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Como fazer a estruturação do processo comercial da sua empresa

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Como fazer a estruturação do processo comercial da sua empresa
Agência Gentileza
AtraçãoAudiênciaBusinessEstratégiaGentilezaLeadMarketing DigitalUX/UI
14 de março de 2022

O processo comercial é uma etapa muito importante para os vendedores porque ajuda a conduzir todas as estratégias de vendas, desde o primeiro contato com o cliente até a compra da oferta.

Ele é constituído por etapas e elas precisam estar bem alinhadas com a equipe comercial. Mas, na hora de elaborá-lo, algumas empresas tratam o processo como algo simples e acreditam que só precisam gerar leads por meio das estratégias de marketing.

Só que não basta apenas fazer isso e repassar os prospectos aos vendedores para que eles ofereçam os produtos e serviços. Antes da compra, é necessário se aproximar do cliente e estabelecer uma relação com ele.

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Portanto, quando o lead se cadastra para receber a newsletter ou fazer o download de um material, não deve ser contratado no dia seguinte para receber uma oferta do vendedor.

O processo comercial é mais complexo do que isso e deve ser trabalhado com atenção por parte dos negócios. E se você tem dúvidas sobre o assunto, não deixe de conferir até o final.

Vamos explicar o conceito de processo comercial, como estabelecer ele e quais são as vantagens dessa prática.

O que é processo comercial?

Processo comercial nada mais é do que um conjunto de etapas que ocorrem em sequência, e por onde o consumidor costuma percorrer, desde o seu primeiro contato com a empresa até a compra de um produto ou serviço.

Pode-se incluir a etapa do pós-venda, de modo a fidelizar o cliente e fazer com que ele compre mais vezes com a marca.

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Em outras palavras, dentro de uma loja de placa de Vidro Personalizada, esse processo compreende todos os passos que a equipe de marketing e vendas trabalham com os clientes, que são:

  • Atração de leads;
  • Qualificação;
  • Conversão;
  • Fidelização.

Assim sendo, o processo comercial diz respeito à jornada que os clientes percorrem, desde o momento em que entram em contato com a companhia até a aquisição da oferta.

Essa estratégia é muito importante para as equipes de vendas e marketing, pois viabiliza um controle maior sobre o caminho que os clientes vão percorrer, até que finalmente fechei negócio.

Ele mostra as estratégias necessárias para que os leads avancem nas etapas, e quanto mais sólido for, mais fácil de organizar as estratégias de marketing e vendas. Elas se tornam mais eficazes, melhorando as conversões e o faturamento.

Só que para aproveitar os benefícios dessa estratégia, é necessário definir bem as etapas, de modo a identificar os gargalos e evitar o comprometimento das vendas.

Como estruturar o processo comercial?

Uma escola de curso profissionalizante de teatro deve seguir todas as etapas para implementar corretamente o processo comercial. São elas:

Prospecção de leads

A primeira etapa é a prospecção de leads, em que a companhia busca encontrar oportunidades de negócios.

É necessário estabelecer um perfil de cliente ideal, mais conhecido como persona. Ela reúne características em comum entre os clientes da marca, como:

  • Idade;
  • Profissão;
  • Escolaridade;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Necessidades;
  • Problemas;
  • Desejos.

Isso ajuda a direcionar melhor os esforços de marketing, para prospectar potenciais clientes e efetuar as vendas.

Qualificação dos leads

A etapa de qualificação é muito importante para o processo comercial, pois é nela que a organização vai nutrir os leads.

O objetivo em informá-los a respeito de um problema que enfrentam e mostrar de que maneira o produto ou serviço pode solucioná-lo.

Para qualificar os leads, a empresa precisa se certificar de que sua oferta é realmente o que essa pessoa precisa, ouvir e compreender suas necessidades, criar conexões emocionais e capacitar a equipe de vendas para qualificá-los.

Também é importante saber como o prospect se sente em relação aos produtos e serviços que costuma usar e de que maneira a solução da marca atende suas expectativas.

Apresentação

Quando o lead de uma empresa de decoração para restaurantes chega à etapa de apresentação, é um momento de mostrar as características do produto ou serviço.

É fundamental relacionar as soluções com os problemas e necessidades dos potenciais clientes, sempre de maneira consultiva.

Enviar uma proposta

Finalmente, chegou o momento de fazer uma proposta comercial por parte da equipe de vendedores. Quando o lead chega a esta fase, compreende o problema pelo qual está passando e o que ele precisa para solucioná-lo.

