O engajamento é uma métrica que mostra o grau de participação e proximidade que existe entre uma empresa e sua audiência, sendo esta formada por seus clientes e potenciais clientes.
Um dos maiores desafios trazidos pela transformação digital é saber lidar com os consumidores que estão cada vez mais exigentes e empoderados.
Antigamente, a relação de consumo se restringia à compra e venda de produtos e serviços.
Desse modo, as marcas não precisavam se preocupar em criar um relacionamento próximo com as pessoas.
Mas, hoje em dia, essa situação mudou completamente e com ela surgiu a necessidade de criar engajamento com o público.
Existem várias maneiras de promover esse conceito dentro da corporação e se aproximar ainda mais do público com quem a companhia quer se comunicar e convencer sobre uma compra.
São estratégias que vão desde a produção de conteúdos relevantes até melhorias no atendimento ao cliente, ações que fazem toda a diferença para o sucesso do negócio.
Assim, ele vai conseguir aumentar o engajamento da audiência em seus canais.
Neste artigo, vamos explicar o que é engajamento, qual é a sua importância, como medi-lo e dar algumas dicas para aumentá-lo nas redes sociais.
Entenda o que é engajamento
Engajamento, tanto nas redes sociais quanto em qualquer outro canal, representa a proximidade entre a empresa e os consumidores.
Em outras palavras, ele trata do quanto essas duas partes interagem e se relacionam de maneira natural.
Ou seja, quanto maior for o engajamento, mais próximas elas estarão, o que aumenta a relevância da marca.
Uma empresa de sistema de monitoramento por cameras para condominios deve saber o quanto os usuários interagem com ela, se esta interação é voluntária ou se é necessário promover o negócio de alguma maneira.
Sendo assim, o nível de engajamento traz essas informações, consequentemente, é possível avaliar se suas estratégias de marketing estão sendo realmente eficientes.
Além de falar um pouco mais sobre a eficácia das ações de comunicação, conhecer o nível de engajamento também mostra o quanto o consumidor está satisfeito com a empresa.
E, também, como está sua autoridade e credibilidade em seu segmento.
Importância do engajamento nas redes sociais
Agora que você já sabe qual é o conceito de engajamento, vamos falar um pouco sobre as razões que o tornam tão importante.
Uma empresa precisa buscar bons níveis de engajamento para conquistar benefícios para a marca. Ao analisar essa questão, vai descobrir o quanto seus conteúdos são realmente eficientes.
Esses materiais são usados para esclarecer dúvidas e falar sobre assuntos do interesse do público que estejam relacionados ao segmento de mercado da companhia.
Assim, ele também é fundamental para medir a satisfação dos consumidores com a empresa, ajudando a aumentar sua autoridade e trazendo mais credibilidade perante o público.
Uma empresa de software restaurante comanda eletrônica saberá manter a organização em constante crescimento, além de obter vantagens em relação aos concorrentes, tendo mais facilidade para fidelizar os consumidores.
Como medir o engajamento nas redes sociais
Nas redes sociais, o engajamento mostra como as pessoas estão interagindo com as publicações da marca e seus perfis. Entre as ações mais comuns por parte dos usuários estão:
- Mensagens diretas;
- Cliques;
- Compartilhamentos;
- Comentários.
Outras ações também fazem parte, como as menções e conteúdos salvos pelos usuários.
Mas para se certificar de que suas estratégias nessas plataformas estão sendo realmente eficazes, é necessário medir o nível de engajamento.
Além disso, existe uma maneira de fazer esse cálculo, que nada mais é do que o total de interações em relação ao alcance da postagem.
No entanto, ele é muito superficial, visto que inclui todas as interações no mesmo pacote. Para facilitar esse trabalho, uma empresa de locação de aparelhos de estética pode medir a taxa de engajamento pública.
As taxas públicas não consideram o alcance da postagem, como no caso do engajamento apresentado nos stories anteriores, que é calculado tendo como base o número de seguidores e não o alcance da postagem.
Também é possível calcular a taxa de engajamento real, uma fórmula que considera o alcance do post. Se você quiser calcular a taxa de engajamento real, deve dividir o número de interações pelo alcance e não pelo número de seguidores.
As interações nada mais são do que a soma das reações, compartilhamentos, comentários e cliques, e o valor total da soma deve ser dividido pelo alcance.
