Quem trabalha com marketing digital sabe que existem diversas ferramentas que fazem a diferença nos resultados que se pode obter, um exemplo disso é o CRO, que tem como função principal aumentar a conversão de uma página.
Para que um site tenha sucesso na internet, principalmente, em tempos onde a concorrência é alta, é preciso que ele se destaque dos demais.
Nesse caso, é comum investir em estratégias que garantam um aumento de visitas, de ações e de conversões.
Na prática, isso quer dizer que a página pode ser melhor trabalhada em vários elementos, de modo que seja possível alcançar retornos que mudem, de maneira expressiva, o que precisa ser atualizado para um ganho otimizado.
Muitas pessoas já conhecem o SEO (Search Engine Optimization), que são as técnicas de otimização para mecanismos de busca.
Com ela, um potencial cliente que pesquisa por tela para cerca de sitio, por exemplo, pode chegar no site da empresa com maior facilidade.
Todavia, além do SEO, vários outros recursos podem ser utilizados para fazer a diferença, principalmente em diferentes estratégias.
Uma delas se trata, justamente, do CRO (Conversion Rate Optimization), ou seja, otimização da taxa de conversão.
O CRO tem por objetivo trazer uma melhoria de conversões em uma determinada página.
Um e-commerce que recebe um número alto de visitas mas não consegue obter a quantidade de vendas ideal, vai precisar que algo mude por ali.
Nesse momento, depois de analisar o que precisa ser alterado na página, é possível encontrar uma solução eficaz para aumentar de forma considerável a taxa de pessoas que passam a comprar na loja virtual.
É justamente aqui que entra o CRO e a sua importância, uma vez que ele pode trazer resultados mais eficazes, independentemente do tipo de site no qual ele será aplicado, para reverter quadros insuficientes em qualquer segmento.
Sendo assim, se esse tema é do seu interesse e você está em busca de uma solução para otimizar a taxa de conversões da sua página, não deixe de aproveitar este conteúdo para se aprofundar no assunto.
O que é o CRO?
Uma estratégia digital é composta por vários elementos, que fazem com que ela seja capaz de oferecer os resultados esperados para quem está investindo nela.
Por isso, ela é usada tanto para vender salgados de aniversário quanto para fortalecer uma marca.
Todavia, quando esses retornos não chegam da forma ideal, é preciso partir para novas frentes, que sejam capazes de mudar o cenário e oferecer aquilo o que se espera dentro da esfera virtual.
O CRO é a ferramenta indicada para isso, uma vez que ele se trata de ações que visam aprimorar os recursos presentes em um site, tendo como finalidade a atração e a conversão de usuários.
Nesse sentido, é preciso entender quais os tipos de ações que podem ser praticadas em um site, e que podem ser responsáveis por converter as pessoas que chegam até ele.
Algumas das principais são:
- Preenchimento de formulário;
- Fazer contato;
- Compras;
- Clique em banner;
- Download de softwares ou arquivos;
- Navegar por conteúdos de sessão-chave do site.
De fato, são muitas ações que podem ser feitas pelos usuários, e nem sempre elas podem estar oferecendo um retorno satisfatório.
Dessa forma, saber otimizar os recursos é o modo correto de mudar essa situação com assertividade.
Portanto, se a intenção é aumentar o número de downloads de um ebook sobre arquitetura escolar ou se a ideia é conseguir um aumento no número de preenchimentos de formulários, o CRO faz todo o sentido e pode ser a melhor forma de resolver a questão.
Como fazer CRO
Uma estratégia de CRO abrange vários aspectos, que precisam ser entendidos para que sejam colocados em prática com eficiência.
Dessa forma, o primeiro passo é coletar informações que ajudem a compreender o cenário.
Depois, com esses dados em mãos, é preciso interpretá-los para encontrar ali as respostas que os clientes procuram.
Afinal, se a pergunta principal do público-alvo é sobre o que se faz para adicionar categoria A na CNH, essa demanda precisa ser atendida no seu site.
Diante disso, é preciso começar a prática, fazendo testes que vão mostrar o quanto o que está sendo feito no site pode ser positivo, e ir ajustando o que for negativo. Os testes A/B são bastante indicados nesta etapa.
