O ambiente digital mudou a maneira como os negócios são feitos e a comunicação é realizada. Isso trouxe uma série de mudanças que estamos acompanhando nos últimos anos.
Além das pessoas, as empresas também adoram o universo digital, o que fez do marketing digital uma necessidade.
A internet transformou a maneira como as pessoas vivem, e ela inseriu a humanidade na era da informação rápida, ou, mais do que isso: estamos na época do excesso de informação.
Isso acabou por afetar o comportamento dos consumidores, que se tornaram mais ativos e exigentes dentro da relação de consumo. Desse modo, as organizações que não investem em estratégias dentro do ambiente tecnológico serão deixadas para trás.
Se mesmo em meio a tantas mudanças e evidências a sua empresa ainda resiste às ações do marketing digital, está na hora de rever esses conceitos. Caso contrário, seu negócio nem mesmo será visto ou lembrado pelo público.
A maneira como as companhias vendem também mudou, por isso, neste artigo, vamos explicar porque as empresas devem apostar no ambiente virtual, como ele pode se encaixar nas estratégias de vendas, além das vantagens dessa integração. Acompanhe!
Por que investir no ambiente digital, afinal?
Estar presente na internet, apresentando um bom ambiente digital para o público-alvo traz muitas vantagens para as organizações, que explicam a importância dessa ação. São elas:
- Presença online;
- Mensuração e acompanhamento de resultados;
- Diminuição de gastos;
- Aquisição de mais clientes;
- SEO mais efetivo.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui cerca de 126,3 milhões de usuários ativos na internet.
Isso significa que o público-alvo de sua ação de marketing promocional está o tempo todo conectado. Afinal, é na web que novos consumidores são atraídos, bem como são geradas a relevância necessária e ganha-se diferencial competitivo.
Quanto mais visível sua marca está, mais chances ela tem de vender. Mais do que isso, a companhia é capaz de reduzir consideravelmente seus custos, uma vez que as estratégias de marketing digital são mais acessíveis do que o marketing tradicional.
Os resultados também são melhores e você pode investir em campanhas e ações, independentemente dos recursos que tiver disponível.
Com isso é possível mencionar o Inbound Marketing, ou “marketing de atração”, uma estratégia que tem como objetivo despertar o interesse das pessoas, sem precisar de argumentos invasivos.
Em outras palavras, ao invés de a empresa ir atrás do consumidor, o consumidor vai até ela, e assim como outras estratégias, o Inbound pode ser facilmente mensurado.
Todas as ações de marketing digital são mensuradas praticamente em tempo real, o que dá tempo para o gestor avaliar os resultados e fazer os ajustes necessários. Com isso, cada prática se torna mais assertiva, com resultados melhores.
Consequentemente, um fabricante de blindagem capilar produtos passa a atrair mais clientes em potencial, o que significa que cada vez mais pessoas realmente interessadas nas soluções vão aparecer.
Ademais, o marketing digital é a melhor ponte entre um consumidor e a marca, uma vez que oferece ferramentas e meios que melhoram consideravelmente o relacionamento de ambos.
As estratégias de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca) também são beneficiadas, portanto, as páginas do seu negócio estarão sempre entre os primeiros resultados de busca.
Isso vai fazer com que ela se torne cada vez mais visível, gerando mais oportunidades de vendas e aumentando os lucros.
Como integrar a internet às vendas
Agora que você já sabe por que seu negócio deve apostar na presença no ambiente digital, neste tópico, vamos mostrar como encaixá-lo em suas estratégias de venda.
Logo, se você quer atrelar o ambiente digital às suas estratégias de vendas, precisa fazer tal qual um fabricante de câmera de segurança para condomínio e investir em ações, como:
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo trata-se da criação de conteúdos ricos e relevantes, que abordam assuntos de interesse do público-alvo da marca.
Com isso, constrói-se um relacionamento de confiança, que faz com que a empresa ganhe mais credibilidade, tornando-se uma referência em seu mercado de atuação.
O conteúdo ajuda na criação de uma lista de e-mails de pessoas realmente interessadas em manter contato com seu negócio, o que aumenta as chances de vendas. É possível promover conteúdos de vários formatos, como:
- Vídeos;
- Áudios;
- Textos;
- Imagens;
- Infográficos.
Para publicá-los, o melhor canal é o blog, onde seus leads podem buscar assuntos do interesse deles, pertinentes a seu nicho de atuação.
