Gentileza Agência de Marketing Digital Natal RN Gentileza Agência de Marketing Digital Natal RN
Faça um Diagnóstico
  • Inicial
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Clientes
  • Blog
  • Contato
Fale Conosco
Natal/RN, Brasil
(84) 99637-5333
Acompanhe:
Fale Conosco
Gentileza Agência de Marketing Digital Natal RN Gentileza Agência de Marketing Digital Natal RN
  • Inicial
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Clientes
  • Blog
  • Contato

Como trabalhar com os algoritmos do SEO?

  1. Blog / Novidades
  2. Atração
  3. Como trabalhar com os algoritmos do SEO?
Como trabalhar com os algoritmos do SEO?
Agência Gentileza
AtraçãoAudiênciaBlogBrandingEngajamentoEstratégiaGentilezaLeadMarketing de ConteúdoMarketing de RelacionamentoMarketing DigitalSEOTráfegowebsites
13 de agosto de 2021

Os algoritmos são a estrutura por trás das diversas funcionalidades dos sistemas e aplicativos, da internet, e das demais novidades tecnológicas das últimas décadas.

Trata-se do conjunto de dados que ditam como um sistema digital se comporta. Para quem busca conhecimento sobre SEO, é de suma importância conhecer, por exemplo, os algoritmos por trás dos mecanismos de busca.

Qualquer alteração e atualização nos algoritmos pode causar uma série de falhas para a execução do planejamento.

Fique Antenado: Aprenda Com Especialistas E Domine O Marketing Digital!

Fique Antenado: Aprenda com especialistas e domine o marketing digital!

Participe desta jornada de aprendizado para usuários e empresários que desejam se destacar no mercado por meio do marketing digital. Tenha acesso a recursos exclusivos e aprenda as melhores estratégias aplicadas por experts do mercado.

Saiba Mais!

Para aprender mais sobre o que são os algoritmos, como funciona sua relação com as estratégias de SEO, compreender o comportamento desses dados e como podem interferir na sua estratégia de marketing digital, confira esse texto.

Ter essa visão ampla e funcional pode ser seu diferencial competitivo enquanto profissional, seja do setor de marketing, administrativo, de vendas, ou mesmo se é um empreendedor autônomo que revende determinado produto, como kit tela mosquiteira ou seu know-how.

Os algoritmos

Como você deve imaginar ao observar toda a tecnologia, os algoritmos estão cada vez mais complexos, mais inteligentes.

E conhecê-los não contribui apenas em relação ao SEO, para o ranqueamento e posicionamento mais assertivo da sua marca, como trataremos aqui, mas também, para melhorar os mais diversos aspectos que permeiam a estratégia digital da sua empresa.

Diferente do que muitos pensam, os algoritmos não são restritos aos computadores e tecnologias afins.

Portal Marketing Digital: Seja Um Especialista E Destaque-Se No Mercado!

Portal Marketing Digital: Seja um especialista e destaque-se no mercado!

Acesse o portal de marketing digital mais completo e atualizado. Tenha acesso a conteúdos exclusivos que vão te auxiliar a construir uma estratégia de sucesso para o seu negócio.

Saiba Mais!

Seu conceito e a aplicação são bem mais amplos que isso, essenciais para processos como a lapidação de um anel de formatura direito, por exemplo.

Datando dos tempos babilônicos, podemos dizer que esse conceito é um dos pilares que estruturaram o mundo moderno e o que conhecemos por modernidade.

O termo designa uma sequência de raciocínios, operações ou instruções que visem um determinado objetivo, ou seja, a execução de uma tarefa a partir de passos operados sistematicamente.

Além da tecnologia em si, é notável suas aplicações:

  • Para o gerenciamento de processos e pessoas;
  • No marketing;
  • Nas vendas;
  • No relacionamento digital;
  • Nas compras online;
  • Na logística;
  • No setor financeiro.

Esses foram exemplos relativos ao ambiente corporativo, como é o caso da estrutura organizacional de uma grande empresa de construção de galpão ou qualquer outro empreendimento.

Portanto, o que torna os algoritmos computacionais atuais tão excepcionais e eficientes, é sua capacidade de englobar, lidar e responder aos mais diversos cenários possíveis.

Entre os benefícios de uma estrutura que segue uma lógica sistemática, podemos citar três pontos principais.

