O Instagram é a rede social que mais tem crescido nos últimos anos, tornando-se uma das principais, com maior concentração de usuários do que o comum, o que a torna uma oportunidade única para as empresas, neste blog veremos 11 dicas para crescer no Instagram.
O Instagram profissional surge como um recurso muito completo para estabelecer a comunicação com o público, mas, principalmente, para divulgar os produtos e serviços das organizações.
A plataforma conta com duas opções de contas, sendo elas a versão comum e a de perfil comercial, o qual possibilita acesso a diversos recursos essenciais para quem utiliza a forma de trabalho.
Explicando isso, a conta profissional permite acesso à uma área com análise de dados e vendas, informações sobre o público consumidor do conteúdo e outras informações que facilitam o aumento da sua visibilidade e expansão da divulgação da marca.
Por exemplo, se uma empresa de comida fit delivery possui uma conta comercial no Instagram, ela consegue encontrar na plataforma em si os resultados de publicações anteriores, como o engajamento e o seu alcance.
Dessa maneira, ela é capaz de adaptar suas estratégias e futuras campanhas de acordo com os desejos e resposta do público, permitindo a ela entregar conteúdo de melhor qualidade, seguindo os desejos da audiência, e ter acesso a melhores resultados.
Logo, possuir uma conta comercial facilita o trabalho geral de quem precisa da ferramenta, acessando métricas de desempenho e informações detalhadas sobre os usuários que a seguem e seus hábitos de consumo na plataforma.
Além disso, o Instagram possibilita a realização de divulgação paga de uma publicação, de vendas em uma área específica e conversar com seu público.
Nesse cenário, no caso do perfil pessoal simples, o usuário não consegue ter acesso a todas as informações avançadas sobre a conta, apenas os dados básicos para produção de conteúdo, algo mais voltado para o compartilhamento de momentos.
Por que criar um perfil profissional?
Portanto, como foi citado, possuir um perfil profissional é extremamente essencial para quem precisa acompanhar o desenvolvimento de suas publicações, porque a plataforma disponibiliza todas as informações necessárias.
Sendo assim, ao possuir esse tipo de conta, o próprio Instagram consegue destacar diversos pontos auxiliares para o compreendimento do público, de seus interesses e de sua demanda, especialmente em relação às suas características.
Isto é, a rede social fornece para uma criadora de banner infantil personalizadoque os seus seguidores são majoritariamente mulheres de 30 anos, permitindo a ela conseguir direcionar o seu conteúdo para essas informações.
Assim, ela desenvolve material focado nas pessoas que vão consumi-lo e, possivelmente, se tornar seus compradores, fazendo com que a sua produção seja mais focada, garantindo resultados mais efetivos.
Isso acontece porque a empresa para de gastar tempo com estratégias que não são condizentes com os resultados que deseja alcançar, além de fazer com que ela trabalhe o mesmo, mas com mais pessoas o adquirindo, pois já estarão nos dados de interesse.
Ademais, o Instagram serve como um mediador sobre as publicações e conteúdos que estão sendo mais bem recebidos pelo público e aqueles que precisam de algum ajuste para se encaixarem com maior qualidade.
Por exemplo, a partir do engajamento, uma empresa de lavagem de tapetes grandesconsegue ver que o vídeo que ela postou teve uma recepção mais satisfatória por parte do público do que apenas as fotos publicadas.
Dessa maneira, ela consegue ajustar as fotos para que elas fiquem mais atrativas, como a partir da mudança de linguagem, e investir no desenvolvimento de vídeos diferentes para encantar ainda mais os usuários.
No entanto, um dos fatos que destaca a maior necessidade de possuir uma conta profissional no Instagram está no fato de que é uma rede social em constante crescimento e que possui um número de usuários significativo.
Sendo assim, é fundamental que a empresa esteja inserida como uma conta profissional no seu ambiente para ter acesso direto aos seus compradores e potenciais, conseguindo se instalar no seu lugar de concentração, aumentando o alcance.
Portanto, as empresas que estão inseridas na plataforma se beneficiam e aquelas que estão de fora saem no prejuízo, porque ficam longe dos usuários e excluídas das novas tendências em expansão, é uma exigência do público
Por fim, a presença nas redes sociais como o Instagram se tornou tão necessária que muitos consumidores não confiam em empresas que não possuem uma conta, porque não conseguem acessar totalmente seus dados.
Um exemplo, antes de comprar uma letra caixa iluminadapor um site na internet, o usuário tenta acessar as redes sociais daquela empresa, procurando por informações de confiabilidade, como um perfil com diversos conteúdos, seguidores e interações.
Como o Instagram ajuda as empresas?
Nesse cenário, torna-se perceptível que o Instagram se tornou um recurso que pode auxiliar muito as empresas no seu desenvolvimento e na garantia de um relacionamento melhor com os compradores.