A partir disso, começa a considerar a proposta da marca, e para fazer uma boa proposta, é necessário ser objetivo.

Outro ponto importante é evidenciar os benefícios da solução, mas para isso, é fundamental conhecer todas as características do produto.

No caso de uma empresa de armazenamentos logísticos, por exemplo, é necessário apresentar um diagnóstico referente à empresa do cliente e assim mostrar de que maneira esses serviços se encaixam às suas necessidades.

Outra boa dica é apresentar cases de sucesso que ajudam o lead a interpretar o valor das soluções. E isso deve ser reforçado por meio de depoimentos de outros clientes.

Negociar a proposta

Este é o momento de discutir as condições da venda, de modo a fazer algumas concessões e assim chegar a um acordo.

A companhia precisa se preparar para uma negociação, identificando os problemas dos clientes e os impactos que eles podem gerar.

A equipe comercial deve criar uma solução, reforçando sua argumentação como os cases de sucesso.

Uma linha do tempo indicando de que modo a oferta pode solucionar os problemas também é uma boa forma de convencer o potencial cliente. Depois disso, fica mais fácil fazer uma proposta de maneira direta, clara e objetiva.

Decisão de compra

Depois que um fabricante de embalagem de aluminio negociou com o lead, ele vai se decidir e finalizar a compra do produto ou serviço.

Essa etapa exige muita persuasão por parte da empresa, de modo a mostrar para o cliente o valor que sua solução traz para ele no dia a dia.

Pós-venda

Algumas empresas acreditam que o seu trabalho termina depois da venda, mas isso não é verdade. Depois de fechar negócio, é necessário se certificar de que o cliente está tendo uma experiência positiva com a solução.

Manter contato com as pessoas mesmo depois que elas compram um produto ou serviço faz com que se sintam mais satisfeitas, e fica mais fácil fidelizá-las.

Vantagens do processo comercial

Trabalhar com o processo comercial traz muitas vantagens para as empresas, e dentre as que mais se destacam estão:

Favorece as vendas

A primeira grande vantagem é que por meio desse processo fica mais fácil fortalecer as vendas, por meio de boas estratégias comerciais e de marketing.

Um fabricante de janela de vidro fumê, por exemplo, consegue entregar valor para o comprador e torná-lo mais satisfeito.

Traz uma visão geral do processo de vendas

O processo comercial traz uma visão geral de como as vendas acontecem dentro da empresa. Uma boa ferramenta para essa estratégia é o CRM, que centraliza todas as ações e esforços.

Ela conta com um Painel de controle que mostra o desempenho dos membros da equipe, a receita gerada e os indicadores de desempenho. Tudo isso traz uma visão clara do progresso das vendas e dos objetivos do negócio.

Facilita as tomadas de decisão

Se um fabricante de interfone para condomínios possui uma tomada de decisão baseada em dados, pode usá-la para diferentes objetivos.

Um deles é o crescimento do negócio, mostrando as ações que podem ser tomadas para reduzir as taxas de cancelamento.

A companhia também descobre maneiras de melhorar a fidelidade do cliente e a compreender se o planejamento realmente vai impactar seus objetivos.

O departamento de marketing e vendas compreendem melhor o retorno sobre investimento (ROI) e quais estratégias de vendas aumentam as conversões.

Melhora a experiência do cliente

É muito desconfortável explicar várias vezes para pessoas diferentes o funcionamento de um produto ou serviço. Isso também prejudica a experiência do consumidor com a marca.

Mas, por meio do processo comercial, um fabricante de enzima para papada consegue acessar o histórico do computador e assim determinar se este é o momento adequado para a abordagem de vendas.

Isso melhora a identidade e a consistência da marca, economiza tempo e dinheiro e torna as vendas muito mais assertivas.

 

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Considerações finais

Portanto, vender é um trabalho complexo, independentemente do tipo de produto ou serviço oferecido pelo negócio. É muito importante que a empresa compreenda as necessidades de seu cliente e de que maneira pode atendê-las.

O processo comercial busca exatamente isso, e por essa razão traz resultados satisfatórios, suprindo as necessidades dos clientes e ajudando as empresas atingirem seus objetivos. Por isso, não pode faltar no dia a dia dos vendedores da companhia. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

experiência do consumidor leads marca marketing Processo Comercial Processo de Vendas Prospecção ROI
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