Marcas oportunistas são aquelas que aproveitam situações atípicas e altamente populares para colocar em evidência suas marcas, ainda que seja por meio de poucas palavras e opiniões, quase sempre atreladas a um viés cômico e altamente criativo.
Antes de mais nada, é interessante saber que atualmente grandes marcas têm cada vez mais entendido que sem o apoio do seu público elas não poderão seguir em frente em suas ideias e ofertas de produtos e serviços, como chaveiro residencial.
Afinal, o que são marcas oportunistas?
Hoje, com o advento das redes sociais, e as possibilidades de consumo trazidas com a internet, cada vez mais o público se sente dono das suas escolhas de compra e responsáveis pela popularidade ou pela destruição de uma marca.
Isso fez com que os próprios clientes passassem a entender que nem tudo seria amplamente aceito.
Em especial os conteúdos e formas de comunicação criadas pelas companhias para conversar com eles e fazer com que o consumo de fato ocorra.
E é aí dentro desse cenário, com grande apelo da internet, que marcas oportunistas passaram a surgir.
Empresas como essas são responsáveis por criar oportunidades em meio a acontecimentos diversos, que chamem a atenção do cliente.
Por exemplo, uma rede social de uma loja de instrumentos pode aproveitar que um assunto sobre aula de piano iniciante está sendo amplamente comentado nas redes sociais para colocar sua opinião em forma de promoção, como no caso de venda de um piano.
Para que a ideia seja considerada interessante, é preciso que a marca que vai embarcar na comunicação utilize não apenas artifícios que remetam à sua empresa, mas também fale e exponha suas opiniões com criatividade e originalidade suficiente para o público.
Dessa forma, por meio de um acontecimento, seja uma data comemorativa ou uma notícia de grande repercussão, uma empresa pode fazer um comparativo interessante e criativo ao mesmo tempo que divulga seus produtos e serviços, por meio da sua opinião e sagacidade.
Não existe uma fórmula pronta, uma maneira certa de colocar em evidência uma oportunidade.
Visto que, como o próprio nome diz, é algo que acontece em um momento e deve ser rapidamente utilizado pela marca, já que existe risco do timing não ser o mesmo.
Isso acontece quando, por exemplo, muitas pessoas estão nas redes sociais utilizando um meme, mas uma empresa decide fazer uma grande campanha cômica e criativa, porém com outro, que não está em evidência naquele momento e não será tão comentado.
Dessa forma, podemos entender que negócios de todos os tipos, como no caso de uma empresa de sistema de distribuição de energia elétrica, devem não apenas saber a forma como utilizar a comunicação, mas também entender quando devem falar.
Quais as características principais dessas marcas?
Como dito, a oportunidade é uma forma de colocar em evidência uma chance de divulgação ampla só acontece com o entendimento da comunicação certa e do momento certo, algo que deve estar atrelado, ainda, ao entendimento sobre a criatividade.
Muitas marcas que costumam a utilizar essa forma de divulgação e estratégia de forma constante seguem esse tipo de modus operandi ao mesmo tempo que possuem determinadas características, que são essenciais nessas oportunidades.
Sendo elas:
- Entendimento sobre linguagem;
- Presença forte nas redes sociais;
- Definição de times específicos;
- Entendimento sobre tendências.
Veja abaixo um pouco mais sobre cada um desses princípios e entenda de que forma sua empresa pode começar a treinar elas:
Falam a língua do público
Grande parte das empresas que utilizam oportunidades para promover suas marcas consideram em suas estratégias o entendimento pleno da linguagem que seu público segue, bem como entendem profundamente a sua audiência.
Dessa forma, elas conseguem ter um maior entendimento daquilo que poderá ser considerado interessante por eles, uma forma de guiar a escolha da temática que será sugerida e trabalhada de maneira criativa por suas equipes.
Além disso, por meio do entendimento pleno, é possível medir de que forma uma oportunidade de divulgação será sentida por todos, entendendo o que pode ou não dar errado, e evitando a explanação de uma fala que pode ser prejudicial.
Um bom exemplo disso são empresas, como fábricas de notebook para escritório, que podem entender como seu público pensa e fazer uma ideia comparativa com algo que seu concorrente disse, o que quase sempre, de forma respeitosa, trará vantagens.
