O marketing digital é uma estratégia criada após o advento da internet e das tecnologias, que utiliza algumas ferramentas no meio digital para aproximar empresas e clientes, seja para promover uma melhor comunicação ou para induzir ações de compra.
Por meio do entendimento pleno do funcionamento de cada uma delas e os resultados que essas ferramentas trazem a pequeno, médio e longo prazo, é possível conquistar grandes resultados para um negócio, focando na maior interação e fidelização do cliente.
A importância do marketing digital para empresas
São muitas as vantagens de utilizar o marketing digital em empresas hoje em dia, uma vez que a estratégia é capaz de encontrar erros e soluções, gerando grandes oportunidades e um maior conhecimento sobre a área e seus clientes. Conheça alguns benefícios a seguir:
1. Conhecer melhor seu público
Por meio da conexão pelo meio digital, muitas empresas acabam conhecendo mais o seu público ideal, visto que aquelas pessoas que de fato consumirem um conteúdo e se sentirem atraídas para fechar uma ação de compra são as ideias.
Vemos isso no caso de ação em uma rede social de uma empresa de manutenção de ar condicionado automotivo. Seus clientes, sendo a maioria homens de idade de até 50 anos, preferem promoções nessas plataformas e compram com maior rapidez.
Esses dados são facilmente encontrados dentro das próprias ações de marketing, que por meio das redes sociais, conseguem chegar até as informações das plataformas que traduzem um público ideal para uma empresa, ajudando a falar melhor e vender mais.
Além disso, é possível descobrir tudo aquilo que um público não gosta, entre comunicações visuais, linguagem, horários de publicação, dentre outros que envolvem os conteúdos a serem consumidos nas redes sociais por quem segue uma conta.
2. Aumentar a popularidade
Redes sociais e outros mecanismos online, como e-mail marketing, servem para o aumento da popularidade de uma empresa, visto que quanto mais elas aparecem em lugares de grande movimentação de pessoas online, mais elas passam a ser comentadas.
Além disso, em campanhas online cuja criatividade e a inovação fazem parte do briefing, certamente serão mais lembradas do que em mídias tradicionais, trazendo um maior reconhecimento que vai além dos muros do público da empresa, algo favorável.
Vemos isso, por exemplo, em campanhas nas redes sociais feitas por uma empresa de licença ambiental cetesb, que tem como foco mostrar um lado humanizado de todos os serviços prestados para empresas clientes, como a reconexão com a natureza.
Nem sempre a popularidade de uma empresa irá surgir rapidamente, logo após estratégias de marketing digital serem implantadas em uma empresa. No entanto, quanto mais essa ideia vai sendo construída, mais uma empresa se torna significativa na web.
3. Maiores lucros
Quanto maior a popularidade online, ou seja, com grandes números de engajamentos e compartilhamentos por parte do público, maiores serão as possibilidades de desenvolver um maior aporte no setor financeiro da empresa, o que agrada fortemente os empresários.
Tudo acontece como um efeito dominó. Quanto mais se fala sobre uma empresa e alguma ação ou comunicação online, como divulgar o processo de produção de lacre adesivos, mais existe a possibilidade de investir um dinheiro ou uma fidelidade naquele local.
É certo que, hoje em dia, quanto mais uma empresa humaniza sua comunicação e suas ações, tentando ao máximo se identificar com seu cliente, mais ela poderá conquistar um público fiel, que considera essa proximidade essencial para uma ação de compra.
4. Iniciar um processo de fidelização
A fidelização não ocorre de uma hora para outra. Pelo contrário, ela deve ser bem construída para que possa dar frutos essenciais para o desenvolvimento de uma empresa sólida, que ofereça uma imagem correta para o seu público-alvo.
Ainda que esta não seja uma tarefa rápida, por meio do marketing digital é possível criar uma maior conectividade, mesmo que exista uma certa distância entre as duas partes.
Logo, por meio da comunicação ideal, é possível chegar a uma proximidade importante com o cliente.
Por exemplo, em um grupo de empresas de instalação elétrica, clientes acabam sendo comovidos, por meio de uma campanha online, a incentivar a produção da companhia para que várias ações ambientais sejam feitas nas cidades sedes.
Por mais que o ganho não seja imediato para o cliente nesse caso, certamente o público se sentirá mais interessado em contribuir dessa vez e em outras com uma empresa que pensa no coletivo, e entende o que o público, nesse exemplo, considera importante.
