A automação de marketing tornou-se cada vez mais popular, devido ao resultado da transformação digital. As mídias online substituíram as mídias tradicionais, pois são mais econômicas, práticas e com melhores resultados. Então, aí surge a mídia programática.
A mídia programática pode parecer um conceito futurista, afinal, algumas pessoas acreditam que é uma forma de programação.
No entanto, quando se considera o quanto ele alterou a forma como a mídia online é comprada, o espírito da mídia programática é de simplificação.
Isso porque, antigamente, as empresas que desejavam alcançar mais clientes precisavam negociar espaços publicitários em rádios, emissoras de TV e outros meios tradicionais.
Porém, com o surgimento da mídia programática, isso se tornou uma tarefa bem mais simples. Sendo assim, uma empresa especializada em limpeza a seco de colchão pode atingir um público muito maior e com um custo bem mais baixo.
No entanto, para usufruir dos diversos benefícios que a mídia programática tem a oferecer, os empreendedores precisam entender o que ela significa, como funciona e como aplicá-la corretamente ao modelo de negócio. Tais pontos serão tratados neste artigo.
O que é a mídia programática?
A mídia programática é o processo automatizado de compra e venda de espaço publicitário por corporações ou agências para promover desde um produto, até serviços como um treinamento NR 33.
Também é semelhante aos leilões de carros, por exemplo, em que a empresa especifica um preço e as outras empresas competem para adquiri-lo. No entanto, tudo isso foi adaptado para a indústria de publicidade.
Nesse sentido, pode-se comparar a mídia programática com o Google Ads e o Facebook Ads. Ambos permitem a veiculação de conteúdo de mídia pela empresa e cobram por cada ação realizada, incluindo visualização, clique ou conversão.
No entanto, a diferença no alcance da mídia programática é seu poder. O Google e o Facebook têm maior influência na acessibilidade e na base de usuários, mas sua cobertura não é completa na rede.
Com isso, se uma companhia de interfones voip quiser mais abrangência e conteúdo personalizado, ela também deve investir nesse formato de mídia.
Como a mídia programática funciona?
A mídia programática é uma forma de publicidade digital que atinge as pessoas certas no momento certo. É um método informatizado de compra de espaços publicitários na internet, o que acaba por aumentar a eficiência e inteligência durante o processo.
Esse procedimento não depende do uso de papel e caneta ou negociações diretas entre o anunciante e o vendedor desses espaços online. Tudo é feito por software, por meio de um sistema de leilão.
A publicidade programática é diferente da mídia tradicional porque o valor é derivado do perfil do público-alvo e não do canal.
Como resultado, a publicidade, neste tipo de espaço, permite que uma loja de decoração personalize totalmente uma campanha para um público-alvo específico interessado em cortina romana para cozinha, por exemplo.
Os algoritmos são parte integrante da implementação da estratégia digital. Eles estudam o comportamento dos visitantes do site e otimizam as campanhas para um público-alvo com maior probabilidade de conversão.
É por isso que a mídia programática é tão eficaz. Ele exibirá apenas anúncios especificamente relevantes para o usuário, com base em seu comportamento e interesses anteriores na Internet.
Com isso, até mesmo os responsáveis por uma indústria que trabalha com resfriamento por unidade de água gelada Chiller podem encontrar peças, componentes, serviços e outros tipos de utilidades através dos anúncios online.
Como pode ajudar no marketing?
As estratégias de marketing podem se beneficiar muito ao utilizar a mídia programática para fazer divulgação de serviços e produtos. Os principais são:
- Maior precisão;
- Menor custo;
- Análise de resultados;
- Retargeting.
Primeiro, uma boa forma de trabalhar qualquer estratégia de marketing digital é através de uma segmentação adequada. Então, se uma empresa que vende compressor copeland 15tr deseja atingir mais consumidores, pode utilizar a mídia programática.
Todo o trabalho é feito com um custo muito menor do que investir em estratégias que requerem um trabalho manual constante e com isso, as empresas podem economizar muito. Essa se torna uma ótima opção para os pequenos negócios.
Além disso, por se tratar de uma estratégia quase que inteiramente automática, uma fabricante de cano de 2 polegadas para irrigação, por exemplo, pode mensurar as ações e resultados das campanhas para ajustar o que for necessário para obter bons resultados.
