O IGTV do instagram é uma das melhores ferramentas para a ampliação da possibilidade de comunicação com um público-alvo, pois é justamente com ela que uma pessoa consegue transmitir conteúdos com um maior tempo de duração.
Nesse mesmo sentido, muitas pessoas podem acabar sentindo uma certa dificuldade de encaixar esse método de postagem na sua estratégia digital, uma vez que, desde uma aula de pilates aéreo até mesmo a venda de doces precisa ser feita com conteúdo breves.
O ponto em questão é que isso não é uma regra obrigatória. Na verdade, o uso da tática do IGTV para alcançar sucesso no Instagram está mais relacionado à forma do uso, de modo que, tal como qualquer outra peça publicitária, nada pode estar lá à toa.
Vendendo salgados assados congelados para lanchonete ou produtos para pets, o bom uso da ferramenta pode possibilitar resultados mais rápidos do que aqueles que estavam sendo esperados, e tudo isso irá depender tão somente do método e da força de vontade.
Por esta razão, e para que o sucesso nesta área esteja à disposição de todas as pessoas que desejarem buscá-lo, será abordado como assunto deste artigo o tema do IGTV, que é uma ferramenta que se destacou bastante nos últimos tempos.
O seu conceito, em conjunto com o funcionamento, as formas de aplicação, os principais recursos e os motivos para usá-lo em uma estratégia digital serão explorados ao longo de todo o artigo.
Por fim, e para que seja possível atestar como até mesmo o assunto da destruição segura de dados pode ser tratado no Instagram por meio do IGTV, ainda serão dadas sete dicas para a produção de conteúdo, apresentando as principais ideias que estão dando certo.
Definição e funcionamento do IGTV do Instagram
O IGTV nada mais é do que um Instagram TV, isto é, algo como um verdadeiro programa de televisão acontecendo dentro da plataforma.
Conforme o próprio Instagram atesta em sua página, a ferramenta é um lugar dedicado aos vídeos imersivos e mais extensos.
Funcionando como um aplicativo independente e como uma funcionalidade a mais dentro da plataforma, no IGTV não existe o limite de um minuto para publicação de vídeos, como acontece no feed da mesma rede social.
Além do mais, como tudo isso é direcionado aos celulares, dentro do IGTV o vídeo preenche a tela inteira. Assim, os usuários podem curtir, comentar e divulgar os conteúdos com os amigos, mesmo sendo algo falando a respeito de aluguel empilhadeira manual.
É possível assistir às peças de conteúdo dos perfis que estão sendo seguidos, e também descobrir novos assuntos, como já acontece com os outros formatos que se fazem disponíveis dentro da rede social.
Dentro da plataforma, os vídeos podem possuir entre um e quinze minutos de duração para as contas comuns.
Já no caso de quem possui uma conta verificada, é possível fazer upload de vídeos de até sessenta minutos. Para poder subir vídeos de dispositivos móveis, o arquivo precisa ter até 650MB. Já no computador, é possível mandar vídeos maiores, de até 3,6GB.
Também pelo grande foco nos smartphones, os vídeos são apresentados na vertical e em tela cheia.
Além do mais, os conteúdos passam a reproduzir assim que o aplicativo é aberto. Não é necessário pesquisar por um canal e apertar o play, como acontece no YouTube, ao procurar por um vídeo de primeiras impressões sobre uma cadeira alta para escritório.
Junto a esse exemplo, existem diversos outros que mostram que, apesar da diferença do tom de um aplicativo para o outro, esse fator automático do Instagram ainda lhe concede algumas grandes vantagens com a audiência.
Como começar a usar a ferramenta
Para começar a usar ainda hoje a ferramenta, o passo a passo é fácil. Primeiro, é preciso acessar o ícone da TV que se encontra no canto superior ao lado do Direct, ou então baixar o aplicativo IGTV do Instagram.
Logo após isso, é preciso ir no símbolo de configurações, selecionar a opção “Criar Conta”, e em seguida a conta já será feita automaticamente com o devido no da conta do Instagram da pessoa.
Diferente do feed e do Stories, é necessário já ter o vídeo gravado e editado para fazer a postagem no IGTV. Existem diversos aplicativos gratuitos e pagos que podem auxiliar nessa tarefa.
É necessário fazer o upload do vídeo dos arquivos do computador ou galeria do próprio smartphone e, em seguida, basta clicar na opção de adicionar nova publicação e apertar no IGTV.
