Data marketing é um conceito aliado ao marketing de conteúdo, e consiste no uso de dados para melhorar a inteligência e o planejamento da produção de conteúdos. Assim, os materiais geram mais resultados para os negócios.
Reproduzir conteúdos de valor só é possível quando a empresa sabe por que razão e para quem está investindo na estratégia. Na era do big data, as organizações têm acesso a uma série de informações sobre o mercado para embasar suas estratégias.
O data marketing é orientado por dados e pode ser aplicado ao marketing de conteúdo. Todas as decisões estratégicas relacionadas a planejamento, produção e promoção de materiais surgem a partir do conhecimento da empresa sobre o mercado.
Isso aumenta as chances de produzir conteúdos compatíveis com o interesse da audiência e capazes de alcançar os objetivos de marketing do negócio.
Qualquer organização que queira potencializar suas estratégias de marketing de conteúdo, precisa conhecer o data marketing.
Neste artigo, será possível compreender seu conceito, seu objetivo, a relação entre ele e o marketing de conteúdo, quais são os benefícios para as organizações, por que usá-los juntos e de que maneira aplicá-lo.
Em que consiste o data marketing?
Data marketing, também conhecido como data driven marketing, é uma estratégia que utiliza informações como base para as tomadas de decisões de marketing. Isso envolve a criação de campanhas, definição de público e escolha de canais.
Mas os dados, por si só, não revelam muita coisa, depois um gráfico pode mostrar a idade da audiência e a empresa não saberá de que maneira usar essa informação para melhorar seus resultados.
Uma empresa de gerenciamento de farmácia precisa usar ferramentas e procedimentos de coleta, tratar e analisar os dados e atuar de modo que a inteligência humana possa transformar essas informações em base para as estratégias.
Isso se tornou mais comum com o marketing digital, pois antes, o marketing usava os dados do mercado para definir o público e a mídia de uma campanha, entretanto, não tinha acesso ao volume e precisão de informações que a internet oferece.
Hoje em dia, é possível acompanhar todos os passos dos consumidores, desde visitantes do site até características dos concorrentes, podendo monitorar seu desempenho e suas ações.
Isso fez com que as informações se tornassem mais ricas e capazes de embasar as tomadas de decisões. Com base nos dados obtidos, o marketing tem mais chance de acertar os objetivos e suas estratégias performam é muito melhor.
Tendo isso em vista, saber usar o data marketing é um verdadeiro diferencial competitivo, dentro de um mercado que exige resultados concretos e eficiência.
Com base em sua definição, fica claro que o objetivo do data marketing é coletar informações que vão tornar as estratégias de marketing mais assertivas e direcionadas.
Relação com o marketing de conteúdo
As estratégias de marketing de conteúdo usadas por um fabricante de máscara personalizada tricoline devem adotar a abordagem data driven para se tornarem mais eficientes.
Trata-se da criação de conteúdos relevantes para o público, tendo como objetivo atrair o interesse, encantar as pessoas e gerar negócios por meio da aproximação.
São essas características que tornam o marketing de conteúdo um dos principais pilares do Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração.
Quantas decisões são orientadas por dados, as estratégias se tornam muito mais direcionadas, pois trazem informações relacionadas aos comportamentos e interesses da audiência, melhorando o desempenho dos materiais postados.
São informações que também mostram as estratégias dos concorrentes, e devem ser usadas na avaliação dos resultados e no planejamento dos conteúdos. Com isso, se tornam mais relevantes para as pessoas e alcançam os objetivos do negócio.
Benefícios do data marketing
O maior benefício do data marketing é que ele aumenta a inteligência no planejamento de conteúdos, pois ao invés de agir sem um propósito definido, a organização consegue focar nos resultados e se orientar pelas características da persona.
Ao investir nessa estratégia, um fabricante de caixinhas de papel para bijuterias tem acesso a uma série de benefícios valiosos, tais como:
- Conhecer a audiência;
- Mapear pautas;
- Mapear canais;
- Monitorar concorrentes;
- Identificar sazonalidades;
- Identificar bons conteúdos;
- Otimizar a experiência.