Entretanto, essa ferramenta influencia no seu cotidiano de diversas outras formas. Para que isso fique mais claro, alguns dos outros motivos serão analisados a seguir.
Impulso de publicações
Existe um recurso no Instagram que permite ao usuário aplicar um investimento financeiro em uma publicação e a plataforma faz com que ela chegue ao feed de diversos usuários de acordo com seus interesses, sendo os chamados anúncios.
Dessa maneira, a empresa consegue fazer com que a sua página tenha maior alcance, chegando a outras pessoas que, de maneira orgânica, poderia não ser possível, fora o fato de ser uma opção muito mais rápida.
Por exemplo, supondo que uma empresa investiu muito tempo e recursos em uma publicação sobre a necessidade de realização de um Plano de manutenção de ar condicionado split, mas não teve o retorno esperado, ela pode usar essa ferramenta.
Portanto, ela pode promover apenas aquela publicação, fazendo com que usuários além dos seus seguidores a vejam, aumentando a chance de interação, de aumento de seguidores e fazendo com que o retorno esperado seja possível.
Assim, muitas vezes, as empresas acabam desenvolvendo um material com o pensamento de que será muito bem recebido pelo público, o que pode não acontecer sempre, surgindo como uma opção de reparação do imprevisto e ainda acesso a certos benefícios.
Acompanhamento dos resultados
A possibilidade de avaliação dos resultados das publicações e do retorno do público sobre alguma campanha permite ao perfil profissional a avaliação em meios concretos sobre suas ações, percebendo a visão do público de fato.
Quando se criam novas campanhas e aplicam estratégias novas, a empresa pode se sentir perdida sobre o que o público achou delas, imaginando que algo foi um sucesso quando na verdade eles não a aceitaram bem.
Sendo assim, ao possuir uma ferramenta que consegue mostrar de forma clara e objetiva os resultados que os seguidores proporcionaram àquela publicação, ela consegue diminuir os gastos em ações que não eram efetivas anteriormente.
Por exemplo, se uma empresa de limpeza de carpete automotivo desenvolve um novo vídeo para cativar mais a atenção dos seus seguidores, ela consegue compreender concretamente o que eles acharam, a partir do engajamento com o post.
Dessa maneira, ao invés de continuar insistindo nas fotos, as quais estavam com baixas curtidas, ela consegue compreender se foi algo isolado ou se é a estratégia que não funciona mais, adaptando-a e vendo se se tornou algo melhor.
Direcionamento das ações
Além disso, a empresa se torna capaz de, a partir de informações básicas sobre sua audiência, direcionar as suas publicações e conteúdo para o gosto deles especificamente, aumentando o seu alcance e o sentimento de valorização deles.
Isto é, se ela tiver acesso a informações sobre as características do seu público, como idade, gênero, interesses, hábitos de consumo e mais, ela consegue fazer com que suas campanhas se adequem a esse molde, gerando melhores resultados.
Um exemplo, uma empresa percebeu que teve mais compartilhamentos em uma publicação em que dava dicas de como criar o design de um cartão de visita eletricista, vendo que seu público tem mais interesse por esse tipo de assunto.
Assim, ela passa a focar no desenvolvimento desse tipo de conteúdo, entregando a sua audiência o material que ela deseja consumir, melhorando a qualidade dos seus resultados e ajudando em diversos outros pontos do seu crescimento.
Quais ações ajudam no crescimento de um perfil?
Dessa maneira, quanto mais seguidores, melhor será para aquele perfil profissional, uma vez que terá aumentado seu alcance e público consumidor.
Por esse motivo, seguem algumas dicas para ajudar no crescimento do perfil dentro do Instagram.
- Utilize a conta comercial;
- Aproveite todos os dados fornecidos sobre o perfil;
- Crie um perfil visualmente agradável;
- Seja explicativo no seu conteúdo;
- Crie uma biografia de qualidade;
- Estabeleça objetivos;
- Faça um cronograma de conteúdo;
- Seja criativo nos posts;
- Estimule o engajamento e interação;
- Faça vídeos;
- Poste no melhor horário de acordo com seu público.
Sendo assim, crescer um perfil na plataforma acaba exigindo, majoritariamente, planejamento e dedicação, sem a necessidade de diversos segredos ou mais.
Conclusão
Portanto, possuir um perfil profissional no Instagram se tornou essencial nos dias atuais, seja para lojas de roupa ou de adesivo para vidro personalizado, já que ele passou a ser o local de concentração do público consumidor, além de alguns outros motivos analisados.
Assim, quando utilizado da forma correta, ele é um recurso imprescindível para o desenvolvimento, garantindo inúmeros benefícios para a marca, como os que foram estudados ao longo deste artigo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.