A interação com os seguidores entre a marca e seu público é fundamental para gerar engajamento, algo muito importante para que os consumidores passem a confiar na empresa e a comprar com ela.
Os negócios precisam estar na internet para interagir com as pessoas. Alguns meios de contato tradicionais, como telefone e atendimento presencial, continuam sendo importantes, mas a internet deve fazer parte do planejamento de interação.
As redes sociais se destacam como canais muito importantes, pois facilitam a interação com os clientes, promovem conversas rápidas e interativas, mostra que o negócio está atualizado e que procura ter uma comunicação com os clientes.
Por meio delas, também é muito mais fácil exibir produtos e serviços e despertar a curiosidade dos seguidores, seja em produtos como divisória acústica em gesso ou outros.
As organizações funcionam bem com os meios de contato tradicionais, mas é necessário inovar.
Os tempos mudaram e a tecnologia avançou, assim sendo, toda empresa precisa acompanhar tendências e se adequar à modernidade. Além disso, é necessário interagir com o consumidor moderno.
Pensando nisso, este artigo vai tratar de como melhorar a interação entre marca e seguidores e explicar a importância dessa prática.
Como melhorar a interação com os seguidores
Depois que as redes sociais passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas, a maneira como elas interagem mudou muito.
Muitos abriram mão do telefonema e buscaram soluções por meio de outros canais de comunicação, a exemplo das redes sociais e dos aplicativos de mensagem instantânea, como no caso do WhatsApp.
De olho nisso, negócios dos mais variados segmentos, como uma assessoria de AVCB, começaram a buscar maneiras de se adaptar a esse cenário, e as redes sociais se mostraram excelentes canais de interação.
Essa prática aumenta as chances de sucesso da marca e maximiza a visibilidade do produto. Mas, para ter acesso essas vantagens, é necessário saber interagir nesses canais, e algumas dicas para isso são:
1. Ter agilidade
As pessoas valorizam seu próprio tempo, por isso, desejam ser respondidas o quanto antes. Organiza ações conhecidas pela rapidez no atendimento e fazem isso porque utilizam as redes sociais para construir um contato mais dinâmico.
Uma pesquisa mostrou que o índice de urgência nas mensagens chega a ser 4 vezes maior no Facebook do que no Twitter, entretanto, na segunda plataforma em questão, a marca é muito mais sensível às mensagens dos clientes.
Isso quer dizer que mesmo que o Facebook tenha uma grande taxa de urgência, existe uma brecha no tempo de respostas para os clientes, algo que não acontece no Twitter, mesmo tendo uma quantidade de usuários muito menor.
2. Fazer perguntas
As pessoas interagem muito melhor quando recebem algum estímulo, em uma das formas de conquistar engajamento é fazendo perguntas. Os seguidores precisam sentir que são importantes e que recebem a devida atenção.
Uma empresa de blindagem de sofá deve fazer com que os usuários se sintam importantes e garantir a eles a atenção que precisam.
Nesse sentido, procure fazer perguntas e pedir a opinião dos seguidores, proponha uma escolha e abra espaço para o envio de perguntas e sugestões.
Toda a audiência precisa de incentivo para se expressar, e muitas vezes, fazer uma pergunta é o suficiente. Depois, basta analisar os resultados e aplicar o tipo de publicação que mais agrada o público.
3. Oferecer respostas criativas
Nenhum cliente gosta de mensagens padrão, portanto, é necessário personalizar para manter um bom relacionamento com os seguidores.
As redes sociais oferecem várias maneiras de estabelecer um diálogo, usando para isso diferentes recursos, como:
- Vídeos;
- Fotos;
- GIFs;
- Textos.
Só que antes de tentar qualquer uma dessas opções, é muito importante procurar entender as características do público.
4. Atenção ao horário
Além de criar um material rico e relevante para publicar nas redes sociais, é necessário saber o melhor horário para fazer isso.
Para acertar em cheio, uma empresa de impermeabilização estofados deve analisar o perfil do público e ver em quais dias e horários essas pessoas costumam acessar as redes sociais.
No Facebook, é possível obter essas informações na seção de métricas, e com base nos dados obtidos por lá, programe as publicações para os horários em que os seguidores estão online.