Os dados ajudam a conhecer melhor as pessoas para as quais as estratégias de marketing de conteúdo são direcionadas. O negócio precisa saber quem são elas, do que elas gostam, suas motivações e desafios, problemas, dentre outras questões.
A empresa entende melhor como seu conteúdo é relevante para os usuários, e tendo em base essas informações, consegue descrever a persona e elaborar boas pautas.
Além disso, o data marketing mostra quais assuntos os usuários estão procurando na internet, e isso ajuda a definir as pautas que serão abordadas nos conteúdos, aumentando as chances de atrair tráfego.
Uma empresa de pintura para garagem vai entender quais canais deve usar para veicular suas publicações, como redes sociais, blog e e-mail.
Isso é importante porque a persona pode passar por diferentes plataformas durante a jornada de compra, e o negócio deve entender quais são eles para que possa conduzir seus leads.
A marca consegue acompanhar o que acontece em torno dela mesma, e por meio de uma análise competitiva, consegue mapear as estratégias dos concorrentes e saber o que funciona para eles.
Também é uma forma de monitorar a própria posição no mercado e melhorar o posicionamento do site nos resultados de pesquisa.
A análise de dados serve para identificar padrões de comportamento, e no meio de tantos usuários, é possível perceber que a demanda e o interesse aumentam em certos períodos.
Um fornecedor cosmético atacado pode usar essas informações para produzir conteúdos que geram engajamento durante os períodos de pico.
Mais do que isso, é uma forma de identificar os materiais com melhor desempenho, de acordo com os indicadores monitorados pela organização.
Uma análise aprofundada mostra temas, abordagens e formatos que aumentam o interesse da audiência, e isso acaba por melhorar a experiência do consumidor que vai entrar em contato com os conteúdos.
Todos esses benefícios mostram o porquê de usar data marketing e marketing de conteúdo juntos, afinal, eles melhoram consideravelmente a estratégia, trazendo benefícios para as empresas e os consumidores.
Como aplicá-los juntos?
Para aplicar o data marketing e o marketing de conteúdo juntos, é necessário investir nas seguintes estratégias:
Conhecer a própria audiência
Já faz tempo que o marketing não trabalha apenas com perfil demográfico e dados de localização, embora essas informações continuem sendo importantes, os negócios precisam conhecer mais sobre seu público.
É assim que eles vão saber quais dúvidas e necessidades precisam esclarecer e de que maneira se aproximar do público.
Monitorar os dados certos
Para trabalhar com big data, um fabricante de embalagem basculante personalizada deve saber quais dados deve monitorar para não se perder no grande volume de informações.
O que vai definir a priorização são os objetivos que precisam ser traçados no planejamento de marketing. A companhia consegue identificar os indicadores chave de performance para ver os conteúdos que estão no caminho certo.
Usar ferramentas
Não é possível trabalhar com data marketing sem o auxílio de ferramentas, pois são elas que consolidam os dados e os transformam em relatórios que serão usados para gerar insights para a produção de conteúdo.
Os consumidores pesquisam informações, como toldo vertical preço, mas eles também estão interessados em outros assuntos, e para saber quais são, é necessário adquirir as ferramentas e softwares que vão oferecer o suporte necessário.
Criar cultura data driven
Para usar o marketing de conteúdo e o data marketing juntos, é fundamental que a companhia estabeleça uma cultura orientada por dados. Ela faz toda a diferença nas tomadas de decisão e os colaboradores deixam de se basear em achismos e suposições.
Isso é importante para qualquer tipo de negócio e para todas as suas áreas, tendo em vista que as informações precisam circular entre todas as equipes.
Integrar dados e equipes
Dentro de um fabricante de escada em L de concreto, o data driven vai trabalhar com dados integrados entre todas as equipes da empresa.
No caso do marketing de conteúdo, ele vai gerar insights para a área financeira, enquanto a equipe de vendas terá acesso a informações valiosas relacionadas às pautas trabalhadas.
Considerações finais
A orientação por dados é algo que já chegou para as empresas e faz parte da transformação digital. Adaptar o negócio a essa realidade é indispensável para aproveitar todo o potencial que as estratégias oferecem.
Produzir conteúdos de valor é indispensável para atender as demandas do consumidor moderno, e essa estratégia é potencializada pela capacidade do data marketing.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.