Cada vez mais as empresas dependem de um canal de contato, relacionamento e atendimento do seu público que seja o mais rápido, para isso uma das ferramentas mais utilizadas por diversos negócios é o WhatsApp marketing.
O aplicativo de mensagens surgiu como uma grande inovação para substituir as mensagens instantâneas também conhecidas como SMS ou torpedos e é claro que as empresas buscariam formas de usar esse recurso no seu dia a dia.
A partir do uso do aplicativo de mensagens as empresas iniciaram a fazer um atendimento mais rápido e dinâmico, chamando atenção da própria desenvolvedora que passou a criar recursos destinados a empreendedores.
Nos dias de hoje os donos de empresas atuantes no WhatsApp podem usar a ferramenta como uma plataforma de negócios. Além de ter a aba de conversas as empresas podem ser encontradas, disponibilizar catálogos e automatizar todo o atendimento.
Uma das regras mais importantes do marketing digital é a capacidade das empresas de se fazer presente onde o seu público está, isso significa que se as pessoas usam o aplicativo de mensagens, as empresas também devem se fazer presentes nesse espaço digital.
Por mais que a sua função seja idealizada, a princípio, como uma forma de comunicação entre duas pessoas no dia a dia, o WhatsApp assume um papel muito mais diverso de informar e até entreter os seus usuários.
Além do uso do WhatsApp como um canal de atendimento, muitas empresas utilizam a plataforma para gerir um grupo de comunidade relacionada ao seu nicho de atuação como uma fábrica de caixa maleta kraft que conecta clientes e fornecedores em grupos.
Todas essas vantagens presentes no WhatsApp dependem muito de um uso estratégico da ferramenta, isso passa por entender seus mecanismos e como o seu funcionamento pode favorecer a sua utilização no dia a dia da empresa para que ela alcance as suas metas.
O que é o WhatsApp marketing
Quando surgiu, o WhatsApp prometia mudar a forma como duas pessoas se comunicam pelos aplicativos de mensagem, dando mais usabilidade e agilidade para esse processo. Aos poucos as empresas foram se inserindo na plataforma até receberem mais atenção.
Assim que a desenvolvedora da plataforma percebeu que restaurantes captavam pedidos, empresas de automação de ar condicionado split realizavam consultas de orçamento e prestadores de serviços agendavam atendimentos, ela desenvolveu ações próprias.
Esse cenário evoluiu ao ponto em que hoje existe o WhatsApp Business, ou seja, uma ferramenta relacionada ao WhatsApp que conta com diversas ferramentas e com uma interface mais apropriada para a gestão de um perfil empresarial na plataforma.
A evolução do entendimento das estratégias e mecanismos das plataformas também aconteceram na outra ponta da linha a partir das empresas, essa compreensão chegou ao ponto de se desenvolver um novo ramo de marketing, o WhatsApp marketing.
Por mais que sejam estratégias muito específicas voltadas para uma única plataforma, o uso do WhatsApp já é tão popular que pode ser facilmente difundido em ações que geram resultados reais a um custo baixíssimo tanto em curta quanto em larga escala.
Uma empresa de agente de portaria pode, a partir do aplicativo de mensagens, desenvolver um canal de atendimento e também de distribuição de conteúdo para gerar um relacionamento com seus clientes já convertidos e contratantes em potencial.
As estatísticas também podem validar o uso do WhatsApp como um canal de marketing, isso por que além de todas as suas funcionalidades presentes hoje ainda existe uma grande base de usuários alcançando quase a totalidade dos donos de smartphones.
Levantamentos recentes apontam que nos dias de hoje, no Brasil, existem mais dispositivos de celulares móveis do que pessoas e que o aplicativo do WhatsApp só não está ativo em um por cento desses aparelhos, sendo utilizado todos os dias em 93% dos casos.
Como o WhatsApp pode ser usado para o marketing
Por mais que se reconheça o WhatsApp como uma ferramenta pessoal para pessoas se comunicarem com outras pessoas, é importante que as empresas reconheçam a eficiência dessa plataforma como uma ferramenta de vendas e de relacionamento com clientes.
Mesmo que muitas empresas façam um uso amador e improvisado do aplicativo de mensagens e que as ferramentas disponíveis hoje ainda são desconhecidas do grande público, já existem muitas empresas desenvolvendo estratégias de WhatsApp marketing.