Estão presentes nas redes sociais
É quase sempre nas redes sociais que grande parte dos assuntos atuais são criados, tomam fôlego e são amplamente compartilhados, já que são nesses locais que grande parte das pessoas está trocando experiências e falas sobre diversos assuntos.
As marcas oportunistas são praticamente nativas digitais ou quase sempre possuem times bem preparados que estão de olho em todas as novidades e causos que surgem na web, algo essencial para que iniciem a comunicação de um assunto na hora certa.
Por exemplo, uma escola particular integral pode fazer uma boa divulgação cômica de um personagem das redes sociais, que acabou de divulgar um vídeo que viralizou, entendendo que o momento certo é essencial para que todos entendam sobre o que se trata.
Em um caso contrário, uma empresa que está presente nas redes saberá que assunto não utilizar, por meio das opiniões controversas que podem surgir sobre um assunto, abrindo margem não para uma idolatração de uma campanha, mas sim para uma crise de imagem.
Tem times definidos
Quase sempre as campanhas de marcas que utilizam oportunidades para sua promoção podem ser consideradas jogadas de custo-benefício, justamente por atingirem um grande público com pouca anunciação e uma mínima criação de campanha.
Dessa maneira, muitas empresas focam em idealizar grande parte de suas campanhas por meio de oportunidades, o que faz com que times específicos, com profissionais que trabalham apenas para essa função, estejam nas equipes de comunicação.
São esses profissionais que vão estar de olho em tudo que é considerado uma novidade e uma boa forma de comunicação nas redes, assim como pessoas que estão atentas a uma placa de sinalização vertical quando estão dirigindo.
Ter em uma equipe pessoas que trabalham exatamente como buscadores dessas oportunidades é uma forma da empresa não perder a chance de divulgar de forma inteligente e criativa sua marca, sabendo exatamente como executar a ação.
Entendem o que é uma tendência
Quase sempre são os profissionais envolvidos nas ações de oportunidade que estarão por dentro daquilo que é ou não considerado interessante para ser utilizado em uma campanha criativa, entendendo claramente o que pode ser uma tendência ou algo vazio.
Por exemplo, em uma equipe de marketing de uma empresa decatraca para academia, um grupo focado em oportunidades pode verificar dentro das bolhas sociais do público-alvo as melhores formas de conversar e utilizar assuntos que são interessantes.
Sem a percepção daquilo que é uma oportunidade, empresas podem produzir comunicações e campanhas criativas utilizando situações que são passíveis de falta de interesse, como em uma data comemorativa pouco lembrada.
A tendência também aparece na forma como a campanha é desenvolvida, visto que a criatividade e a forma de uma oportunidade de comunicação também necessita de um olhar apurado, para entender o que pode ou não ser relevante.
A diferença entre oportunismo e oportunidade
É importante colocar em evidência que existe uma grande diferença entre uma marca ser oportunista e praticar a oportunidade, ainda que os nomes sejam, em termos, similares.
Uma marca que utiliza uma oportunidade boa e interessante para promover seus produtos e serviços quase sempre trabalha com medições de respeito, razão e tolerância, entendendo como se portar em meio a uma polêmica, e em como a criatividade deve prevalecer.
Por exemplo, um salão que vende progressiva orgânica pode falar sobre assuntos atuais, como perucas utilizadas por drag queens para shows, misturando ainda assuntos cômicos dessa bolha social e cultural, como a conversa entre duas pessoas em um reality.
Em um caso de oportunismo, uma empresa do ramo de bebidas pode utilizar de uma grande ação social apenas para vender seus produtos, não considerando nenhum tipo de ajuda, e entregando uma comunicação que o valor da empresa é vazio.
A linha tênue entre a oportunidade e o oportunismo pode acontecer, e muitas vezes fica à mercê de uma estratégia bem feita ou uma forma de comunicar que de fato se faça entender, levando não apenas a criatividade, mas também o compromisso com a ética.
Considerações finais
Investir em uma grande oportunidade de comunicação é uma das grandes formas que marcas e empresas conhecidas no mercado fazem suas divulgações, consideradas jogadas de custo-benefício, pois utilizam algo popular em cima de uma questão comercial.
No entanto, é preciso ter a preocupação constante de fazer com que essa forma de comunicação, baseada em um evento ou uma situação popular, não se vire contra a empresa, que deve sempre utilizar o bom senso e a razão para colocá-la em prática.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.