Mercados saturados merecem atenção, principalmente por parte de quem está prestes a começar um novo negócio. Diante de um setor que está abarrotado de soluções, muitos empreendedores podem se sentir inseguros.
Por outro lado, existem aqueles que enxergam uma oportunidade e decidem seguir em frente. Mas a grande verdade sobre mercado saturado é que eles não estão realmente saturados, não da maneira como muitos acreditam que isso acontece.
Existem muitas maneiras de explorá-los e conseguir bons lucros. Um exemplo é focar no negócio e criar um diferencial, com isso, a marca será capaz de driblar as dificuldades e a enorme concorrência.
Também é importante dizer que praticamente não existe uma empresa que esteja sozinha em um mercado, ou seja, os concorrentes sempre vão existir e existem muitas maneiras de lidar com eles.
Seja qual for o setor de atuação do negócio, ele pode competir com a concorrência e chamar a atenção do consumidor para seus produtos e serviços.
Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é mercado saturado, como segmentar o público alvo do jeito certo, de que maneira o marketing digital ajuda a encontrar oportunidades, como analisar a concorrência e as ferramentas que ajudam nesse processo.
Tópicos do Artigo:
Entendendo o que é mercado saturado
Um produto precisa de um bom planejamento para conquistar o mercado, e na hora de fazer esse planejamento, entre os fatores mais importantes que precisam ser considerados, está o mercado.
O gestor precisa de um panorama geral, mas também de análises mais detalhadas sobre a situação do segmento, as previsões para o futuro, se a opção é favorável ou se realmente existe uma saturação de mercado.
Se um fabricante de tela de proteção para janela de banheiro se encontra em um mercado saturado, significa que não tem demanda sendo gerada pelos produtos e serviços, algo muito comum em vários segmentos.
Isso pode acontecer porque simplesmente houve uma diminuição na necessidade do cliente ou até mesmo quando uma solução se torna obsoleta.
Mas mesmo que seja possível lidar com essa questão, o gestor precisa ter em mente que não deixa de ser um terreno perigoso por conta da escassez de oportunidade de crescimento.
Como segmentar o público-alvo
Outro passo muito importante para atuar em um setor saturado é saber segmentar o público-alvo de maneira diferenciada.
Para fazer essa segmentação, primeiro é necessário definir os objetivos do negócio para ter clareza das razões pelas quais isso está sendo feito. A companhia também deve pensar em como a segmentação será usada no futuro e quais grupos serão divididos.
Os critérios que fazem a diferença para um fabricante de portão de ferro pivotante não são os mesmos considerados válidos por um supermercado.
Cada empresa tem sua própria necessidade e realidade, fatores que devem ser levados em conta para definir os critérios. Algumas informações que podem ser levantadas para fazer essa segmentação são:
- Estilo de vida do consumidor;
- Grau de escolaridade;
- Faixa etária;
- Localização.
Todas as informações relevantes precisam ser levantadas para que a marca tenha acesso a dados corretos sobre seu público.
Depois disso, é fundamental obter as informações sobre a audiência e fazer as divisões em grupos corretos. As pesquisas de mercado, identificação de posicionamento, identificação do público e outros, são dados que auxiliam as empresas a encontrarem o público-alvo.
O papel do marketing digital
O marketing digital pode ajudar a organização a encontrar oportunidades em mercados saturados, e fazer isso para qualquer tipo, segmento ou tamanho de negócio.
Nos últimos anos, fazer marketing pela internet se tornou essencial para gerar vendas e oportunidades. As ações digitais trazem o melhor custo benefício, são facilmente mensuráveis e possuem alcance praticamente ilimitado.
Também existe maior possibilidade de segmentação, auxílio no posicionamento da marca, ajuda na fidelização do público-alvo e promove interação direta com o consumidor.
Para uma clínica que faz transplante de cabelo para diminuir a coroa, é uma forma de encontrar novas oportunidades de negócios. O retorno gerado é muito bom, visto que se trata de um investimento acessível e compatível com as necessidades da companhia.
Em mercados saturados, as estratégias de marketing digital são ótimas para estabelecer um relacionamento duradouro com o público, gerar lucros e agregar valor para a marca em seu segmento de atuação.
Se o propósito é melhorar a performance das campanhas, atingir os consumidores de maneira mais direcionada que conquistar um bom retorno, os investimentos em marketing devem começar o quanto antes.