Para uma empresa de monitoramento 24 horas implementar o WhatsApp no seu dia a dia e no seu planejamento de marketing de maneira realmente efetiva é preciso que ela siga alguns parâmetros e etapas essenciais, entre esses passos estão:
- Criação de um perfil profissional no WhatsApp Business;
- Planejamento das suas ações e do entendimento da plataforma;
- Criação de mensagens automatizadas e predefinidas;
- Personalização e segmentação do atendimento;
- Uso de conteúdo multimídia otimizado para o WhatsApp.
Quando se fala do uso pessoal do aplicativo de mensagens, em geral não existe a cobrança social, no dia a dia, de ser uma conversa em tempo real, para uma empresa de brindes modernos para clientes é preciso garantir que essa resposta seja rápida.
No caso de uma conversa pessoal, a demora é aceita, na lógica das empresas para o WhatsApp a velocidade de resposta deve ser tão rápida quanto em outros meios de marketing digital.
Essa agilidade é muito conquistada a partir das ferramentas de automação de conversas existentes dentro da versão do WhatsApp, ao realizar o atendimento prévio de forma automática as empresas garantem uma melhor experiência do consumidor.
Como consequência direta, essa agilidade no momento da resposta garante maior satisfação do cliente que pode ser transformada em maiores vendas no futuro.
Quais as vantagens de fazer marketing pelo WhatsApp
Depois de entender como o WhatsApp deixou de ser apenas um aplicativo de mensagens instantâneas entre pessoas para se tornar uma nova plataforma de marketing digital com grandes potencialidades, é preciso conhecer os seus benefícios.
Conhecer esse conceito de forma mais profunda e atualizar esses conhecimentos aplicando o uso dessa ferramenta de forma estratégica é essencial para as empresas que querem explorar esse canal de contato de forma mais eficiente.
Desde pequenos empreendedores até uma fábrica de elevador para escada já utilizaram as ferramentas de marketing digital como o WhatsApp de forma amadora, muitas vezes isso passa por subverter uma ferramenta destinada para outros fins e assim vender mais.
Isso significa que, em algum momento, o WhatsApp não oferecia nenhum suporte para as empresas, mas mesmo assim os negócios já exploravam essa plataforma e colhiam os recursos dessa ferramenta.
Esse movimento faz com que a própria plataforma desenvolva uma ferramenta exclusiva e segmentada para as empresas, o WhatsApp Business. Nessa nova estrutura mais amigável para negócios, os gestores podem executar uma gestão estratégica da plataforma.
Uma regra praticamente universal do marketing é que as empresas devem estar presentes onde o consumidor está. Atualmente uma empresa de crachá de identificação funcional pode encontrar o WhatsApp em praticamente todos os usuários de Smartphones.
Um dos recursos mais importantes para isso é o contato direto com o cliente, isso significa dizer que o aplicativo de mensagens encurta a distância entre a empresa e o seu consumidor, tenha ele já efetuado uma compra ou não.
Ao receber ou iniciar um contato com seu consumidor pelo WhatsApp a empresa consegue o contato desse cliente e pode enviar novas ofertas, conteúdos, informações e outras mensagens estratégicas em campanhas de marketing futuras.
A eficiência da plataforma e essa coleta de dados faz com que investir em WhatsApp Marketing seja um recurso muito valioso e com um excelente retorno já que o aplicativo é gratuito.
Considerações finais
É cada vez mais difícil que uma pessoa se mantenha ativa socialmente sem utilizar um aplicativo de mensagens, entre eles, o que assume ainda grande parte ou quase o total do mercado brasileiro é o WhatsApp. Essa liderança acontece por uma série de motivos.
Se ter acesso ao canal de contato a quase todas as pessoas com mensagens rápidas não é o suficiente para fazer com que uma empresa especializada em fachada de sobrado comercial se insira dentro dessa realidade, a própria plataforma tem ajudado.
Muitos empreendedores que colocam seus primeiros passos no aplicativo de mensagem ainda usam a sua versão comum sem ter conhecimento do WhatsApp Business, um recurso que habilita a empresa a utilizar novas ferramentas mais eficientes e destacáveis.
Através do WhatsApp as empresas podem criar canais de contato, grupos de gerenciamento de comunidade, catálogos, cardápios e até uma loja virtual, assim como o atendimento e o agendamento de serviços dos mais variados.
Por ter se popularizado na comunicação de ponta a ponta entre os seus usuários, muitas pessoas ainda não enxergam a plataforma como uma rede social.
Contudo o WhatsApp estuda ampliar os seus mecanismos para encontrar novos perfis e interagir com ainda mais pessoas e empresas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.