Redes sociais
As redes sociais ajudam uma empresa desde uma administração de restaurante corporativo até uma multinacional a melhorar o relacionamento com seus clientes.
Mesmo que o foco delas não seja vender, é com base na construção de uma relação de confiança que as vendas começam a acontecer.
Além disso, invista na divulgação de anúncios nessas plataformas, pois por serem direcionados, vão impactar as pessoas certas e no momento ideal.
Entretanto, vale ressaltar que o seu negócio não precisa estar em todas as redes sociais. O ideal é escolher aquela (ou aquelas) onde seu público-alvo está.
Investir em mídias pagas
A internet também permite que os empreendedores invistam em mídia paga para divulgar sua marca e suas soluções.
Uma das formas mais comuns de se fazer isso é criando banners em portais, links patrocinados no Google Ads e anúncios em plataformas como o Instagram e o Facebook.
Otimizar os conteúdos
O SEO é um conjunto de estratégias que otimizam as páginas de um site para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa no Google e em outros buscadores.
Então, se alguém pesquisar sobre embalagens delivery personalizadas, vai encontrar entre os primeiros resultados as marcas que investem nesse recurso, e consequentemente, elas terão mais oportunidades de vendas.
O SEO se baseia na criação de bons conteúdos, com palavras-chave que são mais usadas pelo público-alvo da companhia. Também está relacionado à responsividade do site, para que ele possa ser acessado por meio de qualquer tipo de dispositivo.
Vantagens do ambiente digital para as vendas
Até aqui, você já entendeu quais são as principais estratégias para integrar o ambiente digital às suas ações de vendas. Chegou o momento de falar um pouco sobre as vantagens dessa prática neste tópico.
Atrelar o ambiente virtual às estratégias de vendas traz muitos benefícios para uma empresa de sinalização de transito ou qualquer outra. Dentre eles:
1 – Maior alcance
As estratégias de marketing digital encaminham o seu negócio até um número maior de pessoas, e mais do que isso: leva sua empresa ao conhecimento das pessoas certas.
Se você vende pela internet, como em lojas virtuais, e-commerces ou marketplaces, pode conquistar seu público-alvo em outras cidades, estados e países. Em linhas gerais, é a melhor forma de vender mais e a qualquer momento.
2 – Redução de custos
As estratégias de marketing tradicionais, como anúncios na TV, no rádio e em outdoors são muito mais caras, o que faz delas possibilidades inatingíveis para os pequenos negócios.
Por outro lado, as ações de marketing digital são mais simples e inteligentes, além de baratas. O ambiente virtual é muito democrático, pois cada um pode obter excelentes resultados, investindo o que tem, desde que cada ação seja bem executada.
3 – Mais comodidade para o público
O consumidor pesquisa ativamente uma solução, mas se após isso ele receber um anúncio de projeto de instalações elétricas, vai ter em mãos uma proposta que precisa.
O ambiente digital é mais cômodo, inclusive para a companhia, que pode acompanhar as preferências de seus potenciais clientes, e com isso oferecer exatamente aquilo que eles estavam procurando.
4 – Facilidade em mensurar resultados
Se as vendas não estão indo bem, então é sinal de que alguma estratégia não está dando os resultados esperados.
Mas cada campanha pode ser revista e ajustada quantas vezes forem necessárias, podendo também ser substituída rapidamente.
É por meio da mensuração que uma empresa de automação cabine elétrica consegue melhorar suas práticas, de modo a chegar ao objetivo proposto.
5 – Mais visibilidade
Não basta ter um ambiente digital, é necessário que ele esteja visível, por isso, algumas ações têm como missão aumentar a visibilidade da companhia na web.
Quando isso acontece, mais pessoas descobrem a sua marca e se dispõem a conhecer seus produtos e serviços. Se mais pessoas conhecem, mais consumidores compram e maior é o lucro.
Conclusão
O ambiente digital é uma necessidade hoje em dia para qualquer empresa que queira crescer e melhorar suas vendas e posicionamento no mercado.
No entanto, mais do que criar um site ou um perfil nas redes sociais, é necessário investir nas ações certas, como as que mostramos ao longo deste conteúdo.
É assim que as práticas de vendas vão se aprimorar e trazer mais lucros para a companhia. Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre elas e agora está pronto para atrelar o ambiente virtual às estratégias de vendas do seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.