Rebranding é uma forma de dar um outro significado para a imagem de uma empresa ou de um produto. Ele modifica a percepção, ou seja, o conceito do público com relação à marca.
Essa prática envolve a mudança de nome, logotipo, identidade visual e outros elementos. O surgimento de um novo público-alvo, a reversão de uma crise e a atualização da identidade visual e a inserção em um mercado inédito, levam a esta ressignificação.
É uma estratégia de marketing para trazer uma cara nova para a marca, mudando a forma como o público a vê, e traz maior destaque junto aos concorrentes quando realizada, além de ser utilizada de várias maneiras.
Algumas das mudanças da identidade visual da marca, entre outros elementos, são:
- O nome da empresa;
- Logotipo,
- Slogan;
- Paleta de cores;
- Tom de voz.
Portanto, para fazer o Rebranding de seu negócio, que realiza serviços de cópias de chave codificada chevrolet, considere se poderia modificar a paleta de cores utilizada e se atualização desta identidade traria uma nova visão do público.
Além disso, coloque na ponta do papel se ela traria maior destaque perante os demais concorrentes.
Como aplicar o Rebranding
Começar fazendo uma análise de mercado e redefinição do público-alvo são os primeiros passos do planejamento para uma empresa que deseja aplicar o Rebranding. Ao mesmo tempo, também considere:
- Repensar sobre valores e missões;
- Reconsiderar o nome da empresa;
- Revisar o slogan da marca;
- Analisar elementos da identidade visual.
Investigue em qual momento o cenário do negócio está inserido para usar esta estratégia de modificação, com atenção à forma como os concorrentes estão mantendo a comunicação com os clientes. Portanto, perceba os pontos que podem melhorar.
Investir para obter o retorno de opinião dos clientes, a respeito desta modificação, é mais uma opção. Desta forma, o conhecimento das preferências será mostrado, pois as pesquisas de opinião trazem dados mais completos.
A utilização desta estratégia mudará aspectos do novo público. As características de mudanças alinham o posicionamento de marca e fazem uma comparação no momento da realização. Com as diferenças, é mais fácil traçar os planos.
A missão, a visão e os valores atuam diferentemente durante o processo de Rebranding. A análise dos três aspectos mostra o que é necessário fazer. Assim, a visão direciona uma marca de lima rotativa para furadeira e define as ações a serem tomadas.
Já a missão estabelece o propósito do negócio, identificando consumidores e produtos. Mudando a missão, a mensagem transmitida também altera.
Os valores mostram o motivo pelo qual existe trabalho nesta missão. Modificar valores não altera o foco, que deve ser mantido. Estes três pilares alinhados estabelecem comunicação com a audiência e transmitem a mensagem adequada e concisa.
Na mudança do nome da empresa, é importante dar atenção para saber o quanto poderá custar esta estratégia, caso o negócio já possua o reconhecimento adequado no mercado.
Neste caso, o público precisa ainda reconhecer o negócio e o nome deve estar em alinhamento com a missão, o valor e a visão, bem como com a identidade visual da marca. Isto é, o nome deve se comunicar diretamente com o público.
A linguagem utilizada em uma empresa que trabalha com laudo ecv tem de se comunicar focada no público, para que o negócio seja reconhecido. Saber se ela já está bem-posicionada é necessário na tomada de decisão quanto ao Rebranding.
A mudança do slogan é um item um pouco mais fácil, principalmente se o papel dele, na comunicação, está sendo cumprido, não há razões para alterações. No entanto, ao criar um outro é necessário que:
- Seja curto, simples e de fácil entendimento;
- Seja consistente;
- Considere a audiência e o público-alvo;
- Assegure que o novo possa vencer a barreira do tempo.
No processo de Rebranding, os elementos visuais ganham realce porque é possível trabalhar a posição no mercado estabelecendo comunicação com o público. Eles fazem com que o negócio seja reconhecido em face às imagens.
O slogan para a propaganda de um novo modelo de tubo seco para coleta de sangue precisa ser curto, direto e simples, e deve estar alinhado com a mensagem a ser transmitida.
A mudança na paleta de cores utilizada precisa influenciar positivamente. Ocorrendo a alteração do slogan da empresa, esta tem de criar confiança, ser adaptada aos canais de comunicação e preservar elementos antigos, para a identificação imediata.
Como o Rebranding modifica a percepção do público?
