As marcas com propósito são uma prova de que o mercado vive um processo de evolução constante, em que os investimentos em tecnologia não são o suficiente para atrair o consumidor, veremos neste blog o que são produtos com propósito.
A sociedade está inserida na era da comunicação proporcionada pela internet, que leva informação de maneira rápida e acessível para as pessoas. Por conta de tudo o que elas leem e ouvem, é natural que se tornem mais exigentes.
Os consumidores valorizam marcas que têm um propósito, ou seja, que vão além dos produtos e serviços que comercializam.
Transmitir o valor da solução e mostrar a qual propósito a empresa serve é uma das melhores maneiras de se posicionar com destaque no mercado, e isso é tão importante quanto a diversidade e a inovação.
Tanto é que os especialistas no assunto acreditam que a criação de uma marca com propósito pode se transformar no maior diferencial competitivo que a companhia pode ter.
Embora isso seja muito importante, não adianta apenas falar sobre esses propósitos, mas é necessário transformá-los em ação.
Neste artigo, vamos explicar o que são marcas com propósito, por que utilizar essa prática e quais são as vantagens trazidas por ela.
Afinal, o que é uma marca com propósito?
O propósito nada mais é do que a razão pela qual uma empresa existe, ou seja, está muito além do que ela faz e dos benefícios que seus produtos e serviços oferecem. Trata-se de algo relacionado ao modo como a companhia contribui para um mundo melhor.
Essa estratégia norteia a marca e consegue unificar os consumidores e a cultura organizacional, tendo como objetivo alcançar algo maior.
Ao longo do tempo, um fabricante de embreagem de caminhão consegue aumentar o reconhecimento de marca, conquistar a lealdade dos stakeholders, elevar o valor da marca e impactar a sociedade de maneira positiva.
Atualmente, as empresas compreendem a realidade simbólica de sua marca e o fato dela ser mais importante, até mesmo do que as características das soluções oferecidas.
O ideal do consumidor moderno é adquirir produtos e serviços de empresas com as quais consegue se expressar e compartilhar seus valores pessoais.
Além disso, os melhores profissionais do mercado querem atuar em organizações compatíveis com suas ideologias.
É intrínseco do ser humano encontrar um propósito para a sua existência, e é exatamente por isso que para uma empresa ter sucesso por muitos anos ela precisa se conectar com as expectativas das pessoas e contribuir com o mundo de alguma maneira.
Mas para que o propósito da marca seja efetivo, ele precisa ser diferente, autêntico, realizável e relevante. Além disso, como fez um fabricante de persiana painel romana, o propósito deve ser inspirador para consumidores e colaboradores.
Por que investir no propósito de marca?
O propósito da marca vai muito além de falar, pois envolve o agir da empresa. Isso significa que ela precisa articular alguma coisa que vá além de seu slogan e que contribua para a vitalidade, sucesso e prosperidade da companhia.
Se o propósito é consistente, a audiência consegue compreender quem é a empresa, o que gera impactos positivos nas vendas e ajuda a formar a base de valores que vai guiar as tomadas de decisão.
De modo geral, as organizações sabem o que fazem e como fazem, entretanto, poucas sabem por que realizam. É necessário compreender esses aspectos porque o consumidor moderno não compra o que a marca faz, mas o porquê ela faz.
As pessoas precisam se sentir entusiasmadas com este propósito, que deve ser divulgado de várias maneiras, como por meio de uma publicação nas redes sociais.
Criar esse propósito é essencial, uma vez que a companhia tem a oportunidade de acreditar em algo que ela escolheu compartilhar, simplesmente porque sente orgulho de uma causa ou de qualquer outra razão.
Na busca pelo seu propósito, um pet shop banho e tosa leva e traz deve pensar se gostaria de adquirir alguma coisa com uma marca que teria tal propósito.
Para compreender um pouco mais a importância e a relevância desse processo, podemos considerar um estudo realizado pelo pesquisador Jim Stengel, que por 10 anos avaliou cerca de 50 mil empresas.
Nesse estudo, ele concluiu que as 50 organizações com melhor performance são aquelas que possuíam um propósito de marca. São companhias que conseguiram crescer 3 vezes mais rápido, e os investimentos nesses negócios eram 400% mais lucrativos.