Sendo eles a mediação (o filtro sobre as exibições), a automação e o Machine Learning ou aprendizado de máquina, e sua consequente evolução, ou seja, o aprimoramento contínuo.

O SEO

SEO é a sigla para a expressão em inglês Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como Otimização para Mecanismos de Busca.

Compreende o conjunto de técnicas e estratégias para posicionar uma página entre os primeiros resultados de mecanismos buscadores, como o Google, o mais significativo de todos eles.

Uma estratégia de SEO divide-se em quatro segmentos principais:

  1. O SEO onpage;
  2. A criação de conteúdo;
  3. A construção da autoridade;
  4. A User Experience (UX).

Entretanto, existem muitos outros aspectos, como o SEO off-page, por exemplo.

Essas são especificações de diferentes áreas e ações a serem pensadas para “conversar” com o algoritmo que rege a lógica por trás dos buscadores, ou seja, literalmente, trabalhar de forma a influenciá-los.

É o SEO que garante que, quando um determinado usuário fizer uma busca simples no Google, como “conjunto de semijoias”, a página mais responsiva e útil, que garanta a melhor experiência e satisfaça a necessidade da busca, esteja entres os primeiros resultados.

Assim, compete aos profissionais da área o estudo de palavras-chave, seu uso lógico ao longo do conteúdo, assim como o uso estratégico em setores como URL, títulos, legendas e nomes de imagens.

Deve-se considerar ainda, aspectos do negócio em si, o volume de buscas, quais são as dificuldades de posicionamento, as taxas de cliques, as impressões e encaminhamentos.

Nesse contexto, técnicas de SEO bem aplicadas, fazem essa sinalização ao algoritmo, tornando sua página mais atrativa para ele.

Estar ali, ser a melhor resposta para quem está procurando informações sobre o que sua marca e empresa têm a oferecer, é sinônimo de sucesso no mercado.

Lembrando que o SEO é a principal ferramenta do tráfego orgânico nas redes, ou seja, os esforços que não são custeados diretamente como é o caso do tráfego pago, os anúncios e links patrocinados de um produto ou serviço, como conserto de TV Philips.

Essa otimização envolve questões de codificação, velocidade de carregamento, e todos os aspectos que tangem a qualidade do conteúdo.

No início, os algoritmos não eram soluções tão finamente moldadas para o sucesso da experiência do usuário, como hoje, então certas “técnicas”, consideradas antiéticas, eram muito empregadas e se mostravam eficientes.

Entre elas podemos citar ações como repetir muitas vezes a palavra-chave no conteúdo, independente de sua aplicabilidade, comprar vários links de outros sites, ou mesmo incluir palavras “escondidas” na página, que apenas os algoritmos podem visualizar.

Antigamente, ações como essas que “enganavam” os algoritmos, e acabavam por fornecer uma experiência ruim ao usuário, funcionavam.

Mas, após diversas atualizações, principalmente do Google, atos como esses tem efeito totalmente contrário, desvalorizando a página.

A missão do Google, é tornar todas as informações do mundo, universalmente acessíveis e úteis, e é a isso que se deve seu sucesso e domínio de mercado. Por isso, focamos nele.

Então frente a esse cenário, vamos pontuar algumas formas e dicas sobre como aplicar o SEO da forma mais assertiva possível, ações já amplamente empregadas por empresas lucrativas de setores como manutenção hospitalar preditiva, por exemplo.

Dicas para trabalhar os algoritmos através do SEO

Na verdade, podemos resumir praticamente todas as dicas que separamos a seguir em um ponto-chave, pensando na experiência do usuário.

São mais de 200 fatores de ranqueamento usados pelo algoritmo do Google, relacionados direta ou indiretamente com o sucesso dessa experiência, para então, definir a ordem dos resultados a cada busca realizada.

Confira a seguir os fatores mais importantes identificados em levantamentos feitos por empresas de comunicação digital, entre elas a Semrush e a Backlinko:

  • Autoridade da página e do domínio;
  • Relevância de links;
  • Quantidade de visitas diretas à página;
  • Conteúdo original e relevante;
  • Tamanho do conteúdo;
  • Uso de palavras-chave no título, URL e conteúdo;
  • Tempo de permanência na página;
  • Taxa de rejeição;
  • Quantidade de páginas acessadas na mesma plataforma (navegação);
  • Velocidade de carregamento da página;
  • Segurança de dados;
  • Design responsivo.

