Não é novidade para ninguém que, ao longo dos últimos anos, a profissão de criador de conteúdo vem sendo mais procurada, visto a necessidade de as empresas criarem materiais para manter o público sempre interessado no que ela tem a oferecer. Saiba nesse artigo a importância de criar conteúdo para web.
Levando isso em consideração, muitas empresas começaram a investir no conhecido marketing de conteúdo. Fazem isso tornando-o uma estratégia comercial bastante utilizada, tendo ganhado um espaço progressivo e adquirido importância dentro do mercado.
Com o avanço tecnológico e a chegada das redes sociais, é cada vez mais necessário que empresas invistam em marketing, buscando fidelizar os clientes e seguidores ativos e prospectar novos leads.
O que mais chama atenção nessa estratégia é conseguir encontrar e conquistar o seu público na internet, seja qual for o seu tipo de conteúdo. Acredite, a internet é imensa e existem muitas pessoas que compactuam com os materiais que você oferece.
Por exemplo, através do marketing de conteúdo, é possível divulgar aula de guitarra para iniciantes. Muitos de seus seguidores talvez se interessem pelo curso pela forma como você normalmente lida com eles, criando um grande ciclo de oferta e demanda.
Pensando nisso, é preciso considerar alguns pontos antes de dar os primeiros passos na criação de conteúdo, sendo:
- Defina muito bem o seu público-alvo;
- Utilize das redes sociais;
- Saiba o seu diferencial;
- Utilize a criatividade para criar conteúdos de valor.
Pode parecer óbvio, mas independentemente do tipo de conteúdo que você deseja criar, seja para outras empresas ou para a escola particular mais próxima, ter foco e objetivo é essencial. Por isso, o planejamento é essencial.
Então, vamos nos aprofundar um pouco no conceito de criação de conteúdo para a web para que você comece a criar o mais rápido possível. Acompanhe a leitura!
O que é e qual a importância do marketing de conteúdo?
Em poucas palavras, marketing de conteúdo é uma estratégia focada no seu público-alvo. Esta objetiva aumentar o engajamento bem como fidelizar o público aumentando também o número de novos clientes, com a criação de conteúdos valiosos.
É uma prática extremamente importante para empresas que pretendem investir no meio digital, aumentando o alcance da marca, se tornando relevante no mercado, adquirindo autoridade.
Pense em como era a rotina há alguns anos atrás, onde o maior tipo de entretenimento era a televisão. Éramos obrigados a assistir um número X de canais, cada um com sua programação e nem sempre gostávamos ou assistíamos a tudo que era transmitido.
Então, nos encontramos presos a diversos comerciais de adesivo lacre de segurança e outros itens, por exemplo, e nem sempre a propaganda era interessante ou sobre algum produto que realmente queríamos comprar.
Hoje em dia, as pessoas têm muito mais opções tanto de entretenimento quanto de opções de compra e, logicamente, escolherá o produto que mais lhe chamar a atenção e melhor atender às suas necessidades e vontades.
Portanto, não se engane! O bom conteúdo é aquele que mais traz benefícios a quem o consome, não o que mais vende. A venda é uma consequência de todo o processo, portanto, produzir algo de qualidade é a certeza de que o dinheiro virá em algum momento.
Estabelecendo seu público
Desde um aluguel de espaço comercial à contratação de um profissional para fazer o seu design de interiores, qualquer que seja o ramo de atuação de sua empresa, saiba que as redes sociais são a chave para alavancar seu negócio e expandir a sua marca.
Ter definido o seu público-alvo anteriormente se torna essencial neste momento, já que suas publicações nas redes sociais devem ser voltadas para esse tipo de audiência, criando um maior vínculo entre eles e seu estilo de negócio.
Uma dica é a criação de uma persona para lidar com alguns tipos de clientes que tenham em comum as características de seu público-alvo, tornando o atendimento e comunicação com eles mais humano e personalizado, fazendo-o se sentir único.
A forma como você conversa e se comunica com pais de alunos de uma Creche infantil particular deve ser diferente da forma como se relaciona com os alunos de faculdade. Isso facilitará muito no processo de criação.
Além disso, faça uso do storytelling como forma de estratégia para atrair ainda mais a atenção de seu público. Essa narrativa nada mais é do que uma ferramenta que auxilia na contação de uma história, sendo muito útil em diversos tipos de práticas de marketing.
