Benchmarking é uma estratégia usada pelas organizações para que possam analisar as melhores práticas feitas por empresas do mesmo setor.
O termo se origina da palavra “benchmark” que significa “referência” e denomina uma estratégia que ajuda a aprimorar processos, produtos e serviços, além de aumentar a produtividade e os lucros.
A comparação é algo que ajuda a avaliar o valor de alguma coisa que está sendo criada ou feita, e isso se aplica na vida pessoal e profissional, além de ser utilizada por empresas dos mais variados setores.
Fazer comparações é algo praticamente natural e quando o negócio se insere em um universo competitivo, precisa saber como está seu desempenho em relação à concorrência.
Mas muitos gestores e empreendedores acreditam que estudar boas práticas é algo que só costuma ser feito pelas grandes organizações, só que isso não é verdade. O fato é que independentemente do tamanho, fazer benchmarking é fundamental.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar o que é benchmarking, falar um pouco sobre sua importância, seus objetivos, quais são os seus pilares, os tipos mais comuns, as vantagens de investir e como fazer.
Conceito e objetivo do benchmarking
Benchmarking é um termo em inglês que significa “ponto de referência”, sendo um processo de pesquisa entre negócios do mesmo setor para saber como os produtos e serviços estão se saindo em relação aos concorrentes.
Trata-se de um monitoramento do mercado para analisar, interpretar, avaliar e mensurar as informações coletadas, criando a inteligência de mercado do negócio para compreender dados que ajudam a beneficiar o negócio.
Uma clínica de cuidado paliativo em atenção domiciliar deve identificar os fatores que podem impactar sua performance e com base neles criar métricas e KPIs (indicadores-chave de performance) para avaliá-los.
Eles vão servir de benchmark, portanto, uma referência que pode ser usada pelos profissionais de ; para desenvolver maneiras de melhorar o posicionamento do negócio e aumentar sua participação no mercado.
O principal objetivo dessa prática é melhorar o desempenho do processo, estratégia ou tarefa dentro da corporação, considerando práticas que deram certo para um concorrente.
Importância do benchmarking
A comparação é algo natural porque o ser humano quer saber de que maneira se posicionar em relação aos outros para que possa crescer e se desenvolver.
Para as empresas, este fator também é muito importante porque ajuda o negócio a adotar melhorias em seus processos. Ele consegue evoluir suas estratégias baseando-se em ideias que partem dos concorrentes.
Mas é um erro pensar que tudo o que a concorrência faz é melhor para o negócio, na verdade, essa linha de raciocínio pode ser prejudicial.
Por outro lado, se uma confecção de avental personalizado feminino fizer uso correto, terá acesso a diversos benefícios, como:
- Descobrir práticas de sucesso;
- Desenvolver novas estratégias;
- Melhorar a argumentação;
- Identificar tendências.
A prática também é importante porque ajuda a auditar a abordagem atual de ferramentas usadas na execução de marketing, além de identificar áreas que precisam de mudanças e melhorias.
Pilares do benchmarking
Os pilares do benchmarking são muito importantes porque ajuda o negócio a manter o foco no que é correto na hora de analisar as estratégias dos concorrentes.
Um deles é o diagnóstico que busca compreender quais são as áreas que precisam de melhoria dentro do negócio, a partir disso, a empresa vai decidir quais concorrentes vai usar como referência.
O segundo pilar é a pesquisa e recomenda-se trabalhar com diversas fontes, como o relatório de mercado, dados produzidos pela empresa, pesquisas bibliográficas e entrevistas.
A análise é o terceiro pilar porque vai compilar as informações e organizá-las para que o gestor possa chegar a um parecer.
Um fabricante de vaporizador para hidratação de cabelo pode fazer isso por meio de um simples documento para listar as observações e descrever comparações, caso queira uma análise qualitativa.
Agora, se a intenção for fazer uma análise quantitativa, o ideal é utilizar uma planilha com cálculos e comparações entre as métricas.
O quarto pilar é a interpretação para saber quais informações são úteis para o negócio, tendo para isso um olhar estratégico e crítico.
Por fim, o quinto e último pilar é a otimização que está relacionada à aplicação de práticas observadas no negócio.
É algo que está diretamente relacionado ao planejamento estratégico, sendo necessário criar um plano de ação para implementar as mudanças, considerando a aprendizagem do processo.