Além disso, questões como a semântica, coesão, coerência, além da escaneabilidade do conteúdo, também são importantes em uma página como o blog de uma gráfica de digitalização de livros.

Alguns elementos que auxiliam aqui são o uso de parágrafos curtos, imagens e vídeos, bullet points, headings ou cabeçalhos, e o uso de negrito, itálico ou sublinhado.

Lembrando que todos esses elementos devem ser usados de forma concisa.

Mobile-first Index

No final de 2016, a Google anunciou essa nova forma de indexação, e agora o fator-chave não é apenas a responsividade em dispositivos do tipo desktop.

Com a popularização dos tablets e smartphones, a exigência se voltou para eles, e então a versão mobile do site tornou-se a base para o algoritmo.

Nesse ponto é importante estar ciente da diferença entre esses dois conceitos. A responsividade está relacionada à adaptação do site para ajustar-se a qualquer tipo de tela.

Já o mobile é a existência de uma segunda versão da página, feita exclusivamente para ser usada em um tipo específico de dispositivo, no caso, os móveis.

O próprio Google divulgou um documento com técnicas voltadas para o mobile, como menus curtos, destacar as CTA, tornar o campo de buscas bem visível, incluir formulários, e facilitar o retorno para a página inicial, para citarmos os principais.

Meta description, a descrição do link

Aquele pequeno resumo abaixo do título de cada resultado é o que chamamos de meta description.

Ele não tem peso direto no ranqueamento, mas esse campo influencia diretamente na taxa de clique.

Como já mencionamos, essa taxa é relevante para o algoritmo, ou seja, no fim das contas é um fator que pesa no posicionamento da página, uma vez que possui relação com a experiência do usuário.

Faça com esse campo seja chamativo, interessante e informativo. Além disso, vale usar chamadas do tipo CTA, a Call to Action.

Ferramentas úteis

Existem muitas ferramentas de SEO disponíveis no mercado para adotar em seus esforços de marketing e vendas de um determinado produto, como luminária para oficina mecânica.

Algumas das mais usadas pelas empresas brasileiras são:

  • O RD Station Marketing;
  • O Google Search Console;
  • O Semrush;
  • O Yoast SEO.

Cada uma conta com suas funcionalidades e aplicações, e vale a pena investir em estudos para dominá-las.

 

Considerações finais

Portanto, estratégias que se baseiam na User Experience e sua otimização são os meios para utilizar as ferramentas de SEO frentes às melhorias e atualizações dos mecanismos buscadores, principalmente, do Google.

Seu algoritmo posiciona os resultados conforme fatores como segurança, responsividade, velocidade e mobile friendly, entre tantos outros 200 detalhes, todos eles voltados para atender às expectativas do usuário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

blog engajamento ferramentas Investimento plataforma SEO
-
Agência Gentileza
wp-gentileza-gentileza.9mdeft.easypanel.host

A agência gentileza planeja e desenvolve campanhas digitais para seu negócio sair na frente. Comunicar é muito mais do que transmitir informações. Nosso trabalho é simplificar os processos para que você e sua empresa possam chegar cada vez mais perto dos seus clientes e futuros clientes. E como fazemos isso? Entendendo sua marca e conhecendo seu público. Seu negócio precisa da linguagem certa e nós vamos ajudar você nisso. #EspalheGentileza com a gente!

Share on Facebook Share on X
Categorias
Jornada Marketing
Seu Guia Definitivo para o Marketing Digital

Jornada Marketing

Confira agora!

Posts recentes

  • Geração de leads qualificados que converte: estratégias testadas e aprovadas
  • Segredos de especialistas em lead scoring automatizado para 2025
  • Segredos de especialistas em ux design para conversão para 2025
  • Segredos de especialistas em site otimizado para mobile para 2025
  • Segredos de especialistas em estrutura de site com seo para 2025
Tags
agência de marketing Agência de marketing digital full-service Agência de marketing digital Natal RN Agência de marketing online Natal RN Agência de publicidade digital em Natal RN Agência especializada em Google Ads Natal Campanhas de Google Ads otimizadas Campanhas digitais eficazes Natal RN Consultores de marketing digital em Natal RN Consultoria de marketing digital em Natal Consultoria em marketing digital personalizada Consultoria SEO para empresas Criação de conteúdo otimizado SEO Criação de landing pages eficazes Criação de sites profissionais Natal RN Desenvolvimento de sites WordPress Desenvolvimento web focado em SEO Desenvolvimento web Natal RN Design responsivo para sites Especialistas em Google Ads Brasil especialistas em marketing Especialistas em marketing digital Natal RN Estratégias de marketing digital inovadoras Estratégias de marketing digital para PMEs em Natal gentileza Gentileza Marketing Digital Gentileza Marketing Digital serviços Gestão de Google Ads em Natal marketing digital Marketing Digital especializado em SEO Marketing digital focado em resultados Natal RN Maximização de orçamento em marketing digital Melhores agências de marketing digital em Natal Melhoria de tráfego orgânico site Parceiro Google para gestão de Ads Planejamento de marketing digital em Natal Planejamento estratégico marketing digital Sebrae RN Segurança avançada para sites WordPress SEO Serviços de marketing online em Natal Serviços de SEO avançados Brasil Serviços de SEO em Natal RN Soluções completas em marketing digital Soluções digitais personalizadas Natal RN
Social Links

