A constante evolução do marketing vem revolucionando cada dia mais a maneira das empresas se comunicarem com o público, e depois de tantas gerações chegou a fase do marketing 5.0.
Independente do tempo e do contexto histórico, o marketing esteve em constante evolução, e todo período traz novas tecnologias e ferramentas que ajudam a marca a alcançar seu público e melhorar suas estratégias de venda.
Por isso, os grandes empresários do momento estão sempre de olho nesse assunto e prontos para aplicar qualquer novidade em seus negócios de assistencia tecnica de computadores, por exemplo.
E o assunto da vez no mundo dos negócios é o marketing 5.0, que chegou trazendo novas possibilidades e diversas novidades para melhorar as estratégias dos negócios.
Com isso em mente, o artigo a seguir apresentará todas as novidades desse tipo de marketing que está chamando a atenção de tantas empresas e empresários.
O que é marketing 5.0?
Muitas empresas no mercado ainda estão trabalhando a partir das ideias criadas no antecessor do marketing 5.0, o marketing 4.0.
O marketing 4.0 tenta criar uma conexão mais profunda entre uma marca de móveis planejados cozinha e o seu público, por exemplo, isso é conquistado com a ajuda das ferramentas digitais mais modernas.
Já o marketing 5.0 veio com a proposta de mostrar para as pessoas que a tecnologia é mais do que fundamental para realizar uma melhora na relação entre empresa e cliente.
Além disso, essa estratégia é fundamental para garantir informações em tempo real que ajudam a tomar decisões mais assertivas.
Essas decisões se tornam mais precisas por serem embasadas em vários testes que tem a alta capacidade de prever quais serão os resultados das ações de marketing planejadas.
A tecnologia hoje empregada no marketing 5.0 ajuda os colaboradores e permite que os profissionais criem melhores processos, se comuniquem melhor e entreguem mais valor ao público.
Entenda como foi a evolução do marketing
Como foi mencionado anteriormente, o marketing passou por uma grande evolução desde que foi criado, entenda um pouco mais sobre cada uma dessas estratégias.
Marketing 1.0
O conceito de apostar muito em vendas ganhou grande força logo depois da Revolução Industrial, e o foco principal sempre foi nos produtos.
O modelo de produção Fordismo, que era usado naquele tempo, dava uma prioridade maior para a fabricação excessiva e para agregar mais variedade de mercadoria.
Marketing 2.0
O marketing 2.0 surgiu por conta da revolução causada pelo acesso dos consumidores à informações que os deram mais direito de escolha.
Isso permitiu que empresas de fabricação de jóias, por exemplo, prestassem mais atenção nos gostos dos clientes e passaram a produzir brinco de argola, por exemplo, na quantidade necessária.
Nessa etapa do marketing, o foco deixou de ser somente o produto e sua fabricação massiva e passou a ser focado no cliente da marca.
Marketing 3.0
Com a popularização e o fácil acesso do público a Internet, o marketing tornou-se uma parte muito importante da responsabilidade social de um negócio.
Não bastou apenas criar produtos que os consumidores gostassem ou precisassem, foi necessário se posicionar e mostrar que a mercadoria estava pronta para transformar a sociedade de maneira positiva.
Marketing 4.0
Na onda do marketing 4.0 as empresas perceberam que também precisariam ter uma presença digital maior se quisessem continuar tendo sucesso nas vendas de balcão cozinha americana granito, por exemplo.
Por isso, além de estar presente no digital, as empresas começaram a usar os dados que obtinham na interação com os clientes para melhorar os seus processos.
Marketing 5.0
E finalmente, na fase do marketing 5.0, o foco tanto na experiência dos clientes quanto na tecnologia se intensificou.
Novas ferramentas de marketing digital começaram a ser usadas nas estratégias dos negócios e ajudaram a melhorar muito mais a experiência dos clientes.
Qual o seu objetivo?
Um dos maiores objetivos do marketing 5.0 é ajudar a marca a se aproximar de seus clientes, melhorando a relação de ambos com a ajuda de recursos tecnológicos e humanos. Conheça mais alguns:
- Mexer com as emoções dos clientes;
- Contar com clientes que divulguem o negócio;
- Apoiar causas sociais que estejam de acordo com a cultura da marca;
- Levar a importância da responsabilidade social para o público.
O marketing 5.0 aproveita as novas tecnologias para conhecer os clientes e elaborar ações com as quais o público se identifique. Desse modo, os clientes passam a se relacionar mais com a marca.
É possível usar storytelling ou até mesmo gatilhos mentais, que estimulem e ajudem o público a tomar uma decisão de maneira mais rápida.