Na verdade, existem várias maneiras de medir a taxa de engajamento, mas o mais importante é obter insights que vão ajudar a definir a estratégia e com isso melhorar os resultados.
Como melhorar o engajamento nas redes
Se você calculou o nível de engajamento da sua audiência das redes sociais e percebeu que precisa melhorá-lo, existem algumas estratégias que podem te ajudar nesse processo. São elas:
1. Conhecer o público-alvo
Os conteúdos de um fabricante de troféu personalizado acrílico são relevantes porque a empresa conhece seu público e sua persona.
Mas conhecê-los não significa apenas saber a média de idade, gênero e localização. Na verdade, é necessário saber um pouco mais sobre suas preferências, desafios pessoais e profissionais, hobbies, dentre outras informações mais profundas.
Elas vão te ajudar a empregar a linguagem certa nas redes sociais e escolher bons formatos para as publicações, incentivando as interações nas plataformas.
A organização pode descobrir esses dados fazendo pesquisas de opinião com sua base de clientes e aproveitar os recursos oferecidos pelas próprias redes sociais.
2. Agregar valor ao conteúdo
Tenha em mente que as pessoas não acessam essas plataformas para comprar, por isso, não querem ouvir falar sobre seus produtos e serviços o tempo todo.
A internet é um espaço sobrecarregado com essas informações, mas nas redes sociais, os objetivos são outros. Para conquistar engajamento, é fundamental oferecer conteúdo de qualidade e que seja capaz de resolver os problemas dos usuários.
Uma empresa de controle de acesso de alunos deve prezar pela qualidade e não pela quantidade de postagens nessas plataformas, algo fundamental para se considerar durante a produção dos materiais.
Agregue valor aos conteúdos e procure personalizá-los para que estejam de acordo com o perfil da audiência, pois isso vai refletir a qualidade da marca.
3. Ter uma frequência de publicação
As pessoas compartilham seus sentimentos nas redes sociais e o nível de engajamento aumenta consideravelmente para as empresas que sabem explorá-los. É possível trabalhar várias emoções, mas a mais promissora é a felicidade.
Publicações positivas têm, em média, quase duas vezes mais respostas positivas. Por exemplo, se uma pessoa deseja comprar determinado modelo de carro, começa a reparar nesse veículo nas ruas.
Da mesma forma, se um negócio deseja adquirir relógio de ponto digital para pequenas empresas, verá mais anúncios na internet.
Por conta disso, é necessário mostrar a mensagem de maneira repetida para os potenciais consumidores, mas sempre de maneira segmentada. Ao longo do tempo, o conteúdo vai se tornar mais familiar e ajudará a construir uma relação de confiança.
Também é possível segmentar os visitantes que abandonaram o site para lançar campanhas de remarketing, um tipo de campanha que chega a ter 3 vezes mais engajamento do que outros tipos de anúncios.
4. Despertar a curiosidade dos usuários
O ser humano é naturalmente curioso e as redes sociais são terreno fértil para explorar essa característica.
Uma empresa de rastreador de caminhão via satélite pode criar empolgação por meio de gaps de curiosidade, criando publicações com informações que vão provocar a audiência.
O propósito por trás disso é preencher um espaço vazio consequente da falta de informação. Justamente por isso, os conteúdos precisam ser verdadeiramente relevantes, o que envolve pesquisas em sites de perguntas e respostas.
Saiba utilizar alguns termos como, “por que”, “como”, “o que”, “onde”, “qual”, “quem” e “quando”, pois são palavras que ativam gatilhos e ajudam a engajar ainda mais seus seguidores.
Por exemplo, o conteúdo publicado por uma marca de brinquedos pode ter como título “por que o regador de plantas infantil é importante?”.
Em seguida, a empresa pode falar que esse brinquedo ensina as crianças sobre o cuidado com a natureza, o cultivo das plantas e assim por diante.
É uma forma de trabalhar e instigar a curiosidade, o que com certeza vai estimular o engajamento dos seguidores em seus perfis nas redes sociais.
Considerações finais
Não é de hoje que as redes sociais se tornaram canais muito importantes para as estratégias de marketing de qualquer tipo de negócio, independentemente de seu segmento.
Neste artigo, você compreendeu um pouco mais sobre o conceito dessa métrica, o valor dela para os negócios e de que maneira pode trabalhá-la para que seu público esteja cada vez mais atento à sua marca nas redes sociais.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.