Continue Reading

Previous post

Como fazer um cross-media?

Como Fazer Um Cross-Media? - Cross-Media
Como Trabalhar O Marketing Empresarial? - Marketing Empresarial
Next post

Como trabalhar o marketing empresarial?

Related Posts
Geração de leads qualificados que converte: estratégias testadas e aprovadas
-
AtraçãoAudiênciaConsideraçãoEstratégiaGentileza Marketing DigitalLeadMarketing Digital
Geração de leads qualificados que converte: estratégias testadas e aprovadas
Geração de leads qualificados é essencial para o sucesso do seu negócio. Aprenda a atrair e converter clientes potenciais.
9 de maio de 2025
Read more
Segredos de especialistas em lead scoring automatizado para 2025
-
AtraçãoAudiênciaConsideraçãoDigitalEngajamentoEstratégiaGentileza Marketing DigitalMarketing DigitalPlanejamento
Segredos de especialistas em lead scoring automatizado para 2025
Lead scoring automatizado melhora suas vendas, prioriza leads, e aumenta a eficiência do marketing digital. Descubra como implementar!
8 de maio de 2025
Read more
Segredos de especialistas em ux design para conversão para 2025
-
AtraçãoAudiênciaConsideraçãoDigitalEngajamentoEstratégiaGentileza Marketing DigitalMarketing DigitalUX/UI
Segredos de especialistas em ux design para conversão para 2025
Ux design é vital para criar experiências digitais envolventes e eficazes. Descubra dicas e melhores práticas para aplicar hoje.
8 de maio de 2025
Read more

Descubra Mais no Nosso Instagram!

Conecte-se com a Gentileza Marketing Digital para Inspiração e Inovação Diárias

Siga-nos no Instagram! Explore as últimas tendências, dicas de marketing digital, e veja nossos projetos em ação. Clique e junte-se à nossa comunidade criativa!

This error message is only visible to WordPress admins
Houve um problema com seu feed do Instagram.

Curta agora no Instagram!
Gentileza Agência De Marketing Digital Natal Rn - Agência Gentileza Marketing Digital Natal Rn. Aumente Suas Vendas Com Inbound Marketing, Criação De Site, Google E Seo Pra Ficar Em Primeiro.
Gentileza Agência De Marketing Digital Natal Rn - Agência Gentileza Marketing Digital Natal Rn. Aumente Suas Vendas Com Inbound Marketing, Criação De Site, Google E Seo Pra Ficar Em Primeiro.

Não há limites para o que podemos criar juntos.

Se você quer ver suas ideias ganharem vida, junte-se a nós e vamos torná-las realidade!
Vamos conversar?
Image Link

Desde 2010, a Gentileza Marketing Digital vem sendo sinônimo de transformação, dando vida e energia a cada projeto!

Certicados e Parceiros
Certicado Google
Sebrae Rn
Acesse agora:
Quem SomosClientesServiçosOrçamentoContatoTrabalhe Conosco
Nossas Soluções:
Google AdsSEOWebsitesBrandingE-CommerceConsultoria
Plataformas:
Blog GentilezaJornada MarketingPromptFlow
Atendimento:
WhatsAppDiagnósticoContatoPrivacidadeTermos e Condições
ServiçosAtendimentoSuporte

Gentileza Marketing Digital © Todos os Direitos Reservados – Natal – RN / Brasil. (84) 98147-9454 (84) 99637-5333 CNPJ: 11410604/0001-22

Compartilhe & Espalhe:

plugins premium WordPress