5. Ouvir os comentários
As pessoas se direcionam à página de uma empresa por diversas razões, mas mesmo que elas entrem no perfil do seu negócio para reclamar, a publicação não deve ser apagada imediatamente.
Na verdade, é uma grande chance de melhorar a imagem da empresa e aprender com as reclamações e elogios dos clientes.
Uma loja de baby doll pode usar esses comentários como um termômetro para saber o que precisa ser melhorado.
6. Investir em links patrocinados
Outro caminho eficiente para melhorar a interação com os seguidores é por meio de estratégias pagas, e muitas redes sociais contam com sistemas de anúncios desse tipo, como no caso do Facebook Ads.
Ao investir nessa ação, a marca consegue levar seus conteúdos a uma quantidade maior de pessoas, o que ajuda a aumentar o engajamento. O grande diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de segmentar os anúncios para o público certo.
7. Conversar com os usuários
Nem sempre a organização precisa esperar que os clientes cheguem até ela, visto que uma forma de engajar as pessoas é entrar nas conversas.
A internet sempre terá algum tipo de discussão, o que pode fazer parte do segmento em que seu negócio atua, nesse sentido, é bom procurar por esse tipo de diálogo para poder interagir com os clientes.
Para se ter uma ideia da importância dessa ação, de acordo com uma pesquisa realizada pela Hi-Mídia, 52% dos usuários preferem seguir marcas que se comunicam com os consumidores, postem perguntas e incentivam sua participação.
8. Ter uma frequência de postagens
Se uma empresa deseja aumentar a interação com o público, pode ser tentador postar mais vezes nas redes sociais, mas isso não é correto. Uma frequência alta de publicações não garante mais visibilidade.
O ideal é garantir um material de qualidade e fazer com que as publicações estimulem a interatividade dos seguidores.
9. Ir além
Ir além é acrescentar um extra às interações da marca com seus seguidores. Uma forma de fazer isso é responder a uma reclamação específica e procurar surpreender o cliente durante esse processo, por exemplo, enviando um cupom promocional.
Outra opção muito usada é o envio de um código que permite ao consumidor resgatar um prêmio. É uma forma de responder à reclamação e deixar o cliente mais satisfeito.
10. Observar o que as pessoas falam
Uma empresa de impermeabilização de fachadas cerâmicas precisa analisar o que as pessoas estão falando delas, pois nem sempre os usuários vão marcar a organização.
Também podem ocorrer erros de digitação ou ações do corretor ortográfico que possam impedir que a companhia seja notificada ou que tome conhecimento sobre o comentário, elogio ou crítica.
11. Ser atencioso
Os clientes reagem aos perfis das empresas para demonstrar sua satisfação ou insatisfação. As companhias precisam priorizar o sentimento expressado nas redes sociais, pois se o usuário se cansar de ser ignorado, vai procurar o concorrente.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Sprout Social, uma plataforma que faz gerenciamento de redes sociais, cerca de 89% das mensagens enviadas pelas empresas são ignoradas, o que faz com que um em cada 3 consumidores queira mudar de marca.
Importância de interagir nas redes sociais
Não é de hoje que empresas de vários setores, como um fabricante de abrasivos para marmoraria, investem pesado nos recursos digitais.
Só que além disso, é necessário prestar atendimento humanizado, rápido e interativo que mostra muito sobre as características da marca. Isso vai fazer com que as pessoas sintam que estão recebendo a atenção que merecem.
É necessário lembrar que a rede social de uma empresa também funciona como um tipo de catálogo, em que todos os produtos e serviços são elencados. Isso garante a satisfação dos clientes e gera impactos positivos nas vendas.
As marcas fazem parte da sociedade, e interagir nas redes sociais é importante para mostrar seu lado humano.
O seguidor de uma empresa de blindagem de portas vai perceber que antes de vender a companhia se preocupa em construir um relacionamento fiel com ele.
Considerações finais
Sendo assim, o objetivo de todo o negócio é crescer e as redes sociais têm um papel muito importante nesse movimento. Mas, não basta apenas criar o perfil da empresa e esperar as coisas acontecerem.
É necessário publicar constantemente e interagir com os seguidores, respondendo suas mensagens e comentários, sejam eles positivos ou negativos. Dessa forma, a companhia constrói sua imagem de maneira positiva.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.