É bem provável que você já tenha conversado com um chatbot e nem se deu conta disso.
Com o avanço da tecnologia e o aprimoramento dos softwares digitais, muitas empresas têm usado os chatbots para realizar conversas com os usuários, através de uma linguagem natural e simples, permitindo a fácil resolução de problemas.
Para termos uma ideia, desde a pandemia da Covid-19, em que inúmeros empreendimentos tiveram que adaptar seus negócios para o ambiente digital, houve um aumento de 100% no uso de chatbots, especialmente no Brasil, EUA e Japão.
Além da praticidade, você pode facilmente marcar uma consulta para gatos, por exemplo, com o auxílio de um chatbot integrado ao WhatsApp da clínica veterinária. Dessa forma, toda a comunicação é muito mais simples e rápida.
No artigo de hoje, saiba como um chatbot pode ser útil para uma empresa e quais os benefícios de adotar esse tecnologia para o seu negócio. Acompanhe a leitura!
O que é um chatbot?
O chatbot, como o próprio nome sugere, nada mais é que um software capaz de manter uma conversa com um usuário humano, através de uma linguagem natural. Essa tecnologia pode ser encontrada em aplicativos de mensagens, sites e demais plataformas.
Inclusive, hoje em dia é possível se deparar com chatbots em programas e aplicativos do cotidianos. Entre alguns deles, destacam-se:
- WhatsApp Business;
- Facebook Messenger;
- Direct do Instagram;
- Telegram;
- Sistemas de call centers;
- E-commerces.
Isso mostra que qualquer negócio pode aplicar o software, desde grandes multinacionais, até um profissional autônomo que presta serviço de entrega com fiorino, por meio do seu WhatsApp profissional, por exemplo.
Por conta dessa facilidade, o crescimento dos chatbots é exponencial. Fora que a empresa é capaz de aumentar a sua capacidade de atendimento com os robôs, sendo possível oferecer suporte imediato para mais de um cliente ao mesmo tempo.
Vale dizer que o chatbot é bem diferente dos já conhecidos sistemas de respostas programadas por linguagem natural (NLP).
Isso porque a tecnologia utiliza mecanismos de automação para manter as conversas, ou seja, ela vai além de uma única resposta e, desse modo, é possível construir um relacionamento saudável com os leads (potenciais clientes).
Quais as vantagens de ter um chatbot na minha empresa?
De acordo com uma pesquisa realizada pela Gartner, mais de 85% das interações com clientes serão intermediadas por chatbots em um futuro bem próximo. Isso mostra o quanto as empresas precisam investir na inovação, por ser uma vantagem competitiva.
Afinal de contas, aos poucos, ter um atendimento automatizado e ágil será praticamente uma obrigação dos negócios que desejam se destacar.
Vale dizer que a experiência de atendimento é um dos grandes atrativos para os usuários. Pare e pense: você quer chegar em uma oficina autorizada da toyota, por exemplo, e ser bem recebido. O mesmo vale para a abordagem online.
Com os chatbots, além de um bom atendimento, também é possível garantir a resolução rápida dos problemas, o que contribui para a melhor experiência do usuário.
A seguir, conheça algumas das principais vantagens do chatbot para as empresas.
1 – Otimização de processos
Com os chatbots, você e a sua equipe não precisam lidar com tarefas repetitivas e burocráticas, pois o software se encarrega de realizar todas essas atividades automaticamente.
Desse modo, há uma significativa otimização dos processos, tornando o trabalho na sua empresa muito mais dinâmico, rápido e eficiente.
2 – Escalabilidade do atendimento
Uma das principais vantagens do uso de chatbots refere-se a escalabilidade de atendimento. Afinal, não é viável para as empresas terem inúmeros atendentes para dar suporte aos clientes, já que isso pode ser bastante dispendioso.
Com os chatbots, é possível atender vários usuários de uma só vez, sem a presença de nenhum colaborador.
Dessa maneira, se mais de uma pessoa entrar em contato para saber a respeito do valor de uma impressão em plástico transparente, por exemplo, os chatbots são capazes de atender esses usuários simultaneamente.
3 – Melhor suporte ao cliente
Lembra que falamos a respeito da importância da experiência do usuário?
Então, com os chatbots, a sua empresa garante o atendimento ininterrupto dos clientes, mesmo fora do horário comercial.
Assim, os seu público se sente muito mais valorizado, já que ele tem suporte a todo o momento, sem esperar a resposta de um atendente.