Também é importante lembrar que a resolução dos vídeos pode ser de até 4K e eles precisam ter no máximo 5,4 GB de memória, mesmo que seja para apresentar um novo letreiro em acrilico com led.
Depois disso, é necessário se atentar também para o passo a passo para se fazer uma postagem de vídeos no IGTV. Ainda dentro da plataforma, é preciso clicar no ícone do perfil, tocar no sinal de + e, já dentro da galeria, escolher o vídeo que se deseja postar.
Logo após, deve-se tocar em avançar e depois adicionar um título e uma descrição ao vídeo. Além disso, vai surgir a opção de tornar o vídeo visível ou não na plataforma do Facebook.
Feito isso, basta clicar em “publicar”. Assim, o vídeo em questão será publicado e os seguidores da conta em questão logo logo serão notificados.
Saiba quais são os recursos do IGTV
É possível construir um vídeo vertical pelo celular e upá-lo diretamente sem necessidade de edição no IGTV. Entretanto, quando se pensa no aspecto estético, muitas vezes, é possível chegar à conclusão de que a edição atrai mais e retém aqueles que assistem.
É justamente aqui que começam os recursos da ferramenta, uma vez que um dos seus maiores destaques é o fato dos vídeos inseridos nela poderem receber retoques de apps de fora, ainda que seja para ilustrar uma promoção de pintura epóxi impermeabilizante.
Além de poder utilizar o IGTV para a promoção de grandes palestras, bem como para a difusão de conteúdo filtrado, para aqueles consumidores que já sabem o que querem e se interessam pelas peças mais robustas, o usuário também pode incrementar os posts.
Dessa forma, é possível usar um aplicativo para a criação de camadas de texto em um vídeo, sendo bem útil para construir conteúdo que aparece para nomear cenas, bem como fazer vinhetas e legendas.
Além disso, existem outros apps que são perfeitos para a criação da atmosfera que se faz necessária para o momento, a partir da escolha dos filtros, que podem ser ajustados em diferentes graus de intensidade.
Por que usá-lo na estratégia de uma empresa?
A grande importância do IGTV começa pelo fato de que os vídeos verticais são uma tendência e um formato que está crescendo muito em consumo, sobretudo entre a geração millennial.
Além do mais, testes e mais recursos são formados para tornar o IGTV mais visível pelo app do Instagram. E, graças a esses esforços, muitas pessoas já devem ter reparado em tudo isso.
Outra boa razão é que o Instagram já é uma rede social com um número de usuários fiéis, ativos e que se alimentam com frequência do conteúdo dos perfis que estão seguindo.
O que significa que, através de uma boa promoção, todos os vídeos no IGTV podem ter ótima visibilidade, seja qual for o nicho da empresa.
Fazer vídeos no IGTV é uma excelente maneira da pessoa sair na frente de outras marcas do seu segmento, tão somente com o esforço contínuo sendo aplicado a um método eficiente.
Este serviço pode proporcionar inúmeros benefícios para uma empresa, uma vez que nele é possível transmitir o conteúdo de maneira bem mais didática e completa.
Além do mais, as pessoas estão cada vez mais atentas ao Instagram pelos mais diversos motivos, e fazer uso de todas as ferramentas e oportunidades pode facilitar o contato com o consumidor potencial.
Dicas de conteúdos para o IGTV
Por fim, e para que até mesmo uma embalagem para camiseta personalizadapossa ser melhor conhecida nesta rede social, pelas mãos de uma empresa que efetivamente sabe o que está fazendo, serão dadas algumas orientações de produção de conteúdo.
Existem sete variedades de estilos de conteúdos que podem ser disponibilizados no IGTV de forma estratégica e satisfatória. Esses conteúdos são:
- Entrevistas;
- Vídeo-aulas;
- Transmissão de eventos;
- Tutoriais;
- Vlogs avulsos;
- Bastidores de produção;
- Vídeos institucionais.
Através de um posicionamento bem planejado, tudo pode colaborar a favor de quem está vendendo nesta rede. Para isso, basta ter atenção àquilo que mais está convertendo.
Considerações finais
Para atuar no Instagram, não é preciso muita coisa. De forma que, dia após dia, cada vez mais pessoas estão trazendo os seus investimentos para essa rede.
Quem deseja comercializar por meio dela, independente da sua área de atuação, precisa adquirir o máximo de conhecimento a respeito das estratégias que irá utilizar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.