Com dados, públicos bem segmentados e ações corretas, os negócios podem aplicar campanhas de retargeting, fazendo com que os anúncios sejam vinculados novamente para quem já interagiu com a marca. Isso facilita o processo de fidelização de clientes.
Quais ferramentas utilizar na mídia programática?
Existem algumas ferramentas que se destacam dentro da mídia programática. As duas mais eficientes são a Criteo e a AdRoll.
A Criteo está no Brasil desde 2011 e se trata de uma operação francesa que tem a principal função de retargeting. Essa ferramenta se destaca muito em função do ROI, ou Retorno Sobre Investimento.
Isso significa que ela otimiza o retorno sobre investimento feito em campanhas de retargeting.
Já a AdRoll tem a mesma especialidade de ser focada em retargeting, mas seu diferencial é ser uma ferramenta parceira oficial do Facebook para realizar campanhas com o objetivo de impactar novamente o público que já interagiu com a marca.
Quais os benefícios da mídia programática?
Para melhorar as campanhas de marketing, as empresas podem optar por utilizar a mídia programática devido a sua eficiência.
Essa possibilidade permite até mesmo que um profissional especializado em realizar pintura de fachada de loja possa anunciar e conseguir se destacar no mercado. Além disso, outros benefícios podem ser observados.
A relação custo-eficácia desse formato é um dos seus principais benefícios. Quem anuncia neste canal paga apenas pelo resultado alcançado, ao contrário de outros métodos de publicidade offline ou online.
Muitas marcas se beneficiam da mídia programática, principalmente, por causa da segmentação do público e do conteúdo personalizado.
O exemplo do outdoor é semelhante ao da multidão, pois por ele passam homens e mulheres, jovens e idosos, torcedores e outros. Já na mídia programática é possível categorizar interesses e outras características, o que torna a mensagem mais específica.
Ainda no público, outro benefício desse formato é o retargeting ou remarketing. Desse modo, a marca fica fortalecida para pessoas que já conhecem o produto ou serviço ou mesmo para clientes frequentes.
Além disso, separar essas ações ajuda no cálculo do retorno do investimento de modo que mesmo em campanhas não tão eficientes, o investimento não será perdido.
Entendendo como implementá-la
Ao compreendendo os conceitos que envolvem a mídia programática, é hora de começar a estruturar as campanhas da maneira correta para não ter problemas e garantir um bom retorno com os resultados positivos.
Para isso, o primeiro passo é escolher que tipo de estratégia será usada. É possível usar uma campanha através de um DSP, Demand Side Plataform, que se trata de um software que configura as campanhas e o lance mais alto ganha a impressão e a mídia é veiculada.
Já as estratégias DMPs, Data Management Platform, se tratam de ferramentas que extraem dados sobre os públicos e o comportamento de navegação dos usuários. Essa análise é baseada no Big Data e é fundamental para anunciar para nichos mais específicos.
Depois de escolher o modelo de estratégia, é preciso planejar a campanha que será usada. Além disso, é importante reconhecer que a mídia programática é destinada principalmente a públicos-alvo, afinal, esse é o objetivo da mídia programática.
Sendo assim, uma campanha programática sempre deve ser direcionada para uma página específica; como resultado, é preciso escolher uma página para anunciar.
Por exemplo, se uma loja anuncia um acessório de moda, a estratégia mais eficaz é direcionar o usuário que clicar no anúncio para uma página que tenha informações adicionais sobre o produto, como um site de comércio eletrônico.
Finalmente, para veicular as campanhas é preciso escolher entre uma DSP ou contratar serviços de uma trading desk como foi sugerido acima.
A principal diferença entre fazer uma campanha com e sem trading desk é que, se a empresa optar por fazê-la sem, precisará contratar profissionais próprios especializados em mídia programática, além de ter que negociar com DSPs e DMPs.
É como escolher entre anunciar com o auxílio de uma agência já estabelecida ou com profissionais independentes e/ou funcionários internos.
Considerações finais
Com cada vez mais pessoas utilizando a internet, o público, em geral, é mais diversificado e isso aumenta a dificuldade para empresas e marcas que devem direcionar a mensagem correta ao consumidor correto no momento correto.
Diante desse cenário, as novas tecnologias, como a mídia programática, são a forma mais eficaz de anunciar agressivamente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.