Ele aumenta o engajamento e imersão de seus clientes, fazendo com que tenham uma experiência única com alguma campanha de marketing que você tenha como foco. Ao gerar emoção nas pessoas que têm contato com o storytelling, é sucesso na certa!
O investimento em conteúdo para as redes sociais
Pode ser na divulgação de um serviço de cópia chave tetra ou de serviços de engenharia e arquitetura, saber qual rede social melhor combina com seu tipo de negócio é essencial para se obter sucesso.
Citaremos as mais influentes do momento e como criar conteúdo para cada uma delas, auxiliando você a decidir e estabelecer o seu próprio estilo de criação.
Lembre-se de escolher no máximo três redes sociais, para que o seu foco não seja prejudicado e traga o resultado oposto ao que busca.
Isso ocorre porque cada rede trabalha e funciona de uma forma, portanto, para que seu conteúdo tenha qualidade nessas plataformas, é importante adaptar-se à rede na qual está utilizando, para que o conteúdo não seja o mesmo em diferentes canais.
1 – Conteúdo visual e escrito: Facebook
Sem sombra de dúvidas, esta é a maior rede social do momento, que possui mais de 2,5 bilhões de usuários. Além de pessoas comuns que buscam entretenimento, praticamente todas as grandes empresas têm uma página no Facebook por causa de seu alcance.
Além da plataforma oferecer ajuda para quem quer vender através dela (sem muita burocracia ou precisar fazer entrega de documentos) é comum os usuários passarem bastante tempo olhando a linha do tempo e atualizações de amigos e outras páginas.
Como criador de conteúdo, utilizar postagens diárias sobre diversos assuntos relacionados ao tema de sua empresa pode ser uma carta na manga. Com isso, é possível sempre manter os seguidores engajados, informando-os sobre atualidades do mercado.
Postagens com um design bonito e informativo chamam muita atenção. Peça a opinião dos seguidores sobre o que acham e se mantenha atento às respostas. Pois elas podem te dar insights de outros assuntos que os usuários queiram ver.
2 – Conteúdos audiovisuais: YouTube
A maior plataforma de vídeos, o YouTube se tornou a nova televisão, onde você encontra todo tipo de conteúdo.
Muitas pessoas preferem o conteúdo audiovisual do que apenas ler ou ouvir sobre determinado assunto. O YouTube é parceiro ideal para esse tipo de público, pois sua empresa pode trazer o mesmo conteúdo abordado no Facebook em um vídeo.
É interessante fazer a sincronia de todas as suas redes sociais, enviando o público de uma para a outras, mas sempre mantendo-os nesta sua rede.
Crie um cenário chamativo e atraente para o seu canal, seja em uma sala comercial pequena ou até mesmo em algum lugar menos movimentado de sua casa. O importante é o seu público se sentir acolhido por sua empresa.
Realize entrevistas com pessoas que tenham uma certa relevância para o seu tipo de conteúdo, fazendo com que ainda mais usuários se interessem por ele, visto que você está colaborando com outras pessoas para expandir a marca e trazer conteúdo de qualidade.
3 – Foco nas imagens: Instagram
O Instagram tem crescido muito nos últimos anos e, atualmente, é uma das redes sociais mais utilizadas, ultrapassando 1 bilhão de pessoas. O seu forte é a postagem de vídeos, fotos e vídeos de até 15 segundos, conhecido como stories.
O Facebook também tem essa tecnologia dentro da plataforma, mas é no Instagram que os stories realmente fazem sucesso, sendo visualizado durante longos minutos por diversos usuários, seja de alguma empresa ou de outros amigos da rede.
No Instagram, é interessante alimentar o feed com postagens relevantes iguais as do Facebook, podendo linkar ambos os conteúdos, mas a sua criatividade deve ser bem mais explorada nos stories.
Informações rápidas que poucas pessoas sabem podem ser de extremo interesse do público. Assim, caso tenha mais de 10 mil seguidores, é possível redirecionar o usuário ao seu canal do YouTube, onde as informações são mais precisas.
Conclusão
Por fim, esperamos que essas orientações e dicas possam te auxiliar a compreender a importância de criar conteúdo para a web. Utilize-se dos blogs e das redes sociais para divulgar seus materiais e criar uma incrível rede da sua marca.
Utilize da criatividade para explorar o máximo possível todas as suas possibilidades! Criar conteúdo direcionado pode alavancar seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.