O que poucas pessoas sabem é que a experiência de compra do consumidor está diretamente relacionada a sentimentos, emoções e sensações.
Ao realizar uma boa experiência de compra ao cliente, o vendedor estará cada vez mais perto de conseguir sua próxima venda.
Portanto, a seguir saiba como um vendedor pode proporcionar uma experiência de compra inesquecível, autêntica e eficaz para aumentar suas vendas e conquistar os clientes.
Importância da estratégia direcionada a experiência de compra
Além de bons produtos como mangueira de PEAD e preço justo, é necessário oferecer boas experiências de compra ao cliente, pois é graças a essa experiência que a marca se torna atraente.
Para isso, é de extrema importância que as empresas tenham uma estratégia direcionada para a experiência de compra do cliente.
Usar a tecnologia a favor desse processo também é uma boa opção para obter resultados cada vez melhores.
É indispensável trabalhar no atendimento, pois ele é o carro chefe do negócio, um bom atendimento ajuda na relação empresa e cliente.
Além de ajudar para que as pessoas tenham experiências positivas, é essencial fazer com que o cliente se sinta satisfeito, aumentando as chances de fidelização da marca.
A prática de investir no pós-venda do cliente também é importante para causar uma boa impressão e fazer com que o cliente compre novamente uma persiana painel tela solar.
Oferecer formas amplas de pagamento no planejamento de compra do cliente também é importante porque é uma forma de aprimorar a experiência de compras.
Sendo assim, concluir a venda da maneira mais conveniente para o cliente também o ajuda a ter uma boa experiência de compras, desde a compra de um piso elevado área externa, até móveis para sala.
Atendimento humanizado na experiência de compra
Atendimento humanizado é o processo em que o cliente entra em contato com uma empresa e tem as suas necessidades atendidas com sucesso.
Por meio de uma abordagem informal, às vezes engraçada e com foco na resolução de problemas. Com isso, para atender o desejo dos consumidores é preciso fazer uso de respostas mais humanas.
Isso ajuda a estabelecer uma relação mais próxima com o cliente e melhora os processos de comunicação, o que é essencial para a construção de conteúdos interativos.
Com esse tipo de atendimento, é possível proporcionar a melhor experiência e a empresa além de aumentar as chances de fidelização tem a oportunidade de criar divulgadores da sua marca.
No atendimento humanizado é possível ter um atendimento customizado para cada tipo de cliente, isso aumenta a satisfação dos clientes e faz eles se sentirem importantes para a empresa.
Um adestrador de cães, por exemplo, pode prestar um atendimento mais casual e humanizado para clientes que vão atrás de seus serviços.
Vantagens de elaborar um planejamento para vendas
A seguir, as principais vantagens de elaborar um processo de vendas para uma empresa que passa por redução dos níveis de estoque e alguns outros pontos importantes para sua operação e rentabilidade.
Aumento das vendas
Um planejamento de vendas e operações bem elaborado aumenta o reconhecimento no mercado de modo indireto, pois contribui para um plano de vendas mais tático e estratégico.
Redução dos níveis de estoque
Com um planejamento estratégico é possível ter estoques bem específicos de divisória com porta de correr para atender os clientes, varejistas, distribuidores e outras indústrias, evitando faltas ou excessos de produtos.
Melhoria no atendimento ao cliente
Isso se dá, pela redução de faltas de itens para distribuição que podem fazer o cliente desistir de comprar na loja e ir para as concorrentes.
Também por um planejamento de treinamento adequado para os funcionários, que estarão preparados para atender as necessidades dos públicos.
Dicas para melhorar a experiência de compras do consumidor
Saber como melhorar a experiência do cliente é um dos segredos para o sucesso da empresa. Essa experiência determina a imagem que o cliente tem da empresa.
Para atrair mais clientes, aumentar as vendas e levar a marca para altos patamares é necessário focar na boa experiência do cliente. Algumas dicas são:
- Conhecer o cliente;
- Considerar as preferências do público;
- Dar atenção a toda jornada;
- Pós-venda;
- Disponibilizar diferentes canais de atendimento;
- Oferecer um atendimento humanizado;
- Descobrir o ponto de vista do cliente;
- Ir além das suas expectativas.
Dito isso, a seguir serão detalhadas em detalhes cada uma dessas dicas.
1. Conhecer o cliente
Quando se fala em conhecer bem o cliente, não é apenas saber o que ele espera da empresa em relação à seus produtos e serviços.