5. Educar o mercado ou setor
Uma das principais motivações dentro do marketing digital para empresas é a educação do mercado e do consumidor. Em outras palavras, pelo meio digital, as empresas conseguem conversar com o público-alvo sobre a importância daquele produto ou serviço.
Isso tudo acontece por meio da criação de conteúdos focados na comunicação direta e quase informal que grandes companhias têm com seus consumidores, e por aí elas criam uma maneira de dizer o quanto a aquisição de algo pode ser importante para os clientes.
Por exemplo, uma fabricante de anilha academia pode começar a criar conteúdos em newsletters focadas para donos de academia, e de um jeito interessante e divertido, passar a informar o quanto aquela ferramenta é inovadora e importante nas atividades físicas.
Quando se atinge esse objetivo, fica cada vez mais fácil convencer clientes a comprarem, e não apenas de uma empresa que está fazendo aquela comunicação, mas de outras do setor, movimentando então um mercado como um todo, ampliando as oportunidades.
6. Criar oportunidades
Falando em oportunidades, as redes sociais podem ser vistas como as principais criadoras delas, visto que por meio da comunicação entre empresa e cliente, fica cada vez mais fácil de entender o que pode ou não ser melhorado ou criado para a satisfação geral.
Por exemplo, não é difícil que o cliente de uma loja especializada em locação de som passe a ler feedbacks de seus clientes nas redes sociais que a empresa deve passar a comercializar peças de som, junto com seus serviços.
A partir de uma pesquisa profunda sobre a real situação do mercado e da preferência dos clientes, então é possível começar um novo tipo de ação de venda, agora de um produto sugerido pelo próprio cliente, criando uma grande oportunidade de negócio.
Principais estratégias a serem utilizadas
Ainda que sejam muitas as estratégias de marketing digital utilizadas por empresa, cada uma seguindo uma especificação ou uma conexão maior em cada caso, as principais ainda continuam sendo essenciais em negócios que prezam pela comunicação com o cliente.
Confira abaixo algumas das ferramentas e estratégias mais utilizadas:
Disparo de e-mail marketing
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais utilizadas atualmente, e é ligada a um tipo de comunicação que prioriza a conexão com pessoas que costumam acessar suas caixas de e-mail comumente, então, criando uma verdadeira proximidade dos hábitos do dia a dia.
Grande parte das empresas, em especial aquelas que trabalham com produtos e serviços para outras empresas, ou as chamadas B2B, essa é uma ferramenta essencial, capaz, ainda, de trazer uma nova forma de comunicação, mais íntima e direta.
Uso das redes sociais
As redes sociais são as queridinhas do marketing digital, afinal esse âmbito do marketing e da comunicação foi praticamente criado após o surgimento dessas ferramentas de conexão digital, essenciais para a ampliação do relacionamento entre empresa e cliente.
Algumas das principais e mais atuais redes sociais são:
- Facebook;
- Instagram;
- LinkedIn;
- Twitter;
- TikTok.
A cada ano, praticamente uma nova rede é criada e incorporada ao dia a dia de públicos e consumidores diferentes, podendo então ser uma ótima ferramenta de continuidade de comunicação com clientes, para cada adaptação e cada preferência.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das mais poderosas estratégias digitais, voltada principalmente para a aquisição de novos clientes, que auxilia no caminho do processo de venda, deixando o cliente cada vez mais certo de que quer escolher seu negócio.
Dentre suas principais características estão produção de posts e textos em blogs, capazes de não apenas reafirmar o compromisso de empresas como de abertura de cofre antigo em oferecer bons serviços, mas de também serem autoridades no assunto.
Além disso, é por meio do marketing de conteúdo que muitas companhias, em especial seus líderes analíticos, encontram respostas para perguntas estratégicas, que são concedidas por meio de dados e informações de relatórios online.
Conclusão
O marketing digital é uma das principais estratégias online responsável por criar uma maior proximidade entre clientes e empresa, não apenas oferecendo produtos, como carimbo empresarial, mas criando uma conexão além da primeira ou segunda compra.
Seguindo as principais práticas de estratégias digitais, é possível chegar a resultados incríveis, dignos de grandes empresas que se preocupam em ir além do contato presencial, criando relações que se estendem até as plataformas de maior interação social.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.