Algumas empresas conseguem atrair uma quantidade enorme de clientes, enquanto outras ficam encalhadas, sem conseguir vender seus produtos ou serviços. Isso acontece porque tudo está atrelado aos principais fundamentos do marketing.
O marketing trata-se da ciência e arte para explorar, criar e entregar valores que satisfaçam as necessidades e desejos de um determinado mercado de consumo, quando produtos ou serviços são oferecidos, despertando o interesse do público.
Desta forma, o marketing consegue produzir valor para os clientes, como também aumentar a margem de lucro para as empresas de letreiros em alto relevo, por exemplo.
O sucesso de uma empresa passa pelas estratégias de marketing e ele é uma área focada na geração de valor sobre o produto, serviço ou sobre a marca de um negócio, e o profissional que domina o assunto precisa entender tudo sobre o mercado.
O marketing é um conjunto de técnicas e conhecimentos, que abrange diversos conceitos, estratégias, canais e métodos que constantemente estão mudando, porque precisam se adequar às transformações dos hábitos de consumo da sociedade.
Dominando o mercado e essa ciência, é possível aumentar o número de pessoas interessadas em furadeira para vidro e esse caminho vai desde uma publicidade tradicional até o uso do marketing digital.
Quais são os objetivos do marketing?
O marketing trabalha focado na geração de valor, portanto, ele identifica as necessidades e desejos dos clientes que não são preenchidos, definindo, medindo e quantificando o potencial de lucro.
Em reduzidas palavras, o marketing supre essas necessidades, produzindo mais ganhos financeiros, ajudando a empresa de conserto máquina vidro elétrico a atingir suas metas elaboradas em um plano antecipado. Seus objetivos são:
- Mais vendas;
- Fidelização de clientes;
- Aumento da visibilidade;
- Gerenciamento de uma marca;
- Construção de bons relacionamentos;
- Educar o mercado;
- Criar engajamento entre os colaboradores.
Vender mais é um dos principais objetivos do marketing para empresas que querem colocar seus produtos ou serviços no mercado.
Por isso, o setor precisa preparar as estratégias para que elas possam atender as necessidades dos clientes, aumentando assim as oportunidades de vendas de guarda corpo de ferro com vidro, por exemplo.
Porém, o papel do marketing não termina após a venda e, por isso, a empresa precisa estar próxima do cliente para que ele não esqueça seus produtos ou serviços e volte a comprar por várias vezes.
Isso nada mais é do que fidelizar o cliente, que tem um custo bem mais em conta para a empresa do que captar novos consumidores.
O aumento da visibilidade de uma marca ou dos produtos e serviços é outro objetivo do marketing, mas suas estratégias devem estar voltadas nas pessoas que demonstram mais chances de se tornarem clientes.
A ciência do marketing deve construir e gerenciar uma marca para que ela fique retida na mente dos consumidores, e para que essa imagem seja absorvida, ela precisa ter seus valores quando o preço de uma janela grande de vidro é definido, por exemplo.
O marketing também está ligado com a construção de bons relacionamento com os públicos, como clientes, parceiros e colaboradores, para que a empresa consiga fortalecer a marca de um produto. Vender e fidelizar fazem parte do processo.
Para educar o mercado, a produção de conteúdos publicados em blogs, revistas e jornais ou nas redes socais precisam oferecer soluções aos consumidores, mostrando-lhes como ele pode ser útil para resolver seus problemas.
As estratégias de marketing não se destinam apenas para os aspectos que estão fora da empresa de alinhamento e balanceamento de pneus, mas também nas ações dos colaboradores internos, para que o negócio tenha sucesso.
Por isso, o endomarketing pode ajudar a engajar o público interno, tornando-os mais felizes com o trabalho que realizam, transformando-os em verdadeiros propagadores de uma marca.
Os fundamentos do marketing
O marketing se apoia em quatro fundamentos essenciais, também conhecido como mix de marketing ou quatro Ps, que foram criados para colocar em prática os planos criados anteriormente. São os pilares das suas estratégias: Preço, Praça, Promoção e Produto.
O preço de um produto diz muito sobre o posicionamento de uma marca e, quando ele é o mais barato no mercado, passa a influenciar a decisão do público em realizar ou não uma compra.
Sendo assim, o preço deve ser definido objetivando a lucratividade, bem como identificando-o junto aos concorrentes. Porém, é necessário saber como o público vai reagir à essa informação.
