O meetup é uma estratégia importante para quem valoriza um bom networking, e ele é muito mais comum entre as organizações, veremos a importância do meetup a seguir.
Existem duas coisas muito importantes para uma companhia: uma delas é contar com profissionais bem qualificados e a outra é melhorar o clima organizacional.
Um profissional bem qualificado não é apenas aquele que tem graduação ou pós-graduação, mas também aquele que costuma se relacionar com profissionais da sua área e trocar informações importantes com eles.
Se esses profissionais se relacionam bem com seus colegas de trabalho, então eles também melhoram o clima organizacional da empresa.
Ter um bom clima é muito importante para a produtividade e para fazer com que o funcionário se engaje com os objetivos da corporação.
Eles compreendem os objetivos dela e buscam alcançar os mesmos propósitos, isso até mesmo na área de aluguel de garagem estrutura metálica.
Entretanto, embora isso seja importante, não acontece por si só, ou seja, as organizações podem e devem incentivar esse tipo de contato.
Se você tem dúvidas sobre esse assunto, leia este artigo até o final. Vamos explicar o que é meetup, por que ele é importante para as empresas e qual é a melhor forma de colocá-lo em prática.
Entendendo o conceito de meetup
Chamamos de meetup um tipo de encontro informal em que os participantes conversam em pé, de modo a fazer circular o networking.
Essa ideia surgiu, originalmente, no Vale do Silício, onde esse tipo de evento é muito comum, assim como happy hour.
Apesar de ser muito importante, muitos gestores não compreendem a importância dessa prática para os negócios.
Ele pode acontecer dentro de uma sala de reunião pequena, além de ser uma forma mais dinâmica de criar um evento.
Ele precisa ter um formato informal, visto que essa característica costuma atrair muitas pessoas, além de ajudar no networking, promover a troca de ideias e sustentar discussões saudáveis.
Essa prática é interessante para os pequenos e grandes negócios. Uma empresa de porte maior, por exemplo, pode organizar uma meetup entre seus colaboradores, durante a semana e com uma duração bem curta.
Isso é o suficiente para que eles possam se engajar, trocar informações entre si e aumentar consideravelmente o ambiente de trabalho, visto que essa estratégia pode criar um clima mais harmônico.
Todavia, isso não é vantajoso apenas para os grandes negócios, como também para as pequenas empresas.
Por exemplo, uma startup consegue atrair investidores, investindo em um pequeno evento atraente. Logo, é possível melhorar o relacionamento com eles e expandir o networking.
A partir do conceito de meetup, já temos uma ideia da sua importância, mas para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos especificá-la.
Por que investir em meetup?
Existem várias razões para uma empresa, como uma especializada em aluguel de mesa, investir em meetup. Uma delas é que esse tipo de evento ajuda a capacitar melhor os colaboradores.
Vivemos em uma sociedade onde a tecnologia evolui constantemente, por conta disso, é muito importante estar sempre atualizado e atento às novas tendências.
O meetup é um recurso valioso que pode ser utilizado, inclusive, para treinar os colaboradores em relação às novas tecnologias ou oferecer a eles processos de reciclagem.
Um dos principais objetivos dessa prática é fazer com que a organização ouça os seus profissionais, principalmente aqueles que possuem interesses nos mesmos assuntos.
Com isso, é possível encontrar pontos de vista diferentes e embasar melhor as tomadas de decisão.
Não podemos negar que essa prática também pode se tornar uma vitrine para os negócios, possibilitando que a marca exponha seus produtos de maneira mais promissora.
O foco não é apenas a venda, mas melhorar conhecimento e fazer com que a organização seja mais conhecida.
Toda empresa, como no caso de um fabricante de tomada para cabo de rede precisa conhecer o seu público-alvo, dessa forma fica mais fácil aumentar o sucesso dos negócios.
Por meio do meetup, conseguimos entender melhor as empresas e o tipo de consumidor que elas desejam alcançar.
Nesse sentido, conseguimos diminuir consideravelmente o tempo que os vendedores precisam para negociar.
Durante os encontros promovidos por essa estratégia, conseguimos ouvir a opinião das outras pessoas sobre o negócio, além de entender quais são os problemas, objetivos, interesses e necessidades do público.
E uma vez que você entende quem é o seu público-alvo, fica muito mais fácil agradar essas pessoas e, consequentemente, conquistar novos clientes.