Outro grande objetivo vantajoso para um negócio que usa o marketing 5.0 é poder contar com clientes que sejam divulgadores da empresa de fisioterapia home care.
Se o cliente tiver uma experiência de interação positiva com a marca, ele provavelmente falará sobre ela com amigos e familiares que também poderão se interessar na marca.
Por essas e outras a experiência do cliente é tão essencial, ela permite que ele divulgue o negócio para quem conhece de maneira positiva, contando sua ótima experiência com a marca.
A sociedade está cada dia mais preocupada com alguns aspectos sociais do mundo, e as marcas podem mostrar que também tem essa preocupação para se aproximar do cliente.
Por isso o marketing 5.0 apoia a criação de campanhas que envolvam desenvolvimento social, ambiental e até educacional, melhorando também a imagem da empresa no mercado.
Junto do apoio a causas importantes, o marketing 5.0 chegou também para estimular seu público a se engajar mais nessas causas mais relevantes para o mundo.
Ao promover a responsabilidade social, como ajudar em uma casa de repouso, por exemplo, a marca se mostra mais humanizada ao seu público que se sentirá mais próximo dela.
Porque ele é importante?
Nos dias de hoje os clientes preferem muito mais lidar com empresas que se identificam. Quando eles veem que a marca compartilha dos mesmos valores que ele, a interação e a fidelização acontecem, assim a marca se torna uma referência.
Pautas como as citadas acima que tenham a ver com responsabilidade social, por exemplo, ajudam a aumentar a visibilidade da marca de box para banheiro alumínio e dá espaço a ela no mercado.
E por defender essas e muitas outras estratégias, o marketing 5.0 se tornou fundamental para mostrar para o público, os funcionários e o mundo que o negócio está disposto a ajudar o planeta a se tornar um lugar melhor para todos.
Quais são seus elementos?
Junto do marketing 5.0 surgiram alguns elementos que mudaram a maneira de aplicá-lo em um negócio, entenda a seguir um pouco sobre cada um deles:
1. Marketing baseado em dados
Esse primeiro elemento se baseia em coletar dados que sejam relevantes e que podem ser usados com o intuito de melhorar o retorno que as campanhas de marketing tem.
2. Marketing Preditivo
O segundo elemento do marketing 5.0 lida com a necessidade dos negócios de preverem o resultado de suas ações em relação ao mercado em que atuam.
3. Marketing Contextual
O terceiro elemento aborda o contexto que o negócio deve gerar para poder abordar o cliente e contar com estratégias mais assertivas nas ações.
4. Marketing Aumentado
O quarto elemento está relacionado a produtividade e a utilização de ferramentas de tecnologia que ajudam a aumentar a produtividade dos colaboradores.
5. Marketing Ágil
O último elemento lida com a agilidade, que é algo indispensável na indústria atual, esse setor precisa estar atento a cada evolução de setores que surgir.
Como aplicá-lo?
Finalmente, conheça algumas dicas que podem ajudar a aplicar o marketing 5.0 no seu negócio, seja ele uma escola de curso bombeiro civil ou qualquer outro.
Invista nas melhores tecnologias
Para início de tudo, é essencial que o negócio invista nas melhores tecnologias possíveis, que vão desde inteligência artificial e big data, até realidade virtual e metaverso.
Inclua essas e outras tecnologias nas estratégias do negócio, melhorando cada dia mais a experiência do usuário e a tornando mais imersiva.
Trabalhe com metodologias mais dinâmicas
Usar metodologias de gestão mais dinâmicas como Kanban e várias outras ajuda muito a melhorar os processos do marketing digital.
Essas metodologias melhoram a integração do trabalho, e além disso dão muito mais autonomia para os seus funcionários, que podem focar mais em resolver problemas.
Faça um mapeamento do cliente
Entenda como é a trajetória do cliente no funil de vendas para que saiba quais foram seus passos para chegar até o ponto de interação com a marca.
Quando esse mapeamento é feito, é possível saber quais canais estão sendo mais efetivos e quais canais precisam ser melhorados.
Mantenha o foco na experiência do usuário
Por último, cada tecnologia obtida deve ser usada com um objetivo em comum: ajudar a melhorar a experiência dos usuários e clientes da marca.
A jornada dessas pessoas, além de ser imersiva, deve fluir naturalmente e ser totalmente focada em resolver o problema dos clientes.
Considerações finais
Depois de entender as maiores novidades do marketing 5.0, fica mais fácil saber quais pontos a sua empresa precisa aderir para melhorar cada dia mais seus processos e atendimento.
No marketing 5.0, o que mais importa é conduzir a marca a um novo meio de se aproximar do cliente, tornando a marca mais humana e trabalhando sua essência social.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.