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Google Analytics: Qual sua função?

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Google Analytics: Qual sua função?
Agência Gentileza
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23 de setembro de 2022

O Google Analytics é um instrumento de monitoramento de tráfego para os sites. Sua meta principal é traçar o comportamento dos leads ao acessar as páginas, de forma que deixe fácil a hora de tomar uma decisão, em relação aos planos de marketing do negócio.

Uma empresa que tenha um site, por exemplo, focado em recarga de extintor veicular, pode utilizar o Google Analytics de modo que ela só tome decisões com base nos dados mostrados, pois o Analytics vai computar as métricas relacionadas ao seu site.

Esse tipo é mostrado por meio de relatórios diários, semanais ou mensais, que dizem os dados de acesso no site e outros. Saiba que, quando uma pessoa entra em um site, é como portões sociais, pois ficará gravado nas câmeras, que alguém entrou naquele local.

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Então, o Google Analytics funciona desse modo. Ela vai traçando todo o comportamento dos leads para que a empresa consiga analisar quais as coisas que esse lead anda fazendo, ou que o visitante anda fazendo no seu site, descobrindo vontades e interesses.

Por isso, uma empresa de refrigeração deve ter um site e usar o Analytics, pois os benefícios são grandes. Ao analisar os dados apresentados pelo Analytics, um negócio pode perceber que os números em determinada ação do site estão performando melhor.

Dessa forma, no próximo dia, ele já estará preparando as coisas para corrigir aquilo. É como uma divisória corporativa, o Google Analytics separa de forma interessante os dados, para que o negócio possa fazer uma análise completa de todos os setores do site.

Apesar de que hoje é quase uma regra ter o Google Analytics ajustado, ainda é possível achar vários negócios que não usam o potencial dessa ferramenta. Por isso, um curso prático para motorista de ônibus deve utilizar o Google Analytics.

As pessoas precisam entender como configurar a ferramenta e usar todo o seu potencial, inclusive a automação de relatórios e conselhos para extrair informações melhores e mais úteis para a sua empresa. Os negócios vão conseguir muitos benefícios usando o recurso.

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Assim, o Google Analytics se tornou uma ferramenta essencial dentro das estratégias de marketing, pois, na hora que vão construir uma campanha, saberão onde segmentar. Por isso, uma empresa de lavagem de poltrona deve usar para que tenha dados rápidos.

A cada movimento que o visitante do site fizer, o Analytics vai computar. Desse modo, ele consegue mostrar em quais campanhas trabalhar melhor. Os dados podem mostrar muitas coisas, e hoje em dia, tem se tornado a coisa mais importante nas tomadas de decisão.

Então, para uma oficina mecânica especializada em suspensão aproveitar bem esses dados, deve saber como analisá-los, pois não é só ter os dados é ter o método de ler eles corretamente, por isso, tenha um profissional por perto, pois ele tem mais prática na análise.

Afinal, os donos de e-commerces, sites institucionais e blogs dos mais diferentes objetivos, devem entender o que é Google Analytics e quais os benefícios de aplicá-lo. Um negócio não pode desprezar uma ferramenta gratuita como essa.

Conceito do Google Analytics

Se as pessoas ainda não sabem o que é Google Analytics, podem estar perdendo várias possibilidades de negócios no mundo digital por não compreenderem a audiência do seu site.

O Google Analytics é um sistema grátis de acompanhamento de tráfego que é possível de ser instalado em todo tipo de página, loja virtual ou blog, e é um instrumento para o marketing online.

A meta principal do Google Analytics não é só conhecer quantos usuários acessam o seu site, e sim o modo que esses usuários se comportam ao navegar pelas várias páginas e abas deste site.

É com fundamento nos dados coletados por meio do Google Analytics que pode-se fazer a análise dos visitantes de um certo site, e se estão tendo o comportamento esperado como solução a alguma campanha de marketing digital.

O instrumento nos possibilita avaliar se os visitantes estão realizando exatamente o que era esperado no começo do projeto e, se não, o que deve ser feito para ajustar o problema.

O monitoramento de tráfego é uma das funções centrais de qualquer ação online e é totalmente indispensável para o controle de negócios neste ramo, e o Google Analytics, ou GA como também é famoso, é o instrumento padrão desse mercado.