Além do preço, a empresa de instalação de piso laminado na parede deve definir suas políticas de desconto e parcelamento da contratação do serviço, que vai afetar diretamente nas percepções e escolhas do consumidor.
O P de Praça, tem a ver com a distribuição do produto no mercado, porque os locais de sua venda determinam o modo como o cliente terá acesso a eles e também influenciam na decisão de comprá-lo ou não.
Ou seja, é preciso refletir em uma distribuição adequada, que possa alcançar o público-alvo, da maneira mais eficaz possível, pensando sobre as seguintes questões:
- Os canais de distribuição;
- O número de intermediários até o cliente final;
- A localização dos centros de distribuição;
- A localização dos pontos de venda;
- A gestão da logística.
Com relação ao P de Promoção, ele envolve as ações de comunicação, que fazem o contato entre a marca e os consumidores, despertando-lhes o interesse no produto.
Essa mistura de comunicação engloba as ações de publicidade, as relações públicas, a assessoria de imprensa, o marketing direto, marketing digital e o merchandising.
Já o produto nada mais é do que aquilo que o consumidor pode ver, tocar ou, que é algo intangível.
Por isso, é importante que o produto transmita a imagem que a marca propagou através da promoção. Se isso não ocorrer o consumidor se sentirá frustrado com sua experiência.
Desta forma, no P de Produto, a empresa precisa definir pontos essenciais, como os abordados abaixo:
- Atributos de funcionalidade;
- Atributos emocionais ligados ao produto;
- Funções que o produto pode desempenhar;
- Design do produto e da sua embalagem;
- Nível de qualidade quanto à produção;
- Branding do produto.
Existem vários tipos de marketing, com estratégias e abordagens diferentes, que podem ser utilizados pelas empresas. Cada um deles ajudam a alcançar objetivos diversificados em diferentes segmentos de negócios. Alguns deles são:
- Inbound Marketing;
- Outbound Marketing;
- Marketing de Conteúdo;
- Marketing Digital;
- Marketing Interativo;
- Marketing direto e indireto;
- Marketing pessoal;
- Endomarketing;
- Marketing de relacionamento;
- Trade Marketing;
- Marketing nas mídias sociais;
- Marketing de guerrilha.
Seja qual for o tipo de marketing utilizado, o fundamental é saber que todos eles auxiliam a empresa a captar mais clientes e aumentar as chances de comercialização de produtos ou serviços.
Como criar um plano de marketing
Um bom plano de marketing pode ser voltado para uma marca ou produto específico de uma companhia. Tudo vai depender dos objetivos e metas da organização.
Para criá-lo, é necessário que o consultório de pilates clínico funcional realize as seguintes ações, em sua elaboração:
- Definir o público-alvo, segmentando-o;
- Definir o mix de marketing em cada segmento identificado;
- Elaborar um cronograma de execução do plano;
- Verificar o desempenho do planejamento;
- Usar ferramentas de marketing adequadas.
Os profissionais de marketing precisam utilizar boas ferramentas em seus planejamentos, pois eles trazem mais eficácia e otimização em seus trabalhos, reduzindo possíveis falhas e com elas fica mais fácil realizar suas atividades.
Para isso, estão disponíveis plataformas gratuitas ou pagas, indispensáveis para as rotinas dentro das empresas, e algumas delas são Benchmarking, Servqual, CRM, pesquisas de marketing, Pipedrive e Ubersuggest.
Todas elas têm a função de tornar o dia a dia dos profissionais de marketing mais produtivo e mais ágil, quando o planejamento de marketing é colocado em ação.
Considerações finais
Através da aplicação das estratégias de marketing, a corporação consegue angariar muito mais pessoas, para que à frente elas possam se tornar clientes fiéis, comprando diversas vezes os produtos e serviços oferecidos.
Portanto, os principais fundamentos da área precisam ser muito bem observados e seguidos adequadamente, para que a marca consiga aumentar a sua lucratividade interna.
O engajamento dos colaboradores é fundamental para tornar o processo de trabalho mais dinâmico e compensador.
O que toda organização quer é vender mais, porém nunca deve esquecer de colocar sempre à frente as necessidades, desejos e preferências do consumidor.
Sendo assim, é essencial que um bom plano de marketing seja elaborado, pois é através dele, quando colocado em prática, que a empresa consegue atingir suas metas financeiras e de vendas dos seus produtos e serviços.
Apostar no marketing significa ganhar mais, atrair mais pessoas, aumentar a fidelização e passar à frente da concorrência tão acirrada nos últimos tempos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.