Se um produto para piscina tem um propósito, assim como qualquer outra solução disponível no mercado, a marca tem acesso há uma série de benefícios, como ficará claro mais adiante.
Vantagens do propósito de marca
Antes de falarmos sobre as vantagens do propósito de marca, é interessante compreender a diferença entre ele e a missão e visão das companhias.
A maioria dos negócios determina sua missão, visão e valores, mas poucos sabem qual é o seu propósito. O propósito nada mais é do que a razão pela qual uma empresa existe, ou seja, o motivo mais elevado dessa existência.
Os valores, por sua vez, formam a cultura da corporação, norteando suas escolhas. Enquanto isso, a visão mostra onde a companhia quer chegar, isto é, aonde ela quer estar no futuro.
Por fim, a missão mostra o que é preciso fazer para chegar a esse objetivo, e a missão, a visão e os valores podem ser usados como iniciativas para:
- Desenvolvimento de produtos;
- Excelência operacional;
- Estratégias de marketing;
- Comunicação de marca.
Com base nessas informações, pode ser mais simples compreender as vantagens trazidas pelo propósito de marca, e elas conseguem impactar qualquer tamanho de empresa, independentemente de seu setor. As principais são:
1 – Mais engajamento nas redes sociais
As redes sociais têm um papel importante no dia a dia das pessoas e das empresas, tanto é que as estratégias de marketing usadas pelas companhias, como uma empresa de injeção de plástico, não podem descartar essas plataformas.
Elas mudaram a maneira como as organizações se comunicam, saindo da publicidade em massa e passando para uma comunicação mais próxima e aberta ao diálogo.
Só que isso exigiu que as marcas fossem mais criativas e próximas de sua audiência, afinal, é impossível ter um diálogo interessante cujo enfoque está apenas nos produtos.
Por exemplo, um fabricante de cosméticos pode conversar com sua audiência sobre como valorizar a beleza natural e o quanto ela é valiosa até mesmo para a manutenção da saúde.
Observe que, nesse diálogo, ela já mostrou qual é o seu propósito de marca, que é elevar a beleza natural e garantir a saúde dos usuários.
2 – Melhorar a performance dos colaboradores
Se um fabricante de catraca para academia possui um direcionamento forte e se baseia em valores concretos, certamente vai atrair e reter bons profissionais.
Nesse sentido, é essencial que os funcionários compartilhem o propósito da empresa, pois isso garante um bom desempenho e faz com que eles produzam mais.
A produtividade é essencial para aumentar os lucros e garantir a qualidade dos produtos e serviços. Ou seja, estabelecer um propósito motiva a equipe, o que vai impactar positivamente na satisfação dos consumidores e nos lucros do negócio.
3 – Atrai e constrói equipes motivadas
Talvez você não saiba, mas o propósito motiva mais do que o dinheiro. Ao investir nessa estratégia, um fabricante de Forro de pvc decorado incentiva seus colaboradores a trabalharem todos os dias, reduzindo o absenteísmo.
Vários estudos já comprovaram que os profissionais querem trabalhar para corporações que não focam apenas no lucro, mas que também mostram uma razão para existir.
Essa motivação faz com que os colaboradores se sintam importantes e que estejam buscando algo maior para a sociedade.
Imagine, por exemplo, saber que o trabalho que você faz traz benefícios diretos para as pessoas. É esse sentimento que faz com que o propósito atraia e construa uma equipe mais motivada.
4 – Ajuda a empresa a crescer
Uma pesquisa realizada em Harvard com 200 empresas mostrou que aquelas que possuem um ideal, são capazes de aumentar em 400% seu faturamento.
Se um fornecedor de serviços de lavagem de fachada consegue equilibrar propósito e lucro, certamente vai se destacar entre os concorrentes, além de ter uma estratégia de longo termo.
Para isso, é necessário entregar valor e, acima de tudo, trabalhar em cima de uma solução que melhore a vida dos consumidores, além de garantir uma experiência positiva em todos os canais de contato.
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Conclusão
De acordo com pesquisas da área, boa parte dos consumidores prefere comprar com marcas que possuem um propósito e que agem para trazer melhorias concretas à sociedade.
Ao investir nessa prática, o negócio cria produtos inovadores e capazes de transformar os clientes em evangelizadores da marca. Muito mais do que isso, a companhia consegue manter sua autenticidade e não corre o risco de cair no ostracismo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.