquisas da famosa E-bit, uma das maiores autoridades em marketing e pesquisas digitais, mostrando a força dessa data festiva do comércio.
Mas se nesse dia emblemático os compradores têm mil e uma maneiras de se beneficiar com descontos, como é que ficam as empresas que vão ter de fornecer essas promoções para venderem mais?
No fim, será que essa estratégia é sustentável e realmente vantajosa para o empreendedor? A resposta é muito simples: sim, é bastante vantajosa. Tanto que algumas empresas chegam a contratar mais funcionários só para dar conta desse dia.
Um dos focos principais das marcas é queimar estoques que estavam parados, mas também criar novas promoções, gerar oportunidades e fortalecer a comunicação com o público. Porém, no Brasil, também ficou conhecida a expressão “Black Fraude”.
Todo mundo sabe o que ela significa: são aquelas empresas que vão aumentando o valor aos poucos nos meses ou semanas anteriores, de modo que ao chegar no dia da Black Friday, o produto parece apresentar um desconto incrível, porém mentiroso.
Obviamente, em tempos de internet, plataformas online e redes sociais, uma tática dessas pode resultar em um tiro no pé, ou mesmo no suicídio da marca.
Por isso, se você quer compreender como tirar os melhores proveitos da Black Friday de maneira honesta e eficiente, aproveitando para impulsionar o seu negócio, basta seguir adiante na leitura.
Sobre planejamento e precificação
Já falamos sobre a importância da transparência e idoneidade, que devem ser o ponto inicial de qualquer campanha de Black Friday. Depois disso, o mais importante é o planejamento, já que algo assim envolve vários setores da empresa.
Se a loja vende algo como enxoval de bebê completo, que costuma ter alta procura, certamente vai ser preciso ter um controle de estoque. Mas não apenas, afinal, uma coisa é vender um lote em um mês, outra é vender tudo em um único dia.
Mesmo que a loja não tenha participado da Black Friday dos anos anteriores, é possível projetar um cenário com base em diversas datas festivas, como Natal, Réveillon ou outras específicas de cada segmento, ligadas a feiras e eventos.
Se a loja está começando e também nunca participou de datas assim, as perguntas que ela pode levantar para desenhar um bom planejamento são:
- Quais os meus principais canais de marketing?
- Como será a logística interna ou de despacho?
- Qual o pico de vendas que consigo atender?
- De quantos funcionários preciso para isso?
- E os insumos como sacolas, caixas e embalagens?
Cada pergunta precisa ser respondida pessoalmente, pelo dono ou gestor da loja, afinal, não existe uma resposta geral para todos. Só o líder pode conhecer o seu negócio. Mas, desde já, uma dica fundamental é a questão dos preços de venda.
Se a “Black Fraude” que mencionamos é ruim, também não faz sentido baixar demais o valor e, no fim das contas, ficar no prejuízo. Se a loja vende bateria 60 amperes moura, e ainda vai oferecer instalação gratuita, qual o valor mínimo que pode ser estabelecido?
É preciso ser prático e realista, pois olhar apenas para o aumento exorbitante de vendas pode até garantir uma receita maior, mas não vai garantir lucratividade, que é onde está o interesse de todo negócio que se pretenda sustentável e promissor.
Os imprevistos e a imagem da loja na Black Friday
Se o inesperado já acontece em tempos corriqueiros, como um dia normal de vendas presenciais ou online, imagine em uma data festiva como a do Black Friday. São famosos os vídeos de aglomerações de pessoas em lojas de todo o país.
Para evitar que esse cenário se torne prejudicial para você ou sua clientela, tente prever o máximo possível de problemas. Imagine uma loja de locação de embarcação com tripulação, quantos cuidados ela não vai tomar sobre segurança, não é mesmo?
Mas mesmo as lojas que lidam com produtos mais simples, também elas precisam pensar em todos os detalhes.
O problema em si não é acontecer um imprevisto, mas você não ter arquitetado um plano B para todos os cenários possíveis.
Além do mais, esse tipo de alinhamento vai além da equipe interna de cada loja. Uma dica de ouro é alinhar também com fornecedores, sobre possíveis desfalques em um lote, ou mesmo falta de insumos básicos como materiais de limpeza, papel para impressão, etc.
