Fidelizar seu cliente é tão importante quanto conquistar consumidores novos, pois essa estratégia traz muitos impactos positivos para o negócio.
Pensar apenas em atrair as pessoas é uma prioridade equivocada, visto que o mais importante é fidelizar aqueles que já conhecem a marca e já compraram com você.
A fidelização é um processo fundamental para que a empresa se torne referência naquilo que faz e consiga se manter sustentável e competitiva no mercado.
Pense, por exemplo, nas marcas mais famosas do mundo. Elas não se dedicam a atrair clientes novos o tempo todo, muito pelo contrário. O foco principal é agradar aqueles que já compram com elas, para que voltem mais vezes.
Só que mais do que fazer novas compras, essas pessoas falam bem sobre as empresas com outros indivíduos de seu círculo social, sendo este o maior benefício da fidelização.
Ao invés de dedicar quase todo o orçamento tentando atrair clientes, eles simplesmente vão aparecer de maneira natural e gratuita.
Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre a fidelização de clientes, como ela funciona, qual é a sua importância e ler algumas dicas para fidelizar os consumidores.
O que é e como funciona a fidelização?
A fidelização de clientes nada mais é do que uma estratégia voltada para reter pessoas que já foram conquistadas pela marca.
Para fazer isso, a companhia investe em estratégias que aumentam a confiança entre ela e seu cliente, como no caso de atendimento diferenciado e experiência positiva com os produtos e serviços.
O funcionamento dessa estratégia tem como base a autoridade que uma empresa de limpeza de colchão transmite para o público. Criar autoridade é fundamental para agregar valor aos produtos e serviços e aumentar a satisfação do consumidor.
É dessa forma que a fidelização atua e ajuda a organização a reter seus clientes. Ela faz com que a companhia conquiste uma fonte de renda constante, além de trazer muitas outras vantagens.
A importância da fidelização de clientes
Embora muitos gestores e empreendedores não saibam disso, fidelizar clientes é tão importante quanto atraí-los. Os novos negócios não são suficientes para manter a empresa funcionando plenamente.
Por outro lado, a fidelização aumenta os lucros e ajuda a companhia a expandir sua operação. Outras vantagens trazidas por essa prática, são:
1. Feedback preciso
Não é qualquer cliente que vai se mostrar disposto a dar sua opinião e compartilhar com as marcas o que ele pensa sobre todos os aspectos que fazem parte de sua existência, como:
- Qualidade do produto;
- Atendimento;
- Entrega;
- Suporte.
Por outro lado, os clientes fiéis de uma empresa de impermeabilização de estofado automotivo vão se colocar à disposição do negócio para oferecer um feedback honesto e preciso.
Para essas pessoas, dar sua opinião não significa perder tempo com algo desnecessário, e isso acontece porque elas se sentem pessoalmente envolvidas e desejam ver a empresa melhorar.
São indivíduos que valorizam os produtos e serviços oferecidos e desejam ter experiências cada vez melhores com o negócio.
2. Receita previsível
Quanto mais clientes fiéis a empresa tiver, mais previsível será a sua receita, ou seja, ela pode prever o quanto vai ganhar aproximadamente.
Mas isso só é possível alcançar se os consumidores tiverem uma boa frequência de compras. Somando o ticket médio deles com os novos compradores que chegam por meio de indicações, os lucros se tornam ainda melhores.
3. O cliente compra mais
Além de voltar mais vezes para comprar, cada cliente tende a gastar um valor mais alto a cada nova compra.
Elevar o ticket médio também é muito importante para aumentar os lucros, sem que para isso seja necessário conquistar um número maior de clientes.
4. Indicações espontâneas
O consumidor fiel de um escritório de projeto executivo paisagismo vai recomendar os profissionais para outras pessoas de maneira espontânea, sem esperar nada em troca.
Em muitos casos, esse comportamento se torna um hábito, pois o indivíduo sabe que assim como a organização soube ajudá-lo, também saberá ajudar outras pessoas.
Receber indicações espontâneas o tempo todo é fundamental para lucrar mais, tornar os rendimentos mais previsíveis e ainda fazer parte de momentos únicos no cotidiano das pessoas.
As indicações costumam acontecer, por exemplo, durante um churrasco em família, ou seja, momentos em que dificilmente uma marca consegue se infiltrar, por meio das estratégias que existem hoje.
