O press kit, também conhecido como kit de imprensa, é uma estratégia de marketing que ajuda a apresentar a marca, seus produtos e serviços para a mídia. Geralmente, possui uma caixa de apresentação e outros objetos relevantes.
Essa prática já é bastante tradicional dentro das áreas de marketing e relações públicas, mas mesmo diante do crescimento da internet e das estratégias digitais, ele não deixou de ser importante e até mesmo acompanha as inovações.
Lembrando que por conta de todas as mudanças que o marketing e a publicidade vêm passando nos últimos anos, o press kit também sofreu algumas alterações.
Isso era de se esperar, pois fez com que ele continuasse sendo uma excelente alternativa.
Poucas estratégias conseguem divulgar e aumentar o reconhecimento da marca em tão pouco tempo, principalmente considerando o custo benefício que essa prática possui e suas possibilidades de retorno.
Só que para aproveitar todos os benefícios desse recurso, é fundamental entender um pouco mais sobre ele.
Neste artigo, vamos explicar o conceito de press kit, quando ele deve ser usado, sua importância, vantagens e dar algumas dicas para montá-lo. Confira.
O que é e quando usar o press kit?
O press kit surgiu nos escritórios de assessoria de imprensa e possui como missão apresentar uma empresa, seus produtos e serviços para a mídia. Dentro dele, colocamos itens que representam a essência do negócio.
Sua base costuma ser uma carta, conhecida como press release, onde o assessor de imprensa apresenta a organização, conta um pouco sobre sua história, fala sobre as soluções que oferece e o propósito do kit.
Uma oficina de funilaria e pintura de carros blindados pode investir no kit de mídia para divulgar uma inauguração, falar sobre o novo serviço, criar uma ação de oportunidade, dentre outras possibilidades.
Junto com a carta de apresentação, é necessário incluir objetos que traduzem a marca e que sejam interessantes para quem recebe.
As empresas de entretenimento, por exemplo, podem enviar ingressos para shows, peças de teatro, eventos e palestras, enquanto os prestadores de serviços podem enviar vouchers de descontos ou a isenção do pagamento.
Antigamente, as organizações enviavam os press kits para jornalistas, que faziam a divulgação da marca de maneira espontânea, caso gostassem do kit.
As empresas precisavam de uma boa visibilidade para se tornarem mais populares, e consequentemente, aumentar as suas vendas. Mas, com o avanço das redes sociais e o surgimento de novas profissões, essa estratégia passou por algumas mudanças.
Com o surgimento dos influenciadores digitais, os jornalistas já não possuem o mesmo poder de alcance que tinham antes.
Muitas mudanças aconteceram no mercado e na maneira como as empresas se comunicam, por conta disso, se tornou muito mais lucrativo enviar esses kits para os influenciadores digitais.
São pessoas que possuem perfis nas redes sociais com milhões de seguidores. Elas podem experimentar os produtos e serviços, e depois gravam um vídeo para falar o que acharam e recomendar.
Nesse contexto, o press kit deve ser usado quando a marca quer divulgar um novo produto, aumentar seu alcance, se tornar mais conhecida, promover um evento, dentre outras possibilidades. Com base nisso, não é difícil imaginar sua importância.
Importância do press kit
Qualquer tipo de empresa, como uma assistência Apple MacBook, precisa divulgar seus produtos e serviços de alguma maneira, mas esse processo fica muito melhor quando é acompanhado por indicações.
Quando um influenciador digital ou um jornalista recebe o press kit, pode testar os produtos e serviços, aprender um pouco mais sobre a empresa e com isso falar um pouco mais sobre ela em seus canais.
Para agradar essas pessoas, as organizações incluem nesse kit alguns presentes especiais, tais como:
- Camisetas;
- Necessaires;
- Moleskines;
- Convites para eventos;
- Vouchers de desconto.
Ao enviar esse tipo de mimo, a marca consegue fortalecer e ampliar seu relacionamento com um formador de opinião. Consequentemente, surgem as oportunidades de marketing espontâneo, por meio dos influenciadores.
Um fabricante de mousepad gamer deve montar seu press kit porque ele ajuda a estabelecer um relacionamento positivo e promissor com pessoas que farão toda a diferença para o negócio.
É abrir as possibilidades para se relacionar com quem pode ajudar no crescimento da marca de alguma maneira. Só que antes de enviar o kit de imprensa, é muito importante fazer um planejamento, mas vamos falar um pouco mais disso adiante.