É também descobrir quais os seus canais de atendimento favoritos. Tendo isso em mente, é possível oferecer meios de comunicação mais acessíveis e da preferência do cliente.
De acordo com pesquisas muitos consumidores dizem que não falar com a loja por meio de seu atendimento favorito gera uma experiência ruim de atendimento.
2. Considerar as preferências do público
De início parece ser uma informação meio sem importância, mas conhecer o que o público prefere é de grande importância para ajudá-lo em suas necessidades.
Para obter sucesso nesse plano, é necessário montar a estratégia de marketing certa, para atrair o público e aumentar o engajamento deles.
Portanto, é possível fazer isso criando conteúdos e campanhas que agreguem de verdade um valor e sanem as suas dúvidas primordiais.
Essa estratégia tem grande importância para ajudar também na climatização de ambientes comerciais.
3. Dar atenção a toda jornada
Muitas empresas ainda focam apenas na parte de atrair o cliente e fechar a venda, mas quando se fala em como melhorar a experiência do cliente, é preciso considerar todos os passos até o fim da venda.
Fazer um planejamento da jornada do cliente ajuda a conhecer todos esses passos. É um plano que consiste em identificar os caminhos do cliente em cada fase da sua jornada.
Isso irá ajudar a descobrir como ele interage com a marca, que canais ele usa, quais os mais vantajosos ou não, entre outros.
Essas respostas ajudam a melhorar os processos de experiência do cliente e aumentar sua satisfação. Assim a imagem da empresa melhora, como o poder de fidelização aumenta.
4. Pós-venda
Não se pode deixar passar o momento da pós-venda, pois o relacionamento com o cliente não termina com o final da compra.
Muito pelo contrário, o objetivo é que ele esteja apenas começando e seja uma longa parceria entre empresa e cliente.
Boas estratégias na pós venda de uma cabine primária alta tensão ajudam a melhorar a fidelização e outros pontos, como:
- Estreitar o relacionamento com a marca;
- Melhora a experiência de compra;
- Aumenta a credibilidade da empresa;
- Aumenta o contato entre a marca e seus clientes.
Todos esses pontos ajudam para que o cliente volte e faça compras novamente com a marca em questão.
5. Disponibilizar diferentes canais de atendimento
Quando se fala que o público gosta de ter vários canais de atendimento para ter uma boa experiência, estamos falando de inúmeras possibilidades, como:
- WhatsApp;
- E-mail;
- Redes sociais;
- Autoatendimento;
- Chatbots.
Para melhorar ainda mais essa experiência é preciso estar preparado para todas as questões que o cliente possa levantar e achar a melhor forma de resolvê-las.
6. Oferecer um atendimento humanizado
Ter os melhores meios de comunicação só adianta se o atendimento ao público for o mais humanizado possível, esse é um ponto muito importante.
Tratar o cliente com empatia e exclusividade é criar um diálogo atencioso, para que o cliente perceba que a empresa está disposta a ajudar com suas questões de verdade.
Para termos uma ideia da importância desse tipo de abordagem, é comprovado que as experiências de compra melhoram consideravelmente quando um atendimento humanizado é prestado.
7. Descobrir o ponto de vista do cliente
Também é importante saber a opinião do público sobre a marca em si, seus produtos, serviços de manutenção ar condicionado residencial e o atendimento que é oferecido.
Sabendo dessas opiniões, será possível criar planos para melhorar essas áreas da empresa, e assim deixar o atendimento mais completo e satisfatório.
Dentre os melhores meios para descobrir isso está a pesquisa de satisfação, é possível direcionar essa estratégia exatamente para o que a marca precisa saber.
8. Ir além das suas expectativas
Uma outra dica importante é ultrapassar as expectativas do cliente, o que quer dizer que não é preciso deixar o relacionamento apenas naquilo que ele buscou de início.
Algumas empresas além de ajudarem nas questões do cliente, muitas vezes mandam brindes, presentes e outros meios de mostrar sua atenção ao público.
Considerações finais
Sendo assim, o investimento na melhoria da experiência do cliente é o que traz o diferencial para uma marca que existe em tempos de grande competitividade no mercado.
É importante prezar por um atendimento de qualidade, uma experiência ruim, pode danificar a imagem da empresa porque o principal meio de sucesso dela é a satisfação do público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.