Utilizar o Rebranding muda a percepção do público porque gera reconhecimento da marca. A importância de um logo bem elaborado, por exemplo, será o cartão de visita da empresa, pois a forma como o negócio é visto pode ter uma influência positiva no mercado.
Através deste processo, uma marca de conexões fofo tem sucesso e o cliente identifica e dá prioridade à marca diante dos outros concorrentes, gerando mais vendas e atraindo investimentos, quando bem conectado com o público.
Em alguns momentos, é necessário realizar estas mudanças a fim de inovar a marca, favorecendo um perfil novo e, consequentemente, dar um novo olhar a ela.
Estes momentos são cruciais, e envolvem risco de falência ou prejuízos, o posicionamento atual é diferente do propósito da empresa, além de crise de má reputação.
Uma empresa que trabalha com distribuição de algum item, pode passar por um momento ruim, onde a má reputação do produto, como a péssima qualidade, está gerando dificuldade nas vendas.
Não trabalhar com coisas novas, sempre com o mesmo produto, embalagem ou comunicação, pode indicar o momento de utilizar o Rebranding de marca. O público pode cansar do que está sendo oferecido, e a estratégia recupera a situação.
Em algum momento a empresa passa por um descuido entre o propósito dela e a posição diante do mercado. Ou seja, o que está sendo usado na propaganda de private label camisetas precisa condizer com a atual visão deste mercado, no tipo de negócio.
É fundamental realizar sempre uma análise completa do momento no qual uma marca está inserida. Assim, o reposicionamento será organizado, uma vez que é capaz de manter um laço forte de empresa e consumidor. Isso significa que uma marca sempre está em jogo.
Neste processo de Rebranding, também identifique as razões que levam a reposicionar a marca. Pesquisas verificam a visão interna e externa do negócio e mostram como está o posicionamento atual.
A mudança do nome da empresa é formalizada com a alteração do contrato na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Depois deste outro passo, deve ser feito junto aos órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
Além disso, planeje antecipadamente e utilize as redes sociais. Se a empresa trabalha com habilitação b carro e for alterar o nome, ela pode pedir ajuda a outras marcas, posto que precisará iniciar pedidos de patentes e marcas.
Isso principalmente se já tem um nome em todas as plataformas, que podem ser desde o Twitter, até o Facebook, Instagram, LinkedIn e canal no YouTube.
Além do mais, ainda para as redes sociais, informe aos clientes que usam asfalto com adição de borracha, caso o nome da empresa que trabalha neste segmento, prestando o serviço, for trocado.
Ter uma boa equipe de marketing é ideal no processo, afinal, ela pode realizar muitas campanhas para que o cliente seja avisado das mudanças. Prestar atenção ao orçamento é fundamental para que caiba no bolso da empresa disponível para as campanhas.
Quanto mais o consumidor ver a marca e interagir com ela, mais a lembrança estará com ele. Criar expectativas neste processo de campanha de mudança deixa o cliente curioso e faz com que ele acompanhe todas as etapas.
Esta curiosidade pode ser despertada lançando vídeos na internet, fotos e poucas informações nas redes sociais. Ademais, verifique quais as mídias que dão o maior retorno neste acompanhamento.
Mudando o logo da marca ou do produto, mudará também o design da embalagem, como também mudará o layout da loja física que animará o cliente. Assim, o local pode ficar mais moderno trocando o mobiliário e demais elementos, como a pintura.
Outra opção é aromatizar o local, fazer mudanças na iluminação, alterar as cores das vitrines, deixando o ambiente mais acolhedor e interessante. Combinando imagem com música, as chances de o cliente lembrar da marca aumentam significativamente.
Realizada as mudanças necessárias para atrair o cliente e causar uma nova impressão, acompanhe os resultados. Isto é, confira o retorno do investimento (ROI), o volume e os valores das vendas.
Estes relatórios são essenciais para que seja detectado o sucesso ou o fracasso de uma campanha que envolve o processo do Rebranding. Portanto, não tenha medo caso a expectativa parecer demorar a ser alcançada.
Considerações finais
É normal algumas mudanças fazerem sucesso e outras não, algumas delas podem até desagradar os clientes. Errar pode fazer a empresa crescer, uma vez que ela pode identificar onde precisa trabalhar mais.
Estas mudanças devem ser feitas passo a passo, gradualmente. Se perceber que algo durante o planejamento não está dando certo, crie um novo plano e faça a mudança para que a meta de otimizar a imagem que a audiência possui da empresa seja cumprida.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.