5. Clientes fiéis compram mais vezes
Um cliente satisfeito vai comprar duas, três ou mais vezes, e o motivo é que ele não precisa se convencer sobre a qualidade dos produtos e serviços, do atendimento prestado, dentre outros aspectos.
Trata-se de alguém que já confia na marca e conhece suas soluções plenamente. Para uma corporação de reforma de cozinha pequena de apartamento, vender para um cliente recorrente é muito mais barato.
Em compensação, tentar conquistar um consumidor que nunca comprou, demora muito mais tempo e gera muito mais gastos.
Dicas de como fidelizar seus clientes
Para fidelizar seus clientes e alcançar excelentes resultados, existem algumas dicas que podem ajudar. São elas:
1. Conhecer o cliente
A primeira coisa que a empresa precisa fazer é conhecer seu próprio cliente, e a melhor forma de fazer isso é por meio de um software de gestão, além de criar perfis nas redes sociais.
Dentro dessas plataformas, fica mais fácil conhecer as características dos clientes e obter informações sobre as pessoas, sem ser invasivo. A marca descobre como os usuários se comportam e pode criar um relacionamento próximo com eles.
É uma forma de saber os assuntos pelos quais se interessam, interagir com as pessoas, ouvir o que elas têm a dizer e mostrar que a empresa se preocupa com suas necessidades.
2. Oferecer atendimento de qualidade
Uma escola de curso bombeiro civil possui particularidades diferentes das de uma loja de roupas, por exemplo. Assim sendo, o atendimento ao cliente muda de uma organização para outra, o que pode deixar o cliente pouco à vontade.
Para que o atendimento seja realmente capaz de oferecer uma experiência positiva, é necessário conhecer as necessidades das pessoas, saber se colocar no lugar delas e entender de que maneira querem ser tratadas.
Os atendentes precisam demonstrar empatia e se dedicar durante o atendimento. Também é fundamental ser prestativo e se comprometer a resolver os problemas dos usuários.
Caso não seja possível atender a uma solicitação, demonstre interesse em ajudar as pessoas e evite prolongar situações burocráticas. Por fim, é fundamental que o atendimento seja transparente.
3. Manter a qualidade
Algo muito comum de se ver são empresas que garantem a qualidade do contato inicial e simplesmente não se importam mais com essa questão quando o cliente volta a comprar.
Todos os esforços de um restaurante para evento corporativo devem ser mantidos durante todo o período de duração do relacionamento. Isso é muito importante para fazer com que a pessoa volte mais vezes.
Se ela sentir que se tornou mais uma para a companhia, vai procurar o concorrente e fechar negócio com ele, afinal, ninguém gosta de se sentir desprezado.
4. Construir uma marca forte
É fundamental que a marca do seu negócio seja forte, conhecida e respeitada no mercado, pois isso vai ajudar a agregar valor ao consumidor, independentemente do segmento.
O reconhecimento faz com que um consultório de nutricionista infantil introdução alimentar se torne uma referência, atraindo pessoas e fazendo com que pacientes mais antigos continuem se consultando.
A mesma situação se aplica a qualquer outro negócio, portanto, crie uma boa identidade visual, compatível com o discurso que transmite para as pessoas.
Priorize o atendimento ao consumidor em todos os canais, como no caso do site institucional e das redes sociais. A companhia também pode usar o e-mail para se comunicar com as pessoas de maneira mais próxima e simples.
5. Fazer promoções e sorteios
Outra forma de manter os clientes sempre ativos é por meio de promoções e sorteios. A marca também pode recorrer a brindes, amostras grátis, descontos para aniversariantes, além de promoções em datas especiais.
Se quiser, uma marca de aparelho de ultrassom para estética portátil pode usar as redes sociais para fazer sorteios e promoções periodicamente para os clientes que curtirem e seguirem o perfil da empresa nessas plataformas.
Para aumentar o interesse deles pelos conteúdos, ofereça algumas dicas e sugestões úteis para o dia a dia. Os seguidores vão prestar mais atenção ao perfil e se lembrarão da marca na hora de comprar.
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Considerações finais
Fidelizar clientes é um processo muito importante para que os consumidores estejam sempre interessados na empresa, seus produtos e serviços, e voltem a comprar com ela mais vezes.
O mercado está cada vez mais concorrido e existem muitos outros negócios que vendem as mesmas soluções que o seu.
Portanto, não permita que seus clientes se afastem da sua marca para comprar com outras, e as estratégias de fidelização vão te ajudar a mantê-los sempre por perto.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.