Como analisar a concorrência
Analisar a concorrência é fundamental para identificar brechas no mercado, esse trabalho é feito por meio do seguinte passo a passo:
Definir a concorrência
A primeira coisa é definir quem são os concorrentes no nicho de atuação, e não se deve incluir apenas em empresas que oferecem o mesmo tipo de produto ou serviço, mas também aquelas que disputam o mesmo público.
Um exemplo disso é uma empresa que faz vistoria veicular inmetro e uma oficina especializada em revisão veicular. Embora os serviços não sejam iguais, o público é praticamente o mesmo.
Estabelecer objetivos
Depois de saber quem são os concorrentes, chegou o momento de estabelecer os objetivos da análise. A marca pode querer examinar preços ou campanhas de e-mail vindos de outra empresa.
Ter uma motivação para análise vai fazer com que ela seja mais eficiente, além de trazer um olhar mais direcionado ao ponto que se pretende conhecer.
Escolher os critérios
Este é o momento de escolher os aspectos que precisam ser analisados em relação ao objetivo. Por exemplo, se o negócio vai observar o site de um concorrente, pode considerar o volume de tráfego orgânico e a frequência de novas publicações.
Saber quais critérios precisam ser examinados traz mais assertividade para a estratégia, lembrando-se de considerar métricas mais relevantes para cada análise que deve ser feita.
Escolher um método de pesquisa
Todo tipo de trabalho envolve um método, por exemplo, as atividades realizadas em uma sessão de fisioterapia para idosos acamados. Com a análise de concorrência é a mesma coisa, e entre os métodos que podem ser usados está a análise SWOT.
Esse método ajuda a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dos concorrentes, podendo ser aplicado ao próprio negócio.
Coletar os dados
Finalmente é o momento de fazer a análise da concorrência, de acordo com a metodologia escolhida para coletar as informações.
Isso pode ser feito navegando pelas plataformas de vendas dos concorrentes, analisando suas redes sociais, cadastrando-se em suas newsletters e visitando lojas físicas.
Tudo o que for encontrado deve ser anotado e as informações devem ser apresentadas para as áreas envolvidas. Então a companhia pode elaborar um plano de ação para superar a concorrência no mercado saturado.
Ferramentas importantes
Um consultório especializado em nutricionista terceira idade pode utilizar ferramentas que ajudam a identificar oportunidades em mercados saturados.
Uma delas é o funil de ideias, pois ele é muito útil para começar um novo projeto ou chegar a uma ideia inovadora. Funciona por meio de duas abordagens, sendo que a primeira parte da vivência do empreendedor e a segunda de uma observação de mercado.
Com ele, a companhia vai gerar ideias para iniciar um novo negócio, além de ser útil para pessoas que querem montar uma nova empresa, mas não sabem exatamente no que investir.
Alguns especialistas também mostram a importância da inovação para fazer a companhia crescer, entretanto, o que se vê são muitos empreendedores com dificuldades na hora de estimular a própria criatividade.
Por meio de uma técnica de geração de ideias, uma marca de bateria estacionária de gel consegue criar versões desse mesmo produto ou até mesmo construir algo diferente, capaz de mudar os rumos da organização.
O recurso é muito útil porque direciona e organiza a discussão de um grupo de pessoas para alcançar um resultado mais produtivo.
Também vale a pena trabalhar com um mapa mental para empreendedores que identificam oportunidades e colaboram com o planejamento do negócio.
Esse mapa faz uso de uma informação central que traz várias outras informações que organizam o pensamento. Com ele, gestores e empreendedores podem organizar, discutir e apresentar os pensamentos e ideias sobre assuntos relacionados à empresa.
Para validar as ideias, uma clínica especializada em ozonioterapia em gatos pode usar o mapa da empatia para desenvolver produtos e serviços compatíveis com as necessidades e desejos dos clientes.
Saber o que as pessoas enxergam e pensam a respeito de um produto é fundamental para garantir o sucesso, além de encontrar maneiras de superar suas expectativas.
Considerações finais
Um mercado saturado nem sempre traz uma grande quantidade de oportunidades porque existem muitas empresas que oferecem a mesma solução, diante de uma demanda baixa por parte dos consumidores.
No entanto, é válido ressaltar que são esses mercados que oferecem as soluções mais procuradas e comuns no dia a dia das pessoas.
Ao mesmo tempo em que são extremamente competitivos, também trazem oportunidades, mas é fundamental saber se destacar dentro deles.
Por meio de uma série de ações, estratégias e ferramentas, gestores e empreendedores conseguem superar os desafios e estabelecer o negócio em meio aos concorrentes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.