Como fazer a instalação

Essa é uma fase técnica, porém, felizmente, altamente documentada e descrita por variados especialistas e negócios do ramos de comunicação e tecnologia. Como foi dito no tópico anterior, o Analytics é totalmente gratuito.

Uma empresa que faça limpeza de piso granilite, e tem um site para divulgação de serviços, não vai gastar nada para ter seus dados no Google Analytics.

O primeiro caminho é obter uma conta no Google e desenvolver uma no próprio instrumento. Nessa hora a pessoa já deve indicar o endereço da página que quer monitorar, obviamente, isso precisa ser de sua propriedade para continuar com o passo posterior.

A conta do Analytics vai produzir e enviar um código de monitoramento, que precisa ser colocado no HTML de todas as páginas do site recomendado. Normalmente, esse é ativado antes da tag, comando, de fechamento.

Caso o site seja um blog, por exemplo, pode ser proveitoso achar um plugin para realizar essa instalação de modo mais fácil. O próximo passo é esperar um período de 24 horas para que a ferramenta dê as informações monitoradas em tempo real.

Esse é o procedimento de instalação realizado pelos proprietários dos sites. Esse gestor deve, após a configuração e a verificação de se a tag de acompanhamento está boa, colocar mais perfis para fazer o monitoramento da conta.

Para isso, o gestor da conta do site precisa entrar na área de gerenciamento de usuários e dar permissões recomendando algumas contas do Google, que é o Gmail necessário.

Finalidade do Google Analytics

O Google Analytics age para garantir um ótimo controle do site por meio da coleta de dados. Há várias ferramentas no mercado para o acompanhamento e análise de sites. Elas devem ser utilizadas de forma complementar ao Google Analytics.

Mas, no geral, a meta do SEO acaba sendo deixar posicionado o seu site no topo do Google, e nada melhor do que utilizar a própria ferramenta do Google para isso, afinal, o próprio vai dar a possibilidade necessária para seu negócio crescer.

Sua interface deve ser amiga do usuário, e não exigir muito tempo de experiência para dominar a região dos menus. A parte difícil, de fato, é fazer a análise dos dados e propor atividades de melhorias para a performance do site.

Além disso, o Google Analytics dá a possibilidade de fazer a integração com vários outros serviços, inclusive o Google Adwords.

Sua importância

O Google Analytics é visto como uma peça fundamental dos sites na web, pois, sem ele, fica-se totalmente no escuro. Como diz a citação de um grande estatístico, não é possível gerenciar o que não se mede, os dados são coisas importantíssimas.

O mercado hoje dá uma larga gama de soluções de monitoramento e análise de sites, apps gratuitos para produzir mapas de calor e muito mais. E até softwares open source que podem ser colocados no próprio servidor do site.

O Google Analytics não dispensa essas ferramentas, mas ele merece uma atenção mais do que especial, a iniciar pelo seu fundador, quem é melhor do que o Google para nos dar informações para melhorar a performance dos nossos conteúdos no digital.

Mais do que isso, é um serviço gratuito e que não deixa a desejar quanto às plataformas que exigem pagamento.

Sua interface é totalmente amigável e simples, é facilmente integrada a outras plataformas, ostenta uma grande capacidade de processar os dados e dá um conjunto vasto de funções, das mais simples às mais complicadas.

Quais são os recursos?

Os recursos do Google Analytics parecem que não acabam e, justamente por isso, é visto hoje em dia como um dos principais instrumentos de gerenciamento de decisões na Web. Abaixo, algumas informações que ele fornece:

  1. O volume de visitantes no seu site;
  2. Todos os comportamentos dos visitantes no site;
  3. A origem de dos visitantes;
  4. Os objetivos criados para o site;
  5. Quais são as campanhas que performam melhor;
  6. Se for uma loja, como anda a conversão dela.

Essas também são as métricas gerais que o Google Analytics fornece, portanto, é necessário estar sempre atento a todas elas.

 

Considerações finais

O Google Analytics não mostra para a pessoa onde está o problema. Ele dá uma série de dados. Com base nisso, a pessoa poderá tirar suas próprias conclusões por meio da interpretação dos gráficos e tabelas produzidas.

É o que é chamado de análise digital na versão mais brasileira. Fazer uma análise totalmente baseada nos dados, é para isso que serve o Google Analytics.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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