O principal intuito do meetup é compartilhar informações e experiências dentro de um local onde todos possuem interesses em comum. Por essa razão, realizamos apresentações e até demonstrações para disseminar melhor os conhecimentos.
É dessa maneira que um fabricante de centro de usinagem horizontal consegue compartilhar o que sabe e ter acesso a novas informações, tendo em vista que nossa sociedade é constituída pela troca de experiências.
A organização também será capaz de criar novas perspectivas e enxergar melhor o seu próprio setor. Ao promover esse tipo de evento, ela também permite que seus colaboradores interajam com todos os colegas de trabalho.
Essa interação, muito além de permitir que os colaboradores cresçam como indivíduos, faz com que eles se mantenham conectados e acessem novas oportunidades.
Não podemos nos esquecer de que para as empresas é muito importante estar atentas a todas as mudanças que acontecem no mercado, principalmente, surgem novos modelos de negócios, o que ajuda a gerar insights para melhorar a margem de lucros.
O meetup é um recurso poderoso porque ele ajuda a encontrar novas tendências e adaptar melhor o modelo de negócio da companhia, sempre melhorando sua rentabilidade e lucro.
A organização tem mais oportunidades de se posicionar como verdadeira especialista no que faz.
Por conta disso, o consumidor se sente mais à vontade para fechar negócio, além de sentir mais confiança em relação aos seus produtos e serviços.
Desta forma que uma Cortina wave aumenta os impactos positivos e constrói uma imagem forte e confiável.
Todavia, não podemos deixar de mencionar outras vantagens trazidas pelo meetup, como:
- Criação de novos conceitos;
- Novas ideologias;
- Renovação constante;
- Melhora do relacionamento entre os colaboradores.
Entretanto, para ter acesso a todas essas vantagens, é fundamental saber como criar um meetup.
Dicas para colocar em prática o meetup do seu negócio
Investir nesse tipo de evento não é uma tarefa complicada, entretanto, é necessário saber como colocá-la em prática, e algumas das principais estratégias são:
Criar uma comunidade
Não é fácil criar uma comunidade, pois é necessário contar com uma boa equipe de colaboradores.
Se ele for criado por apenas uma pessoa, é bem provável que seja um grande fracasso, logo após o primeiro encontro.
Nesse sentido, um fabricante de parede de gesso 3D pode contratar uma equipe para criar esse evento.
Por falar nisso, é importante dizer que as organizações precisam ter uma equipe focada nos eventos, pois aumenta a chance de conquistar um bom engajamento.
Todavia, isso depende de muito esforço e constância, o que depende de periodicidade em metas, aliás, elas são necessárias porque criam uma razão para garantir um público mais engajado.
Divulgar o seu meetup
É muito importante investir em maneiras de divulgar esse evento, e você pode utilizar diversos canais, como as redes sociais. Por meio delas, é possível convidar pessoas e despertar a curiosidade delas.
Procure criar imagens específicas para cada canal que você investir no sentido de divulgar o evento.
Além de plataformas como as redes sociais, também é possível utilizar outros canais, como e-mail marketing.
Criar um relacionamento
O evento não termina quando a reunião se encerra. Um fabricante de adesivo personalizado pode incentivar os participantes a manterem o relacionamento que começaram durante o meetup.
Independentemente da quantidade de pessoas que estiveram presentes, oriente os seus colaboradores a adicionar os novos contatos no LinkedIn, trocar e-mails, dentre outras formas de estreitar o relacionamento.
Fotografar os eventos
Procure registrar os eventos que realiza fotografando cada detalhe do acontecimento. Divulga as imagens em diferentes canais, como as redes sociais, em tempo real.
Também é importante estimular os participantes a fazerem o mesmo e não se esqueça de criar hashtags específicas para a ocasião.
Conclusão
Sendo assim, o meetup é uma estratégia muito importante para expandir a relação entre os seus colaboradores e possibilitar o compartilhamento de informações e experiências.
É necessário entender o seu conceito, as vantagens trazidas por essa prática e de que forma ela deve ser realizada. Neste artigo, nós falamos exatamente sobre essas pautas e você pôde compreender um pouco mais sobre a importância desse evento.
Realizá-lo é uma forma de beneficiar o seu negócio e os seus próprios colaboradores. Os benefícios vão impactar os resultados da organização de maneira positiva.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.