A constância de conteúdo e publicações nos canais utilizados pela empresa, como o blog, redes sociais, site institucional e outros, é fundamental para que o público se engaje com as mensagens.
Quando uma marca investe em marketing de conteúdo, seu objetivo é impactar as pessoas com suas mensagens, atraí-las por meio de materiais ricos e relevantes, gerar engajamento e conquistar a confiança do público.
Mas de nada adianta criar e publicar um material relevante hoje e ficar mais de uma semana sem publicar nada. A constância é a frequência com que algo é realizado e é justamente ela que traz os resultados.
Fazendo uma comparação simples, uma pessoa que vai todos os dias na academia terá resultados melhores do que aquela que vai uma semana sim e uma semana não.
Só que além de seguir uma constância, quando se trata de marketing de conteúdo, também é essencial prezar pela qualidade daquilo que está sendo publicado. Não é viável publicar todos os dias, mas não se atentar a esse fator.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância da constância de conteúdos, como ela traz engajamento e os benefícios para gerar autoridade e credibilidade.
Importância da constância dos conteúdos
Dentre as principais estratégias de marketing digital está o blog, um canal utilizado para publicar conteúdos de valor para o público. É nele que as estratégias de marketing de conteúdo vão acontecer, trazendo vantagens, como:
- Aumento das conversões;
- Tráfego de qualidade;
- Melhora do funil de vendas;
- Destaque nos resultados de busca;
- Aumento do interesse;
- Educa audiência;
- Melhora o relacionamento com o público.
Mas para aproveitar todos esses benefícios, além de criar bons conteúdos, uma empresa ambiental coleta de resíduo deve publicá-los constantemente, o que exige tempo e dedicação.
Trabalhar o marketing por meio de materiais de valor é uma das práticas mais eficazes e com frutos duradouros, mas os resultados demoram um pouco mais para aparecer.
Justamente por isso, é fundamental trabalhar a frequência e a constância do que é publicado, o que faz muitos negócios se perderem no meio do caminho.
A intenção de criar um blog é oferecer materiais relevantes que trazem alguma solução para o potencial cliente, mas o acúmulo de tarefas pode desencaminhar esse processo.
Quando isso acontece, os resultados começam a diminuir, da mesma forma como a frequência não se mantém. Contudo, é fato que existe uma grande dificuldade em estudar pautas relevantes e produzir materiais de boa qualidade.
Nesse contexto, muitos gestores e empreendedores contratam profissionais exclusivamente para se dedicarem a esse trabalho, tendo em vista que exerce muita influência no engajamento.
Como a constância influencia o engajamento?
Quando uma empresa especializada em acabamento assoalho de madeira publica conteúdos constantemente, consegue melhorar o engajamento de seu público com seus materiais.
Um dos motivos de sua influência é que a frequência de publicações ajuda a construir um relacionamento próximo com o público. As pessoas precisam da presença da marca com frequência para que possam se identificar com ela.
Quando não existe uma constância, as pessoas não compreendem o valor da marca e não conseguem reconhecê-la. A companhia precisa criar o costume de ser vista entre os consumidores, por meio de seus conteúdos.
Quando as publicações perdem a linearidade, a audiência começa a desconfiar e deixa de acessar a plataforma para conferir as novidades.
Só que, mais uma vez, é importante destacar a necessidade de postar materiais relevantes e de boa qualidade.
Outro motivo é que a frequência de publicações melhora o posicionamento e a visibilidade do negócio, aliás, esta é uma das maiores vantagens do marketing de conteúdo e das estratégias de otimização de páginas.
Além de investir em todas as práticas de SEO (Search Engine Optimization), o usuário precisa manter a constância de suas postagens, caso contrário, todos os esforços se tornam uma perda de tempo.
Por outro lado, se um fabricante de caixa de papel personalizada seguir um cronograma bem estabelecido de publicações, conquista um bom posicionamento nos resultados de pesquisa e, consequentemente, mais visibilidade.
Quanto melhor for a constância, mais interações ocorrem entre a marca e os consumidores, e isso se deve ao fato de que as redes sociais estão cada vez mais fortes e são necessárias para atrair tráfego para outros canais.
Quando a marca publica algo em seu blog ou site, deve compartilhar a postagem em suas redes sociais.