Isso porque eles funcionam dividindo o tráfego em duas versões, sendo uma parte a que verá a página atual e a segunda a que a verá com atualizações e melhorias.
O retorno desse teste fornece as informações buscadas para garantir bons resultados. Tendo a certeza desse experimento, é hora de otimizar a página.
O CRO deve ser aplicado a partir desse momento, pois vai reformular o que antes deixava a desejar por ali.
Portanto, é possível realizar as ações aplicando algumas das otimizações a seguir.
1. Faça a qualificação de leads
A experiência que o lead terá na sua página é fundamental, assim como os alunos que estão cursando aulas de direção para habilitados podem se sair melhor com instrutores ou com carros diferentes, cada usuário é único e possui as suas preferências.
Assim, pode ser que enquanto um potencial cliente queira ler todo o conteúdo postado em uma landing page, outro prefira tirar dúvidas diretamente pelo atendimento ao cliente.
Nesse caso, é interessante adicionar botões que ajudem o usuário a encontrar mais facilmente aquilo o que ele deseja, garantindo mais efetividade na página como um todo.
2. Aprimore os melhores conteúdos do site
Em qualquer página da internet há conteúdos que tiveram melhores retornos do que outros, tal como uma marca de desengraxante para alumínio pode ter maior qualidade do que as concorrentes.
Saber disso é essencial para investir neles e potencializar ainda mais os resultados. Uma sugestão, nesse caso, é apostar em um CTA (Call To Action) que esteja de acordo com a estratégia do momento, seja ela de vendas ou de fortalecimento de marca.
Com isso, o engajamento tende a crescer ainda mais, promovendo alcance e melhorias ainda maiores e mais recompensadoras.
3. Automatize processos
Falar com público é sempre muito importante, por isso, o atendimento ao cliente é uma das áreas que deve receber vários investimentos por parte da empresa.
Para ajudar nesse sentido, vale a pena incluir entre os recursos a automatização de processos.
Um deles pode ser o e-mail marketing disparado depois que o usuário realizou uma ação na página. Isso ajuda a condução dos potenciais clientes dentro de uma jornada de compra, o que é um passo importante dentro do CRO.
Outra automação que pode render bons resultados é a instalação de chatbots. É muito comum se deparar com um cliente que, no processo de pesquisa de um produto, como uma mangueira de irrigação por gotejamento, queria tirar uma dúvida.
Dessa forma, não só ele passa a ter mais confiança na loja, como também indica-a a outras pessoas, pela qualidade do atendimento.
4. Use o remarketing
Entre as várias possibilidades do CRO, uma delas é o remarketing. Ele pode ser essencial para manter um usuário conectado mesmo após a saída do site, quando ele estiver navegando nas redes sociais ou outros endereços na web.
Essa pode ser uma estratégia interessante para uma empresa que vende ar condicionado cassete 1 via ou para aquelas que possuem como objetivo o fortalecimento da marca, fazendo com que o público tenha mais contato com a empresa.
Todas essas são ações valiosas de CRO, que merecem ser aplicadas em um site, a fim de que ele traga melhorias consideráveis para a página, o que significa, verdadeiramente, uma otimização da taxa de conversões.
As vantagens de usar o CRO
Como não poderia deixar de ser, ao investir na aplicação do CRO, é possível colher vantagens consideráveis, de modo que essa decisão pode revolucionar os retornos vindos de qualquer página da web.
Entre eles, vale mencionar:
- Economia de tempo;
- Economia de recursos;
- Aumento do ticket médio;
- Mais resultados com menos trabalho.
As vantagens mencionadas acima estão, sem dúvida, entre as mais desejadas por qualquer empresário, mostrando assim o quanto o CRO é uma ferramenta de grande importância, que deve ser aplicada o quanto antes em qualquer endereço da web.
Considerações finais
Resumindo, que o CRO pode ser um recurso valioso para garantir melhores resultados em um site, disso ninguém duvida.
Por isso, para conquistar efeitos que tragam usuários e que ajudem na realização de ações desejadas, a otimização da taxa de conversão é essencial.
Ao investir nos passos abordados acima, é possível perceber uma melhora considerável no site, garantindo assim que as estratégias atinjam o nível desejado.
Portanto, não deixe de usar essa ferramenta e conquiste os objetivos do seu site com mais facilidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.