Tipos de benchmarking
Existem diferentes tipos de benchmarking e um deles é o competitivo, que tem como propósito medir de que maneira o produto ou o negócio se posiciona em relação aos concorrentes.
Uma clínica veterinária mais próximo de mim também pode fazer benchmarking genérico, um tipo usado quando existem processos semelhantes, mesmo que não estejam disputando o mercado e a comparação busca pontos de melhoria.
O tipo funcional procura etapas que podem ser aplicadas em qualquer empreendimento, enquanto o tipo interno analisa setores para saber como está a produtividade.
Por fim, existe o benchmarking de cooperação que ocorre quando duas empresas fazem uma parceria e trocam experiências.
Vantagens do benchmarking
Fazer benchmarking traz muitos benefícios para os negócios e um deles é compreender o que pode fazer com que uma empresa se torne bem-sucedida.
Isso acontece porque a ferramenta fornece uma perspectiva de onde está a organização no momento e onde ela quer chegar. Também ajuda a compreender por que empresas de sucesso estão onde estão.
É muito comum que gerentes comprem produtos de seus concorrentes para testá-los e estudá-los, para que assim seja possível determinar por que eles fazem mais sucesso do que os demais.
Para um fabricante de acessórios para cachorro shitzu, também é uma forma de aumentar as vendas e lucros, tendo em vista que a estratégia melhora as funções, operações, produtos e serviços da marca, além de aumentar as vendas.
Isso acontece porque os clientes percebem as melhorias e a própria marca faz a divulgação por meio de canais e com a ajuda dos representantes de venda.
Benchmarking: como fazê-lo?
Para aproveitar todos os benefícios que a estratégia oferece, é necessário saber aplicar o benchmarking, e algumas dicas para isso são:
Selecionar os concorrentes
A primeira coisa que precisa ser feita é selecionar as outras empresas que serão analisadas e monitoradas durante o processo.
Também é interessante selecionar negócios de outros segmentos para obter insights que estão além da área de atuação do negócio.
Estabelecer indicadores de análise
Uma marca de caneta com logo deve criar uma tabela para comparar pontos específicos de cada organização selecionada, tendo como base para isso critérios interessantes para o negócio.
Supondo que o assunto analisado é marketing digital, a organização pode fazer um comparativo de alcance, engajamento nas redes sociais, qualidade dos conteúdos no blog, entre outras possibilidades.
Por exemplo, é muito comum ver quais foram as páginas bem posicionadas nos buscadores, a meta tag usada, o tempo de carregamento do site, a autoridade que ele apresenta nas redes sociais e o nível de qualidade do conteúdo.
Também é possível verificar a presença do concorrente nas redes sociais, nível de engajamento da comunidade online, o design do site, se faz campanhas específicas e qual é o tipo de linguagem usada nos textos.
Obter os dados
Uma empresa de cartonagem caixa quadrada pode usar diferentes tipos de ferramentas para obter os dados.
Existem opções pagas e gratuitas e elas são fundamentais para trazer informações seguras e que realmente vão fazer a diferença nas estratégias do negócio.
Analisar e comparar informações e dados
Depois de coletar os dados é um momento de comparar e analisar as informações para checar os resultados.
O ideal é fazer comparações para entender as relações que podem ser criadas para o próprio negócio, além de verificar o que pode usar e pontos que não são tão relevantes para a marca.
Descobrir pontos altos e baixos
Com todas essas informações em mãos, um fabricante de cercado de pvc para bebê deve elaborar um relatório com suas conclusões, pontos que devem ser melhorados nas estratégias, bem como as oportunidades encontradas.
Também vale a pena registrar ameaças e de que maneira elas podem ser evitadas. Em um primeiro momento, fazer isso pode parecer muito complexo, mas a empresa pode contar com ferramentas que auxiliam na coleta de dados.
Considerações finais
Entender quais são as ações praticadas pelos concorrentes é uma forma de melhorar as estratégias usadas dentro do próprio negócio.
Não se trata de imitar o que o outro está fazendo, mas de se inspirar em boas práticas que podem fazer toda a diferença para a marca.
Benchmarking é uma ferramenta inteligente e que já ajudou muitas organizações a crescerem em seus segmentos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.