Essas plataformas recebem uma grande quantidade de atualizações todos os dias, portanto, se o seu negócio quiser se fazer presente, precisa manter seus perfis sempre atualizados.
É assim que a marca desperta a necessidade de interação por parte do público e aumenta seu alcance. Para uma empresa de jardim vertical, é a melhor forma de gerar mais alcance.
A constância também influencia no engajamento porque consegue fazer a organização se destacar. Existem muitos profissionais que não conseguem enxergar a importância de manter uma frequência de publicações no blog.
Mas este hábito traz muitas oportunidades de se destacar, além de criar um diferencial entre a companhia e seus concorrentes.
Ela consegue se fazer presente no dia a dia das pessoas e acaba se tornando uma referência naquilo que faz. Em outras palavras, é dela que o consumidor vai se lembrar quando precisar de seus produtos e serviços.
Dicas para gerar autoridade e credibilidade
Da mesma forma como a constância de publicações aumenta o engajamento entre o público e a marca, também traz mais autoridade e credibilidade.
O marketing de conteúdo serve para informar os clientes e potenciais clientes sobre assuntos de seu interesse e relacionados com o mercado de atuação do negócio.
Além de produzir materiais de valor, uma empresa de auxiliar de serviços diversos precisa publicá-los constantemente, pois é assim que vai aumentar sua autoridade e ter mais credibilidade em seu segmento.
Essa estratégia deve ser direcionada para o público certo, com base nos assuntos de interesse dessas pessoas. Consequentemente, a empresa será facilmente encontrada nos mecanismos de pesquisa.
A publicação constante influencia na autoridade e na credibilidade porque promove a interação com os clientes. A companhia cria um relacionamento com as pessoas, por meio de assuntos que interessam a elas e mostrando os benefícios de seus produtos.
Além de interagir com o cliente, o criador dos conteúdos compartilha informações e consegue destacar o seu nome.
Quanto mais autoridade e credibilidade, mais fácil fica converter. Uma empresa que interage com o público consegue transformar os visitantes em leads. Isso pode acontecer no blog ou até mesmo nas redes sociais.
Supondo que uma empresa de instalação de tela de proteção para janela de banheiro compartilhe um conteúdo com seus seguidores, eles podem curtir e comentar, o que abre espaço para um possível relacionamento.
Da mesma forma, os consumidores podem adquirir os produtos depois de compreender o valor que eles trazem, por meio dos conteúdos postados.
Aliás, esses materiais servem como moeda de troca para criar a base de contatos do negócio. Em linhas gerais, a empresa oferece um conteúdo completo em troca de algumas informações do visitante, como nome e e-mail.
Quanto mais conteúdos de valor a companhia criar, mais visibilidade ela terá, e muitas visitas vão acontecer de maneira orgânica. Aparecer organicamente nos resultados de pesquisa também gera autoridade e credibilidade.
Antes de comprar, o usuário entende que uma administradora condominial oferece um serviço de qualidade, e isso acontece porque ele encontra seus conteúdos entre os primeiros resultados de pesquisa, de maneira orgânica.
O simples fato de compartilhar esses materiais nas redes sociais também aumenta o número de seguidores e, sem dúvidas, ter uma grande quantidade de seguidores é sinal de autoridade para o negócio.
Qualquer pessoa que esteja procurando um produto ou serviço vai preferir uma empresa que tenha um bom número de seguidores nas redes sociais ou que suas postagens geram interação entre o público.
Consequentemente, vai atrair mais pessoas, e quanto maior o alcance, maior a visibilidade. É muito diferente comprar avental branco com uma empresa reconhecida e que se relaciona com as pessoas na internet.
Mas esses resultados não acontecem do nada, na verdade, tudo começa com a publicação de conteúdos de maneira constante e com materiais pensados para esclarecer as dúvidas e atender as necessidades da audiência.
Considerações finais
Quando se fala em marketing de conteúdo, a maioria das pessoas que não entendem muito bem o assunto acredita que se trata apenas de criar alguns materiais e publicá-los nos canais da marca.
De fato, essa estratégia se baseia nisso, mas os conteúdos precisam ser postados de maneira constante para que possam aumentar o engajamento e a autoridade, além de trazer credibilidade para a marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.