Essa valorização é tanta que cerca de 70% das pessoas já afirmaram que preferem se relacionar por meio de mensagens de texto (SMS ou chatbots), do que falar diretamente com um colaborador através de chamadas telefônicas.
Como posso usar um chatbot na minha empresa?
Muitas pessoas associam o chatbot somente com os serviços de suporte ao cliente. Por exemplo, quando se envia uma mensagem para uma empresa de ribbon colors, informando alguma dúvida pontual.
No entanto, esses softwares podem ser aplicados em muitos outros processos e operações. Abaixo, confira algumas alternativas para a sua empresa.
1 – Marketing
O chatbot para marketing tem como principal objetivo ampliar o engajamento do público que se relaciona com a sua marca. Dessa maneira, é possível usar a tecnologia para aumentar a conversão de leads e transformá-los em clientes fiéis.
Um bom exemplo é a aplicação de chatbots no Facebook Messenger ou no WhatsApp Business para envio de mensagens de marketing aos seguidores.
Assim, uma empresa de pintura, por exemplo, pode enviar um conteúdo direcionado com promoção de um serviço de restauração da fachada.
Só para termos uma noção: a taxa de abertura de mensagens no WhatsApp é de 98%! Ou seja, as pessoas têm grandes chances de verem o seu material de divulgação.
2 – Vendas
Além do marketing, o chatbot também pode ser aplicado para os processos de venda, desde a prospecção dos clientes, até o relacionamento pós-venda.
Aliás, a tecnologia é uma ótima solução para a cobrança de clientes inadimplentes, sendo possível oferecer possibilidade de negociação, além de tornar toda a situação menos desconfortável para o consumidor.
Afinal de contas, ninguém gosta de receber aquela famosa “ligação de cobrança”, falando que você está devendo o pagamento de um selante para juntas de dilatação, por exemplo. Ainda mais quando estamos em algum local público!
Com as mensagens enviadas pelos chatbots, tudo isso fica muito mais simples e menos invasivo. É uma boa forma de cobrar o cliente, sem envergonhá-lo.
3 – Atendimento
É claro que o serviço de suporte e atendimento não poderia ficar de fora da nossa lista.
Sem dúvidas, esse é um dos principais usos dos chatbots nos dias de hoje, devido à praticidade na comunicação com os clientes e a rápida resolução de problemas.
Contudo, é importante ressaltar que o atendimento por chatbot não visa substituir as interações humanas.
Ao contrário disso, uma equipe de suporte eficiente é aquela que conta com recursos tecnológicos e atendentes bem treinados para dar a atenção a casos muito específicos.
Pode ser que um chatbot não tenha capacidade para negociar um preço mais vantajoso no serviço de demolição industrial. Mas, o robô já pode repassar todas as informações necessárias para um atendente humano, tornando o contato mais objetivo e direcionado.
4 – Reservas e pedidos
Da mesma forma, os chatbots são muito usados para fazer reservas e pedidos, principalmente em empresas no ramo de alimentação.
Atualmente, já é recorrente a realização de pedidos por aplicativos, sendo assim, muitos empreendimentos incorporaram essa estratégia em benefício próprio, permitindo que os clientes peçam refeições diretamente pelo sistema, sem ter que lidar com atendentes.
Isso facilita na hora de pedir aquela pizza, já que você tem à disposição todos os sabores e pode fazer as observações que achar pertinente sobre a sua preferência de sabor.
No caso das reservas, os chatbots se conectam automaticamente à agenda da empresa, sendo possível marcar reuniões, escolher mesas e selecionar a hora correta, sem correr risco de conflitos de horários.
Fora que você não precisa ligar para o restaurante, tudo pode ser feito através de aplicativos ou sistemas no site da empresa.
5 – Pesquisas
Os bots também são ótimos para aplicação de pesquisas de satisfação com o público.
Por meio desses softwares, é possível coletar informações dos clientes, tendo inúmeros dados e feedbacks dos serviços ou produtos.
Com isso, a empresa pode usar esses dados para aprimorar seus trabalhos, oferecendo cada vez mais qualidade à audiência.
Conclusão
Como podemos ver, o uso dos chatbots está se intensificando cada vez mais. Aos poucos, vai ser difícil fugir dessa tecnologia, ainda mais levando em consideração o perfil do consumidor atual, que é hiperconectado e ávido por resoluções rápidas.
Por esse motivo, as empresas que ainda não investiram nos chatbots precisam rever suas prioridades o quanto antes.
Afinal de contas, garantir a melhor experiência e atendimento ao cliente são fatores indissociáveis do sucesso!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.