Antes, é fundamental conhecer um pouco mais sobre as vantagens que essa estratégia pode trazer para os negócios.
Vantagens do kit de mídia
Com base em tudo o que já falamos por aqui, não é difícil imaginar todas as vantagens trazidas por essa prática, mas dentre as que mais se destacam estão:
Construir o diferencial da marca
Quem recebe o kit de imprensa nota o profissionalismo da organização, tendo em vista que é muito mais comum receber e-mails solicitando entrevistas ou reuniões do que algo mais concreto.
Se uma empresa de limpeza de apartamento pós obra enviar seu kit, cria uma oportunidade especial e consegue demonstrar todo o seu profissionalismo e diferencial.
Ajuda a ganhar tempo
Quem precisa organizar um evento, apresentar um produto ou serviço, dentre outras necessidades do tipo, sabe muito bem o quanto elas são complicadas, além de muito trabalhosas.
Para que funcionem, também precisam mostrar as pretensões de maneira objetiva e assim despertar o interesse dos patrocinadores e parceiros. Só que para alcançar esse benefício, é necessário investir em muitas horas de reuniões.
Mas, independentemente disso, é um recurso que consegue poupar boa parte do processo de divulgação, uma vez que esse material reúne todas as informações que o divulgador precisa.
Divulgação espontânea
Por fim, outra vantagem dessa prática para uma empresa de aluguel de escritório compartilhado é a divulgação espontânea, por meio dos principais canais de comunicação.
Essa vantagem precisa ser ressaltada para que a companhia realmente se esforce para elaborar um kit criativo e completo, e existem algumas dicas que ajudam a fazer isso.
Como montar seu press kit
Para montar o press kit e alcançar os objetivos propostos, é fundamental seguir um passo a passo. Veja:
Planejar o kit
Assim como acontece com qualquer outra estratégia de marketing, é fundamental planejar o kit, considerando o público-alvo que deseja impactar, o objetivo do material, a faixa etária das pessoas, entre outros aspectos.
Analise bem para quem o kit será enviado, pois não faz sentido para um consultório de advocacia enviar um kit para um influenciador digital que fala de games.
As estratégias de uma empresa de acompanhamento da visita domiciliar vão influenciar diretamente o planejamento e o mapeamento dos veículos de comunicação e influenciadores que vão participar da parceria.
Se o negócio tiver a possibilidade de fazer uma parceria com alguém famoso ou um grande veículo de comunicação, também precisa ser cuidadoso, tendo em vista que o parceiro precisa estar ciente em relação ao planejamento.
Definir um objetivo
Assim como no caso das outras estratégias de marketing, o press kit precisa de um objetivo. Como no caso de um fabricante de maquiagens que quer enviar seus novos produtos para uma influenciadora.
Mas, o press release está um pouco vago, contando apenas a história da empresa e sem especificar para a pessoa qual é o objetivo do envio.
Uma clínica de consulta com otorrino, assim como o fabricante de maquiagem, deve entender que os influenciadores recebem uma grande quantidade de materiais e a maioria é muito bem produzida.
Se o seu negócio quiser conquistar a atenção dele, é muito importante se destacar. Por isso, determine um objetivo e inclua na carta de apresentação, além de elaborar um kit completo e compatível com os objetivos da marca.
Incluir materiais visuais
Além de uma carta de apresentação completa, é muito importante inserir materiais visuais como vídeos, declarações, fotos e outras possibilidades.
O texto da carta serve como um referencial, mas sozinha ela não faz um bom trabalho. No caso de um fabricante de adesivo anti trombada, uma boa opção é enviar um voucher de desconto.
Envie fotos desses modelos, uma boa carta de apresentação e qualquer outro brinde que julgar necessário para atrair a atenção do influenciador.
Considerações finais
Sendo assim, o kit de mídia é uma alternativa que existe há muito tempo, mas que não perdeu sua relevância e evoluiu junto com as mudanças no comportamento do consumidor moderno.
Ele faz toda a diferença na divulgação da marca, seus produtos e serviços, além de possibilitar parcerias com influenciadores e outras personalidades seguidas pelas pessoas.
Trabalhar com essa estratégia é fundamental para qualquer negócio que queira crescer e aumentar seu alcance, visibilidade e popularidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.