Um ponto essencial que esse planejamento traz é a transmissão de segurança para o público. Se um estúdio trabalha com luz pulsada para estrias, o mínimo que o público espera é uma atendimento humanizado, que entregue o sonho prometido.
Com as desconfianças em torno da “Black Fraude”, as pessoas têm se tornado cada vez mais exigentes quanto a esse dia do ano. Portanto, você vai ganhar muito ao demonstrar que está preparado para qualquer sobressalto.
Qual o papel do marketing digital?
Outra maneira de impulsionar seu negócio e faturar alto é investindo em divulgação. É muito comum o erro de pensar que, por se tratar de uma data festiva do comércio, as pessoas simplesmente vão aparecer em sua loja.
Na verdade, se por um lado as vendas ficam aquecidas, por outro lado esse tipo de data aumenta a concorrência.
Assim, se uma escola de aula de piano para iniciantes fizer ações de marketing, terá mais resultado do que aquela que não fizer nada.
Outra dica é não se esquecer da esfera digital. É claro que os estabelecimentos locais podem conseguir muito resultado com mídia offline, como panfletagem, outdoors e até anúncios em rádios da região.
Contudo, hoje as plataformas digitais já oferecem um poder de segmentação que permite impactar as pessoas de modo igualmente canalizado, e até mais assertivo. O maior exemplo é o Ads (Advertising, ou “Anúncio”) das redes sociais.
Elas já permitem configurar que tipo de pessoa vai ser impactada por suas campanhas, indo desde idade e gênero até interesses preponderantes, como joias e roupas, ou literatura e cursos, ou ainda celulares e tecnologias.
Outro exemplo incontornável são os motores de busca, como Google, Bing e Yahoo. Quando você procura por algo como escapamento esportivo celta, as opções que surgem no topo da página, com a tag “Anúncio”, são as mais visadas em datas assim.
Como tudo é muito dinâmica nessa época do ano, as plataformas já oferecem soluções voltadas para datas específicas e para a Black Friday. Então, todo o suporte vai ser pensado para um momento de conversão e tráfego elevados.
Outro exemplo são os marketplaces, que nessa data promovem ações diferenciadas, como meios de pagamento social. Você pode entrar nessa onda, oferecendo benefícios para quem compartilhar suas promoções com as demais pessoas.
Este é o caso em que um compartilhamento ou mesmo uma postagem replicada na página de alguém pode trazer resultados bastante assertivos, sobretudo se você souber canalizar a ação em seu público-alvo, que é o mais indicado.
Como acelerar ainda mais os resultados?
Se você quer ir além de subir algumas campanhas e anúncios comuns, ainda pode pensar no modo como vai fazer isso. Ou seja, em que tipo de conteúdo gerar e como trazer mais resultados com menos esforços.
Um passo muito bacana é o do vídeo marketing. Se ele já pode trazer resultados diferenciados para uma loja de manutenção amortecedor bicicleta, pode fazer mais ainda por uma loja virtual, que faz vendas a distância.
Nos dois casos, o ponto positivo é o fato de você dar vida e até um rosto para o seu negócio. As pessoas gostam de se relacionar com pessoas, e não apenas com marcas ou textos, por mais assertivos e promocionais que eles possam ser.
Outra dica digital é a dos aplicativos de mensagens instantâneas, que permitem criação de grupos e disparo de mensagens em lotes, para centenas de pessoas. Além disso, como a mensagem chega pelo celular, você impacta seus leads de modo mais imediato.
Pense ainda no formato das promoções. Um modo indiscutível de tornar a proposta mais chamativa é o desconto progressivo, assim, a pessoa faz adesivação de veículos no carro dela, e se levar um amigo para fazer também, tem um desconto muito maior.
Outro modo de turbinar as ofertas é garantindo compras futuras, especialmente porque essa data sempre fica perto do fim de ano. Então, emita cartões de desconto para o Natal, desde que a pessoa compre na Black Friday.
Com isso, vemos como essa data pode impulsionar um negócio de várias maneiras distintas, especialmente quando a empresa coloca em prática as dicas dadas acima.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.